quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Taffarel lembra de 94 e apoia dura de Felipão contra Julio César e Luiz Gustavo

Na linha do pensamento do técnico Luiz Felipe Scolari, o ex-goleiro Taffarel declarou que a sua decisão de mudar de clube para que pudesse jogar com mais frequência antes da Copa de 1994 foi determinante para o seu sucesso naquele torneio.
Felipão -que hoje às 15h45 comanda a seleção contra a Suíça em amistoso- destacou, em entrevista dada ontem, a relevância dos jogadores atuarem pelas suas equipes nesse período que antecede ao Mundial do Brasil sob o risco de não disputarem a Copa de 2014.
"No meu caso, jogar como titular [antes da Copa dos Estados Unidos] foi muito importante", disse Taffarel para a Folha.
Fonte:Uol 

MP recomenda providências para o CIOSP sob risco de parar serviço 190

O serviço de teleatendimento da população em casos de emergências ou ocorrências policiais, sob o número 190, que funciona 24 horas e 365 dias no ano para chamadas de toda região metropolitana de Natal e grande Natal e tem uma demanda de quase 8.500 ligações/dia, pode parar. O risco real existe em decorrência da falta de condições de instalação do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), que ameaça desabar e é objeto de investigação do Ministério Público Estadual.

O Promotor de Justiça Leonardo Cartaxo Trigueiro, Coordenador do Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial (NUCAP) encaminhou Recomendação à Governadora do Estado e ao Secretário Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (SESED), para que adotem providências efetivas para assegurar a eficiência dos serviços prestados pelo CIOSP, sob pena do ajuizamento de uma ação civil pública com pedido liminar, na qual pedirá a interdição da unidade.

Para o representante do Ministério Público do Rio Grande do Norte a situação chegou a um ponto em que não dá mais para continuar, devido a precariedade e insalubridade do prédio onde funciona o CIOSP, em anexo ao Comando-Geral da Polícia Militar, na Avenida Rodrigues Alves, no Tirol. Uma situação lamentável, pois o prédio apresenta problemas estruturais sérios como: rachaduras, infiltrações, uma parte do telhado já desabou, as paredes apresentam vazamento de corrente elétrica, ocasionado choques, extintores de incêndio vencidos, inclusive há laudo do Corpo de Bombeiros recomendando a interdição do local.

O CIOSP do Rio Grande do Norte é uma das centrais de atendimento, reconhecida em nível nacional, como uma das mais eficientes. Além do teleatendimento propriamente dito, também atua no gerenciamento de crises e operações conjuntas e especiais pertinentes à Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Defesa Civil Estadual e Municipal, Guarda Municipal, SAMU, entre outros. São 60 pessoas trabalhando por dia, sendo uma equipe total de 272 pessoas, trabalhando em regime de revezamento e R$ 21.000.000,00 (vinte e um milhões de reais) investidos em equipamento de tecnologia de informação.

O Coordenador do NUCAP lembrou da existência de um cronograma disponibilizado pela SESED e a Secretaria Estadual de Infra-Estrutura (SIN) para a conclusão das obras e serviços no antigo prédio do Instituto de Previdência dos Servidores (IPERN), situado na rua Jundiaí, Centro, para onde será transferido o CIOSP, mas que o referido cronograma está pendente precisando ser executado e concluído o quanto antes.

Segundo o representante do MP, já consta dotação orçamentária para a realização das obras e serviços pendentes e o que se vem buscando, inclusive, com uma série de reuniões empreendidas com os gestores públicos é solucionar o problema e a conclusão da nova sede para onde será transferido o CIOSP sem a necessidade de uma interdição no local, o que ocasionaria a interrupção do 190 com grande prejuízo à população.

O Promotor de Justiça disse também que duas licitações já foram declaradas desertas por falta de interessados e destacou que o Ministério Público sinalizou, em caráter emergencial, com a contratação direta a fim de que se realizem as obras e serviços necessários.

Na Recomendação, o Coordenador do NUCAP sugere o prazo de trinta dias para que seja efetivada a contratação direta da(s) empresa(s) e que a execução das obras e serviços não ultrapassem 90 dias. Após isso, que seja providenciada a transferência dos equipamentos e servidores lotados no CIOSP, do Quartel do Comando-Geral, para a nova sede na rua Jundiaí.

O Promotor de Justiça concedeu o prazo de dez dias para que o poder público estadual informe se irá acatar ou não a Recomendação, estando ciente de que o não acatamento, implicará, por parte do Ministério Público Estadual, o ingresso de ação civil pública, com pedido de liminar, para imediata interdição do prédio do CIOSP.

Fonte:MPRN

Greve prejudica Enem da rede pública

ENQUANTO SECRETARIA E SINDICATO DOS PROFESSORES NÃO SE ENTENDEM, ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA RECLAMAM DA PARALISAÇÃO E TEMEM PREJUÍZOS; ALGUNS JÁ AMEAÇAM ATÉ DESISTIR DO ENEM

A greve dos professores da rede pública estadual, embora deflagrada ainda com a adesão parcial da categoria, já está trazendo consequências aos estudantes que se preparam para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a paralisação dos docentes decidida em assembleia na última segunda-feira, alguns estudantes afirmaram ao NOVO JORNAL, ontem, que pensam em desistir de realizar o exame que possibilita o ingresso em instituições públicas de ensino superior.

“Eu já desisti. Não tem como concorrer se não tem aulas na sua escola”, declarou a estudante Andreza Martins, 17, enquanto conversava com colegas no pátio da Escola Estadual Winston Churchill, na Cidade Alta, frustrada com a ausência de professores na sala de aula.
la está entre os mais de 100 mil estudantes inscritos para o Enem deste ano no Rio Grande do Norte, onde a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) utilizam o exame como mecanismo de ingresso para seus cursos.

Na descontraída roda de conversa dos jovens estudantes, Andreza discutia, entre outros assuntos, a greve dos professores e as consequências para o aprendizado. “A gente já sabe que só quem vai se prejudicar somos nós mesmos. Desisti do Enem porque precisava da escola para me preparar. Desse jeito, sem aula, eu teria que fazer cursinho”, completou a estudante, visivelmente indignada com a situação.

Além da greve, ela critica também da redução de carga horária dos professores, concedida pelo governo em obediência à legislação federal, mas que está deixando lacunas no cumprimento da grade curricular das escolas. A redução altera a carga horária de aproximadamente dez mil professores em sala de aula, que passam a ter um terço da jornada de trabalho destinada ao planejamento. Ou seja, agora têm 20 horas em sala e 10 horas para planejamento, em vez de 24 para atividades em sala e seis para planejamento como ocorria até então.

Mesmo ponderando que a preparação para o Enem não depende apenas do professor, a estudante Maria Luíza Pessoa, 17, considerou que não estava havendo, da parte dos profissionais da educação, a preocupação com o preparo do aluno para o Enem. “Só dizem que é bom para a gente, mas não fazem nada para ajudar. A gente veio para estudar e cadê o professor?”, questionou Maria Luíza.

A direção da escola se reuniu com os professores para saber se haveria adesão à greve. Por telefone, a diretora Maria Eliane Silva, informou que apenas dois professores deixaram de dar aula na manhã de ontem, mas que, provavelmente, retornariam hoje. Segundo ela, com exceção desses dois, nenhum outro vai aderir à paralisação naquela unidade de ensino.

Ainda confusos sem saber ao certo quem vai continuar dando aulas e quem endossa a paralisação das atividades, os alunos se dividem no apoio à causa. “Eles estão certos porque só assim vão poder alcançar os direitos deles”, defendeu o estudante Atry Fernandes, deitado no chão do pátio.

A colega Maria Luiza questionava: “como é que dizem que o estado todo entrou em greve se em outras grandes escolas de Natal não vai ter greve. Eu acho que deveriam pensar em outra forma de protestar que não prejudicasse nem a eles nem a nós”.
AULAS
Na Escola Estadual Anísio Teixeira, em Petrópolis, apenas um professor decidiu cruzar os braços. “Pela manhã as aulas estão normais, com exceção deste professor que costuma participar ativamente das ações do Sinte”, explicou a coordenadora de apoio pedagógico, Sônia Andrade.

Ela disse que os professores decidiram que, por enquanto, não irão parar as aulas, mas reduzir as horas de ensino e, por isso, durante o período de paralisação o horário da tarde começa às 13h e termina às 15h30.

A estudante Lorrana Samai comemorou a iniciativa dos professores do seu turno em não aderirem à greve. “Achei muito certo da parte deles, porque já faltam professores na escola e com a greve a gente se prejudica ainda mais”, declarou.
Fonte:Novo Jornal

TRE-RN cassa mandatos do prefeito e vice de Caiçara do Norte

Alcides Fernandes Barbosa e Victor Vinícius de Almeida também ficam inelegíveis por oito anos

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral – TRE-RN, em consenso com a Procuradoria Regional Eleitoral, decidiu manter a decisão do juiz de primeiro grau, que cassou o diploma do prefeito Caiçara do Norte-RN, Alcides Fernandes Barbosa, e do vice Victor Vinícius de Almeida, por captação ilícita de votos.
O TRE decidiu também pela aplicação de multa e realizações de novas eleições municipais, em razão da nulidade ter atingido mais da metade dos votos válidos. O novo pleito ainda não tem data para acontecer e deve ser definida em breve pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A Corte decidiu, ainda, a inelegibilidade do prefeito e vice-prefeito por um período de oito anos. Enquanto não se realizam as eleições, permanece interinamente no cargo o presidente da Câmara Municipal.
Fonte:Gazeta do Oeste

Patu: Sanclea pediu demissão ´para fugir apos ameaças do suspeito



A empregada doméstica Sanclea Fernandes Dantas, de 32 anos, já havia pedido demissão do trabalho e estava pronta para fugir antes de ser morta a tiros na noite do último domingo (11) em Patu, cidade da região Oeste do Rio Grande do Norte. O motivo da fuga eram as constantes ameaças do jovem de 19 anos, pai do bebê de Sanclea, que é o principal suspeito do crime.

De acordo com o delegado Sandro Régis, titular da Delegacia de Patu, a mulher para quem Sanclea trabalhava em Mossoró, também na região Oeste potiguar, afirmou que a vítima pediu demissão uma semana antes do crime. "Ela pediu que Sanclea ficasse pelo menos até a quarta-feira (7). Nesse dia a vítima chegou a Patu e no fim de semana foi morta", relata o delegado, que recebeu na tarde desta terça-feira (13) a confirmação da prisão preventiva pedida à Justiça.

Sanclea planejava viajar para Brasília, onde mora a irmã dela. A história da fuga é confirmada pela tia, Maria de Fátima Dantas, de 49 anos. "Sanclea não aguentava mais as ameaças. Ele disse que ia atrás dela aonde fosse, que não haveria perdão", diz. Ao delegado, o suspeito disse que não sabia da gravidez de Sanclea.

Além de ser suspeito do homicídio, o jovem já tem uma condenação por roubo e estava preso na delegacia por ter sido flagrado com uma moto roubada. O relacionamento entre ele e Sanclea havia terminado há um mês. Eles se encontravam desde a época em que o jovem estava detido por roubo. "Soube por algumas amigas que ela levava comida para ele na delegacia", diz a tia da vítima.

Crime

O suspeito do crime se encontra preso na Delegacia de Patu, onde negou a autoria do crime. O delegado Sandro Régis afirma que o jovem estava na mesma boate de Sanclea na noite do crime. “Também soubemos que ele saiu de casa em uma moto e chegou em outra. Queremos saber o motivo disso”, contou. Horas após o crime, o suspeito foi detido. “Mas só permaneceu preso porque foi pego em flagrante com uma moto roubada”, revelou.

No dia do assassinato, a tia relata que a empregada doméstica saiu de uma festa em um clube de Patu e foi até a casa de um amigo. "De lá ela disse que queria tomar uma sopa. Quando o amigo retirava a moto da casa, um homem de capacete e roupa preta apareceu atirando", detalha Maria de Fátima.

As suspeitas da família logo recaíram sobre o jovem de 19 anos com o qual Sanclea teve um relacionamento. "Com as ameaças só podemos achar que foi ele", relata.
Fonte:Blog do campelo