terça-feira, 16 de dezembro de 2014

LIBERADOS OS GABARITOS PRELIMINARES DAS PROVAS DO PSV 2015

A Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE/UERN) libera o gabarito preliminar do segundo dia de provas do PSV 2015. As provas do último PSV da UERN foram aplicadas no domingo (14) e nesta segunda-feira (15) em Mossoró, Assu, Natal, Pau dos Ferros, Caicó e Patu. Também estão disponíveis os cadernos de provas e o formulário para recursos. A COMPERVE esclarece que o prazo para o candidato entrar com recurso contra alguma(s) questão (ões) é de 48 horas (a contar a partir do horário da publicação). O diretor da Comperve, prof. Egberto Mesquita, explica que a empresa responsável pela elaboração das provas – CONSULPLAN – vai liberar, posteriormente, o acesso ao espelho do gabarito e da redação dos candidatos. O resultado do PSV 2015 está previsto para o dia 23 de janeiro de 2015. Veja: GABARITO – 2º dia - 15/12 (Divulgado no dia 15/12 às 20h30) GABARITO – 1º dia - 14/12 (Divulgado no dia 14/12 às 20h13) FORMULÁRIO PARA RECURSO Veja também os cadernos de provas: 
CADERNO 1 
CADERNO 2 
CADERNO 3 fazer sites
Fonte:Carinha da Net

Cega,estudante do RN disputa final da olimpíada de Língua Portuguesa

Filha de uma família humilde, deficiente visual e finalista da etapa nacional da Olimpíada da Língua Portuguesa. Essa é Maria Heloíza Tavares Barbosa, de 16 anos, moradora da zona rural do município deSanto Antônio, na região Agreste do Rio Grande do Norte. O texto que levará a estudante para Brasília foi baseado nas memórias de uma antiga moradora da pequena cidade de 22 mil habitantes. Os nomes dos vencedores serão conhecidos nesta quarta-feira (17) em uma cerimônia na capital federal.

"Foi uma surpresa muito grande. Contei a história de dona Edith. Procurei falar das sensações. O que ela sentia quando via tudo aquilo. Foi uma volta ao passado. É a primeira vez que participo e não esperava nunca chegar onde cheguei. É uma grande vitória", conta a estudante. O texto de Heloíza concorre na categoria 'Memórias Literárias'.

Aluna do 7º ano da Escola Municipal Doutor Hélio Barbosa de Oliveira, a menina desde pequena é acompanhada pela mãe em sala de aula. Orgulhosa, a agricultora Maria Aparecida Tavares de Souza, de 30 anos, relata que Heloíza perdeu a visão ainda bebê. "Nasceu prematura e ficou muito tempo na incubadora. Isso afetou a retina dela", lembra.

Ajudar a filha deficiente visual motivou a volta da mãe para a sala de aula. Aparecida só estudou até a 4ª série do Ensino Fundamental. O marido dele e pai de Heloíza é pedreiro e também estudou pouco.

Na sala de aula, a mãe faz as anotações para a filha já que a família não possui digitador em braille. Em casa, as duas estudam o conteúdo juntas. "Me ajuda e incentiva. É muito importante", diz Heloíza. E apesar de ser parte importante dos estudos e na mais nova conquista, a agricultora não vai para Brasília acompanhar a cerimônia da Olimpíada. "É o medo do avião. Vai uma tia dela que já andou", conta aos risos.

Para a professora de Língua Portuguesa, Mércia Fontoura, o texto de Heloíza tem potencial para vencer. "As ideias estão muito bem articuladas. Em sala de aula é uma aluna silenciosa, mas que interage muito nos momentos de avaliação", ressalta. De acordo com a professora, foi realizada uma entrevista coletiva com a moradora e 48 alunos da escola produziram um texto com base nas lembranças da entrevistada.

"Fiz uma seleção de três e a direção escolheu um, o texto de Heloíza. Ainda passamos pela etapa municipal, regional e agora chegou a hora da nacional", diz.

Fonte:G1RN

Ufersa consegue R$ 40 milhões em emenda da bancada potiguar

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) foi contemplada com emenda parlamentar de consenso da bancada federal do Rio Grande do Norte, ao Orçamento Geral da União (OGU) para 2015. A indicação é no valor de até R$ 40 milhões.
Se aprovada, o dinheiro das emendas será aplicado, prioritariamente, na construção de laboratórios e na assistência estudantil.
“Mostramos aos parlamentares necessidades de construção e aquisição de equipamentos para os laboratórios dos cursos de Engenharia, e também construção de Restaurantes Universitários e novos ginásios poliesportivos”, detalha o professor Rodrigo Sérgio.
O docente representou a Ufersa na reunião com a bancada, constituída por oito deputados federais e três senadores, que dividem a indicação de 18 emendas para o Estado, das quais quatro são em comum acordo.
A emenda será enviada à Comissão Parlamentar de Orçamento, que discute a participação do Congresso Nacional no orçamento anual do Executivo. 
Fonte:O Mossoroense

PGE dá parecer pela cassação de Claudia Regina e pela inegilibidade de Rosalba no TSE

Ao longo de 2014, o vice-procurador-geral eleitoral, Eugênio José Guilherme de Aragão, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de Brasília, se debruçou sobre os 13 processos onde Claudia Regina Freire de Azevedo, Wellington de Carvalho Costa Filho e a governadora Rosalba Ciarlini tiveram seus registros cassados pelos juízes José Herval Sampaio Junior e Ana Clarissa Ajuda Pereira, decisões estas mantidas no Tribunal Regional Eleitoral, em Natal.

O parecer do procurador Eugênio José Guilherme de Aragão foi pela cassação de Claudia Regina e Wellington Filho em todos os processos e pela inegilibidade da Governadora Rosalba Ciarlini. Porém não opina pelo afastamento imediato, ou seja, cassando seu registro de candidatura.
O trabalho de emissão de pareceres começou em janeiro e foi concluído no dia 7 de outubro, estando hoje todos nos processos aguardando julgamento da Corte, no TSE, sob a relatoria da ministra Maria Thereza Moura, que substituiu Laurita Vaz.
No caso de confirmado as sentenças, a inegibilidade de todos nos processos será de oito anos, inclusive da governadora Rosalba Ciarlini.
Em todos os procesos, as infrações eleitorais versão sobre abuso de poder econômico, politico, compra de votos, captação de votos, abuso de poder midiátrico, entre vários outros previstos na Legislação Eleitoral vingente.
Os números dos processos são:
Este processo, que está com a relatoria da ministra Laurita Vaz, Claudia Regina e Wellington Filho, o procurador Eugênio Guilherme opinou em documento assinado no dia 19 de fevereiro de 2014 pela manutenção da sentença conforme foi decidida em primeira instância.
Neste processo, que também está na relatoria da ministra Laurita Vaz, o procurador Eugênio Guilherme deu parecer também pela cassação no dia 13 de janeiro de 2014, para manter a decisão conforme foi decidida em primeira instância e mantida no TRE, em Natal.
Já neste processo, o parecer do procurador Eugênio Guilherme no dia 16 de junho de 2014 foi pela manutenção da condenação de Claudia Regina e Wellington Filho e pela inegilidade da governadora de Rosalba Ciarlini. Discorda do afastamento imediato.
Neste processo, o parecer do procurador Eugênio Guilherme também foi no dia 16 de junho pela manutenção total da decisão de primeira instância mantida no tribunal regional, pela condenação de Claudia Regina e vice prefeito Wellington Filho.
Neste processo, o procurador eleitoral Eugênio Guilherme opinou pela condenação de Claudia Regina Freire Azevedo e o então vice-prefeito Wellington Filho, conforme foi decidido em primeira instância e mantido no TRE/RN. O parecer foi assinado no dia 17 de julho de 2014.
645.39.2012.6.20.0034 – Prestação de contas
Parecer do procurador Eugênio Guilherme assinado no dia 26 de agosto pela manutenção integral da decisão da juíza Ana Clarissa Arruda Pereira, de primeira instância, mantida no Tribunal Regional Eleitoral, em Natal.
O parecer foi assinado no dia 17 de setembro pelo procurador eleitoral Eugênio Guilherme pela manutenção integral da decisão de primeira instância mantido em segunda instância.
Neste parecer, o procurador Eugênio Guilherme novamente opina pela cassação de Claudia Regina e Wellington Filho e mais uma vez não concorda com a decisão de cassar o registro de candidatura da governadora Rosalba Ciarlini. Porém, no mesmo procedimento, o procurador opina pela manutenção da inegibilidade da governadora. Documento assinado no dia 16 de junho.
Procurador Eleitoral Eugênio Guilherme assinou este documento no dia 14 de julho também pela manutenção da cassação de Claudia Regina e Wellington Filho.
Outro parecer assinado no dia 17 de julho pelo procurador eleitoral Eugênio Guilherme pela cassação de Claudia Regina e Wellington Filho.
Parecer assinado no dia 16 de julho pelo procurador eleitoral Eugênio Guilherme pela condenação de Claudia Regina e Wellington Filho nos termos assinados pelos juiz de primeira instância e mantido em segunda instância.
Parecer do vice-procurador-geral eleitoral Eugênio Guilherme pela manutenção da sentença de primeira instância e confirmado em segunda instância da então prefeita Claudia Regina e do então vice-prefeito Wellington Filho.
26-44-2014.6.20.0033 – Indeferimento da candidatura de Claudia Regina e Canindé Maia na eleição suplementar
Parecer do procurador geral Eugênio Guilherme, assinado no dia 6 de agosto, foi pela manutenção da decisão de primeira instância e que havia sido confirmada em segunda instância. Este processo também está na relatoria de Laurita Vaz, que passa agora a relatoria da ministra Maria Thereza Moura.

Em todos os processos foram observados, nos pareceres do vice-procurador-geral eleitoral Eugênio Guilherme um ou dois crimes eleitorais de porte que foram replicados através da mídia em cadeia para convencer o eleitor mossoroense que Claudia Regina e Wellington Filho eram os melhores para administrar Mossoró, ganhando assim seus votos.
Com os pareceres concluídos, a relatora de todos os processos, a ministra Maria Thereza Moura, já pode coloca-los para julgamento no Plenário do TSE, o que deve acontecer nas próximas sessões da corte, encerrando assim, no poder judiciário eleitoral, o processo eleitoral de 2012 das eleições municipais de Mossoró.
O Poder
O atual prefeito de Mossoró, Francisco José Lima Silveira Junior, completou um ano que está no poder neste domingo, 7. Inicialmente Francisco José, que era presidente da Câmara, assumiu interinamente o Poder Executivo, enquanto que a corte definia e realizava novas eleições (suplementar). Na eleição suplementar, francisco José foi eleito prefeito pelo voto direto.
Fonte:De Fato