quinta-feira, 22 de maio de 2014

São Paulo estuda projeto para construir novo estádio

O Morumbi está a perigo. Desde que o fundo de investimentos responsável pela cobertura do estádio desistiu do projeto, o presidente Carlos Miguel Aidar estuda alternativas. E uma das preferidas por membros do Conselho Deliberativo é a de construir uma nova arena.
Já existe até uma sugestão de local: o terreno da Chácara do Jóquei, a cerca de cinco quilômetros do Morumbi, nas proximidades da Avenida Francisco Morato no sentido de Taboão da Serra.
A arena teria capacidade para 45 mil pessoas e seria erguida com o dinheiro de uma construtora, que lucraria ao derrubar o Morumbi para construir diversos prédios comerciais e até de um shopping center no terreno. O modelo é semelhante ao adotado pelo Grêmio com a OAS.
Tal projeto foi sugerido há cinco anos e acabou ignorado por Juvenal Juvêncio. O ex-presidente tricolor julgava o Morumbi como um dos mais modernos do país. Já Aidar pensa exatamente diferente. Em março, ele chegou a afirmar ao Blog que o Morumbi se tornaria tão obsoleto quanto o Canindé em pouco tempo. Disse ainda que as inaugurações da Arena Corinthians e do Allianz Parque acabariam com qualquer chance de o Morumbi receber shows.
O novo mandatário gostou da ideia de uma arena, mas ainda pretende se debruçar sobre o projeto antes de pensar em submetê-lo à discussão no conselho. Aidar também entende que só é possível achar parceiros para a obra após a eleição para presidente da República, em outubro.

Fonte: Blog do Jorge Nicola

Prazo de inscrição no Enem termina amanhã

Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) têm até  amanhã (23) para fazer as inscrições. Para se inscrever, é preciso acessar o site do Enem e preencher os campos solicitados. Até a noite de ontem, o exame registrou 6.221.875 inscritos, segundo balanço solicitado pelaAgência Brasil ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os estados com o maior número de inscritos são São Paulo, com 968.717, Minas Gerais, com 675.517, e o Rio de Janeiro, com 458.516. A maioria dos candidatos, 3.659.233, é mulher. 
Na reta final das inscrições, a recomendação do Inep é que os candidatos não deixem para a última hora, a fim de evitar problemas, como o acesso lento ao site do instituto. Segundo o Inep, os melhores horários para acessar o sistema são até as 9h, entre as 14h e as 17h e após as 21h.
Este ano, travestis e transexuais poderão ser identificados pelo nome social. Para isso, é preciso fazer o pedido pelo telefone 0800-616161, também até esta sexta-feira.
Após a inscrição, o candidato deve ficar atento à data limite (28 de maio) para pagar a taxa de R$ 35. Sem ela, a inscrição não é confirmada. Estudantes da rede pública e pessoas com renda familiar até 1,5 salário mínimo são isentos.
Feita a inscrição, o candidato pode acessar a página pessoal para alterar dados cadastrais e o município onde fará a prova até amanhã. Também é possível gerar o boleto para o pagamento da taxa até o dia 28. Para isso, é preciso o CPF e a senha cadastrada. Caso tenha esquecido a senha, é possível recuperá-la no local indicado na própria página.
As provas serão nos dias 8 e 9 de novembro. A previsão é que 8,2 milhões de pessoas se inscrevam no teste deste ano, um crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões do ano passado. O exame será aplicado em 1,6 mil cidades.
Para se preparar, o aluno pode acessar o aplicativo Questões Enem, um banco de questões daEmpresa Brasil de Comunicação (EBC), que reúne as provas de 2009 a 2013. O acesso é gratuito.
Fonte:Agência Brasil

Natal recebe o Tour da Taça da Copa do Mundo

O evento conta com a participação do ex-jogador Rivaldo, pentacampeão mundial com a seleção brasileira no ano de 2002.

Natal recebe hoje o Tour da Taça da Copa do Mundo da FIFA por Coca-Cola. Essa é a 23ª cidade a receber a exposição que está sendo realizada no Norte Shopping Natal. O evento conta com a participação do ex-jogador Rivaldo, pentacampeão mundial com a seleção brasileira no ano de 2002.

Durante a cerimônia de abertura a Coca-Cola faz uma homenagem aos campeões anônimos deste país.
o final do Tour da Taça, incluindo a etapa brasileira, mais de 2 milhões de pessoas em todo o mundo terão tido a oportunidade de vivenciar o prêmio mais cobiçado do futebol mundial.

Clique aqui e confira nosso álbum de imagens

A Taça original da FIFA da atualidade mede 36,8 centímetros, pesa 6,175 quilos e é feita de ouro maciço 18 quilates, com base de malaquita, pedra semipreciosa. Apenas campeões mundiais e chefes de Estado podem tocar a Taça.
A Taça original fica em poder do país campeão até a Copa do Mundo seguinte, quando é entregue ao campeão uma réplica folhada a ouro.
O Brasil é o 90º país a receber o Tour da Taça da Copa do Mundo da FIFA ™, que já percorreu aproximadamente 150 mil quilômetros ao redor do planeta, na mais longa viagem já realizada em toda sua história.
Depois de Natal, o tour segue para Recife. A primeira vez que o Troféu Original da Copa do Mundo da FIFA fez um tour foi em 2006. É a terceira vez que o maior símbolo do futebol mundial dá a volta ao mundo, desta vez com passagem por 88 países em 267 dias.
Fonte:Nominuto

Dilma tem 40%, Aécio, 20%, e Campos, 11%, aponta pesquisa Ibope

 A presidente Dilma Rousseff (PT) aparece com 40% das intenções de voto na eleição deste ano, segundo pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (22). Outros nove pré-candidatos a presidente da República somados acumulam 37%. O segundo colocado na pesquisa é Aécio Neves (PSDB), com 20%; o terceiro, Eduardo Campos, do PSB (11%); e o quarto, Pastor Everaldo, do PSC (3%).
As intenções de voto nos outros seis pré-candidatos somam 3%.
Nos dois levantamentos anteriores do Ibope, Dilma tinha 40% em março e 37% em abril; Aécio registrou 13% em março e 14% em abril; Campos, 6% em março e em abril; e Pastor Everaldo, 3% em março e 2% em abril (veja as comparações no gráfico ao lado).
Confira abaixo os resultados da pesquisa de maio do Ibope:
- Dilma Rousseff (PT): 40%
- Aécio Neves (PSDB): 20%
- Eduardo Campos (PSB): 11%
- Pastor Everaldo (PSC): 3%
- Eduardo Jorge (PV): 1%
- José Maria (PSTU): 1%
- Eymael (PSDC): 0%
- Levy Fidelix (PRTB): 0%
- Mauro Iasi (PCB): 0%
- Randolfe Rodrigues: 0%
- Brancos e nulos: 14%
- Não sabe/não respondeu: 10%
O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 140 municípios entre os últimos dias 15 e 19. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso quer dizer que o instituto tem 95% de certeza de que os resultados obtidos estão dentro da margem de erro. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00120/2014.
Fonte:G1

Convenções partidárias para escolha dos candidatos começam no dia 10 de junho

De 10 a 30 de junho, os partidos políticos com registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderão realizar convenções destinadas à deliberação sobre coligações e à escolha de candidatos para as Eleições Gerais de 2014. No entanto, já a partir da próxima segunda-feira (26) os postulantes à candidatura a cargo eletivo poderão realizar propaganda intrapartidária com vista à indicação de seu nome por parte da legenda, sendo vedado o uso de rádio, televisão e outdoor. As regras estão previstas na Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).
As convenções partidárias são reuniões dos filiados a uma legenda para a deliberação de assuntos de seu interesse. Elas devem ser realizadas em conformidade com as normas estatutárias da agremiação, uma vez que a Constituição Federal e a Lei dos Partidos Políticos (Lei nº 9.096/1995) asseguram às legendas autonomia para definir sua estrutura interna, sua organização e seu funcionamento.
As convenções partidárias de caráter não eleitoral ocorrem a qualquer tempo. Já as convenções para a escolha de candidatos e a formação de coligações devem ser realizadas de 10 a 30 de junho do ano da eleição, de acordo com o art. 8º da Lei 9.504. Para as eleições deste ano, serão escolhidos durante as convenções os candidatos aos cargos de presidente e vice-presidente da República, governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal e deputado estadual/distrital.
Porém, antes das convenções, a partir do dia 26 de maio, é permitida ao pré-candidato a realização de propaganda intrapartidária. O objetivo é buscar conquistar os votos dos filiados ao seu partido – os que possam votar nas convenções de escolha de candidatos – para sagrar-se vencedor e poder registrar-se candidato junto à Justiça Eleitoral. De acordo com o Glossário Eleitoral, “É, pois, uma propaganda dirigida tão somente a um grupo específico de eleitores, com vista a uma ‘eleição interna’, em âmbito partidário”.
Para a realização das convenções de caráter eleitoral, os partidos poderão usar gratuitamente prédios públicos, responsabilizando-se por danos causados com a realização do evento, devendo comunicar por escrito ao responsável pelo local, com antecedência mínima de 72 horas, a intenção de ali realizar a convenção.
A partir do dia 1º de julho, será suspensa a veiculação da propaganda partidária gratuita prevista na Lei 9.096 e não será permitido nenhum tipo de propaganda política paga no rádio e na televisão. Também será vedado às emissoras de rádio e TV, entre outros: transmitir imagens de realização de pesquisa ou consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado ou em que haja manipulação de dados; veicular propaganda política, dar tratamento privilegiado a candidato, partido ou coligação; veicular qualquer programa com alusão ou crítica a candidato ou partido, exceto programas jornalísticos ou debates; e divulgar nome de programa que se refira a candidato escolhido em convenção.
Registro de candidatura
Cinco de julho é o último dia para os partidos políticos e coligações apresentarem no Tribunal Superior Eleitoral, até as 19h, o requerimento de registro de candidatos a presidente e vice-presidente da República. O prazo também vale para a apresentação, aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), dos requerimentos de registros de candidatos a governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal e deputado estadual ou distrital.
O pedido de registro de candidatura deverá ser apresentado obrigatoriamente em meio magnético gerado pelo Sistema de Candidaturas (CANDex), desenvolvido pelo TSE, acompanhado das vias impressas dos formulários Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (Drap) e Requerimento de Registro de Candidatura (RRC), emitidos pelo sistema e assinados pelos requerentes.
O RRC conterá as seguintes informações: autorização do candidato; número de fac-símile no qual o candidato receberá intimações, notificações e comunicados da Justiça Eleitoral; endereço no qual o candidato poderá eventualmente receber intimações, notificações e comunicados da Justiça Eleitoral; dados pessoais (título de eleitor, nome completo, data de nascimento, unidade da Federação e município de nascimento, nacionalidade, sexo, cor ou raça, estado civil, ocupação, número da carteira de identidade com o órgão expedidor e a unidade da Federação, número de registro no CPF, endereço completo e números de telefone); e dados do candidato (partido, cargo pleiteado, número do candidato, nome para a urna eletrônica, se é candidato à reeleição, qual cargo eletivo ocupa e a quais eleições já concorreu).
O formulário RRC deverá ser apresentado com os seguintes documentos: declaração atual de bens, preenchida no Sistema CANDex e assinada pelo candidato; certidões criminais fornecidas pela Justiça Federal e pela Justiça Estadual ou do DF ou pelos tribunais competentes, quando os candidatos gozarem de foro especial; fotografia recente do candidato, obrigatoriamente em formato digital e anexada ao CANDex; comprovante de escolaridade; prova de desincompatibilização, quando for o caso; propostas defendidas pelos candidatos a presidente da República e a governador; e cópia de documento oficial de identificação.
De acordo com o Código Eleitoral (Lei nº 4.737/1965) e a Lei de Inelegibilidades (Lei Complementar n° 64/1990), “qualquer cidadão pode pretender investidura em cargo eletivo, respeitadas as condições constitucionais e legais de elegibilidade e incompatibilidade, desde que não incida em quaisquer das causas de inelegibilidade”.
Conforme a Constituição Federal de 1988, são condições de elegibilidade a nacionalidade brasileira, o pleno exercício dos direitos políticos, o alistamento eleitoral, o domicílio eleitoral na circunscrição, a filiação partidária e a idade mínima para cada cargo, verificada na data da posse (35 anos para presidente, vice-presidente e senador; 30 anos para governador e vice; e 21 anos para deputado federal, estadual ou distrital). 
(Fonte:O Mossoroense/ TSE)

Indiciada por receber sem trabalhar, irmã de Rosalba é premiada por assiduidade

Ruth Ciarlini foi apontada como “funcionária fantasma” no início do ano passado

Irmã da governadora Rosalba Ciarlini, Ruth Ciarlini ganhou licença prêmio três meses por assiduidade do Hospital Estadual Tarcísio Maia, em Mossoró, graças a assiduidade dela no cargo. O detalhe é que depois de ficar oito anos afastada da unidade médica por ser vice-prefeita da Capital do Oeste, Ruth ainda foi acusada, já em 2013, de ser funcionária fantasma do mesmo Hospital.
A licença prêmio da irmã de Rosalba Ciarlini foi publicada em blogs de Mossoró – como o de Cézar Alves e Carlos Skarlack. A portaria número 821/2014, assinada pelo secretário de Saúde Pública (Sesap), Luiz Roberto Fonseca, resolve: “Conceder licença prêmio por assiduidade, pelo prazo de 3(três) mês(es), ao(s) servidor(es) abaixo relacionado(s), pertencente(s) ao Quadro de Pessoal da Secretaria de Estado da Saúde Pública, com vigência a partir da publicação em Diário Oficial do Estado do RN”.
Após ficar oito anos afastada do cargo por ser vice-prefeita de Mossoró, Ruth Ciarlini voltou ao Hospital Tarcísio Maia no início de 2013 e logo ganhou destaque novamente, por receber pagamento irregular da Secretaria por plantões jamais prestados na unidade médica. Segundo a Sesap, Ruth teve que devolver os valores – os advogados negam que houve devolução – mas não escapou do indiciamento por parte da Polícia Civil mossoroense.
O inquérito policial civil foi assinado pelos delegados Fábio Montanha, da 1ª DP de Mossoró; Nivaldo Floripes Batista, da 2ª DP, e José Vieira, da Delegacia de Defraudações. A assistente social Ruth Ciarlini (DEM); o médico Eider Barreto de Medeiros (cunhado de Ruth), que é diretor do Tarcísio Maia, e outros 11 servidores da unidade médica, foram indiciados por crimes de estelionato qualificado, falsidade ideológica e peculato culposo, principalmente.
Fonte:JH

Uern: Diferentes setores aprovam adesão do Enem e reitor afirma que decisão sai em breve

A Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (Uern) está muito próxima de aderir ao Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). O tema é debate de audiência pública na Câmara Municipal de Mossoró na manhã desta quinta-feira (22).
Os principais pontos para que a adesão fosse defendida é diminuição de custos da Uern, que já sofre com dificuldades de orçamento para manter-se, como também a segurança já alcançada com Enem, exame que serve tanto para entrada na maioria das universidades públicas do Brasil, como também para outros programas federais, como o Ciências Sem Fronteiras.
O coordenador da Comissão Permanente de Vestibular (Comperve), Egberto Mesquita, defendeu a adesão do Enem, refutando argumentos contrários. Atualmente o vestibular da Uern é vocacionado, com os inscritos fazendo provas apenas das áreas em que estão concorrendo. Egberto afirma que o Enem permite manter diferenças no peso das notas e também as cotas, que é um avanço garantido pelo Enem.
Outro ponto abordado por Egberto foi o aumento da concorrência, o que o coordenador da Comperve afirma não existir atualmente. “Isso aconteceu em 2010, quando poucas universidades aderiram ao sistema. Agora já não existe mais isso”, comentou Egberto.
O professor Carlos Pavão foi o representante da Ufersa e falou que a experiência da Universidade é de sucesso. Ele trouxe estatísticas que quebram o tabu de que as vagas não serão ocupadas por estudantes locais, por se tratar de um sistema único nacional.
“99% das vagas são ocupadas por estudantes do Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. Apenas 1% dos estudantes são de outros estados. O intercâmbio na verdade é interessante, para se trocar experiências, mas como temos um país continental essa mobilidade não é tão grande”, declarou o professor, ressaltando que os países mais desenvolvidos adotam um sistema único de ingresso a universidade.
A adesão ainda contou com o aval de representantes da Prefeitura e também dos vereadores de Mossoró.
O reitor da Uern, Pedro Fernandes, admitiu as dificuldades sofridas pela Universidade, após falas de representantes estudantis sobre o tema, mas destacou a democracia da Uern em levar esse tema para uma audiência pública.
“É uma ousadia do Rio Grande do Norte manter uma universidade, uma vez que é de responsabilidade da União a manutenção do ensino superior no país. O mais importante é debater sobre esse tema. Poderíamos estar fechados na Universidade, mas estamos ouvindo a sociedade e vamos levar as opiniões, para tomarmos uma decisão”, declarou o reitor Pedro Fernandes.
Fonte:Defato