quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Prefeito de Mossoró chama Henrique Alves de mentiroso

A respeito de uma declaração do candidato Henrique Alves no debate da InterTV, o Prefeito de Mossoró não deixou barato. Vejam:
Fonte:Blog do BG

Microsoft pula versão e anuncia Windows 10 com retorno do menu Iniciar

A Microsoft apresentou nesta terça-feira a próxima geração do seu sistema operacional, batizada de Windows 10. Pulando a versão 9 – a gigante do software foi direto da 8 para a 10 -, o lançamento marca o retorno do menu Iniciar e rodará em PCs, smartphones e tablets. Excluído com a chegada do Windows 8, o Iniciar oferece acesso rápido às funções e aos arquivos que as pessoas mais usam. Agora, ele inclui um novo espaço para personalizar com aplicativos favoritos, programas, pessoas e websites.
Outra mudança está nos aplicativos da Windows Store, que agora abrem no mesmo formato que os programas desktop. Eles podem ser redimensionados e movidos e têm barras de título no topo, permitindo aos usuários maximizar, minimizar e fechar com um clique. O Windows 10 traz ainda a possibilidade de criar múltiplas áreas de trabalho. O novo botão para visão de atividades na barra de tarefas habilita a observação de todos os aplicativos e arquivos abertos, permitindo mudança rápida e acesso em um toque a qualquer área de trabalho criada.
Fonte:Blog do Xerife

Mãe de jovem que torturou menor depõe e diz que filha desapareceu

Familiares da jovem que gravou vídeo torturando vítima se apresentaram.
Vítima das agressões conversou com exclusividade com a equipe do G1.

A mãe e a irmã da jovem que sequestrou e torturou uma adolescente de 17 anos prestaram depoimento na Delegacia da Mulher de Praia Grande, no litoral de São Paulo. A agressora foi identificada como Elisângela Granneman, de 22 anos, e segundo os familiares está desaparecida. A agressão ocorreu após Elisângela suspeitar que a adolescente estava tendo um caso com o namorado dela. Um vídeo da agressão foi publicado na internet e teve grande repercussão.
De acordo com a delegada Rosemar Cardoso, responsável pela investigação do caso, a mãe e a irmã da agressora já prestaram depoimento na delegacia. A mãe da jovem informou que não sabe nada sobre o paradeiro da filha e que irá procurar a garota para que ela também possa dar uma versão sobre o caso. Já a irmã da jovem negou que estivesse presente durante o espancamento.
Informações obtidas pelo G1 apontam que a jovem teria fugido para o Paraná. Segundo a delegada, outras duas pessoas que participaram das agressões já foram identificadas. "A mãe da Elisângela sabia da existência do vídeo. Todas as jovens já estão intimadas a depor. Elas devem responder por sequestro, cárcere e tortura. O ex-namorado das garotas foi identificado também, mas ainda não foi localizado", explica.
Histórico
A adolescente de 17 anos que foi sequestrada, torturada e espancada por outra jovem que suspeitava de uma traição do marido falou, nesta terça-feira (30), pela primeira vez sobre as agressões que sofreu. Em entrevista aoG1, a vítima, que prefere não ser identificada, admitiu ter namorado o pivô da confusão (marido da acusada). Porém, ela afirma que nunca se relacionou com ele enquanto o rapaz estava com a outra. Além das cicatrizes causadas por queimaduras de cigarro, a adolescente sofreu uma deformação no crânio. Ela conta também que tem evitado sair de casa .
Quase um mês após o caso, a adolescente resolveu buscar ajuda da polícia. "Ela não tem que fazer isso com ninguém. Não tem preço o que ela fez. Ela tem que amargar na cadeia, que é o lugar dela”, afirma a vítima. A jovem registrou um boletim de ocorrência somente nesta terça-feira (30), por medo de represálias. Na companhia do advogado Wilson Barbosa e da mãe, ela prestou depoimento na Delegacia da Mulher de Praia Grande.
O relato da vítima
A jovem relata que conheceu o rapaz em uma casa noturna. Eles começaram a sair juntos e namoraram durante um ano. Após o término do namoro, em maio, a vítima diz que apenas conversava com o ex por telefone. “Ele começou a ficar com ela. Passou uma semana e ele já foi morar com a garota. Aí passou um mês, ele começou a me ligar, a me procurar. Ela descobriu, começou a me xingar no Facebook, falar que eu era 'talarica', que ela ia me pegar, que eu era safada”, lembra.
Continuar Lendo Clique Aqui
FonteG1

Outubro Rosa

O movimento popular internacionalmente conhecido como OUTUBRO ROSA tem o objetivo de chamar atenção para a prevenção do câncer de mama. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama.
O OUTUBRO ROSA teve início em 1997, na Califórnia. Inicialmente as cidades se enfeitavam com laços rosas, principalmente locais públicos, depois surgiram outros movimentos, como corridas, desfiles de moda com sobreviventes de câncer de mama e partidas de boliche. A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes e teatros surgiu mais tarde. O projeto tomou proporções mundiais, iluminando de rosa locais como a Torre de Pisa na Itália e o Arco do Triunfo na França, e aos poucos o mundo está se colorindo de rosa neste mês.
A primeira iniciativa do OUTUBRO ROSA vista no Brasil foi a iluminação do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo, em 2002. Aos poucos o Brasil foi ficando iluminado em rosa em São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília, Salvador, Teresina, Poços de Caldas e outras cidades.
O movimento OUTUBRO ROSA, tem ido além de iluminar as cidades de rosa. A campanha tem buscado promover a saúde e levar informação à comunidade. As ruas estão sendo invadidas por pessoas vestindo roupas cor-de-rosa, que estão literalmente vestindo essa causa.
Monumentos e locais históricos são iluminados de rosa, com a intenção de ressaltar, de modo belo e feminino, a importância da luta contra o câncer de mama.
Claro que o assunto deve ser lembrado durante o ano todo, não apenas no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial.
Cabe a cada um de nós chamar a atenção das  mulheres a nossa volta, das nossas amigas, da nossa mãe, da nossa avó, das nossas vizinhas. Lembrá-las da prevenção! Orientar que um diagnóstico feito precocemente tem grande chance de cura.

Fidelix mantém discurso “antigay” e diz que ‘não foge do pau’

"Eu não vou entrar nessa armadilha orquestrada pela Luciana Genro"

O candidato do PRTB à Presidência, Levy Fidelix, disse nesta terça-feira, 30, que “não corre do pau” e continua mantendo a posição a respeito do casamento gay defendida por ele durante o debate realizado pela TV Record no domingo. Em entrevista ao Estado, no entanto, afirmou que se for perguntado sobre o mesmo assunto no debate de amanhã à noite, na Rede Globo, vai evitar fazer comentários.
“Eu não vou entrar nessa armadilha orquestrada pela Luciana Genro (candidata do PSOL com a qual debateu sobre o assunto no domingo) no próximo debate, e só vou discutir questões sociais e econômicas. A minha opinião já foi dada”, afirmou.
Fidelix, que passou o dia sem sair do seu comitê, instalado no bairro Moema, em São Paulo, negou que tenha cometido homofobia e disse que agiu em defesa da família. “A minha posição é a mesma, não é nada de homofobia. Ao contrário, defendo a posição do pai, da mãe, da família tradicional. E nem por isso é discriminação”, disse.
Ele repetiu por diversas vezes que não é contra os gays e que, inclusive, já contratou funcionários homossexuais. “Eu já tive aqui no partido um rapaz que tinha essa ‘característica’. Dei carinho, afeto e nunca deixei fazerem bullying com ele”, explicou o candidato. “Ninguém escutou nenhuma palavra minha dizendo: vamos bater, agredir os gays. Sou contra isso e defendo respeito para todos. Quem incitou isso foi a Luciana Genro”, acusou.
‘Jogo pesado’
O episódio ocorreu no domingo à noite, já nos minutos finais do debate na TV Record. Luciana Genro lhe pediu que se definisse a respeito do casamento homoafetivo. Ele assumiu uma expressão séria e afirmou: “Jogo pesado, esse aí agora. Nesse, jamais eu poderia entrar.”
E prosseguiu afirmando que “união do mesmo sexo não cria filho” e que “aparelho excretor não reproduz” – frase recebida, na plateia, com surpresa e, para alguns, com indignação. Também afirmou que a população poderia diminuir se as uniões homossexuais prosperassem. “O Brasil tem 200 milhões de habitantes, daqui a pouquinho vai reduzir para 100.”
Ontem, Fidelix foi procurado pelo deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) e pelo pastor Silas Malafaia, que lhe levaram solidariedade e apoio.
Processo
O candidato do PRTB disse que já se reuniu com seus advogados e vai processar Luciana Genro (PSOL) por injúrias cometidas contra o seu nome. “Vou processar a o PSOL pela injúria que cometeu comigo e pela apologia às drogas que eles fazem. A melhor defesa é o ataque. E eu vou pro ataque”.
Fidelix afirmou também que as entidades que moveram ações contra ele por causa das declarações que fez são pagas com dinheiro público. Além disso, acusou o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinicius Coelho, de instrumentalizar o órgão que, segundo disse, deveria ser imparcial no episódio.
“Acho que ele (Marcus Vinicius Coelho) está instrumentalizando o órgão que deveria ser imparcial e não assumir uma postura contra a democracia. Ele está defendo um segmento que está se sentindo ofendido e está tentando me emparedar”, disse o candidato.
“Estou defendendo a legitimidade de expressão. Eu não concordo com a questão homoafetiva. Ainda mais com essa forma a que eles se propõem, de fazer isso em público. Essas demonstrações de carinho poderiam ser feitas na intimidade.”
Quando perguntando sobre o que ele faria se um filho seu ou algum familiar fosse homossexual, Fidelix se manteve em silêncio e, no fim, se limitou a dizer: “Esse assunto está esgotado pra mim. Não quero mais pensar sobre isso”.
Fonte: Yahoo/JH

Com prejuízo de 4,6 bi, Rosalba decretada emergência em 145 muncípios do RN

Com Prejuízo estimado em 4.644.000.000,00 na produção agropecuária em 2014, a governadora Rosalba Ciarlini decretou estado de emergência em 145 dos 167 municípios do Rio Grande do Norte. A decisão teve como base relatório da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e da Pesca (SAPE), do governo do Estado.
Na análise da SAPE, o inverno fraco afetou em 56,989% na contribuição do setor rural para a formação do Produto Interno Bruto (PIB) do RN quando comparado com um ano de condições climáticas normais. Um dos municípios que tiveram a produção mais afetada no RN, foi a Serra do Mel, que esperava produzir 39 mil toneladas de castanha e não vai a 20% deste total.
O decreto da governadora Rosalba Ciarlini também levou em consideração o níveo dos reservatórios que abastece as cidades, especialmente na região Seridó e Alto Oeste do Rio Grande do Norte. No Seridó, em registro do repórter fotográfico Canindé Soares, deste domingo, 28, mostra a Barragem Gargalheiras com quadro desolador.
No Alto Oeste do Rio Grande do Norte, a crise mais séria está na Barragem de Pau dos Ferros, que tem capacidade para armazenar mais de 55 milhões de metros cúbicos de água e está com menos de 10% deste total. No geral, a SAPE observa que 15 açudes de grande importância hídrica região estão com menos de 10% de suas capacidades de armazenamento.
Relatório elaborado pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), em 13 de agosto de 2014 revela a existência de colapso no sistema de abastecimento de água em cinco municípios do Estado do Rio Grande do Norte em razão da escassez de recursos hídricos, bem como a previsão de que mais oito Municípios poderão vir a ter seus sistemas de abastecimento de água paralisados até dezembro de 2014;
Conforme o diagnóstico de chuvas formulado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), os índices pluviométricos dos Municípios do Rio Grande do Norte apresentam desvios negativos de até 35% abaixo da média; A zona rural dos municípios permanece afetada com a falta de água para a produção agrícola e pecuária, bem como para o consumo humano e animal.
As chuvas de inverno até o presente momento foram insuficientes para a formação de estoques de água potável para o suprimento da população rural nos principais reservatórios, tais como açudes, tanques, poços tubulares, barreiros e cisternas;
Confira os municípios que serão atendidos:
 (MUNICÍPIOS DO RIO GRANDE DO NORTE AFETADOS PELA SECA)
1) Acari, 2) Assu, 3) Afonso Bezerra, 4) Água Nova, 5) Alexandria, 6) Almino Afonso, 7) Alto dos Rodrigues, 8) Angicos, 9) Antônio Martins, 10) Apodi, 11) Areia Branca, 12) Baraúnas, 13) Barcelona, 14) Bento Fernandes, 15) Bodó, 16) Brejinho, 17) Boa Saúde, 18) Bom Jesus, 19) Caiçara do Norte, 20) Caiçara do Rio do Vento, 21) Caicó, 22) Campo Redondo, 23) Caraúbas, 24) Carnaúba  dos Dantas, 25) Carnaubais, 26) Cerro-Corá, 27) Coronel Ezequiel, 28) Campo Grande, 29) Coronel João Pessoa, 30) Cruzeta, 31) Currais Novos, 32) Doutor Severiano, 33) Encanto, 34) Equador, 35) Espírito Santo, 36) Felipe Guerra, 37) Fernando Pedroza, 38) Florânia, 39) Francisco Dantas, 40) Frutuoso Gomes, 41) Governador Dix-Sept Rosado, 42) Grossos, 43) Guamaré, 44) Ielmo Marinho, 45) Ipanguaçu, 46) Ipueira, 47) Itajá, 48) Itaú, 49) Jaçanã, 50) Jandaíra, 51) Janduís, 52) Japi, 53) Jardim de Angicos, 54) Jardim de Piranhas, 55) Jardim do Seridó, 56) João Câmara, 57) João Dias, 58) José da Penha, 59) Jucurutu, 60) Jundiá, 61) Lagoa Nova, 62) Lagoa Salgada, 63) Lagoa d’Anta, 64) Lagoa de Pedras, 65) Lagoa de Velhos, 66) Lajes Pintadas, 67) Lajes, 68) Lucrécia, 69) Luís Gomes, 70) Major Sales, 71) Marcelino Vieira, 72) Martins, 73) Messias Targino, 74) Monte das Gameleiras, 75)  Monte Alegre, 76) Mossoró, 77) Nova Cruz, 78) Olho d’Água dos Borges, 79) Ouro Branco, 80) Passagem, 81) Paraná, 82) Paraú, 83) Parazinho, 84) Parelhas, 85) Passa e Fica, 86) Patu, 87) Pau dos Ferros, 88) Pedra Grande, 89) Pedra Preta, 90) Pedro Avelino, 91) Pendências, 92) Pilões, 93) Poço Branco, 94) Portalegre, 95) Porto do Mangue, 96) Serra Caiada, 97) Rafael Fernandes, 98) Rafael Godeiro, 99) Riacho da Cruz, 100) Riacho de Santana, 101) Riachuelo, 102) Rodolfo Fernandes, 103) Ruy Barbosa, 104) Santa Cruz, 105) Santa Maria, 106) Santana do Matos, 107) Santana do Seridó, 108) Santo Antônio, 109) São Bento do Norte, 110) São Bento do Trairi, 111) São Fernando, 112) São Francisco do Oeste, 113) São João do Sabugi, 114) São José do Campestre, 115) São José do Seridó, 116) São M. do Gostoso, 117) São Miguel, 118) São Paulo do Potengi, 119) São Pedro, 120) São Rafael, 121) São Tomé, 122) São Vicente, 123) Senador  Elói de Souza, 124) Serra Negra do Norte, 125) Serra de São Bento, 126) Serra do Mel, 127) Serrinha dos Pintos, 128) Serrinha, 129) Severiano Melo, 130) Sítio Novo, 131) Taboleiro Grande, 132) Taipu, 133) Tangará, 134) Tenente Ananias, 135) Tenente Laurentino Cruz, 136) Tibau, 137) Timbaúba dos Batistas, 138)  Touros, 139) Triunfo Potiguar, 140) Umarizal, 141) Upanema, 142) Várzea, 143) Venha-Ver, 144) Viçosa, 145) Vera Cruz. (fonte Portal No Ar)
Fonte:De Fato

Enem terá 15 mil candidatos idosos

Não são apenas os jovens que estão buscando a educação no Brasil. Os idosos, que comemoram hoje (1º) o seu dia, estão procurando, cada vez mais, desde o ensino básico até o  ensino superior. Alguns realizam o sonho de fazer a segunda graduação em uma área que sempre lhes despertou interesse, outros alcançam a meta de aprender a ler e escrever.

O Dia do Idoso foi instituído pela Organização das Nações Unidas e, posteriormente, escolhido para a criação do Estatuto do Idoso, que comemora 11 anos.

Neste ano, 15,5 mil idosos fizeram a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O número de inscritos com 60 anos ou mais cresce anualmente. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no ano passado esses inscritos somaram 10,9 mil. Em 2009, foram 4,7 mil idosos.

O Enem é a porta de entrada para instituições de ensino superior e técnico, além do financiamento estudantil e intercâmbio acadêmico. Neste ano, as provas serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro. No total, foram 8,7 milhões de inscritos.

“O aumento de idosos está sendo identificado em várias instituições de ensino superior. São pessoas aposentadas, que por vezes já têm diploma de ensino superior e buscam outros cursos. Procuram uma mudança de carreira ou a realização de um sonho”, diz o superintendente-geral de Educação a Distância do Centro Universitário Iesb, em Brasília, Francisco Botelho.

Ele lembra também os estudantes que buscam o ensino superior particular, sem bolsas. Segundo Botelho, muitos procuram os cursos a distância pela comodidade. O engenheiro agrônomo aposentado Tarcisio Siqueira é um desses estudantes. Ele tem 75 anos, 41 dedicados à agronomia. Depois de aposentado, para “exercitar o cérebro”, decidiu estudar engenharia civil a distância.

“O nível de entendimento daquilo que é repassado, de compreensão e assimilação, é diferente”, compara a segunda com a primeira graduação, concluída quando tinha pouco menos de 30 anos. “Tenho assimilado com mais facilidade por causa da experiência que acumulei. Tenho também mais tranquilidade com o conteúdo que é colocado”, diz.

Luiz Pereira de Souza, 84 anos, sapateiro aposentado, realiza o sonho de aprender a ler. E garante: “Estou me dando muito bem”. Luiz entrou neste ano em um grupo de alfabetização de adultos no Centro de Cultura e Desenvolvimento do Paranoá (Cedep), no Distrito Federal. Quando as aulas começaram, já sabia ler “alguma coisa e escrevia o nome”. Agora, ele, que é evangélico, consegue ler a Bíblia. 

“Estudar é muito bom, a gente aprende muita coisa, a ler, escrever, contar. A professora é gentil, tem muita paciência comigo”, diz o estudante.

“Na minha opinião, esses alunos procuram outro modo de vida, outro conjunto de pessoas, uma vida em que tenham representatividade. Quando chegam,  necessitam de carinho, atenção. Não é mais para entrar no mercado de trabalho, mas para se comunicar. É um sonho de aprender”, explica a  coordenadora de curso do Programa DF Alfabetizado, Eva Lopes. “A alfabetização muda a vida. Tive uma aluna que aprendeu a ler comigo, com mais de 80 anos. Ela me disse que começou a se deslocar mais quando aprendeu a ler a palavra Paranoá e sabia que ônibus devia pegar”, conta a alfabetizadora.

Os idosos são hoje no país 26,3 milhões, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa 13% da população. A expectativa é que esse percentual aumente e que em 2060 chegue a 34%, segundo previsão do próprio IBGE.

Fonte:Tribuna do Norte