quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Horário de verão começa em 11 estados no dia 17 de outubro



Começa no primeiro minuto deste domingo o horário de verão. Moradores dos 11 estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, incluindo o Distrito Federal, terão de adiantar seus relógios em uma hora.
A medida vale até 20 de fevereiro e não atinge os estados do Norte e do Nordeste.
O horário de verão deve trazer uma redução de 5% no consumo de energia do país. Com forte impacto no horário de pico, a medida, neste ano, deverá promover, segundo o governo federal, uma economia de R$ 2,2 bilhões.
A mudança do horário diminui o carregamento nas linhas de transmissão, nas subestações e nos sistemas de distribuição, para que o fornecimento, em épocas de maior consumo, seja mais eficiente.
O horário de verão - que foi implementado pela primeira vez no Brasil em 1942 - já começa a mudar os horários de alguns serviços e empresas. A BM&F Bovespa, por exemplo, anunciou que, a partir de segunda-feira, o pregão do mercado de ações, que é das 10h às 17h, passará a ser realizado entre 11h e 18h.

Pesquisa Vox Populi/iG mostra Dilma com oito pontos de vantagem sobre Serra

Pesquisa Vox Populi/iG divulgada nesta quarta-feira mostra que a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, está oito pontos à frente de José Serra (PSDB). A petista aparece com 48% das intenções de voto, contra 40% para Serra.

O Vox Populi ouviu 3 mil eleitores em todo o país, nos dias 10 e 11 de outubro. A margem de erro é de 1,8 ponto percentual para mais ou para menos. Votos brancos e nulos somam 6% e os indecisos também são 6%.

UFERSA abre 78 vagas para cursos de pós-graduação

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido está com inscrições abertas para Pós-Graduação em cinco cursos, totalizando 78 vagas. São quatro cursos em nível de Mestrado – Ciências do Solo, Fitotecnia, Ciência Animal e Ciência da Computação – e um em nível de Doutorado – Fitotecnia. O Mestrado em Ciência da Computação é realizado em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte. Confira:

Ciência do Solo

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido está com inscrições abertas para curso de Pós-Graduação em nível de Mestrado em Ciência do Solo. Poderão se inscrever graduados nas áreas de ciências agrárias e demais áreas correlatas. Estão sendo oferecidas 12 vagas e as inscrições poderão ser feitas até o dia 30 de outubro. Do total de vagas, 8 são para estudantes com dedicação exclusiva ao Programa de Pós-Graduação em Ciência do Solo. O Edital completo da seleção do Mestrado em Ciência do Solo da UFERSA está disponível no site: http://www2.ufersa.edu.br/portal/view/uploads/setores/31/Edital_4.pdf

Fitotecnia

Profissionais graduados em Agronomia e áreas afins poderão concorrer a uma vaga nos cursos de Mestrado e Doutorado oferecidos pelo Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido – UFERSA, no Campus de Mossoró-RN. As inscrições vão prosseguir até o dia 30 de outubro. O documento com os critérios para análise de curriculum está disponível na página do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia http://www2.ufersa.edu.br/portal/view/uploads/setores/82/criteriosfit2010.pdf


Ciência Animal

Prossegue até o dia 30 de outubro, o período de inscrições para o Mestrado em Produção Animal da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. A inscrição deverá ser entregue na PROPPG da UFERSA, pessoalmente ou via correios até o último dia de inscrição. No ato da inscrição são exigidos os seguintes documentos: preenchimento do formulário de inscrição (disponibilizado no site da PROPPG/UFERSA); diploma universitário ou equivalente; histórico escolar; uma foto 3x4 recente; Curriculum vitae, devidamente comprovado (modelo: Plataforma Lattes); três cartas de referência (modelo próprio, vide site da UFERSA/PROPPG) enviadas pelo próprio informante em envelope fechado; cópia do recibo de depósito de taxa de inscrição (10% do salário mínimo vigente no país). O Edital completo para o Mestrado em Produção Animal da Universidade Federal Rural do Semi-Árido está disponibilizado no site:
http://www2.ufersa.edu.br/portal/view/uploads/setores/31/Edital%20retificado%20-%20animal.pdf


Ciência da Computação

Com duas linhas de pesquisas Sistemas Computacionais e Infraestrutura de Comunicação, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido e a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte abrem inscrições para o Curso de Mestrado em Ciência da Computação. As inscrições iniciadas na última segunda-feira, 11, vão prosseguir até o dia 30 de novembro. Poderão inscrever-se egressos e concluintes de cursos de graduação plena da área de Computação, Informática, Matemática, Engenharia Elétrica, Eletrônica, Mecatrônica ou de Telecomunicações. As inscrições estão sendo efetuadas nos sites das duas universidades: www.ufersa.edu.br/mcc ou www.di.uern.br/mcc .