segunda-feira, 3 de julho de 2017

Em evento do Ronda Cidadã, governador apresenta queda de 17% em homicídios no RN

No Oeste Potiguar, segunda área em números de homicídios, a queda é de 22%
O índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), ou homicídios, caiu entre maio e junho no Rio Grande do Norte. Os números foram apresentados pelo governador Robinson Faria, na tarde deste sábado, 1º, em evento do programa Ronda Cidadã em Mossoró. O sexto mês do ano aparece com queda de 17% em relação ao mês anterior - referente a todo estado - e de 28% em relação à capital do Oeste. Já em Natal, a redução foi de 19%.
“A luta é árdua. Estes resultados divulgados são parte de uma política pública de segurança que confia e valoriza os nossos policiais”, assinalou o governador Robinson Faria. “Trabalharemos de cabeça erguida até os últimos dias para devolver a segurança ao povo do Rio Grande do Norte”, continuou.
Quando a mesma comparação entre maio e junho de 2017 é feita dividindo o estado em quatro regiões, é possível observar uma queda de até 70% (Central Potiguar). No Oeste Potiguar, segunda área em números de homicídios, a queda é de 22%.
Sheila Freitas, secretária estadual de segurança pública, reforçou o compromisso assumido pelo governador. “Nossa missão de devolver a tranquilidade ao povo potiguar continua sendo nosso maior foco. E estamos trabalhando muito para isso”, destacou.
RONDA CIDADÃ
O evento realizado no Segundo Batalhão da Polícia Militar teve como objetivo ouvir da população, através de seus representantes, impressões e sugestões sobre o programa Ronda Cidadã em Mossoró. O programa tem apresentado resultados consistentes na cidade. Nos quatro bairros onde esta política foi implantada (Santo Antônio, Barrocas, Pilões e Bom Jardim), observou-se nos últimos 70 dias queda de 21% nos homicídios, 46% nos roubos e 22% no número de veículos roubados.
O líder comunitário de Santo Antônio, Onésimo Morais, parabenizou o governo pela iniciativa. “O programa tem atendido as expectativas e os números estão aí pra provar isso. Mas nossa sensação na comunidade é maior que os números”, assinalou.
O comandante da Polícia Militar, coronel Azevedo, afirmou que há todo o interesse do estado em dar continuidade ao programa, e para que isso aconteça: ele conta com a parceria das comunidades. “Estamos fortalecendo este programa com a colaboração de todos”, destacou. Em seguida, fez um paralelo entre os índices de Mossoró 70 dias antes e 70 dias depois da instalação do programa. “Tivemos uma redução de 21% no número de homicídios, de 46% em crime contra o patrimônio, e aumentaram em 14% as prisões por tráfico de drogas”
RECONHECIMENTO
O governador Robinson Faria, durante discurso, anunciou a entrega de uma medalha de mérito operacional aos familiares do policial Ednaldo Carlos Fernandes Duarte, que morreu após ter sofrido infarto durante uma operação policial e homenageou a memória do PM.
Fotos: Ivanízio Ramos
Fonte:O câmera

João Maia e Shirley vão casar em cerimônia comunitária

O presidente estadual do PR, João Maia e a prefeita Shirley Targino vão oficializar a união no dia 17 de novembro.
Será durante o projeto social Justiça na Praça, coordenado pela desembargadora do Tribunal de Justiça do RN, Zeneide Bezerra. Outros 99 casais do município também vão participar da cerimônia comunitária.
Fonte:Blog do Xerife

Barragens subterrâneas mudam cenário de seca no interior do RN

A construção de barragens subterrâneas tem mudado o cenário de seca em algumas regiões do Rio Grande do Norte. Na região do Trairí, propriedades de 12 municípios já receberam a tecnologia. De acordo com o subcoordenador de agroecologia da Emater, Alexandre Confessor, até agora 254 barragens já foram construídas na região com recursos do Ministério de Desenvolvimento Social.
A tecnologia consiste na colocação de uma lona para realizar o barramento da água abaixo da superfície. Assim, mesmo com pouca chuva, a terra se mantém úmida por mais tempo garantindo a saúde do solo.
Em São Bento do Trairí, por exemplo, no inverno deste ano choveu menos de 200 milímetros, mas em algumas áreas a produção de frutas e verduras não foi afetada por causa das barragens subterrâneas. O agricultor José Nunes escolheu culturas de ciclo curto para produzir como alface, pimentão, maracujá. “São produções mais rápidas, em 30 dias já dão um retorno”, disse. Para ele, após a instalação da barragem subterrânea a situação melhorou bastante.
No município de Campo Redondo, um dos beneficiados com a barragem subterrânea é o agricultor Francisco das Chagas que tem 6 hectares de área plantada.
“Com isso tudo a gente busca evitar o êxodo rural. Aqui, com um trabalho desse a gente tem a consciência que consegue firmar o homem na sua unidade produtiva”, explicou Alexandre Confessor.
VIA G1/RN

Criminosos invadem Monte Alegre e explodem agência bancária

Os moradores da cidade de Monte Alegre, distante 56 quilômetros de Natal viveram momentos de terror na madrugada desta segunda-feira (03). Cerca de dez homens fortemente armados invadiram o município, explodiram a agência do banco do Brasil e ainda violaram uma lotérica, os Correios e um mercado.
De acordo com testemunhas a quadrilha chegou em três carros, sendo dois de passeio e uma caminhonete. Vários tiros foram disparados e do momento da entrada na cidade até a explosão da agêncIa foram 50 minutos. Para dificultar a reação de equipes da Polícia Militar de cidades vizinhas os criminosos espalharam grampos por toda a pista.
O Fórum de Monte Alegre, os Correios e um mercado também foram violados e saqueados pelos integrantes do bando. Diligências estão em andamento na tentativa de localizar e prender os invasores.
VIA PORTAL BO

Calendário de pagamento do PIS/Pasep 2017/2018 é divulgado

A Secretaria do Tesouro Nacional divulgou o calendário de pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2017/2018. O documento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira, 3.
 
De acordo com a Resolução, quem nasceu nos meses de julho a dezembro receberá o benefício ainda no ano de 2017. Já os nascidos entre janeiro e junho receberão no primeiro trimestre de 2018. Em ambos os casos, o recurso ficará a disposição do trabalhador até o dia 29 de junho de 2018, prazo final para o recebimento.
O valor do abono varia de R$ 78 a R$ 937. A quantia varia dependendo do tempo em que a pessoa trabalhou formalmente em 2016.
 
Tem direito ao abono salarial quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais, com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias em 2016. É preciso ainda estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos.
 
No caso do PIS, para quem é correntista da Caixa, o pagamento geralmente é feito 2 dias antes do restante dos outros trabalhadores. Já no caso do Pasep, o crédito em conta para correntistas do Banco do Brasil será efetuado a partir do 3º dia útil anterior ao início de cada período de pagamento, conforme cronograma.
 
Foto: Reprodução
 
 
Para sacar o abono do PIS, o trabalhador que possuir Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, pode receber o valor em qualquer agência da Caixa, mediante apresentação de documento de identificação. Informações sobre o PIS também podem ser obtidas pelo telefone 0800-726 02 07 da Caixa.
 
Os servidores públicos que têm direito ao Pasep precisam verificar se houve depósito em conta. Caso isso não tenha ocorrido, precisam procurar uma agência do Banco do Brasil e apresentar um documento de identificação. Mais informações sobre o Pasep podem ser obtidas pelo telefone 0800-729 00 01, do Banco do Brasil.
Fonte:De Fato