quinta-feira, 18 de setembro de 2014

CASA DO ESTUDANTE: Prédio com estrutura condenada e internos sem comida, destaca reportagem

A Tribuna do Norte destaca em sua edição nesta quinta-feira (17), a dura realidade da Casa do Estudante em Natal, que vive uma grave crise financeira. Com 68 anos de existência, por depender, praticamente, do poder público para se manter, os recursos são mínimos. Atualmente com 150 estudantes oriundos do interior do Estado, principalmente, passam por privações, porque os dois fornecedores de cereais, carne bovina e frango deixaram de entregar as mercadorias há pelo menos 20 dias, porque a Secretaria Estadual do Trabalho e Ação Social (Sethas) não fez o pagamento. O estoque de comida, que restou de doações, só deve durar por mais dois dias.
Segundo a reportagem, não bastasse o problema financeiro, o pavimento superior e algumas salas, inclusive quartos, estão interditados pela Defesa Civil do Município, por conta de infiltração de água, janelas e portas estão quebradas, e toda a sua infraestrutura física está comprometida. Veja texto na íntegra emhttp://tribunadonorte.com.br/noticia/estudantes-sobrevivem-de-doaa-a-es/29344
Com informações da Tribuna do Norte e blog do BG

Brasil passa Uruguai e Espanha e sobe para sexto no ranking da Fifa

A Fifa divulgou nesta quinta-feira (18) a atualização do ranking de seleções. O Brasil, que estava em oitavo, ultrapassou Uruguai e Espanha e ocupa agora o sexto lugar.
No ranking de agosto, a seleção brasileira estava atrás dos espanhóis pela casa decimal. A Fifa colocava as duas seleções empatadas na sétima posição, mas a questão decimal já chegou a decidir até os cabeças de chave da última Copa do Mundo.
Na ocasião, a Itália, dona de quatro títulos mundiais, dividia o oitavo lugar com a Holanda e viu o rival ser colocado como cabeça de chave por muito pouco. Os italianos tinham 1.135,61 pontos, contra 1.135,95 dos holandeses.
Em setembro, a seleção do técnico Dunga disputou dois amistosos: contra Colômbia e Equador, nos Estados Unidos, e venceu ambos por 1 a 0.
A Colômbia, aliás, ultrapassou a Holanda e subiu no pódio do ranking: está na terceira posição, atrás apenas da líder Alemanha, campeã da Copa do Mundo de 2014, e Argentina, vice no torneio disputado no Brasil.
Os holandeses caíram para a quarta colocação depois da derrota para a República Tcheca, por 2 a 1, na estreia da eliminatória da Euro-16.
VEJA ABAIXO OS DEZ PRIMEIROS COLOCADOS
1- Alemanha – 1.765
2- Argentina – 1.631
3- Colômbia – 1.488
4- Holanda – 1.456
5- Bélgica – 1.444
6- Brasil – 1.291
7- Uruguai – 1.243
8- Espanha – 1.228
9- França – 1.202
10- França – 1
.175
Fonte:Folha Press

Presidente pede prorrogação da CPI Mista da Petrobras

O presidente da CPI Mista da Petrobras, Vital do Rêgo (PMDB-PB), solicitou a prorrogação do prazo que a comissão tem para encerrar suas atividades. O prazo atual vai até o dia 7 de dezembro. Vital informou que pediu uma extensão de um mês, com a concordância do relator, deputado Marco Maia (PT-RS), e dos líderes partidários.
“Estou solicitando essa prorrogação para compensar as ausências que tivemos em virtude do recesso branco – explicou o presidente. Das 14 sessões agendadas ao longo dos últimos meses, 3 foram canceladas por falta de quórum”, disse Vital. De acordo com o Regimento Interno do Senado Federal, a CPI deverá ser obrigatoriamente extinta com o término da sessão legislativa, que é no dia 22 de dezembro. Sendo assim, a prorrogação será, na prática, por apenas quinze dias.
Fonte:O Xerife

IFRN lança edital com 2,7 mil vagas para cursos técnicos integrados

O Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte lançou na tarde desta terça-feira (16) o edital do Exame de Seleção 2015. O processo seletivo vai ofertar 2.724 vagas para os Cursos Técnicos de Nível Médio na forma integrada do IFRN, com ingresso no primeiro semestre letivo do próximo ano. O Exame de Seleção é a única forma de ingresso para os cursos de nível médio integrado do IFRN e é aberto aos candidatos que estejam concluindo ou que já tenham concluído o ensino fundamental.

As inscrições começam às 14h do dia 30 de setembro e podem ser realizadas até as 23h59 do dia 13 de outubro, por meio do Sistema Gestor de Concursos (SGC). Após a inscrição, o candidato deve efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$20, nas agências bancárias, até o dia 14 de outubro de 2014. A isenção do pagamento da taxa pode ser solicitada no período de 30 de setembro a 3 de outubro, também via SGC (http://ingresso.ifrn.edu.br).

Os candidatos que participaram da prova do ProITEC 2014 também devem realizar a inscrição, mas não será necessário o pagamento da taxa. Caso não realize a nova inscrição, o aluno não vai concorrer às vagas ofertadas nos cursos técnicos integrados do IFRN.

O candidato que não tem acesso à internet pode realizar a inscrição em qualquer um dos campi do IFRN, em dias úteis, nos horários de funcionamento informados no Anexo I do Edital. Após a finalização do período de inscrições, não será permitida a troca do curso, do turno ou do campus pelo candidato.

As provas do processo seletivo serão realizadas no dia 30 de novembro, das 13h às 17h, nas cidades em que os candidatos, se aprovados, irão realizar as matrículas e frequentarão os cursos. Os conteúdos programáticos da prova estão descritos no Anexo II do Edital.

G1RN

Professores da Uern confirmam indicativo de greve por reajuste salarial de 57,7%

Os professores da Universidade do estado do Rio Grande do Norte (UERN) discutiram hoje a campanha salarial da categoria, avaliando o indicativo de greve definido no dia 6 de agosto e as possibilidades de negociação com o Governo do Estado.
Na oportunidade, os docentes optaram por manter o indicativo de greve até 7 de outubro, quando se reunirão em assembleia novamente para definir os rumos da campanha salarial.
Na reunião foi analisado um documento-resposta da Reitoria da Universidade à categoria, onde apresentava uma proposta às reivindicações dos professores. Para a Associação dos Docentes da Uern (Aduern), o documento foi inconclusivo, uma vez que sequer definiu percentuais de reajustes que poderiam dar início a uma negociação entre governo e professores. Quanto às reivindicações que tratavam de melhorias estruturais e técnicas da Uern, a resposta da administração foi considerada válida pelos docentes.
“O documento enviado pela Reitoria da Universidade não atendeu a reivindicação que se referia ao Plano de Cargos Carreiras e Salários (PCCS) da categoria. Aprovamos as propostas da administração no que tange às melhorias estruturais e técnicas que pedíamos, já que isso nos foi apresentado com dados, números e valores. Quanto à questão salarial, não veio por parte da Reitoria e do Governo do estado uma proposta de percentual de reajuste, por isso o indicativo de greve foi mantido”, explicou o presidente da Aduern, Valdomiro Morais.
De acordo com os representantes da Aduern, começa agora um novo momento de mobilizações entre os docentes, para que PCCS dos professores da instituição seja respeitado.  Na próxima terça-feira (23), o sindicato promoverá uma paralisação de alerta na universidade, realizando uma atividade em defesa do ensino público, gratuito e de qualidade.
Na mesma data, o reitor da Uern participará de uma reunião com o Conselho de Política de Administração e Remuneração de Pessoal (Coarp) do Governo do Estado, que discutirá exclusivamente a reivindicação salarial dos docentes e o cumprimento do PCCS da categoria.
O resultado dessa reunião, e a proposta proveniente dela, serão apreciados pelos professores em assembleia no dia 07 de outubro, onde a questão do indicativo de greve será novamente discutida.
Fonte;Defato

Aluno da Uern cria aplicativo para auxiliar comunicação em Braille

Mesmo não sendo portadora de deficiência visual, qualquer pessoa já pode, comunicar-se e entender a linguagem Braille através da internet, graças a um aplicativo criado por um ex-aluno do curso de Ciência da Computação, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern). O BrailleApp Free já pode ser baixado na internet, gratuitamente na loja virtual Google Play, onde está disponibilizado desde o dia 5 de setembro e já tem sete recomendações por parte dos internautas. 

O aplicativo é resultado do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)  do aluno Ailton Francisco de Luna e Silva. O professor do curso de Ciência da Computação no campus da Uern, em Neópolis, Raul Benites Paradeda, orientador do TCC disse que levou um ano, praticamente, para a elaboração do trabalho.

Raul Benites disse que Ailton de Luna e Silva já havia manifestado interesse em criar o app antes mesmo de iniciar o TCC e começou a fazer persquisa por conta própria. Benites explicou que a ideia de Ailton Silva surgiu da necessidade que as pessoas tinham de comunicar-se com portadores de deficiência visual, que usavam, redigiam e liam em alfabeto  Braille. 

“Diante da dificuldade dos coletas, ele resolveu criar o aplicativo”, declarou o professor. O aplicativo passou a facilitar o acesso a informações online no próprio sistema informatizado da Uern. Segundo Benites, o aplicativo “é mais voltado para videntes, pessoas que não são cegas, porque o aplicativo ensina a pessoa a conhecer e aprender os sinais do alfabeto em Braille” pois permite tradução para o Português e vice-versa. 

O aplicativo BrailleApp só pode ser baixado em telefones celulares e smartphones que rodam o sistema operacional Android 2.3 e mais avançados, mas em breve estará disponível para o sistema IOS, da Apple e Windows Phone, da Microsoft. A TN tentou falar com o aluno, mas a Uern não conseguiu localizá-lo. No TCC, Ailton Silva disse que o aplicativo “visa facilitar o processo de ensino-aprendizagem do sistema Braille (sistema universal de leitura e escrita usado por deficientes visuais)”,  sendo “um aplicativo educativo para auxiliar pessoas, com e sem deficiência visual, que queiram aprendê-lo”.

Funcionalidades
Transcreve texto em Braille, inserido por célula braile virtual interativa desenhada na tela do aparelho, para língua portuguesa. Nesta opção é possível enviar SMS com o texto transcrito (em portuguê
s).

Transcreve texto em português, inserido através de um teclado convencional, para Braille.

Lista todos os sinais Braille e seus respectivos significados.

Possui um guia de referência sobre a grafia Braille para a língua portuguesa que permite consulta que apresenta o código Braille na grafia da língua portuguesa, suas regras e normas de aplicação.

Permite exercitar a leitura em Braille. São exibidas 10 palavras, individuais, escritas em Braille e o usuário tenta transcrevê-las para português.

Permite exercitar a escrita em Braille. São exibidas 10 palavras, individualmente, escritas em português e o usuário tenta transcrevê-las para Braille, por meio de célula braile virtual interativa desenhada na tela do aparelho
.
Fonte: TCC/Ailton Luna e Silva/tribuna do norte