segunda-feira, 16 de maio de 2011

Gabarito extra ofical do concurso dos correios para o cargo de atendente comercial

O blog messias online consegui através do site do professor guedes o gabarito extra ofical para os condidatos que prestaram provas neste último domingo dia 15-05-2011.






[leia] Ministro Garibalde e líder do PMDB Henrique Alves são condenados por improbidade

Henrique Alves (esq.) e Garibaldi, condenados em 1ª instância na Justiça de RN


O ministro Garibaldi Alves (Previdência) e o líder do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), foram condenados em primeira instância por improbidade administrativa.
A pena prevista para esse tipo de crime é suspensão dos direitos políticos de um a três anos e pagamento de uma multa equivalente a três vezes a remuneração nos cargos que ocupavam na época.

Os dois políticos ainda podem recorrer da sentença, publicada no "Diário Oficial da Justiça" na última sexta-feira e noticiada em primeira mão Pelo blog da jornalista Thaisa Galvão.

O processo que resultou na condenação, ainda não transitada em julgado, foi aberto a partir de iniciativa do Ministério Público Estadual de 2002, quando Garibaldi era governador do Rio Grande do Norte e seu sobrinho Henrique Alves era titular da Secretaria de Projetos Especiais.
A juíza Ana Cláudia Secundo da Luz considerou procedente a denúncia formulada pelo Ministério Público, que apontou uso da publicidade oficial do Estado para promoção pessoal de Garibaldi e Henrique Alves.

O Ministério Público apontou "veiculação maciça" de publicidade oficial na TV em novembro e dezembro de 2001, na qual a imagem dos dois peemedebistas aparecia junto a obras do governo. Para os promotores, a propaganda foi usada para beneficiar politicamente o então governador e seu secretário, o que fere o artigo 37 da Constituição Federal, que estabelece o princípio da impessoalidade na propaganda oficial.

"Conforme as informações obtidas na tramitação do procedimento administrativo, ficou comprovada a intensa exposição na mídia, as custas do erário, da imagem dos demandados, personalizando nas suas figuras os êxitos anunciados nas peças publicitárias da administração estadual", ressaltou na peça de acusação o MP.

Na denúncia, o MP diz que a publicidade de programas como o Nossa Gente representava "uma obra de marketing político custeada com recursos públicos", concebida para "alavancar" as pretensões eleitorais do ex-secretário, então postulante ao governo do Estado, "pois o mesmo aparece por sete vezes em apenas sessenta segundos, sem verbalizar qualquer mensagem".

Na sentença, a juíza diz que "Vê-se claramente que houve promoção pessoal grosseira, bem distinto da propaganda institucional legítima".

Os ex-gestores foram condenados, ainda, à proibição de contratar com o poder público ou a receber benefício ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual sejam sócios majoritários, pelo prazo de três anos.


Chica Brejeira: Homenagem Póstuma à Mulher de Maior Longevidade do RN

Do Jornal O Mossoroense

Natural do município de Messias Targino, situado no Médio Oeste do Rio Grande do Norte, a senhora Francisca Tavares de Oliveira, mais conhecida como Chica Brejeira, ainda hoje é a potiguar de maior longevidade do Estado. Recebeu a alcunha devido ao hábito, adquirido desde muito cedo, de fumar um grosso cigarro de fumo brejeiro.

Nascida no sítio Salobro, em 1884, Mãe Chica, como também era conhecida, viveu 119 anos. Mulher, negra e abandonada pelo primeiro esposo com oito filhos, enfrentou todas as  dificuldades surgidas ao longo da vida.

Dona Chica era parteira, benzadeira e cuidava dos doentes da cidade sem cobrar pelos serviços prestados. Muito simpática, todos gostavam muito de conversar com ela, principalmente, pela sua alegria.

A história de vida de Chica Brejeira foi bastante discutida durante o Encontro do Cangaço que aconteceu no município de Currais Novos, no último final de semana do mês de abril. Além dos debates em torno da importância de se manter viva a memória dessa figura histórica de Messias Targino, foi apresentado um documentário sobre sua trajetória.

O vereador petista Genésio Pinto, de Messias Targino, que também é presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município, tem entre suas bandeiras de luta a constante busca pela manutenção da memória da dona Chica Brejeira.

Vamos manter acesa essa discussão para que a história dessa mulher não caia no esquecimento. Para divulgar a sua trajetória o Sindicato de Messias Targino produzirá um cordel sobre toda a vida de dona Chica, que envolve a questão da negritude, da mulher e da cultura do município”, frisa Genésio Pinto.

Segundo historiadores, a descendência de Chica Brejeira é tão grande que nem mesmo os familiares conseguem enumerar. Um jornal aqui de Mossoró publicou uma matéria no ano 2001 afirmando que ela tinha 8 filhos vivos, 93 netos, 297 bisnetos, 194 trinetos e 3 tetranetos.

Dona Chica sofria de úlcera estomacal e aos cem anos teve que se submeter a uma cirurgia de alto risco. Ela foi operada aqui em Mossoró, pelo Dr. Rosado Cantídio, na Casa de Saúde Dix-sept Rosado. Dona Chica Brejeira faleceu 19 anos depois, no dia 31 de dezembro de 2002.

Fonte: O Mossoroense