quarta-feira, 27 de novembro de 2013

RN terá dois aeroportos na Copa

O Aeroporto de São Gonçalo do Amarante já tem data e horário para entrar em operação: será no dia 3 de abril, às 8h30. A informação é do presidente do consórcio Inframérica, que está construindo e vai administrar o aeroporto, Alysson Paolinelli. “Nesse dia e nesse horário teremos uma aeronave, que iria para o Augusto Severo, já pousando em São Gonçalo”, destacou. As informações foram confirmadas ontem durante o Seminário de Operadores de Aeroportos Brasileiros, realizado em Brasília. O aeroporto Augusto Severo, no entanto, não será desativado quando o de São Gonçalo começar a funcionar.
O presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Gustavo do Vale, afirmou que o atual aeroporto deverá funcionar até o final da Copa do Mundo de Futebol, em julho de 2014. “O Augusto Severo vai ficar de reserva caso tenha algum problema em São Gonçalo. Ele fica de reserva até a Copa. Depois ele será desativado”, disse ele, à TRIBUNA DO NORTE.

Acessos

No caso do aeroporto de São Gonçalo, o presidente do Consórcio Inframérica, Alysson Paolinelli, admitiu que a grande preocupação da empresa era com os acessos ao terminal, o que poderia comprometer o início das operações.

Paolinelli disse que já recebeu o compromisso do Governo do Estado e da construtora responsável pela construção – a EIT Engenharia - de que o Acesso Norte, com 9 quilômetros, ficará pronto em março do próximo ano. Já o Acesso Sul, com 17 quilômetros, estará concluído até o início da Copa do Mundo. “Essa questão (a das obras de acesso) era a mais preocupante do projeto”, afirmou.

O presidente do Inframérica analisou que o ponto polêmico do novo aeroporto é a distância para o terminal em operação, o Augusto Severo, que é de 33 quilômetros. “É um desafio não só para as companhias aéreas, mas para os passageiros e para a Inframérica”, destacou.

Alysson Paolinelli observou que diferente dos outros quatro aeroportos que operarão por concessão (Brasília, Guarulhos, Confins e Galeão), o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante é uma operação completamente nova e com a característica de que a Infraero não é sócia do negócio. O novo terminal potiguar é 100% de concessão privada. “Hoje não há (em São Gonçalo) nada em operação. Vamos começar do zero, em todos os demais aeroportos conseguimos receber procedimentos da Infraero, o que faz a transição com os novos funcionários. Mas em São Gonçalo vamos começar do zero. A Inframérica terá a obrigatoriedade de ter os novos processos, não só os próprios, mas aqueles também dos reguladores”, comentou.

Fonte:Tribuna do Norte

Pelo menos dois funcionários morrem em acidente no estádio do Corinthians

O repórter Bruno Andrade, do jornal Lance, estava no estádio antes do acidente. “Eu estava fora, na portaria secundária do estádio, esperando o motorista para ir embora. Em coisa de dez minutos, passei embaixo do guindaste que cedeu. Viemos aqui fazer uma entrevista com Andrés Sanchez, responsável pela arena. Batemos um papo, nos despedimos e, nesse meio tempo, o guindaste cedeu, e houve uma correria para todo lado e um susto muito grande”, contou ele.
O repórter disse ter escutado um primeiro estrondo, quando viu “nitidamente o guindaste ceder e cair sobre a estrutura metálica”, falou ele. “O que sabemos é que ele [o guindaste] caiu em cima de um caminhão”.
Dezenas de pessoas estão concentradas na frente do estádio, em busca de informações sobre o acidente. Uma delas é o torcedor corintiano Marcos Paulo Cabral de Lima, promotor de vendas e morador das redondezas. “Venho aqui quase todos os dias”, contou ele à Agência Brasil. “Eu escutei três estrondos. O homem que estava no caminhão faleceu. Tinha aproximadamente 50 anos”, disse ele.
“É uma coisa muito triste. Ficamos tristes e abalados, principalmente pelas famílias [das vítimas]. Não tem preço isso. O estádio construímos de novo, mas e as famílias?”, disse o torcedor. Os nomes e idades dos operários que morreram ou ficaram feridos não foi confirmado.
Fonte:Agência Brasil

Após oito dias hospitalizado, morre apodiense que ateou fogo em secretaria

O apodiense Gilson Lima Menezes, 47 anos, que ateou fogo contra a Secretaria Municipal de Saúde do município de Apodi, morreu na manhã desta quarta-feira (27/11) no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel da cidade de Natal em consequência das queimaduras contraídas na ação impetuosa contra o órgão. O mesmo ficou parcialmente carbonizado com queimaduras de 3º grau.
Gilson possuía surtos psiquiátricos, e como de praxe, necessitava de medicamentos que eram oferecidos pela secretaria de saúde. Na manhã da terça-feira (19/11), Gilson compareceu a secretaria e ateou fogo contra a própria, o motivo seria a falta dos medicamentos de necessidade imprescindível para ele.
A prefeitura tornou público documentos que comprovaram que Gilson recebia seus remédios em dia, levantando a hipótese de que o próprio fora induzido para realizar tal ato. 

Gilson estava internado no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel desde o dia (19/11).



                                                                       Foto: Márcio Morais
Portal SOS Noticias do RN

Mais municípios perto de colapso

Os dados divulgados nesta terça-feira, 26, pela Secretaria Nacional de Defesa Civil revelam que 1.332 municípios tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal por estiagem ou seca, o que representa 74,2% de todas as cidades nordestinas.

Outros dez municípios da região também decretaram emergência, mas por erosão marinha ou problemas causados por chuvas, fechando a lista com 1.342 municípios No Rio Grande do Norte, os números revelam que 160 dos 167 municípios do Estado estão em estado de emergência, a maioria em conseqüência da seca e estiagem.

De acordo com entrevista concedida pelo secretário Leonardo Rego, titular da Secretaria de Estado Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), além dos 13 municípios que já se encontram com seu sistema de abastecimento em colapso, outras cidades, como Mossoró, também poderão enfrentar a mesma situação, caso as chuvas não comecem a banhar o Estado nos próximos dias (leia matéria na primeira página do caderno Mossoró).

No Rio Grande do Norte, os reservatórios estão com menos de 40% da capacidade total de acumulação de água. Segundo dados da última medição feita na sexta-feira, 25, da capacidade de 4,9 bilhões de litros, os reservatórios estão com apenas 1,9 bilhão.

Diante dessa situação, Leonardo Rego afirma que o Departamento Nacional de Obras Contras as Secas (DNOCS) está determinando o uso racional de água e uso prioritário para o abastecimento humano. Com isso, alguns produtores irrigantes terão de reduzir ou suspender a produção, até a normalização do sistema de abastecimento.

A adutora Jerônimo Rosado, que tem sua água utilizada para o abastecimento dos municípios do Vale do Açu e Região Oeste do Estado, começa a reduzir sua capacidade de abastecimento, isso porque o reservatório com capacidade para armazenar 2.400.000.000m³ está com apenas 37,16 %.

Fonte: Jornal de Fato

A terra voltou a tremer em Pedra Preta

Nesta quarta-feira(27), às 05h50 UTC (02h50 hora local), ocorreu um novo tremor, desta vez de magnitude 3.4 em Pedra Preta. Segundo o Chefe de Gabinete da Prefeitura de Pedra Preta, Jorge Alessandro, esse tremor foi bastante sentido pela população local.
O registro do evento na estação de Riachuelo (RCBR) é mostrado na Figura 1.
Como se pode notar, nos últimos dias, embora a atividade sísmica tenha diminuído, no número de eventos registrados e percebidos, continuam ocorrendo tremores acima do limiar de percepção. “Como sempre dissemos, não é possível prever como a atividade sísmica em Pedra Preta vai evoluir, podendo tanto diminuir quanto aumentar, em número e magnitude”, explicaram Joaquim Ferreira, Eduardo Menezes(LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET, USGS)
Sismos Nordeste
Fonte:O xerife