terça-feira, 31 de julho de 2012

OS 10 ESTADOS COM AS MAIORES E MENORES TAXAS DE HOMICÍDIOS 2012

O relatório Mapa da Violência 2012: Novos Padrões da Violência Homicida no Brasil, é a referência para medir o grau de violência nos estados do Brasil. Os dados são de 2010 e mostram a taxa de homicídios a cada 100 mil habitantes da respectiva região. Confira o Top 10:
Maiores:


  1.         Alagoas: 66,8 homicídios a cada 100 mil habitantes
  2.         Espírito Santo: 50,1
  3.         Pará: 45,9
  4.         Pernambuco: 38,8
  5.         Amapá: 38,7
  6.         Paraíba: 38,6
  7.         Bahia: 37,7
  8.         Rondônia: 34,6
  9.         Paraná: 34,4
  10.         Distrito Federal: 34,2

Menores:

  1.         Santa Catarina: 12,9
  2.         Piauí: 13,7
  3.         São Paulo: 13,9
  4.         Minas Gerais: 18,1
  5.         Rio Grande do Sul: 19,3
  6.         Acre: 19,6
  7.         Maranhão: 22,5
  8.         Tocantins: 22,5
  9.         Rio Grande do Norte: 22,9
  10.         Mato Grosso do Sul: 25,8

Relatório completo CLIQUE AQUI

 
Fonte: Mapa da Violência 2012 via Top 10

Notícias da Capital

“Novo” Aeroporto Augusto Severo será inaugurado amanhã

A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, e o superintendente regional da Infraero no Nordeste, Fernando Nicácio da Cunha Filho, inauguram amanhã (01), às 10h30, as obras de requalificação e modernização do Aeroporto Internacional Augusto Severo.
O investimento da Infraero foi de R$ 16,4 milhões e contempla reforma dos toaletes, criação de fraldário, novas salas de embarque e desembarque, instalação de dois novos elevadores e escadas rolantes na parte interna do desembarque, além da instalação de 12 novos balcões de check-in.
Com a reforma, as empresas aéreas ganharam novos espaços para escritórios e as lojas comerciais foram relocadas para área mais espaçosa. Os caixas eletrônicos também foram reposicionados. O terminal passa a ter capacidade de atendimento de 5,8 milhões de passageiros/ano.

Governo anuncia implementação do turno da madrugada nas obras da Arena das Dunas

 Em mais uma visita ao canteiro de obras da Arena das Dunas, a governadora Rosalba Ciarlini que esteve acompanhada pelo secretário da Secopa, Demétrio Torres e Charles Maia, engenheiro responsável pelo consórcio que toca o projeto do novo estádio, anunciou a implantação de mais um turno de trabalho. "Amanhã (1) será implantado o turno da madrugada para dar continuidade aos trabalhos de construção da arena". Também foi anunciado que o projeto está perto de atingir 30% de sua capacidade total.

Rosalba também se mostrou atenta às questões de urbanização e disse que o governo vem acompanhando o processo de recuperação do calçadão de Ponta Negra e que possui um projeto macro para reurbanização do local e de todo perímetro de praia urbana natalenses. "A Copa do Mundo está chegando e estamos discutindo com as entidades ligadas ao turismo um projeto para revitalização de nossa orla. As entidades privadas estão sendo convocadas para participar desse processo e creio que poderemos oferecer boas opções de diversão aos nossos visitantes muito em breve", ressaltou.

A governadora também falou da questão da Via Costeira, que vem sendo tema de debate com os ambientalistas, cuja ação tem atrapalhado a implementação de novos hotéis. "Nós temos sim de prestar atenção na preservação do meio-ambiente, mas em nome disso não podemos travar o desenvolvimento de projetos bons para nossa cidade e o estado. Temos três projetos para construção de hotéis travados, que vão abrir mais 1.400 leitos e serão responsáveis por cerca de 800 empregos diretos. Estamos também com recursos aprovados no Ministério da Cultura na ordem de R$ 10 milhões para construção de um centro cultural, que ainda não saiu do papel devido a essa questão com os ambientalistas" reclamou Rosalba Ciarlini. "Podemos realizar esse projeto sem complicar a preservação da Via Costeira e temos de avançar nesse processo", salientou.

Feliz com andamento do projeto da construção do estádio, a chefe do estado ressaltou que a meta traçada pela Secopa está sendo encaminhada e que até o final do ano a construção da Arena das Dunas terá metade de suas obras concluídas.

Fonte:Tribuna do Norte

 

Ladrões arrombam caixa eletrônico da da prefeitura de Brejo do Cruz


Assaltantes arrombaram o caixa eletrônico da Prefeitura de Brejo do Cruz, no Sertão da Paraíba, na madrugada desta segunda-feira (30). De acordo com a Polícia Militar, os homens quebraram os cadeados do prédio da prefeitura e arrombaram a lateral do caixa com um maçarico.

Ainda segundo a PM, os guardas do local estavam de folga no fim de semana e os assaltantes aproveitaram para realizar o roubo. Ninguém viu a ação e o roubo só foi percebido quando os funcionários chegaram para trabalhar na manhã desta segunda-feira. Uma quantia em dinheiro ainda não calculada foi levada. A PM informou que ainda realiza diligências na região para tentar localizar suspeitos.
G1 PB 
 

Conheça os candidatos a vereadores de Messias Targino

Fonte:TSE

Descoberto como cigarro enfraquece os ossos

Já faz quase 20 anos que os cientistas estabeleceram uma conexão entre fumar e uma elevação do risco de fraturas e de desenvolvimento da osteoporose.Isso é o que se chama associação epidemiológica, quando um fator inicial é associado a um resultado final. Tão importante, porém, é descobrir os mecanismos fisiológicos que ocorrem no corpo humano, fazendo com que aquele fator inicial resulte no resultado final.
Só então é possível estabelecer com segurança que o fator inicial – neste caso, o tabagismo – é causa daquele resultado final – o maior risco de osteoporose e fraturas.E foi isso o que aconteceu agora.
Pesquisadores chineses e norte-americanos descobriram as rotas moleculares que fazem com que o cigarro resulte no enfraquecimento dos ossos.
Danjun Ma e seus colegas descobriram que o cigarro faz com que as pessoas produzam quantidades excessivas de duas proteínas que disparam um processo natural do corpo que enfraquece os ossos.
A equipe analisou as diferenças nas atividades genéticas nas células da medula óssea de fumantes e não-fumantes.
Eles descobriram que os fumantes têm uma superprodução das proteínas que promovem a produção de osteoclastos, enormes células que reabsorvem os tecidos ósseos – ao contrário dos osteoblastos, que cuidam da “construção” dos ossos.
Os pesquisadores esperam que a descoberta dessa rota molecular possa levar ao desenvolvimento de novas terapias contra o enfraquecimento e a perda óssea, sobretudo em idosos.
Fonte:o xerife

Momento Literatura

 Luis Fernando Verissimo (Porto Alegre, 26 de setembro de 1936) é um escritor brasileiro. Mais conhecido por suas crônicas e textos de humor, mais precisamente de sátiras de costumes, publicados diariamente em vários jornais brasileiros, Verissimo é também cartunista e tradutor, além de roteirista de televisão, autor de teatro e romancista bissexto. Já foi publicitário e copy desk de jornal. É ainda músico, tendo tocado saxofone em alguns conjuntos. Com mais de 60 títulos publicados, é um dos mais populares escritores brasileiros contemporâneos. É filho do também escritor Érico Verissimo.

Formação

Nascido e criado em Porto Alegre, Luis Fernando viveu parte de sua infância e adolescência nos Estados Unidos, com a família, em função de compromissos profissionais assumidos por seu pai - professor na Universidade de Berkeley (1943-1945) e diretor cultural da União Pan-americana em Washington (1953-1956). Como consequência disso, cursou parte do primário em San Francisco e Los Angeles, e concluiu o secundário na Roosevelt High School, de Washington.
Aos 14 anos produziu, com a irmã Clarissa e um primo, um jornal periódico com notícias da família, que era pendurado no banheiro de casa e se chamava "O Patentino" (patente é como é conhecida a privada no Rio Grande do Sul).
No período em que viveu em Washington, Verissimo desenvolveu sua paixão pelo jazz, tendo começado a estudar saxofone e, em frequentes viagens a Nova York, assistido a espetáculos dos maiores músicos da época, inclusive Charlie Parker e Dizzy Gillespie.

Primeiros livros publicados

Em 1973 lançou, pela Editora José Olympio, seu primeiro livro, O Popular, com o subtítulo "crônicas, ou coisa parecida", uma coletânea de textos já veiculados na imprensa, o que seria o formato da grande maioria de suas publicações até hoje. O livro de estreia de Verissimo recebeu elogios do importante crítico literário Wilson Martins, em O Estado de São Paulo.
Em 1975, voltou ao jornal Zero Hora, onde permanece até hoje, e passou a escrever semanalmente também no Jornal do Brasil, tornando-se nacionalmente conhecido. Publicou nesse ano seu segundo livro de crônicas, A Grande Mulher Nua e começou a desenhar a série "As Cobras", que no mesmo ano já rendeu uma primeira publicação de cartuns.
Em 1979, publicou seu quinto livro de crônicas, "Ed Mort e Outras Histórias", o primeiro pela Editora L&PM, com a qual trabalharia durante 20 anos. O título do livro refere-se àquele que viria a ser um dos mais populares personagens de Luis Fernando Verissimo. Uma sátira dos policiais noir, imortalizados pela literatura de Raymond Chandler e Dashiell Hammett e por filmes interpretados por Humphrey Bogart, Ed Mort é um detetive particular carioca, de língua afiada, coração mole e sem um tostão no bolso, que passou a protagonizar uma tira de quadrinhos desenhada por Miguel Paiva e publicada em centenas de jornais diários, gerou uma série de cinco álbuns de quadrinhos (1985-1990) e ainda um filme com Paulo Betti no papel-título.
Entre 1980 e 1981, Verissimo viveu com a família por 6 meses em Nova York, o que mais tarde renderia o livro "Traçando Nova York", primeiro de uma série de seis livros de viagem escritos em parceira com o ilustrador Joaquim da Fonseca e publicados pela Editora Artes e Ofícios.

CORREIOS É ASSALTADA PELA 4ª VEZ EM DEZ MESES EM JANDUÍS

A central de operações da policia militar de Janduís registrou mais um assalto a agência dos correios de nossa cidade.

Por volta das 8 horas dessa terça-feira (31), dois homens armados de pistola, com rostos cobertos por capacetes, invadiram a agência dos correios, ameaçaram clientes e roubaram o dinheiro dos caixas, a agência dos correios ainda não informou a quantia levada na ação criminosa.

A ação criminosa durou cerca de 30 minutos, logo em seguida os elementos fugiram com destino a zona rural de Janduís.

A policia militar de Janduís não teve como sair em diligencias devido à viatura está no conserto em Mossoró.

Várias guarnições de cidades vizinhas estão em diligencias na tentativa de localizar os suspeitos, uma equipe da policia federal é aguardada na agência para registrar o caso.
Fonte:carinha da net

Suspensão de vendas da TIM, Claro e Oi não tem prazo para acabar

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Batista Resende, disse nesta segunda-feira que não tem prazo para o fim da suspensão das vendas de planos das operadores de celular Tim, Oi e Claro.
As três operadoras tiveram as vendas de novas linhas suspensas desde o dia 23. As vendas da TIM serão suspensas em 18 estados mais Distrito Federal; da Oi, em cinco estados; e da Claro, em três estados.
Na terça-feira, o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, havia declarado que o governo espera que, em 15 dias, as empresas pudessem voltar a vender chips e serviços de internet. Mas a Anatel reafirma que a o fim da suspensão depende da adequação das empresas.
"Estamos estudando os planos apresentado pelas operadoras. Mas ainda não há prazo para o fim da suspensão", disse Resende.
Segundo ele, todas as operadoras vão precisar readequar planos de investimento. Entre os problemas apontados, está o descasamento da projeção de crescimento da base de assinantes e investimentos em infraestrutura.
A reapresentação destes planos também não vai interferir, de acordo com o presidente da Anatel, nos investimentos para a infraestrutura de banda larga 4G. "O leilão foi realizado e o prazo está definido", afirmou.
Fonte:jean carlos

MEC divulga manual para correção das redações do Enem

O manual de redação para o Enem 2012 foi divulgado nesta segunda-feira (30) pelo Ministério da Educação. Batizado de "A redação no Enem 2012 - Guia do Participante", o manual tem 50 páginas e esclarece as novas regras de correção da prova.

A principal mudança é quanto a diferença na nota final dada pelos corretores. A princípio são duas pessoas corrigindo a prova, caso a diferença for maior que 200 pontos na nota total ou de 80 pontos em cada uma das competências, será chamado um terceiro corretor.

As provas do Enem serão aplicadas nos dias 3 e 4 de outubro. Quase 5,8 milhões de candidatos se inscreveram.
Fonte: Tribuna do Norte