domingo, 23 de maio de 2010

Governador do RN marca data para inaugurar maior estátua do Brasil em Santa Cruz

Durante a procissão de Santa Rita de Cássia, padroeira do município de Santa Cruz, neste sábado (22), o governador Iberê Ferreira de Souza anunciou a inauguração do complexo turístico e religioso de Santa Rita de Cássia já para o dia 27 de junho. A procissão, que levou milhares de pessoas de todo o Rio Grande do Norte às ruas da cidade, encerra a programação religiosa em homenagem à santa.

“Faço questão de participar dessa festa, na minha terra, todos os anos. Neste ano em particular, se há uma pessoa que tem a agradecimentos a fazer a Santa Rita de Cássia, essa pessoa sou eu”, assinalou o governador, referindo-se a sua recuperação após cirurgia de retirada de nódulo no pulmão. Iberê ressaltou ainda que “é uma honra voltar à Santa Cruz para anunciar a inauguração de um símbolo da fé do nosso povo”.

Maior estátua do país com 56 metros de altura, a imagem de Santa Rita de Cássia deverá atrair para o município de Santa Cruz e para a região Trairi as atenções do turismo religioso. O monte onde está erguida a estátua já foi transformado pela Igreja Católica em Santuário de Santa Rita de Cássia e deverá receber peregrinos de todas as partes do país.

Pela grandiosidade da imagem e pela forte devoção do povo a Santa Rita de Cássia, padroeira de Santa Cruz, a estátua terá impacto direto na economia local e na vida da população do município e da região do Trairi. “Essa obra irá promover o turismo religioso, transformando totalmente a economia da cidade, gerando emprego e renda para o município e para toda a região”, afirmou o prefeito de Santa Cruz, Péricles Farias.

O Governo do Estado investiu R$ 1,2 milhão em obras de infraestrutura e na construção da passarela de pedestres que levará os fiéis até o local da estátua. “A grande imagem de Santa Rita de Cássia, que se eleva no horizonte do Trairi, vai impulsionar em definitivo o turismo religioso em Santa Cruz e região, trazendo mais desenvolvimento para a população”, declarou o governador Iberê Ferreira.

A estátua de Rita de Cássia em Santa Cruz com seus 56 metros é mais alta que o Cristo Redentor (38) e do que a Estátua da Liberdade (44).

Estiveram presentes no encerramento das festividades de Santa Rita de Cássia a ex-governador a Wilma de Faria, os senadores Garibaldi Filho e Rosalba Ciarlini, o deputado Walter Alves, o vice-prefeito de Santa Cruz, João Olímpio Ferreira de Souza e o ex-prefeito de Santa Cruz, Luiz Antônio Farias, Tomba

Arqueólogos egípcios descobrem coleção de tumbas faraônicas

Múmias de vários períodos estão conservadas em bom estado.
Região da descoberta fica a 100 quilômetros do Cairo.

Um grupo de arqueólogos egípcios descobriu uma coleção de cerca de 50 tumbas que conservam as múmias em bom estado, pertencentes a vários períodos faraônicos, anunciou neste domingo (23) o ministro de Cultura egípcio, Farouk Hosny.

Em comunicado, o ministério detalha que os túmulos foram localizados na região de Al Fayoum, a 100 quilômetros ao sudoeste do Cairo, em uma região arqueológica conhecida como Lahun, onde está a pirâmide de mesmo nome.

Os túmulos contêm sarcófagos de madeira pintada e conservam as múmias em bom estado, sob uma vendagem decorada com passagens religiosas do Livro dos Mortos e cenas que representam diferentes deidades do antigo Egito.

Sarcófago de madeira pintado estava em uma das tumbas descobertas em Lahun, no Egito.Sarcófago de madeira pintado estava em uma das tumbas descobertas em Lahun, no Egito. (Foto: Supreme Council of Antiquities/AP)

Durante a escavação foram descobertos quatro cemitérios: um deles data da primeira e a segunda dinastia (2750-2649 a.C.), o segundo pertence ao reino médio (2030-1660 a.C.), enquanto o terceiro e quarto estão datados no reino novo (1550-1070 a.C.) e outro do período tardio (724-343 a.C.), respectivamente.

O diretor da missão arqueológica, Abdul Rahman Al-Ayedi, indicou que os cemitérios da primeira e a segunda dinastias estão compostos por 14 túmulos, um dos quais "quase intacto". Em seu interior foram encontrados objetos funerários e um sarcófago de madeira com uma múmia envolvida em linho.

Conforme o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades, Zahi Hawass, a outra tumba, pertencente à XVIII dinastia (1550-1295 a.C.), abriga 12 sarcófagos de madeira empilhados uns sobre os outros.

Região onde foram encontradas as tumbas fica a 100 quilômetros do Cairo.Região onde foram encontradas as tumbas fica a 100 quilômetros do Cairo. (Foto: Supreme Council of Antiquities/AP)

Os cemitérios (dos reinos médio e novo) têm 31 túmulos, a maioria pertencentes às dinastias XI e XII (2030-1840 a.C.).

Cada um destes túmulos inclui um sarcófago de madeira pintado em cujo interior há uma múmia vendada e decorada com textos religiosos (que segundo as crenças ajudam os mortos a atravessar para o mundo além), assim como cenas de diferentes deidades do antigo Egito como Horus, Hathor, Knum e Amon.

Além disso, a missão encontrou nas quatro esquinas do templo do rei Senusret II quatro poços onde foram encontradas vasilhas de barro.

No ano passado, esta mesma equipe de arqueólogos desenterrou uma necrópole com 53 túmulos escavados na rocha que datam do reino médio e novo e da XXII dinastia faraônica (III, II e II milênio a.C.).