domingo, 27 de outubro de 2013

Shirley Targino pode permanecer na Sethas, mesmo com rompimento do PR

O presidente estadual do PR, deputado federal João Maia, deixou claro em entrevista à Band Natal que, se a legenda comandada por ele romper com o governo Rosalba Ciarlini, ele deixará a secretária estadual de Assistência Social, Shirley Targino, à vontade para permanecer no cargo. Ela preside o PR Mulher.
 “Shirley é da cota pessoal da governadora, apesar de ser uma militante do PR e eu sei que se o partido pedir, ela sai. Nós não pediremos, iremos deixa-la à vontade”, disse João, que contabiliza como única indicação republicana o secretário estadual de Turismo, Renato Fernandes.  “Ele sempre diz que enquanto estivermos no governo ele trabalhará muito, e se sairmos, ele sai junto”, finalizou.
Fonte:O xerife

Pesquisadores identificam novo vírus da dengue na Malásia

Pesquisadores identificaram um novo tipo de vírus da dengue na Malásia, o que pode adicionar, após 50 anos de estabilidade, um novo sorotipo — grupo que causa a mesma resposta imune no organismo — à doença viral. Até o momento, cientistas e médicos trabalham com quatro tipos do micro-organismo. A descoberta, portanto, impõe mais um desafio para o desenvolvimento de vacinas contra a dengue, que teriam que abordar um quinto elemento. Nikos Vasilakis, autor do trabalho, reforça, porém, que os resultados também podem ajudar os cientistas a compreenderem melhor como o vírus evolui.
O grupo liderado por Vasilakis é integrado por cientistas da Malásia e de universidades americanas e australianas. Eles descobriram o vírus enquanto analisavam amostras virais da dengue coletadas durante um surto da doença no estado de Sarawak, na Malásia, em 2007. Eles suspeitaram que o micro-organismo era diferente dos quatro outros sorotipos. Após sequenciarem o vírus, descobriram que ele é filogeneticamente distinto e evoluiu de forma diferente.
A descoberta foi anunciada nesta semana na Terceira Conferência Internacional sobre Dengue e Febre Hemorrágica da Dengue, realizada na capital tailandesa, Bankgok. O artigo científico com os detalhes da pesquisa deverá ser publicado em dois meses. “Não posso dizer muito sobre o vírus agora, mas posso adiantar que ele não se parece com os outros tipos conhecidos, embora seja capaz de causar a dengue”, disse Vasilakis ao Correio.
Fonte:O xerife

PR não romperá com Rosalba simplesmente, para se aliar ao PMDB, diz João Maia

Apesar de seguir, aparentemente, os mesmos passos de Henrique Alves, que primeiro criticou, depois marcou a reunião e oficializou a saída, João Maia tentou deixar claro na entrevista que a saída do PMDB do Governo não foi o determinante para o eventual rompimento do PR. Ressaltou, também, que o Partido da República não romperá, simplesmente, para se aliar aos peemedebistas.
“O nosso grande desafio é que precisamos ter um projeto para o RN. Politicamente, a situação política do RN é de vaca desconhecer bezerro. Porque o PMDB é muito forte e ficamos todos nós esperando o que o PMDB vai decidir, já que todos reconhecem a força que o PMDB tem”, analisou, enfatizando que “tenho o maior respeito pelo deputado Henrique Alves, que foi meu aliado em 2010 e continua sendo, tem uma posição de destaque hoje nacional, é o terceiro homem da República, mas o PMDB precisa tomar uma decisão, pois não dá para os demais partidos ficarem esperando até Deus sabe quando qual será a decisão do PMDB”.
Pelo menos, a possibilidade do PR continuar aliado ao Governo numa eventual reeleição de Rosalba, segundo João Maia, é bem pequena. “Tem muita dificuldade de não reconhecer que vai mal, e sim de mudar. Se vai mal, e se ela vai ser candidata à reeleição, se nós não vamos com ela e acho que a tendência dos partidos é não ir, qual é nosso projeto? Nós temos substância e força para estar no projeto majoritário; agora eu sou de grupo. Precisamos conversar com nossos aliados e saber qual é a do grupo. Eu não quero decidir isoladamente”.
ROMPIMENTO
Apesar das críticas feitas ao Governo e de dizer que não deverá apoiar uma eventual reeleição de Rosalba, João Maia não prometeu rompimento. Contudo, revelou na entrevista que já tem ideia do que o partido fará caso rompa. Afinal, conta com apenas dois cargos no primeiro escalão do Governo: a secretária Shrley Targino e Renato Fernandes, secretário estadual de Turismo.
Shirley é da cota pessoal da governadora, apesar de ser uma militante do PR, e eu sei que se o partido pedir, ela sai. Nós não pediremos”, comentou João Maia, acrescentando que Renato Fernandes “sempre diz que enquanto estivermos no governo ele trabalhará muito, e se sairmos, ele sai junto”.
Jornal de Hoje

CBF anuncia convocação de Diego Costa e mais quatro

O técnico Luiz Felipe Scolari vai anunciar a lista para os amistosos de novembro apenas na próxima quinta-feira, mas a CBF resolveu inovar e antecipou a convocação de cinco jogadores. Assim, o atacante Diego Costa foi formalmente chamado para defender a seleção brasileiranos jogos contra Honduras e Chile.
Além de Diego Costa, centro de uma polêmica que foi aberta com a possibilidade dele ser chamado para defender a seleção espanhola, a CBF anunciou nesta sexta-feira a convocação do zagueiro Marquinhos (Paris Saint-Germain), do lateral Daniel Alves (Barcelona), do volante Lucas Leiva (Liverpool) e do atacante Hulk (Zenit).
Segundo comunicado da entidade, a antecipação de cinco nomes da lista a ser divulgada por Felipão na quinta-feira foi feita por uma questão burocrática. Afinal, eles precisam obter o visto de entrada nos Estados Unidos e no Canadá, locais dos amistosos de novembro, e, com a convocação antes da hora, terão mais tempo para isso.
Felipão já tinha adiantado na última quarta-feira que iria convocar Diego Costa para os amistosos de novembro. O atacante de 25 anos vive grande fase no Atlético de Madrid e é artilheiro do Campeonato Espanhol, o que atraiu o interesse de Vicente del Bosque, técnico da Espanha, que levantou a possibilidade de chamá-lo.
Como tem nacionalidade espanhola e nunca disputou jogos oficiais pelo Brasil – tem participação apenas nos amistosos de março, contra Itália e Rússia, quando foi chamado pela primeira vez por Felipão -, Diego Costa poderia jogar pela Espanha se assim quiser. Agora, porém, volta a ser convocado para defender a camisa brasileira.
Além de confirmar a convocação de Diego Costa, a lista prévia divulgada nesta sexta-feira pela CBF tem uma novidade: o zagueiro Marquinhos. Revelado pelo Corinthians, ele tem apenas 19 anos e está no futebol europeu desde 2012, passando primeiro pela Roma, na Itália, e jogando atualmente no Paris Saint-Germain, da França.
Marquinhos e Diego Costa são jogadores que vão passar pelos últimos testes de Felipão antes da definição do grupo da Copa. Na quinta-feira, o técnico completa a lista de convocados, talvez com mais novidades. Nos últimos amistosos do ano, o Brasil pega Honduras em 16 de novembro, em Miami, e o Chile três dias depois, em Toronto.
Fonte:Jean Carlos