sexta-feira, 30 de agosto de 2013

PMDB a horas de romper com o governo Rosalba

Está marcado para esta sexta-feira o fim do romance entre o PMDB e o governo Rosalba Ciarlini (DEM).
Depois da exoneração do secretário de Assistência Social, Luiz Eduardo Carneiro, indicado do ministro Garibaldi Filho, deverão entregar os cargos hoje, depois da reunião da Executiva do PMDB, os demais auxiliares do governo com DNA peemedebista.
A reunião está agendada para Pas 3 da tarde.
Após oficializado o rompimento que o PMDB já sonhava, mas só Henrique não queria, ficarão vagas as seguintes pastas, com a exoneração de seus titulares:
Agricultura – José Teixeira de Souza Júnior
SEARA – Rodrigo Fernandes
CEHAB – João Felipe de Medeiros
Potigás – Fernando Dinoá de Medeiros Filho
FUNDAC – Getúlio Batista da Silva Neto
EMATER – Henderson Abreu
Fonte:Thaisa Galvão

Cerveja ajuda a aumentar o colesterol bom no sangue

Hoje à noite, tomar uma gelada no happy hour terá um motivo especial: o cuidado com a saúde. Duas pesquisas recentes, realizadas na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e na Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha, mostram que o consumo moderado de cerveja eleva o nível de colesterol bom (HDL) no sangue, o que é benéfico ao coração.
Moderação, nesse caso, significa nada mais do que duas latas (350ml cada) por dia para homens e uma para mulheres. A princípio, o álcool é o responsável pelo benefício do aumento do HDL, que também pode ser obtido com outras bebidas alcoólicas, desde que respeitada a quantidade máxima diária de 30 gramas de etanol.
— Um dos efeitos colaterais do álcool, quando ingerido em excesso, é o aumento de gordura no fígado, que pode trazer danos cerebrais e circulatórios — diz a nutricionista esportiva e fisiologista Andrea Zaccaro de Barros.
Fonte:O xerife

Provas do concurso da Assembleia acontecem neste domingo

Mais de 28 mil pessoas vão se reunir em Natal, na manhã deste domingo, 1º de setembro, para concorrer a uma vaga no primeiro concurso público da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. As provas serão aplicadas em 22 instituições de ensino, distribuídas pelas quatro regiões da cidade. Um total de 1.258 profissionais será mobilizado para dar apoio aos candidatos durante o exame, sendo 1.090 fiscais, 120 auxiliares e 48 coordenadores.
O presidente da Assembleia, o deputado Ricardo Motta, divulgou mensagem destinada aos candidatos do concurso, “Quero desejar boa sorte a você que vai participar do primeiro concurso da história de nossa Assembleia Legislativa em 178 anos. Cumprimento cada candidata e candidato, recomendando concentração máxima nas provas, que serão feitas pela Fundação Carlos Chagas neste domingo, 1º de setembro. Chegue cedo aos locais de prova com os documentos exigidos. Não se atrase, ninguém entra depois das 8 horas! Boa sorte a todos. Boa prova e que o nosso primeiro concurso ocorra dentro da mais absoluta tranquilidade”.
Fonte:Xerife

Síria: França diz que ataques aéreos podem ocorrer quarta-feira

Paris - O presidente francês, François Hollande, disse hoje (30) que os ataques militares à Síria podem ocorrer quarta-feira (4) e que a rejeição britânica a uma intervenção não vai alterar a posição de Paris. "A França quer uma ação firme contra o regime de Damasco", declarou Hollande, em entrevista ao jornal Le Monde, um dia depois de os deputados britânicos terem recusado uma intervenção militar na Síria.
Na quarta-feira, o Parlamento francês reúne-se, em sessão extraordinária, para um debate, sem votação, sobre a situação na Síria.
"Cada país é soberano para participar, ou não, de uma operação. Isso vale para o Reino Unido, como para a França", indicou Hollande, questionado sobre a possibilidade de intervir na Síria, sem o apoio de Londres. "Vou falar hoje com [o presidente norte-americano] Barack Obama", acrescentou.
Hollande, que é, a partir de agora, o principal aliado dos Estados Unidos após a decisão britânica, excluiu a possibilidade de qualquer intervenção antes da saída dos inspetores da Organização das Nações Unidas (ONU), que investigam na Síria os possíveis ataques com armas químicas.
A missão da ONU deve deixar o país neste sábado (31) e fazer de imediato um relatório oral ao secretário-geral da instituição, Ban Ki-moon.
Hollande disse não ser "favorável a uma intervenção internacional para 'libertar' a Síria ou derrubar o ditador". Acrescentou, no entanto, que "se deve travar um regime que comete atos irreparáveis contra a população".
Para ele, "uma série de indícios [aponta] no sentido da responsabilidade do regime" do presidente Bashar Al Assad, após a morte de centenas de pessoas, em 21 de agosto, nos arredores de Damasco, em ataques com armas químicas.
Fonte:Agência Brasil

Juiz determina bloqueio financeiro do Estado por descumprimento de lei que garante medicamento a portadora de diabetes

O juiz da 4ª Vara da Fazenda Pública, Cícero Macedo, determinou o bloqueio de R$ 15.908,49 das contas do Estado, por descumprimento de decisão. Ele havia ordenado ao Poder Público que garantisse o fornecimento de medicamentos e equipamentos, como é o caso de uma bomba de infusão contínua de insulina, a uma portadora de Diabetes Mellitus tipo 1. A determinação foi descumprida reiteradas vezes.
A autora informou que a doença se agravou recentemente em razão do estado de gestação. Ela destacou ainda que sofre da doença desde 1991, e vem, desde então, se tratando com providências cuidadosas para que não ocorra o agravamento do mal. Mas a autora disse que, mesmo desta forma, tivera problemas graves como retinopatia diabética proliferativa (tipo de retinopatia de maior gravidade), nefropatia diabética e neuropatia diabética sensitivo motora, todas atestadas pelo médico.
O juiz Cícero Macedo destacou que o bloqueio de verbas é a única alternativa viável no momento, para que possa ser garantida a eficácia da prestação jurisdicional. “Diante da necessidade de ser garantida à autora a promoção do direito à saúde, mediante a efetividade da decisão judicial, determino que a Secretaria da Vara expeça mandado ao Banco do Brasil (..) [para que] realize o bloqueio”, determinou.
A instituição bancária tem 72 horas para comprovar o bloqueio dos valores. O Estado também será intimado para, também em 72 horas, cumprir voluntária e fielmente a decisão judicial. Em caso de não cumprimento ou ausência de qualquer resposta, será expedido alvará de autorização para liberação do valor. A autora deverá comprovar a compra dos medicamentos e insumos no prazo de cinco dias após a compra, apresentando as respectivas notas e cupons fiscais.
Fonte:JH

Vazamento seguido de incêndio é contido na Refinaria Potiguar Clara Camarão

A Petrobras divulgou nesta sexta-feira (30), por meio de nota oficial, que a Refinaria Potiguar Clara Camarão, localizada no municipio de Guamaré, região Costa Branca do Rio Grande do Norte, sofreu uma perda de contenção seguida de incêndio. 
O acidente ocorreu na unidade de destilação atmosférica da Refinaria, às 15h15 desta quarta-feira (28). De acordo com a Petrobras, a equipe de resposta a emergências combateu rapidamente o fogo. Não houve vítimas e não há risco de desabastecimento do mercado.
Fonte:Tribuna do Norte