quinta-feira, 12 de abril de 2012

CLÍNICA ODONTOLÓGIA Dr MARCOS MORAIS




Clínica Odontológica Dr Marcos Morais,fica localisada na rua Dr Edino Jales centro Messias Targino.Dr Marcos trabalha com restauração,cirurgia,aparelho ortodôntico,endondontia(canal) e clareamento,faça-nos uma visita e conheça nossos serviços,garantimos a melhor qualidade.

Sindicato denuncia ao Coren prática ilegal da medicina no Hospital da Mulher de Mossoró

Na tarde de ontem, 11, a Assembleia Legislativa realizou audiência pública para discutir evidências de irregularidades na gestão do Hospital Materno-Infantil Maria Alice Correia, conhecido como Hospital da Mulher de Mossoró. Na ocasião, representantes do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) externaram que receberam denúncia sobre a prática irregular de medicina na unidade.
Conforme a denúncia encaminhada pelo Sindicato dos Médicos aos Conselhos Regionais de Medicina (CRM) e de Enfermagem, um técnico de enfermagem, que trabalha como auxiliar de um anestesiologista, estaria atuando como profissional de forma irregular.
De acordo com o presidente do CRM do RN, Jeancarlo Fernandes, hoje, 12, representantes do Coren estarão em Mossoró para averiguar se a denúncia procede. Caso seja confirmada a prática irregular, o profissional de enfermagem e o anestesiologista responderão processo administrativos junto ao Corem e CRM, respectivamente.
"Na semana passada, o CRM esteve no Hospital da Mulher de Mossoró para apurar denúncia semelhante. Na visita, não pudemos constatar se a informação era verídica. Agora, temos o conhecimento de que o Corem recebeu uma mesma denúncia. Então, vamos apurar para ver se as informações têm fundamento", diz Jeancarlo Fernandes.
A direção do Hospital da Mulher de Mossoró declarou, através da sua assessoria de imprensa, que a informação de desvio de funções na unidade não procede. A direção destaca que todos os profissionais são contratados para atuar em suas devidas funções.
Ela destaca que pode estar havendo uma confusão, justificada pelo fato de alguns enfermeiros contratados pela Unidade ainda não terem o registro definitivo no Coren. "Mas todos já deram entrada e estão com o registro provisório, aguardando somente o envio do documento pelo Conselho", frisa a assessoria. 


CONTRATO EM INVESTIGAÇÃOO contrato entre o Hospital e a Organização da Socidade Civil de Interesse Público (Oscip) que gere a unidade, a A. Marca também é alvo de investigação do Conselho Estadual de Saúde (CES). Segundo o órgão, o contrato apresenta diversas irregularidades.
Primeiramente, segundo o Conselho, o governo celebrou o contrato sem autorização prévia da Assembleia Legislativa e sem licitação, alegando situação emergencial. Também se questiona a data de início da concessão da gestão à A. Marca - sabe-se que o contrato é de 180 dias.
O projeto do hospital também não foi submetido ao colegiado (em desacordo, portanto, com a Lei Nº. 9790/1999, que dispõe sobre terceirização de "atividades-meio" pelo terceira setor), o modelo de terceirização e o pré-projeto de criação não foram discutidos da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), nas Comissões Intergestores Regionais das 2ª e 6ª regiões nem no contexto de implantação da Rede Cegonha.
Equívocos também no Diário Oficial. A execução das obras, junto ao aluguel do prédio da Unimed, foram iniciadas em fevereiro, mas a publicação só ocorreu em 31 de março. Com isso, feriu o princípio da publicidade, o mais fundamental de todos os princípios constitucionais, por garantir a transparência das atividades governamentais e sua fiscalização por órgãos competentes e pela imprensa.
O secretário estadual de Saúde, Domício Arruda, justificou o "atropelamento" dos trâmites burocráticos devido à urgência de se instalar um hospital marterno-infantil em Mossoró.

Fonte:o mossoroense

Esclarecimento sobre comentários

Essa semana o nosso site recebeu inúmeros comentários,uns construtivos e outros infelizmente destrutivos e outros simplesmente falando sobre alguma postagem,mas infelizmente todos com uma característica em comum foram escritos por anônimos e como já publicamos outras vezes não publicamos comentários anônimos,pois achamos que quem tem opinião e quer mostra-la não pode esconder-se atrás do anonimato tem que ter coragem e responsabilidade pelo que escreve,e é por esses motivos que não publicamos comentários de anônimos.

Na Folha de SP: cientistas da UFRN estudam descoberta da esquizofrenia e outros através da fala





Glória para o neurocientista Sidarta Ribeiro, do Instituto do Cérebro da UFRN, que em julho de 2011 rompeu com Miguel Nicolelis e deixou o IINN (Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra), do qual foi co-fundador.
Mas isso é uma outra coisa.
A boa nova é que o caderno Ciência da Folha de São Paulo publicou na edição do último dia 10 um trabalho científico a partir de uma pesquisa de Natália Mota, orientada por Sidarta, sob o título ‘Análise matemática da fala flagra esquizofrenia’, em matéria assinada por Giuliana Miranda.
Afirma: “Cientistas brasileiros criaram método que estuda a estrutura da conversa”, e “estimam em 90% a precisão do diagnóstico; trabalho do psiquiatra, porém, ainda é essencial”.
Eis a matéria:
A forma como alguém conta uma história pode revelar muitas coisas, inclusive transtornos psiquiátricos. Pesquisadores brasileiros criaram um método que consegue identificar pacientes com esquizofrenia e com mania apenas usando a fala.
O trabalho começou a ser desenvolvido em 2006 e, ao longo do tempo, envolveu um time de cientistas de várias especialidades, liderados por uma equipe do Instituto do Cérebro da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal).
Os pesquisadores criaram um modelo que transforma em gráficos (grafos) o discurso dos pacientes. E, a partir desse padrão, é possível identificar padrões e correlações que são bastante específicos dessas duas psicoses.
No experimento, os cientistas analisaram 24 pessoas, sendo oito delas com diagnóstico prévio de esquizofrenia, oito de mania e oito sem psicoses diagnosticadas.
O MÉTODO
O primeiro passo é uma entrevista, na qual se pede que os pacientes contem um sonho. Esse relato é gravado e transcrito. Depois, é aplicado um software usado no estudo dos grafos -área que já é consagrada na psiquiatria- que destaca os pontos relevantes da fala dos pacientes.
O programa, além de indicar os pontos de conexão da conversa, apresenta as principais diferenças no discurso dos voluntários.
Os resultados são simples de interpretar visualmente. Os grafos dos pacientes com mania são muito mais densos, com várias idas e vindas em relação ao tema do relato. Em geral, a pessoa “se perdia” mais na conversa, uma característica marcante das pessoas com esse transtorno.
Já os grafos dos pacientes com esquizofrenia são mais retilíneos e seguem uma sequência menos caótica. Os pacientes tendem a falar menos, a ser mais contidos no relato de suas experiências.
“Um psiquiatra treinado é capaz de, em uma conversa longa no consultório, chegar às mesmas conclusões. Esses padrões de discurso já são notados. O que nós criamos agora é uma forma mais rápida e quantitativa de abordar a questão”, explica Natália Mota, do Instituto do Cérebro, uma das autoras do trabalho, publicado na “PLoS ONE”.
Embora os cientistas tenham conseguido taxa de sucesso no diagnóstico de cerca de 93%, bem maior do que os cerca de 67% das escalas mais usadas pelos psiquiatras, Mota ressalta que o método deve complementar as avaliações usadas atualmente. “Ele não substitui a experiência do consultório.”
O neurocientista Sidarta Ribeiro, que também participou do trabalho, vê um grande potencial no método.
“Por enquanto, nós analisamos apenas a forma com que as coisas foram ditas. A questão semântica ainda não entrou nesse trabalho. Mas nós já começamos uma próxima etapa, que vai juntar tudo isso. Estamos trabalhando para aperfeiçoar essa ferramenta”, diz o cientista.

Fonte: tribuna do norte

Brasil cai para sexto lugar no ranking da Fifa

O ranking da Fifa foi atualizado nesta quarta-feira e contou com uma série de novidades entre os dez mais bem colocados. Apenas a Espanha, que se mantém firme na liderança, não mudou de posto entre as seleções do Top 10. O Brasil, que havia pulado da sétima para a quinta posição na atualização passada da listagem, caiu para a sexta colocação, enquanto o Uruguai fez história ao ascender pela primeira vez à condição de terceiro mais bem posicionado no geral.
Os uruguaios subiram uma posição, assim como a Alemanha, nova vice-líder, enquanto a Holanda, antes segunda colocada, caiu para o quarto lugar. Essa é a primeira vez desde a Copa do Mundo de 2010 que os holandeses deixam o grupo dos três primeiros, depois de terem se sagrado vice-campeões mundiais na África do Sul
Fonte:padua campos

Reitor vence mais uma etapa na criação do curso de medicina na UFERSA

Criar um curso de medicina não é fácil. Construir uma faculdade é mais difícil ainda. E fazer estes dois e ainda construir um hospital de respeito é missão quase impossível.

Tão quase impossível quanto transformar a ESAM na grande universidade que a UFERSA é hoje. O reitor Josivan Barbosa conseguiu e foi além, criando e instalando grandes Campi.

Agora o reitor Josivan Barbosa está dando outro grande passo, talvez o mais importante para Mossoró nas últimas décadas: a criação de um curso de medicina federal em Mossoró.

O projeto está pronto. Já foi mostrado ao Governo Federal. Mossoró precisa e muito, tanto do curso quanto do hospital. O Governo Federal fez sinal positivo.

As primeiras etapas já foram superadas. Hoje, à noite, o Curso de Medicina da UFERSA foi aprovado no CONSEPE. Agora segue para a última etapa dentro da instituição.

A última etapa será no CONSUNI, da UFERSA. Este conselho é formado por 70% de docentes, 15% de técnicos administrativos e 15% de alunos, além de 2 membros da comunidade.

E a meta do reitor Josivan Barbosa é já realizar o primeiro processo seletivo, via ENEM, em 2013, para o inicio de Curso de Medicina em 2014. Vai consegui!

Fonte:retrato do oeste

Municípios recebem 26 retroescavadeiras

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, confirmou, ontem, dia 11, ao deputado federal Henrique Eduardo Alves, do PMDB, a doação de 26 máquinas retroescavadeiras para o Rio Grande do Norte. As máquinas serão usadas pelas prefeituras para abrir estradas e principalmente para manutenção e construção de pequenos açudes.
Entre os beneficiados estão a Serra do Mel. No caso em questão, a máquina será usada para recuperar as estradas de acesso as 22 vilas rurais do município. Estas estradas são todas carroçáveis e em algumas épocas do ano ficam intransitáveis. Segundo o prefeito Josivan Bibiano de Azevedo, a máquina não terá uso para construção ou recuperação de açudes, pois o município não tem estes tipos de reservatórios e nem tem como construir.
A distribuição das máquinas faz parte da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-2) do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). "Essas máquinas vão ajudar o desenvolvimento dos municípios, tanto nas cidades como na zona rural", lembrou o deputado Henrique Eduardo Alves. Todos eles têm fortes características rurais e são carentes de equipamentos de construção e manutenção dos serviços das prefeituras.
Henrique disse que entrega das máquinas estava prevista para os próximos meses, mas ele interferiu e conseguiu antecipar a entrega, considerando que o Rio Grande do Norte caminha a passos largos para se configurar seca verde, ou seja, um cenário onde os pequenos agricultores não terão safra. As chuvas não foram suficientes para vingar a safra de milho e feijão. "As retroescavadeiras são um diferencial no desenvolvimento agrário dessas cidades tão carentes de apoio do governo federal. Por outro lado, a população, rural principalmente, também depende muito do apoio das prefeituras", ressaltou o líder, lembrando o papel do MDA e a importância do PAC também na realização de pequenas obras e serviços importantes para os municípios menores.
Confira as cidades potiguares que vão receber as retroescavadeiras. São elas: Apodi, Baraúna, Caiçara do Norte, Coronel João Pessoa, Doutor Severiano, Encanto, Grossos, Ielmo Marinho, Ipanguaçu, Itajá, João Câmara, Jucurutu, Lagoa Nova, Lucrécia, Olho D'Água do Borges, Pedra Grande, Pendências, Pureza, Rafael Fernandes, Santana do Matos, São Bento do Norte, São Francisco do Oeste, São Miguel do Gostoso, Serra do Mel, Touros e Upanema.

Fonte:jornal de fato

Governadora decreta situação de emergência nos municípios do RN

O Diário Oficial do Estado publicou na edição desta quinta-feira, 12, o decreto nº 22.637, de 11 de abril de 2012, no qual a governadora Rosalba Ciarlini decreta situação de emergência nos municípios do RN
“Considerando o monitoramento da Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte – EMPARN, que aferiu irregular distribuição temporal e espacial das chuvas no ínterim dos meses de janeiro e fevereiro de 2012, com o predomínio da ocorrência de poucas e irregulares chuvas durante esses meses no Estado, prejudicando principalmente a ocorrência de chuvas durante o mês de março, que segundo a climatologia é um dos meses, juntamente com o mês de abril, que apresenta maiores índices pluviométricos”, disse o documento sobre os 139 municípios expostos a situação de estiagem prolongada.
Fonte:o xerife

Teve Início Hoje (12/04) Matrículas dos Aprovados no PSV da UERN

Começou Hoje dia 12 de Abril a matrícula dos aprovados no psv 2012 da UERN,o horário de atendimento é da 8 as 17 horas e acontecerá em todos os campi da universidade espalhados pelo estado,o aprovado deverá procurar os campim das respectivas cidades em que foram aprovados.