quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Falta de médicos e postos de atendimento revela caos da saúde publica

A po­pu­la­ção de Olho D'Água do Bor­ges, vem en­fren­tan­do di­fi­cul­da­des com a falta de aten­di­men­to na área de saúde. O mu­ni­cí­pio passa uma de suas maio­res cri­ses na saúde pú­bli­ca. O que se ouve de re­cla­ma­ção por parte de mo­ra­do­res do mu­ni­cí­pio que bus­cam e não con­se­guem aten­di­men­to mé­di­co, im­pres­sio­na. O mu­ni­cí­pio dis­põe ape­nas de um mé­di­co para aten­der a zona ur­ba­na e rural, sendo que o mesmo ainda é o único do qua­dro do PSF. O Hos­pi­tal Ma­ter­ni­da­de Rita El­vi­ra da Silva é a única uni­da­de de saúde da ci­da­de.

Para agra­var ainda mais a si­tua­ção, o pre­fei­to Jack­son Quei­ro­ga (PMDB), ado­tou a "regra" no mu­ni­cí­pio, que o ci­da­dão que pre­ci­sar de um aten­di­men­to mé­di­co, pre­ci­sa­rá mar­car a con­sul­ta para o dia se­guin­te. O Mu­ni­cí­pio só dis­po­ni­bi­li­za mé­di­co para aten­di­men­to da po­pu­la­ção de se­gun­da a quarta-feira, até o meio dia, fi­can­do o resto da se­ma­na a po­pu­la­ção a mercê do des­ca­so e do de­so­la­men­to. "Quem ficar doen­te nesse pe­río­do que pas­sa­mos sem me­di­co tem que bus­car so­cor­ro em ou­tras ci­da­des, que tam­bém já en­fren­tam di­fi­cul­da­des com a falta de mé­di­cos", disse o es­tu­dan­te Fran­cis­co José.

Se a falta de mé­di­co, não fosse o bas­tan­te, a po­pu­la­ção sofre com as de­fi­ciên­cias nos ser­vi­ços pres­ta­dos pela pre­fei­tu­ra mu­ni­ci­pal. Fal­tam car­ros para trans­por­tar os pa­cien­tes e me­di­ca­men­tos. A única am­bu­lân­cia da ci­da­de encontra-se em pés­si­mo es­ta­do de con­ser­va­ção e quan­do tem que se des­lo­car para outra ci­da­de, a única uni­da­de hos­pi­ta­lar exis­ten­te na ci­da­de, fica sem ne­nhum outro trans­por­te para aten­der a po­pu­la­ção que re­si­de na área rural.
Se na Zona Ur­ba­na a saúde já é pre­cá­ria, nas co­mu­ni­da­des então, a si­tua­ção é ca­tas­tró­fi­ca.

Nesse pe­río­do de chu­vas a gran­de maio­ria das es­tra­das, ficam sem con­di­ções de tra­fe­go e os mo­ra­do­res da zona rural sen­tem di­fi­cul­da­des de che­gar à ci­da­de em busca de aten­di­men­to me­di­co, já que não exis­te ne­nhum posto de saúde fun­cio­nan­do na área rural.

Os en­fer­mei­ros e au­xi­lia­res que con­vi­vem dia­ria­men­te com essa si­tua­ção, são vis­tos como ver­da­dei­ros he­róis, tendo em vista que dian­te da falta de es­tru­tu­ra ne­ces­sá­ria para de­sem­pe­nhar suas fun­ções, eles aca­bam sendo res­pon­sá­veis pelo aten­di­men­to a quem con­se­gue che­gar a uni­da­de de aten­di­men­to me­di­co.
fonte:correio da tarde

Tire suas dúvidas sobre os benefícios da drenagem linfática


Do Correiobraziliense.com.br
A drenagem linfática é uma técnica que utiliza a massagem manual para estimular o funcionamento do sistema linfático. Este sistema linfático exerce um papel importantíssimo no organismo, pois constitui uma via acessória pela qual os líquidos podem fluir dos espaços teciduais para o sangue, contribuindo desta forma para manter o equilíbrio e o metabolismo corpóreo.
O principal objetivo, portanto, da drenagem linfática é fazer com que toxinas e líquidos acumulados em excesso sejam eliminados. Por ser um método especializado e dependente da técnica e experiência do profissional, o ideal é que seja realizado por fisioterapeutas ou profissionais habilitados com conhecimentos de anatomia e fisiologia do sistema linfático.
Este tipo de massagem também é muito utilizada no pré e pós-operatório de cirurgia plástica, pois auxilia na redução dos edemas (inchaço). A drenagem linfática também pode ser aplicada sozinha ou somada a outros procedimentos estéticos para potencializar tratamentos da celulite, por exemplo.
Em entrevista sobre o assunto, a esteticista Maria José Costa, da Clínica Aesthera Dermatologia (São Paulo), apresenta mais detalhes de como a drenagem linfática pode ajudar a conquistar a harmonia corporal.
1) O que é drenagem linfática? Como ela é feita?
A drenagem linfática é uma técnica de massagem que estimula e potencializa o bom funcionamento do sistema linfático. Com isso, toxinas e líquidos acumulados em excesso nos tecidos corporais, responsáveis por inchaços e agravantes de celulite, são eliminados. Ela dever ser realizada com diversos movimentos circulares, bastante precisos e bem suaves.
2) Por que o sistema linfático precisa ser estimulado? Quais os benefícios da drenagem?
A linfa, que circula nos vasos linfáticos, é o líquido responsável pela saída do excesso de água e resíduos metabólicos que ficam nos tecidos entre as células. A drenagem linfática tem por objetivo tornar todo esse processo mais eficaz, aumentando a oxigenação e estimulando a renovação das células. Este processo é de grande benefício para o organismo.
3) Há diferentes tipos de drenagem linfática?
Existem diferentes técnicas de aplicação da drenagem linfática, porém em todas elas, a fim de que se atinja o resultado desejado, os movimentos realizados devem obedecer o fluxo, a seqüência e a disposição superficial dos vasos do Sistema Linfático. Uma técnica muito aplicada é a que utiliza movimentos precisos e lentos partindo de um ponto específico na região a ser tratada, porém contínuos e no sentido do fluxo dos vasos linfáticos associada a aplicação de bandagens na área imediatamente tratada.
4) A drenagem linfática é capaz de modelar o corpo?
A drenagem linfática nada mais é que um estímulo externo ao trabalho natural da linfa. Como falamos, esta técnica ajuda a eliminar o excesso de líquido e toxinas do organismo, que dão a sensação de inchaço. Com a circulação sanguinea mais ativada, o corpo passa a não reter estas substâncias e o resultado é a melhora na vascularização, maior resistência imunológica do organismo e também melhora no contorno corporal.
5) Como a drenagem linfática pode combater a gordura localizada e a celulite?
A má alimentação, estresse, falta de atividade física, cigarro e alterações hormonais contribuem para o processo de retenção de líquidos, que acarreta má oxigenação do tecido e de todos os vasos, incluindo os linfáticos. Quando há problemas de circulação da linfa, a celulite tende a se instalar. A aplicação da drenagem linfática ajuda a diminuir a retenção de líquidos que geralmente está presente nestas áreas, consequentemente contribuindo para a redução da celulite. A massagem pode e deve ser associada a outros procedimentos estéticos e acompanhada de mudanças de hábitos de alimentação.
6) E contra a flacidez, existe algum resultado efetivo?
Tratar a flacidez de pele não é tarefa fácil. Há, atualmente, algumas opções de tratamento e muita pesquisa científica sendo feita na busca do tratamento mais efetivo. A drenagem linfática, por melhorar a oxigenação e organização das células e fibras de sustentação da área em tratamento pode trazer alguma melhora na aparência da pele. Por fazer tudo isso, podemos afirmar que a drenagem linfática pode contribuir na prevenção da flacidez de pele, pois o organismo consegue produzir um tecido com melhor qualidade nutricional, a partir da eliminação do excesso de toxinas metabólicas. Porém, ela não recupera a flacidez já existente.
7) Com quais outros procedimentos estéticos ela pode estar associada?
Pode ser associada à massagem modeladora, massagem relaxante, pós e pré-operatório, entre outros procedimentos. Vale lembrar que a associação da drenagem a outras técnicas deve ser indicada de acordo com a necessidade do paciente.
8) Durante a drenagem é necessário o uso de um creme para estimular a região que está sendo tratada? Por que?
Não necessariamente. O creme utilizado ajuda no deslizamento das mãos facilitando o procedimento para o profissional que realiza a massagem. A drenagem dos vasos linfáticos e dos tecidos corporais, assim como todo o efeito desejado com ela se dá pela pressão exercida pelos movimentos manuais executados. Por isso, a importância na escolha do profissional que realizará o tratamento é fundamental.
9) Há casos em que a drenagem linfática é contra-indicada?
Sim. Pessoas com histórico de trombose, câncer, pós-cirurgia de fraturas de grandes ossos, pessoas em vigência de processos infecciosos são algumas das situações em que se contra-indica a realização desta técnica. Em caso de existência de doenças ou outras situações em que se tenha duvidas sobre a possibilidade da realização ou não, recomeda-se avaliação médica prévia.
10) Qual o número de sessões iniciais para alcançar o efeito desejado e qual a quantidade de sessões necessárias para manter os resultados, após o tratamento?
Recomenda-se inicialmente sessões 2x/semana, até o total de 10 sessões. Após este período, a paciente deveráa ser reavaliada e feitas alterações caso a caso.