segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Campanha de vacinação contra o sarampo acaba esta semana

A campanha de vacinação contra o sarampo termina na próxima sexta-feira (30). Crianças de 1 a 7 anos devem ser levadas aos postos de saúde para fazer a imunização. Quem já foi vacinado pode receber a dose novamente.
Inicialmente, a campanha estava prevista para terminar no último dia 16, mas foi prorrogada pelo Ministério da Saúde por duas semanas. Segundo a pasta, o objetivo é identificar os municípios com cobertura vacinal menor e intensificar a mobilização nessas localidades.
O sarampo é uma doença altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão acontece quando o doente tosse, fala ou respira. A vacina é a forma mais eficaz de prevenção e está disponível durante todo o ano nos postos de saúde. 

Fonte:no minuto

Barbaridade: pintor estupra filha de 2 anos, mata a esposa e se suicida

O estupro de uma filha de dois anos, o assassinato da mãe e em seguida o suicídio do pai modelaram o quadro da tragédia de uma família na rua Poços de Caldas, nas imediações do conjunto Pirangi com Cidade Verde, na Zona Sul de Natal.
De acordo com a matéria publicada no TN Online, o pintor e pedreiro Francisco Quirino Júnior 33 anos, matou a dona de casa Ione Gomes da Silva, 29 anos, com  uma barra de ferro encravada no coração, na madrugada deste domingo, dia 25, e depois seguiu par o condomínio Jardim do Sul, no número 487 da avenida Abel Cabral, de onde pulou, com um corda no pescoço, do andaime de um bloco que estava passando por reformas.
Com base em informações preliminares de moradores, o delegado de Plantão, Pedro Paulo Falcão, disse que o pedreiro teria estuprado a criança e, provavelmente discutido com a mulher, a matando em seguida.
Segundo o delegado, o casal tinha três filhos, um dos quais de três ou quatro anos, e outro de 11, que teria informado que a menina de dois anos fora amarrada ao pé da cama.
Moradores teriam informado à Polícia, que o  pedreiro passou a noite bebendo. A vizinhança foram alertadas pelas outras crianças, aos gritos, que o pai tinha matado a mãe.
O delegado disse que moradores do condomínio "ouviram o baque" do corpo caindo e correram para o local, cortaram a corda, mas o pedreiro já estava agonizando, com sangue saindo pela boca e morreu no local. De acordo com a polícia, a criança violentada foi encaminhada ao hospital Januário Cicco.
O caso deve ser investigado pela 2ª Delegacia de Polícia, em Parnamirim
.
fonte :jean carlos

Cãimbra

O que é:

A cãibra ou cãimbra, é uma contração súbita, de curta duração e, geralmente, dolorosa de um músculo ou de um grupo muscular. São comuns nos indivíduos saudáveis, especialmente após um exercício extenuante.

O que causa Cãimbra

As cãibras podem ser causadas por uma irrigação sanguínea inadequada dos músculos. podendo ocorrer por exemplo, quando após uma refeição, o sangue flui principalmente para o trato gastrointestinal  irrigando os músculos envolvidos no processo digestivo e não para os músculos esqueléticos nos braços e pernas. Outra causa comum de cãibras é a desidratação ou desequilibrio mineral, especialmente a hipocalemia (carência de potássio).

Como prevenir as Cãimbras

Normalmente, as cãibras podem ser prevenidas simplesmente evitando- se a realização de exercícios após uma refeição e realizando alongamento antes do exercício e antes de dormir, hidratando-se bem e praticando uma alimentação rica em alimentos frescos para repor as perdas de minerais dervadas da sudorese.

Como tratar as Cãimbras

Em geral as câibras são inofensivas e não exigem tratamento. Mas durante uma cãimbra recomenda-se alongar o músculo afetado. Por exemplo: Se for uma cãimbra na panturrilha deve-se apoiar o pé no chão e inclinar um pouco o corpo para frente até que o músculo da batata da perna, o gastrocnêmio, seja alongado e a cãimbra passe.

Infecção hospitalar no Brasil mata mais do que guerra do Vietnã


 
.
Segundo reportagem d’O Globo, a Polícia Federal investiga irregularidades (superfaturamento, licitações suspeitas e pagamentos sem contratos) em seis hospitais federais do Rio. E soube-se, por pesquisa da Comissão Nacional de Biossegurança, que cem mil pessoas morrem por ano no Brasil por infecção hospitalar.
São dados que nacionalizam inquestionavelmente a tragédia da Saúde. Neste último caso, imprime-se à desgraça um viés macabro. A estatística da comissão mostra que a cada 365 dias morrem quase duas vezes mais brasileiros em hospitais — por princípio um espaço de preservação da vida — do que o total de soldados americanos abatidos em batalhas durante toda a Guerra do Vietnã.
É apavorante o raio X que a pesquisa, faz das condições de higiene na rede hospitalar (pública e privada). Em média, 80% dos hospitais brasileiros não fazem o controle adequado.
Fonte o xerife