quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Cientistas descobrem ouro crescendo em árvores no deserto australiano

Com raízes profundas, elas absorvem pequenas quantidades do minério e ganham folhas mais brilhantes

Todo mundo já deve ter ouvido dos pais que dinheiro não nasce em árvore, mas vai ficar meio difícil dizer isso daqui para frente. Pesquisadores na Austrália descobriram ouro em eucaliptos no Outback, nome pelo qual é conhecido o deserto australiano.
Uma equipe de improváveis garimpeiros recentemente se aventurou pelas terras áridas da região de Goldfields-Esperance, na Austrália Ocidental, procurando descobrir mais sobre o que estava por baixo do solo. A área ganhou seu nome por ser rica em depósitos de ouro — que eram, entretanto, notavelmente difíceis de se encontrar. Então os pesquisadores resolveram procurar em um lugar bem inusitado: as árvores.
Os eucaliptos dessa região são conhecidos por sua resiliência e pelas raízes que chegam até as profundezas inimagináveis para alcançar as águas subterrâneas necessárias para sua sobrevivência. Acontece que os depósitos de ouro estão lá embaixo também.
Indo atrás de um rumor que vem de tempos longínquos, que diz que as folhas da árvores conseguem seu brilho dourado desses depósitos, os cientistas analisaram as folhas de eucalipto da área — e puderam se assegurar de que há traços de ouro. Aparentemente, as raízes cresceram até dez andares de profundidade sob o solo e absorveram partículas de ouro das proximidades dos depósitos. Para se certificar que as partículas vieram do solo onde estavam as raízes, os pesquisadores cultivaram árvores de eucalipto numa estufa, usando solo preparado com ouro. E, mais uma vez, eles encontraram ouro nas folhas.
A concepção de que as plantas absorvem minerais do solo que as cerca é muito recente, mas este é um caso extraordinário. “O ouro provavelmente é tóxico para as plantas e é levado para as suas extremidades (como as folhas) ou em zonas preferenciais dentro de células, a fim de reduzir reações bioquímicas prejudiciais’, diz um estudo recente sobre a pesquisa, publicado na Nature Communications. Os autores também apontam que esta é a primeira evidência de partículas de ouro em amostras naturais de tecido biológico vivo.” E isso é importantíssimo. 
Mas não pense que você pode ficar rico derrubando eucaliptos. Cada árvore tem uma quantidade tão pequena de ouro –46 partes por bilhão, para ser exato– que você precisaria de centenas para conseguir fazer uma aliança de casamento. Mas as árvores poderiam ser usadas para indicar a localização dos depósitos subterrâneos de ouro. E como acredita-se aproximadamente 30% das reservas do mundo estão enterradas na região de Goldfields-Esperance, a busca pode valer a pena.
Fonte:MSN

TSE suspende realização de novas eleições em Caiçara do Norte, RN

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), através de decisão liminar do ministro Marco Aurélio suspendeu a realização de novas eleições no município de Caiçara do Norte, marcadas para o domingo, 3 de novembro, quando seriam eleitos prefeito e vice-prefeito. O ministro deferiu liminar pleiteada por Alcides Fernandes Barbosa e Victor Vinicius de Almeida. Na mesma decisão, manteve ambos afastados dos cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente, permanecendo à frente da prefeitura o presidente da Câmara Municipal.
Os diplomas de Alcides Fernandes Barbosa (PP) e Victor Vinicius de Almeida (PV), respectivamente prefeito e vice-prefeito de Caiçara do Norte, foram cassados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em abril deste ano. Segundo a decisão, houve captação ilícita de voto e, por isso, novas eleições devem ser feitas no município que fica a 149 quilômetros de Natal. A investigação foi motivada pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Alcides e Victor foram eleitos com 50,68% dos votos válidos.
O TSE havia marcado uma nova eleição para o dia 3 de novembro, mas com a decisão do ministro Marco Aurélio o pleito está suspenso e o presidente da Câmara Municipal permanece no cargo até a conclusão e julgamento do processo.
Fonte:G1

Justiça determina reintegração de posse da Câmara Municipal de Natal

A Justiça determinou nesta quarta-feira (23) a reintegração de posse da sede da Câmara Municipal de Natal. De acordo com a decisão, caso seja necessário, a Polícia Militar poderá agir na retirada dos manifestantes.
De acordo com a juíza, a medida deverá ser promovida como absoluta cautela, com a presença obrigatória do Comandante Geral da Polícia Militar a viabilizar o cumprimento da ordem e evitar excessos em sua execução.
A decisão foi parcial, pois, além da reintegração de posse, a CMN havia solicitado que os manifestantes ficassem a uma distância mínima de 500 metros do prédio. Para a juíza de direito Francimar Dias Araújo da Silva, esse pedido é impossível de ser atendido, já que as sessões realizadas no local são públicas e devem ser abertas a toda a população. 
"Ao proibir a entrada de cidadãos no recinto da Câmara de Vereadores, deixa-se de ser observado um dos princípios norteadores do Processo Legislativo, tal seja, o Princípio da Publicidade das Sessões, que garante seu livre acesso ao recinto dos debates, logicamente na parte reservada ao público", proferiu a juíza. 
O Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Francisco Araújo, disse que ainda não foi notificado e assim que for, cumprirá a decisão. Os manifestantes estão ocupando a CMN desde o dia 15 de outubro, quando os vereadores mantiveram o veto do prefeito Carlos Eduardo ao projeto do Passe Livre, que havia sido aprovado por unanimidade na CMN.
Por causa da ocupação, a Câmara suspendeu as atividades até que os manifestantes deixem o local. A justificativa dos vereadores é a falta de garantia de segurança dos vereadores e servidores.
Além do pedido à Justiça, a Mesa Diretora também enviou um ofício ao delegado geral de Polícia Civil solicitando a identificação dos ocupantes.

Sessão mantida

A juíza Francimar Dias também analisou o pedido de anulação da sessão da CMN que manteve o veto do prefeito ao projeto do Passe Livre e não acolheu o pedido, justificando que a questão é de caráter interno da Câmara.
Fonte:Tribuna do Norte

Aumenta capacidade de investimento do Governo do Estado

O Estado teve um crescimento de 16% na sua capacidade de investimento, registrado no 2º quadrimestre. A informação é do secretário estadual de Planejamento e Finanças, Obery Rodrigues, que em reunião com os membros da Comissão de Finanças e Fiscalização da Assembleia Legislativa, na manhã de hoje (23), apresentou o balanço das receitas e despesas da administração. Obery informou que os 16% representam uma média de R$ 116 milhões, investimentos oriundos do tesouro do Estado, convênios com o Governo Federal e de operações de crédito.
Na ocasião, o secretário de Planejamento apresentou tabelas com números referentes as receitas e despesas, taxa mínima anual de crescimento real da receita tributária, dívida em relação à receita líquida real, gastos com investimentos, entre outras informações. Sobre as receitas totais, Obery afirmou que houve um crescimento de 4,49%, já as despesas, um aumento de 7,2%. “O grande problema do Estado é o desequilíbrio entre a receita e despesa”, afirmou.
Obery informou que a receita tributária do tesouro cresceu entre 8% a 9%, com relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, o secretário disse que esse crescimento não se comporta conforme estimado no orçamento. “O Governo Federal já publicou o 4º decreto de reprogramação orçamentária. E em cada um, diz aos Estados, aos Poderes Legislativos e Judiciários Federais que a receita não está acontecendo com pensaram”, declarou.
Fonte:O xerife

SOBE PARA 13 NÚMERO DE CIDADES COM ABASTECIMENTO EM COLAPSO NO RN E MESSIAS TARGINO É UMA DELAS

Municípios sem água tiveram cobranças suspensas pela Caern. Trecho entre seis cidades está com oferta baixa e está em risco.planejado guarda roupa
O número de cidades com colapso no abastecimento de água subiu para 13 no Rio Grande do Norte. Os municípios tiveram a cobrança de faturas suspensa pela Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), que atende 153 das 167 cidades do estado.planejado guarda roupa
As cidades com serviços paralisados estão concentradas nas regiões Oeste e Seridó do estado. Atualmente sofrem com o colapso no abastecimento os municípios de Cerro Corá,Antônio Martins, Luís Gomes, Pilões, Água Nova, São Francisco do Oeste, Ipueira,Equador, São José do Seridó, Jucurutu, João Dias, Cruzeta e Carnaúba dos Dantas. A Caern acrescenta que há diminuição da oferta de água em um trecho da adutora Arnóbio Abreu, no Médio Oeste. A ausência de chuvas causou a baixa no reservatório, o que afeta também a qualidade da água. O trecho compreende as cidades de Paraú, Triunfo Potiguar, Campo Grande, Janduís, Messias Targino, Patu e algumas comunidades rurais. Inclusa na lista das cidades em colapso,Jucurutu só terá as cobranças suspensas a partir de  outubro – com vencimento em novembro. As faturas já entregues aos moradores devem ser pagas, pois representam o serviço já prestado à população no mês de setembro, sendo referente à água já consumida. A seca tem sido a principal responsável pela redução no abastecimento da cidade, causando uma baixa vazão no rio Piranhas-Açu. De acordo com a Caern, as equipes têm tentado fazer o abastecimento, porém as partes altas estão sendo atendidas por carros-pipas. O sistema de abastecimento de água de Jucurutu atende aproximadamente 18 mil habitantes da cidade.planejado guarda roupa
Fonte:G1

Dilma: Mais Médicos aumenta acesso ao Farmácia Popular

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (22) que a atuação dos profissionais do Programa Mais Médicos ampliou o acesso dos brasileiros ao Programa Farmácia Popular, que fornece medicamentos considerados essenciais a preços subsidiados. “Só em setembro, 13 mil pacientes do Mais Médicos foram beneficiados pelo Farmácia Popular”, escreveu Dilma em sua conta no Twitter. A presidenta sanciona hoje a Lei do Mais Médicos.
No Programa Farmácia Popular, as prefeituras recebem verba do Ministério da Saúde para montar a estrutura física da farmácia, além de auxílio para contratar profissionais destinados ao atendimento. Segundo o governo, o objetivo é ampliar o acesso da população aos medicamentos essenciais a um preço reduzido.
Dilma também escreveu no Twitter que o Mais Médicos já mostra resultados positivos. Foram mais de 320 mil consultas pelos cerca de 1,3 mil médicos que já atendem pelo programa. “Até o final do mês de outubro serão 3,5 mil médicos atendendo pelo Brasil afora”, escreveu. O Mais Médicos garante a contratação de profissionais brasileiros e estrangeiros para atuar no Sistema Único de Saúde (SUS) em regiões com déficit de atendimento, como periferias de grandes cidades, municípios do interior e regiões isoladas.
Adotada pela Presidência da República a partir de 8 de julho, após as manifestações que reuniram centenas de milhares de pessoas em várias cidades de todo o país, a MP que instituiu o Mais Médicos foi aprovada na quarta-feira (16) pelo Senado, após passar pelo crivo dos deputados, que alteraram os pontos mais polêmicos da matéria. A competência de emitir registro provisório para que médicos estrangeiros atuem pelo programa foi transferida dos conselhos regionais de Medicina para o Ministério da Saúde. “Os conselhos regionais de Medicina permanecerão com a responsabilidade de fiscalizar o trabalho dos médicos do programa”, informa o governo.
Fonte:Jean Carlos