sexta-feira, 8 de julho de 2016

Maranhão demite secretário e anuncia eleição na Câmara para o dia 14

A data da escolha do novo presidente da Câmara dos Deputados voltou a ser 14 de julho, diferentemente do que foi anunciado pelo Colégio de Líderes no fim do dia de ontem. A quinta-feira (14) foi a escolha do presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), no início da tarde, antes das lideranças se reunirem e pouco tempo depois que Eduardo Cunha (PMDB-RJ) anunciou que estava deixando o cargo. “Já tinha tomado a decisão de fazer na quinta e assim será”, reiterou hoje, ao entrar em seu gabinete.

A decisão dos líderes criou impasse sobre a data, mas também acabou provocando a exoneração do Secretário Geral da Mesa (SGM) da Câmara, Silvio Avelino, que participou da conversa entre os parlamentares. Funcionário da Casa, Avelino que já comandou por 15 anos o Departamento de Comissões da Câmara, chegou à SGM com a eleição de Cunha. Maranhão não respondeu se já tem um novo nome. Avelino explicou que foi chamado no começo da manhã na sala do presidente para ouvir a decisão.
Argumentação

“Ele é o presidente. Só me resta acatar a decisão e esperar uma lotação na Casa”, disse. Na conversa, Maranhão declarou desconforto com a permanência de Silvio Avelino na secretaria e explicou que a Câmara passa por um momento mais político do que técnico. A respeito da reunião, Avelino afirmou que o Colégio de Líderes é um órgão regimental que “fez o que deveria ter feito. Convocou uma sessão extraordinária que é de sua competência, independente do presidente”, disse.

A falta de consenso provocou um movimento atípico nas sextas-feiras na Câmara, quando os corredores e salões ficam esvaziados. Hoje, vários parlamentares se revezavam dando declarações sobre o impasse e sobre o futuro. Com a chegada de Maranhão, alguns deputados – entre eles, Júlio Delgado, Alessandro Molon, Rodrigo Maia, Pauderney Avelino e Heráclito Fortes – entraram na sala da presidência para tentar um acordo em torno dos próximos passos.
Fonte:De Fato

Evento do PSDB-RN terá palestras de advogado e consultores nacionais do partido

Está divulgada a programação do Seminário PSDB Eleições 2016 – Sempre a favor do Brasil, curso para pré-candidatos do partido nas eleições municipais deste ano, que acontecerá em Natal neste sábado (09). O evento, promovido pelo Instituto Teotônio Vilela, debaterá, entre outros assuntos, a comunicação e o marketing nas campanhas eleitorais, o uso das redes sociais e a legislação eleitoral. O curso ocorrerá no Hotel Holiday Inn Arena das Dunas.
O Seminário será aberto a partir das 8 horas, pelo diretor de marketing político e eleitoral do ITV, o ex-senador Cícero Lucena, acompanhado do presidente estadual do PSDB-RN, Valério Marinho, e pela presidente do ITV no Estado, Isabel Helena. Também estão confirmadas as presenças do deputado federal Rogério Marinho, do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza, e dos deputados estaduais José Dias, Raimundo Fernandes, Gustavo Carvalho e Márcia Maia.
O curso contará com a presença do advogado Gustavo Kanffer, especialista em Direito Eleitoral e membro do departamento jurídico do PSDB. Também estão confirmadas as participações do professor Alexandre Modonezi, que abordará comunicação e marketing, e do jornalista Fabiano Lana, que discutirá as redes sociais. Ambos são consultores do ITV/PSDB nacional.
Confira abaixo a programação completa:
Programação: Curso para pré-candidatos do PSDB-RN
8h – Recepção dos participantes e abertura do evento
9h – Módulo Comunicação e Marketing na campanha municipal
Palestrante: Alexandre Modonezi (professor e consultor do ITV/PSDB)
9h45 – Módulo Legislação Eleitoral
Palestrante: Gustavo Kanffer (advogado, especialista em Direito Eleitoral, membro do Departamento Jurídico do PSDB)
10h30 – Módulo Redes Sociais
Palestrante: Fabiano Lana (jornalista e consultor do ITV/PSDB)
11h15 – Módulo Pesquisas Eleitorais
Palestrante: Emanoelton Borges (assessor em pesquisas eleitorais quantitativas/qualitativas, e consultor do ITV/PSDB)
12h – Perguntas
12h15 – Encerramento
Fonte:Blog do Xerife