quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Arma do cangaço é relíquia em Riacho da Cruz

Entre o final do século XIX e começo do XX (início da República), surgiu, no nordeste brasileiro, grupos de homens armados conhecidos como cangaceiros. Estes grupos apareceram em função, principalmente, das péssimas condições sociais da região nordestina. O latifúndio, que concentrava terra e renda nas mãos dos fazendeiros, deixava as margens da sociedade a maioria da população.
Os cangaceiros usavam alguns tipos de armas como pistolas, rifles e também alguns usavam um punhal. Aqui estão algumas delas:
BACAMARTE TURCO: Com cano de ferro cilíndrico, alargando para a boca, de ante carga, com fecho lateral de pederneira e cão do tipo de argola. Coronha em madeira com guarnições em latão. Séc. XIX. Dim. 68 cm.
Pistola Browning, modelo 1910. Arma utilizada normalmente pelas mulheres do bando. Pistola Luger - modelo 1908. Uma arma destas foi encontrada com Lampião, após sua morte, em Angico. Revólver Colt modelo Police Positive. Arma utilizada pelos cangaceiros e pelas Volantes.
Complementando as armas de fogo, sempre se usava um longo punhal a "Adaga Paraibana (diga-se de passagem, objeto de desejo de 9 entre dez aficcionados pelo cangaço), de folha estreita e longa (+ou- 60 cm de lâmina) portado pela maioria dos cangaceiros. Era usada para "sangrar" os "cabra safado" e macacos das volantes" (sangrar era enfiar a adaga no pé da garganta ou clavícula, atingindo coração e pulmões, como se faz com porcos).
Era a arma dos combates corpo a corpo e resolvia as questões pessoais... Aumentando a lenda , diziam que alguns tinham no processo de fabricação a lâmina em brasa mergulhada não na água, mas em veneno,recebendo uma têmpera mortal, que infeccionava os ferimentos, se é verdade não sei dizer, mas ouvi muito disso.
Esse punhal da foto encontrei em Riacho da Cruz, é de um amigo meu que prefiro preservar a identidade, mas nem adianta querer comprar, ele não vende de jeito nenhum, é uma herança do seu bisavó 
Fonte:mural de riacho da cruz

Vândalismo na Casa do Estudante de Natal




A Casa do Estudante de Natal a tempos que vem sofrendo pelo abandono por parte de nossos governantes,só que dessa vez o blog  MESSIAS ONLINE vem comunicar a toda sociedade um fato lamentável que ocorreu ontem a noite nas dependências da CERN.Alguns moradores cujas cidades de origem são Pilões e Marcelino Vieira acharam que a casa tinha feito algum mal a eles,e sem nenhuma explicação saíram vandalizando nas dependências da instituição,quebrando o que encontravam pela frente.Resultado,a casa do estudante que já num contava com muita coisa apartir de hoje fica também sem sua única fonte de informação que era uma televisão que na mão desses vândalos se tornou apenas pedaços.A gora meus caros leitores eu fico imaginando o que leva um residente dessa instituição ir para um bar encher a cara e chegar quebrando tudo?quebrar logo a casa que sempre lhe deu cobertura,sempre lhe deu de comida de beber e que sempre lhe deu proteção,quebrar logo essa casa que por ela já passaram ex governadores e algumas das maiores autoridades do nosso estado,o que leva uma pessoa como essa a cometer esse tipo de vandalismos contra sua própria casa? Essas são perguntas que os verdadeiros estudantes residentes da Casa do Estudante do Rio Grande do Norte estão fazendo uns aos outros,e até o momento ainda não achamos respostas.Mas uma coisa sabemos esse ato de vandalismo cometido por esses falsos estudantes só servil para fragilizar cada vez mais a nossa imagem perante a sociedade natalense que a tempos vem nos tratando como marginais,e fragilizar cada vez mais nossa imagem nas nossas próprias cidades de origem que também já não nos ver com bons olhos.Mas tenho a esperança que as autoridades competentes tenham compaixão de nós estudantes e tomem alguma providência nesse caso e que não deixe esse passar mais uma vez em branco como tantos que já passaram,e tenho fé também que o nosso saudoso Emanuel Bezzera que tantas vezes lutou por essa casa e pelos estudantes de todo o nosso estado,mesmo não estando mas entre nós nos guie para que essa casa ainda dure muitos anos,para que possa dar moradia para aqueles poucos que ainda querem alguma coisa.
Fotos acima.

Banco Central espera redução no preço da gasolina nos próximos meses

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) manteve a projeção de 4% para o reajuste no preço da gasolina em 2011. Segundo a ata da última reunião do comitê, divulgada nesta quinta-feira (8), a projeção contempla, ao longo do ano, “reversão parcial da elevação de 6,3% ocorrida até julho” no preço da gasolina.

O Copom também manteve a expectativa de que não haverá reajuste no preço do botijão de gás, em 2011. As projeções de reajuste das tarifas de telefonia fixa e eletricidade, este ano, mantiveram-se em 0,9% e 4,1%, respectivamente.

A estimativa de reajuste para os preços administrados por contrato e monitorados em 2011 foi elevada para 5%, ante os 4,9% considerados na reunião de julho. Esse conjunto de preços, de acordo com os dados publicados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), correspondeu a 29% do total do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de julho.

Para 2012, a projeção para os preços administrados foi mantida em 4,4%.

Fonte:jean carlos

Manifestantes no desfile de 7 de Setembro em Natal

Ontem durante o desfile cívico na capital do estado a governadora Rosalba Ciarlini sentiu mais uma vez o gostinho desagradavel das manifestações,já não bastasse ver todos os policiais militares desfilando com uma tarja preta no peito simbolizando luto por dezenas de Pms mortos esse ano,nossa "querida" governadora ainda teve que ver os manifestantes que protestavam na frente do palanque,só que dessa vez não foi as 1000 vaias que ela recebeu em Pau dos Ferros, cidade que é um dos seus redutos eleitorais,dessa vez foi apenas simples alunos da UERN descontentes com os 100 dias de paralisação,os manifestantes fizeram questão de ironizar o tal Agosto da alegria que é um mês inteiro de festa que foi realizado em Natal,só que no caso da UERN o Agosto é da agonia.Mais uma vez nossa querida governadora está de parabéns por dar prioridade a educação de nosso estado.

Rosalba tenta acalmar insatisfação de militares

Após o desfile cívico do 7 de Setembro, ontem em Natal, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) fez uma visita surpresa à tropa no comando militar.
Tentou aplacar a insatisfação da caserna.
Prometeu melhorias para a categoria, asseverou que valoriza o papel do policial no contexto geral de sua administração e deixou no ar que é preciso um pouco mais de paciência com sua gestão.
P.S - No desfile cívico, os policiais desfilaram manifestando luto, com uso de uma tarja preta, pela morte de mais de uma dezena de colegas só este ano, em serviço ou “fazendo bico” para complementação do soldo.
No entorno da avenida, também surgiram faixas questionando a governadora e censurando seu governo. Cobraram-lhe convocação de concursados aprovados em certame da Polícia Militar.
Ausência notada no desfile foi da prefeita Micarla de Sousa (PV). Justificada, pela morte de sua avó paterna, que vinha internada num hospital da cidade há alguns dias.
Fonte:carlos santos