quarta-feira, 14 de setembro de 2016

SESED se reúne com TRE para definir o plano de segurança para eleições 2016

A secretaria estadual de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) se reuniu na manhã desta quarta-feira (14) com representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) e órgãos de segurança para ajustar detalhes do planejamento das ações durante o período das eleições municipais deste ano.
Na reunião foram discutidos temas como atividades de escolta e custódia das urnas, acompanhamento de juízes e promotores em fiscalizações, além do policiamento externo e em locais de comemorações. No primeiro encontro ocorrido em agosto, a Polícia Militar anunciou a disponibilidade de 1.196 agentes de segurança para atuarem na região Metropolitana de Natal e 4.658 no interior. Também foi solicitado pelo Tribunal, o emprego das tropas federais em 86 municípios do RN.
O titular da Sesed, Ronaldo Lundgren, disse que todos os órgãos de segurança pública irão atuar em caráter extraordinário para garantir o sucesso da operação. “Nosso efetivo será empregado de tal modo que as ações diárias não sejam suspensas em função das eleições. Estaremos preparado para prevenir ou reprimir tumultos que possam antes do pleito, durante, ou mesmo nas comemorações dos resultados das eleições, de forma a coibir os excessos que possam perturbar a ordem”, declarou o secretário.
O presidente do TRE/RN, desembargador Dilermando Mota, reafirmou o apoio disponibilizado à Sesed para o cumprimento da operação. “Reafirmo que somos parceiros dos órgãos de segurança de fato e direito e estaremos recomendando aos juízes eleitorais, juízes de direito e ao Ministério Público que estejam próximos dos agentes de segurança de forma que todos os trabalhos sejam realizados de forma conjunta, da melhor maneira possível”, disse o presidente do TRE. Uma nova reunião entre representantes da Sesed e TRE está agendada para ocorrer na sexta-feira (16), às 14h, no plenário do Tribunal, em Natal.
Fonte:Blog do Xerife

Bandidos explodem caixa eletrônico dentro da Secretaria de Saúde

Homens armados invadiram prédio na avenida Deodoro da Fonseca na madrugada desta quarta-feira.

Bandidos explodiram o caixa eletrônico dentro do prédio da Secretaria da Saúde Pública (Sesap), na avenida Marechal Deodoro da Fonseca, no Centro de Natal. A ação aconteceu na madrugada desta quarta-feira (14).

De acordo com a polícia, por volta das 3h30 um grupo armado invadiu o local e realizou a explosão do terminal de autoatendimento. Outra parte da quadrilha teria ficado nas imediações do imóvel para impedir a aproximação da Polícia Militar.

Apesar da explosão, os criminosos não conseguiram acessar o compartimento onde fica armazenado o dinheiro. Os bandidos fugiram logo em seguida. Equipes da Polícia Militar realizaram diligências na tentativa de localizar os acusados, mas até o momento ninguém foi preso.

O caso deverá ser investigado pela Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (Deicor) da Polícia Civil.
Fonte:No minuto

Senado recebe pedidos de impeachment de Gilmar Mendes

O presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, tornou-se alvo nesta terça-feira (13) de dois pedidos de impeachment protocolados no Senado.
Ambas as peças acusam Mendes de adotar uma conduta partidária e parcial nos julgamentos das cortes. Os autores afirmam que, em diversas ocasiões, ele atua em favor dos interesses do PSDB e contra personagens do PT.
Ex-ministro do governo de Ciência e Tecnologia do governo Luiz Inácio Lula da Silva, Roberto Amaral subscreve um dos pedidos. Para ele, o ministro do Supremo age como se fosse filiado a algum partido adversário do PT.
“A acusação fundamental é de partidarismo. Ele (Mendes) alia-se a interesses de um partido. Trabalha com parcialidade. A Constituição exige imparcialidade e isenção, ele não tem nenhum dos dois”, afirmou Amaral.
Em outra frente, pleiteia o impeachment de Mendes um grupo de juristas, entre eles o ex-procurador-geral da República Claudio Lemos Fonteles. Eles sustentam que as atitudes de Mendes configuram crime de responsabilidade.
O documento entregue no Senado lista alguns exemplos que, segundo os autores, comprovam as supostas ilegalidades do presidente do TSE.
Os juristas acusam Mendes de “manifestações públicas sobre processos”; “uso de linguagem impolida, desrespeitosa e indecorosa”; “julgamento em casos em que seja suspeito ou impedido”; “quebra da imparcialidade”; “pedido de vista com protelamento patentemente injustificado”; e “envolvimento em atividades político-partidárias”.
Ao final do texto, eles pedem que o ministro seja destituído do cargo que ocupa no Supremo e fique impedido de assumir funções públicas por oito anos.
O responsável por decidir sobre a admissibilidade dos pedidos é o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).
OUTRO LADO
Procurado por meio de seus assessores, o ministro afirmou que não vai se pronunciar sobre os pedidos de impeachment.


Blog do BG:

Força tarefa da lava jato pode denunciar Lula hoje no caso tríplex

A força-tarefa do juiz Sérgio Moro acusa o ex-presidente Lula é de reforma e despesas pagas pela construtora OAS, em um tríplex no Guarujá, no litoral paulista, em troca de tráfico de influência, segundo informações publicadas na impensa. 
Outra acusação da força-tarefa da lava jato refere-se ao sítio de Atibaia, frequentado pela família de Lula, também sob investigação de que teria sido reformado com dinheiro da empreiteira envolvida em denúncias de corrupção na operação. 
O Ministério Público Federal convocou uma entrevista coletiva  e ao menos uma denúncia contra Lula deve ser anunciada. 
Fonte:Novo Jornal