segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Globo, Record, SBT e Rede TV! fecham 2013 em queda no Ibope

A Globo e a Record conseguiram em 2013 reduzir a fuga acelerada de telespectadores registrada em 2012, mas, assim como SBT e Rede TV!, vão fechar o ano em baixa no Ibope da Grande SP.
Depois de perder 10% da audiência em 2012, a Globo reduziu sua queda para 2,7%. Fechará 2013 com 14,3 pontos de média na Grande São Paulo, das 7h à meia-noite, sua pior marca na história. Em 2011, a Globo fechou o ano com 16,3 pontos. Em 2012, caiu para 14,7. Cada ponto na Grande São Paulo equivale a 62 mil domicílios.
A Record, depois de cair 14% em 2012 (foi de 7,2 para 6,2 pontos), está encerrando 2013 com 6,1 pontos, apenas um décimo a menos do que no ano passado.
O SBT está com média anual de 5,3 pontos, contra 5,6 no ano passado. A Rede TV! caiu de 0,9 para 0,8 e foi ultrapassada pela Cultura, que fecha com 1,2 ponto. A Band se manteve nos 2,5 pontos.
Fonte:UOL

Mulher esconde droga no ânus e é presa ao tentar entrar em Alcaçuz, RN

Uma mulher de aproximadamente 25 anos foi presa em flagrante no início da tarde deste domingo (29) ao tentar levar drogas para o marido que cumpre pena por assalto na Penitenciária Estadual de Alcaçuz - maior unidade prisional do Rio Grande do Norte.
Segundo Dinorá Simas, diretora da unidade, a mulher escondeu o entorpecente dentro do ânus e não demonstrou nenhum comportamento suspeito, mas durante a revista íntima acabou revelando onde a droga estava.
“Percebemos que tinha algo estranho quando as agentes penitenciárias pediram pra ela se agachar. É um procedimento padrão. Conversamos e ela acabou confessando que carregava droga nas partes íntimas”, disse a diretora. “A droga, maconha prensada, foi embrulhada em um saco plástico revestido com fita isolante”, acrescentou Dinorá.
Nos fins de semana, acontece a visita social para os internos de Alcaçuz. No sábado e domingo, em média, a penitenciária recebe aproximadamente 500 pessoas - a maioria mulheres, que vão a Nísia Floresta visitar parentes presos na unidade.
Nesta mesma semana, no dia 26, uma dona de casa de 21 anos foi presa ao tentar entrar com drogas na Penitenciária Estadual Desembargador Francisco Pereira da Nóbrega, conhecida como Pereirão, em Caicó, município da região Seridó do estado. De acordo com a Polícia Civil, a jovem foi flagrada durante a revista com cocaína e maconha escondidas na genitália. Os entorpecentes foram embrulhados em um preservativo e só foram retirado após a mulher passar por um procedimento cirúrgico.
Segundo Henry Cândido, agente de polícia da delegacia de Caicó, a suspeita também levaria a droga para o marido que está preso.
Fonte:G1

Sem poder convocar policiais, Governo admite perder R$ 40 milhões do Brasil Mais Seguro

Sofrendo com vários problemas de segurança, o Rio Grande do Norte está correndo o risco de perder um grande investimento do Governo Federal para modernizar os serviços de polícia e estruturar as delegacias de homicídios. O Estado conseguiu, junto ao Governo Federal, o investimento de R$ 40 milhões do Programa Brasil Mais Seguro há quatro meses.
No entanto, o Governo Estadual não vem cumprindo os requisitos estabelecidos e corre risco do Ministério da Justiça cortar o investimento. O Governo Federal exigiu a criação da Divisão de Homicídios na Polícia Civil do RN, que integraliza sete delegacias, bem como realizar o reaparelhamento do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep-RN) e a convocação de novos policiais.
O adjunto da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Clidenor Cosme, admite a possibilidade de perda do programa e afirma que a convocação de novos policiais se esbarra na Lei de Responsabilidade Fiscal.
“Por questões políticas, o Ministério da Justiça pode cortar o investimento do Rio Grande do Norte. Existem 150 policiais esperando convocação do último concurso, mas esbarramos na Lei de Responsabilidade Fiscal”, declarou o secretário adjunto.
O investimento do programa prevê modernização de equipamentos de alta tecnologia, para investigação das delegacias de homicídio, proporcionando uma realidade bem diferente da atual. O Delegado de Homicídios de Mossoró, Cleiton Pinho, por exemplo, reclama de estrutura na casa alugada para funcionar a Delegacia e até mesmo o fato de ter que tirar dinheiro do bolso, para alguns itens básicos, como pagar a conta de internet. Ele, no entanto, chegou a desacreditar que os investimentos viriam.
Por outro lado, o delegado geral adjunto da Polícia Civil, Adson Kepler Maia, que vem trabalhando a frente do projeto no Rio Grande do Norte, segue motivado. Segundo ele, a Polícia Civil vem realizando todas as etapas do projeto.
“Fizemos o projeto e entregamos, tivemos parecer positivo. Se por acaso houver esse corte é por questões políticas, que soube através da imprensa, porque para nós da Polícia não foi passado nada”, ressaltou o delegado.
Fonte:Defato

OAB quer o fim das doações de empresas a campanhas

Em artigo publicado no jornal Folha de S.Paulo, o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinícius Furtado Coêlho defende o fim das doações de empresas para campanhas eleitorais. Segundo ele, com esse posicionamento a OAB defende, principialmente, o princípio básico da igualdade de direitos políticos previsto na Constituição Federal brasileira.
“Com o fim das doações de empresas, o volume de dinheiro à disposição de cada partido ou candidato será consideravelmente menor, o que tornará mais visível o uso de recursos ilegais. Dessa maneira serão realizadas campanhas mais modestas com ênfase no conteúdo. O dinheiro deixará de ser o protagonista das eleições brasileiras.”
Fonte:O xerife