terça-feira, 9 de novembro de 2010

Estudo liga uso de analgésicos na gravidez a malformações em meninos

O uso prolongado de paracetamol e outros analgésicos durante a gravidez pode trazer riscos à saúde de bebês meninos, segundo especialistas.
Um estudo feito por cientistas da Dinamarca, Finlândia e França vinculou a ingestão desses medicamentos a um maior número de nascimentos de bebês com criptorquidia.
Bebês que nascem com esse distúrbio - também conhecido como testículo ectópico - apresentam o testículo escondido ou fora do lugar.
A criptorquidia está associada à infertilidade e ao câncer no final da vida.
De maneira geral, a orientação médica para mulheres grávidas é que, quando possível, evitem tomar analgésicos.
O novo estudo, publicado na revista científica Human Reproduction, levou especialistas a pedir que mais pesquisas sobre o assunto sejam feitas o quanto antes.
Eles recomendaram às mulheres grávidas, no entanto, que o uso de analgésicos para uma dor de cabeça ocasional não deve causar mal ao bebê.
O serviço nacional de saúde britânico, o NHS, aconselha que mulheres evitem tomar remédios durante a gravidez, mas permite o uso do paracetamol em doses pequenas e durante períodos curtos para aliviar a dor.
Mais de a metade das mulheres grávidas na Europa e nos Estados Unidos admitiram tomar analgésicos moderados.
EstudoMais de duas mil mulheres grávidas e seus filhos participaram do novo estudo.
Os pesquisadores concluíram que as mulheres que usaram mais de um analgésico simultaneamente, como por exemplo o paracetamol e o ibuprofeno, apresentaram sete vezes mais riscos de ter filhos com algum tipo de criptorquidia do que as mulheres que não tomaram nenhum analgésico.
O segundo trimestre, de 14 semanas a 27 semanas de gestação, pareceu ser um período particularmente sensível.
Riscos MaioresO uso de qualquer analgésico nessa fase da gravidez foi associado a um risco dobrado de nascimentos com criptorquidia.
Outros tipos de analgésicos, como o ibuprofeno e a aspirina, foram vinculados a riscos quatro vezes maiores.
O paracetamol usado sozinho também pareceu aumentar os riscos, mas o resultado foi pouco significativo em termos estatísticos.
O uso simultâneo de mais de um analgésico, incluindo o paracetamol, durante o segundo trimestre da gravidez, aumentou os riscos 16 vezes.
Tomar analgésicos por mais de duas semanas também pareceu aumentar os riscos significativamente.
Os pesquisadores suspeitam de que analgéscos interferem na atividade natural dos hormônios masculinos em fetos de meninos, atrapalhando seu desenvolvimento normal.
Estudos feitos em ratos parecem reforçar essa teoria.
O cientista Henrik Leffers, do Rigshospitalet, em Copenhague, liderou o estudo.
- A exposição a perturbadores endócrinos é o mecanismo por trás de um aumento em problemas reprodutivos entre jovens do sexo masculino no mundo ocidental- disse Leffers.]
- Esse estudo sugere que atenção particular deve ser dada ao uso de analgésicos suaves durante a gravidez, já que isso pode ser uma razão importante desses problemas.
Apesar de algumas limitações do estudo - por exemplo, algumas mulheres podem não ter lembrado com precisão o número de vezes que tomaram analgésicos - os pesquisadores dizem que suas descobertas indicam que o tipo de aconselhamento dado a mulheres grávidas quanto ao uso de analgésicos deve ser reconsiderado.
Eles solicitaram que sejam feitas mais pesquisas sobre o assunto.
RepercussãoAllan Pacey, especialista em andrologia da Universidade de Sheffield, no norte da Inglaterra, disse: "Há algum tempo os cientistas se preocupam com a possibilidade de que a exposição da mãe a substâncias químicas durante a gravidez cause problemas de reprodução em bebês meninos".
- Entretanto, há relativamente poucos exemplos concretos e muito do trabalho feito até hoje é de fundo teórico.
- Isto torna esses estudos um tanto quanto alarmantes, já que eu divido que alguém suspeitasse de que analgésicos comuns pudessem ter esses efeitos - disse Pacey.
- Claramente, é prioritário que mais pesquisas sejam feitas.
O médico Basky Thilaganathan, da Faculdade Real de Obstetrícia e Ginecologia da Grã-Bretanha, disse que as revelações precisam ser interpretadas com cuidado.
Ele explicou: "o estudo mostra uma associação em vez de uma relação causal. É possível as mães tenham tomado esses analgésicos por causa de alguma doença, por exemplo, uma infecção viral, durante a gravidez. Essa (infecção viral) pode ter sido a causa real dos problemas."
A criptorquidia afeta um em cada 20 meninos na Grã-Bretanha.

Bandidos fazem arrastão em prédio da Defensoria Pública no interior

Dois homens armados invadiram e fizeram o arrastão no edifício da Defensoria Pública de Mossoró, na manhã desta terça-feira (09). O fato aconteceu por volta das 11h30.

De acordo com informações da Central de Operações da Polícia Militar (Copom), cada assaltante chegou em uma moto, armados de revólver. Eles renderam funcionários e roubaram equipamentos eletrônicos, celulares e objetos pessoais.

A polícia realizou diligências na região, mas ainda ainda não tem pistas sobre os bandidos.

Concurso público para Secretaria Estadual de Saúde tem prazo prorrogado

Em matéria publicada no Diário Oficial do Estado, no último sábado (6), o governador Iberê Ferreira de Souza prorrogou, por mais dois anos, o concurso público realizado para provimento de vagas na Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap).

A prorrogação começa a contar a partir do dia 27 de dezembro de 2010, para o preenchimento de cargos e formação de cadastro de reserva da Sesap.

Concurso

O certame ocorreu em 30 de março de 2008, quando foram oferecidas 1.010 vagas para convocação imediata e 4.040 para formação de cadastro de reserva para diversos cargos do nível médio e superior, como médico, enfermeiro, biólogo, comunicador social, farmacêutico bioquímico, necrotomista, técnico de análises clínicas, técnico de enfermagem, dentre outros.

Justiça suspende divulgação do gabarito do Enem

A Justiça Federal do Ceará, por meio da juíza da 7º Vara Federal Karla de Almeida Miranda Maia, determinou nesta terça-feira a suspensão da divulgação do gabarito do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. Segundo o Ministério Público Federal do Ceará, a juíza considerou importante que o gabarito não seja divulgado, porque poderá acarretar ânimos acirrados entre os candidatos eventualmente aprovados e aqueles que não obtiveram resultado positivo.
Pela decisão também estão suspensos o recebimento de requerimentos administrativos de qualquer aluno prejudicado ou não, seja por preenchimento do cartão resposta, providências administrativas de guarda e tratamento do material utilizado no exame, e ainda, a realização das etapas que antecederem a publicação do resultado final. A determinação da Justiça pela suspensão do exame partiu da ação civil pública ajuizada pelo Ministério Público Federal no Ceará, quando o procurador da República Oscar Costa Filho questionou a segurança do Enem.

ENCONTRADO CADÁVER NA ZONA RURAL DE PATU

Foi encontrado na tarde deste domingo, 07/11, um cadáver em avançado estado de decomposição no sítio Mundo Novo, zona rural do município de Patu.
Segundo informações da Polícia Militar, o cadáver está em um local de difícil acesso num serrote localizado entre Patu e Messias Targino.
O cadáver é de um homem que aparentemente tinha entre 20 e 30 anos de idade e o mesmo está nu.
O ITEP foi comunicado do fato e informou que virá amanhã pela manhã para recolher o corpo para a sede do órgão em Mossoró para a realização dos exames que poderão descobrir as causas da morte.
Quem souber do desaparecimento de alguma pessoa na região ou tiver algum parente desaparecido, entrar em contato com a Polícia Militar de Patu através do telefone: 84 - 3361 - 2511 ou com a 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil através do telefone: 84 - 3361 - 4703.
Peço aos colegas blogueiros que divulguem essa matéria para alcançar um número maior de pessoas.

Enem 2010

Alunos prejudicados pela prova amarela poderão ter nova chance

O presidente do Inep, professor Joaquim José Soares Neto, confirmou agora há pouco, em Brasília, que os alunos eventualmente prejudicados por falhas de impressão no caderno amarelo das questões do Enem 2010, aplicado neste final de semana, poderão ter uma nova chance.
O Professor Neto reafirmou que nenhum candidato será prejudicado. E que, portanto, caso fique comprovado que estes estudantes tiveram seu direito afetado, no limite, poderão refazer a prova.
O Inep apurou que um lote inferior a 1% do total das provas do caderno amarelo apresentou problemas de impressão. Deste total, a grande maioria dos estudantes recebeu um novo exemplar do caderno de questões. Uma minoria deixou de ter o caderno substituído ou se recusou a substituir a prova.
O Inep deverá receber nos próximos dias os relatórios de aplicação das provas, de todos os locais. Vai analisar caso a caso o ocorrido. E, ficando comprovado que o direito dos estudantes foi prejudicado, estudará uma forma de reaplicar a prova.
Assessoria de Imprensa do Inep/MEC