quarta-feira, 3 de junho de 2015

FBI investiga escolhas de Rússia e Qatar como sedes da Copa

A investigação conduzida pelo FBI e pela Procuradoria de Justiça dos EUA, que já solicitou a prisão de nove dirigentes da Fifa e cinco empresários de marketing esportivo acusados de integrar um esquema de corrupção, agora bate à porta de novo alvo: as escolhas de Rússia e Qatar como sedes das Copas do Mundo de 2018 e 2022, respectivamente. De acordo com a agência de notícias Reuters, a votação que elegeu, em 2010, os países-sede das próximas duas Copas serão alvo de investigações complementares ao processo iniciado na última semana.
Quando a investigação dos EUA veio à tona, na última quarta-feira, a Justiça americana informou que as acusações diziam respeito ao pagamento de propinas no valor de U$ 150 milhões para dirigentes da Concacaf, Conmebol e Fifa, em vendas de direitos de transmissão de torneios de seleções. Naquela ocasião, o procurador americano Kelly Currie afirmou que o indiciamento das 14 pessoas não era o capítulo final da investigação. Em paralelo a isso, autoridades da Suíça, onde foram presos sete dos acusados na investigação do FBI, anunciaram a criação de seu próprio inquérito criminal a respeito das sedes das próximas duas Copas do Mundo.
O desejo de investigar as escolhas de Rússia e Qatar como sedes das Copas de 2018 e 2022 é antigo. Inglaterra e EUA, derrotados na votação em questão, em dezembro de 2010, levantaram dúvidas sobre compra de votos no Comitê Executivo da Fifa, responsável pela seleção dos países-sede de cada edição da Copa do Mundo. Os ingleses tentavam sediar a Copa de 2018, enquanto os EUA lutavam pela organização da edição de 2022.
Autoridades de Rússia e Qatar negaram repetidas vezes a existência de irregularidades no processo de suas escolhas como países-sedes das próximas Copas. Na última semana, após o FBI solicitar a prisão de 14 acusados de participação no escândalo de corrupção da Fifa, o governo russo questionou os reais interesses dos EUA, levantando a possibilidade de uma conspiração para retirar da Rússia o posto de sede da Copa do Mundo de 2018.
INTERPOL VAI ATRÁS DE JACK WARNER E NICOLAS LEOZ
Nesta segunda-feira, a organização policial internacional Interpol incluiu em sua lista de procurados dois ex-dirigentes da Fifa, ambos investigados pelo FBI. Jack Warner, ex-presidente da Concacaf, e Nicolas Leoz, antigo mandatário da Conmebol, tiveram suas prisão solicitadas pela Interpol. Os dois já tinham recebido mandado de prisão do FBI na última semana. Warner se apresentou às autoridades em Port of Spain, capital de Trinidad e Tobago, e passou a noite na cadeia antes de conseguir pagar fiança. Leoz, que estava hospitalizado no Paraguai, cumprirá prisão domiciliar ao menos por 60 dias, enquanto a Justiça dos EUA apresenta formalmente suas provas.
A Interpol também emitiu alertas, que não equivalem a mandados de prisão, para os empresários de marketing esportivo Alejandro Burzaco (Torneos y Competencias, ou TyC Sports), Jose Margulies (Traffic, empresa do brasileiro J. Hawilla), Hugo e Mariano Jinkins, ligados ao grupo Full Play.
Fonte:O Globo

Estudantes já podem entrar na página do Sisu para consultar cursos

As inscrições começam na segunda-feira (8), mas os interessados já podem consultar a lista de cursos na página do Sisu na internet.
A segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vai oferecer 55.576 vagas em 72 instituições públicas. As inscrições começam na segunda-feira (8), mas os interessados já podem consultar a lista de cursos na página do Sisu na internet:http://sisu.mec.gov.br/
Para participar do Sisu, o candidato precisa ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e não ter zerado a redação. As inscrições estarão abertas do dia 8 ao dia 10 deste mês, no site do programa.
O número de vagas aumentou em relação à segunda edição, no ano passado, quando foram ofertadas 51.412 vagas em 67 instituições. O ritmo do aumento das vagas, no entanto, diminuiu. Este ano cresceu 8% em relação a 2014. No ano passado, foram 29% em comparação com 2013.
Em 2014, cerca de 6,2 milhões de candidatos fizeram o Enem em todo o país.
Fonte: Agência Brasil

‘Xerife da Lei Seca no RN’, Styvenson Valentim, é promovido a capitão na Polícia Militar

Assim como ele, mais de cem oficiais foram promovidos pelo Governo do estado

O governador Robinson Faria publicou na tarde desta quarta-feira, em seu perfil no Facebook, uma nota onde parabeniza mais de 100 oficiais da Polícia Militar do RN, que foram promovidos.
Entre eles, está o comandante da operação Lei Seca no Estado, Styvenson Valentim, que passa de tenente para capitão. As promoções ocorreram devido à substituição das vagas de policiais aposentados ou falecidos, além da reposição dos postos dos que também foram promovidos
“Quero parabenizar os 111 oficiais que foram promovidos hoje e dizer que vocês tem papel fundamental na Segurança Pública do Estado. Peço a lealdade de todos, principalmente à população que anseia por resultados. Temos como meta a promoção de pelo menos 1.870 praças da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do RN, neste ano”, disse Robinson.
Fonte:JH

População carcerária no RN cresce mais de 160% em sete anos

A população carcerária no Rio Grande do Norte cresceu 161% dentro de sete anos. O dado é do Mapa do Encarceramento divulgado nesta quarta-feira (03). O estudo traz o RN em terceiro lugar à nível nacional e mostra que tal crescimento nesse período no estado potiguar foi intensificado entre 2011 e 2012.
Segundo a pesquisa, o RN aparece atrás apenas de Minas Gerais (624%) e Espírito Santo (182%). Com 29%, o Rio Grande do Sul apresentou o menor percentual de crescimento da população prisional do país que teve crescimento de 74%.
Com 5.845 detentos, o RN aparece como 19º estado do país em população carcerária. São Paulo lidera com 190.828 presos e Roraima aparece na outra ponta da lista com 1.769 apenados.
À nível de Nordeste, o RN ocupa o quinto lugar, atrás de Pernambuco com 28.769; Ceará com 17.622; Bahia, com 10.251; e Paraíba, com 8.723 presos. No ranking nacional do déficit prisional em 2012, o estado potiguar figura na 8ª colocação, com razão de 1,8 detento por vaga. No país, Alagoas lidera com 3,7.
DEFENSORIA PÚBLICA
O estudo também aponta que um levantamento do Ipea realizado em 2013  traz que o RN é listado na 20ª posição, com 102 cargos de defensores públicos existentes e 40 providos, o que corresponde à um percentual de 39,2 de cargos criados devidamente ocupado e um déficit de 60,8% de defensores públicos no estado.
O estudo mostra ainda que 13 atuam na área criminal, uma na infância e juventude e nenhum na execução penal. O RN apresenta taxa de média de 28.823 pessoas por defensor público, atrás apenas de São Paulo, com 3.418, considerada a pior situação do país.
Fonte:De fato

Propina garantiu Copa de 98 na França sob gestão de Havelange, diz delator

Chuck Blazer, o homem que delatou a Fifa para a Justiça americana, confessou diante de uma corte nos Estados Unidos que cartolas receberam propinas para a escolha da França como sede da Copa do Mundo de 1998. Segundo ele, os pagamentos ocorreram em 1992, quando a Fifa ainda era presidida pelo brasileiro João Havelange. A Copa de 98 foi organizada por Michel Platini, atual presidente da Uefa e sério candidato a ocupar o cargo de Joseph Blatter.

"Entre outras coisas, eu concordei com outras pessoas em 1992 para facilitar a aceitação de uma propina em relação à seleção da sede da Copa de 1998", disse Blazer. O documento também aponta que o mesmo mecanismo foi usado para dar à África do Sul a sede da Copa de 2010.

Em um documento publicado há instantes pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, e que traz a confissão de Blazer, ele deixa claro que não foi o único a receber o dinheiro. "Começando por volta de 2004 e continuando até 2011, eu (Chuck) e outros do Comitê Executivo da Fifa concordamos e aceitar propinas em relação à escolha da África do Sul como sede da Copa de 2010", declarou o americano diante da corte dos EUA, no dia 25 de novembro de 2013.

Naquele momento, Ricardo Teixeira era um dos membros do Comitê Executivo da Fifa e votou pela África do Sul. O outro candidato a receber a Copa era o Marrocos. A escolha dos sul-africanos foi marcada pela presença de Nelson Mandela na Fifa, num dos momentos que a entidade mais se orgulha em mostrar imagens. Chuck não cita nomes em sua confissão. Mas deixa claro que a Copa foi comprada.

Há uma semana, documentos do FBI indicaram também que os sul-africanos haviam pago US$ 10 milhões ao então vice-presidente da Fifa, Jack Warner, em troca de votos. Nesta quarta-feira, os sul-africanos negaram que se trate de suborno, mas sim de um programa social.

O dinheiro ainda teria passado por Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, que nega qualquer envolvimento e se recusa a pedir sua demissão. Chuck também confessou que recebeu propinas para os direitos de TV das edições de 1996, 1998, 2000, 2002 e 2003 da Copa Ouro.

Fonte:Tribuna do Norte