sábado, 26 de fevereiro de 2011

A Rede Globo definiu: Está fora da licitação de direitos de transmissão do Brasileirão.

A Rede Globo emitiu um comunicado oficial dizendo que as condições impostas pelo Clube dos 13 são incompatíveis para o modelo usado até hoje na TV aberta. A Record está a um passo para conseguir os diretos.

Mas não é tão simples quanto parece para a Record levar o brasileirão pra Barra Funda. A Globo vai negociar individualmente com os clubes para chegar a um formato pelos direitos de transmissão.
Além da emissora do Jardim Botânico, Record, SBT, Band e RedeTV receberam a carta-convite com as condições da licitação.

A Globo, cogita-se, já conversou e acertou com 7 times para exibir os seus jogos. São eles: Corinthians, Vasco, Fluminense, Botafogo, Flamengo, Palmeiras e Bahia. Sendo assim, a Record exibiria pouco mais da metade dos jogos, ficando impossibilitada de exibir todos os que ela quisesse.
Confira abaixo o comunicado da Rede Globo na íntegra:
Os dirigentes efetivamente preocupados com os legítimos interesses dos seus clubes e, acima de tudo, os torcedores são testemunhas dos volumosos investimentos que a Rede Globo tem feito ao longo desses anos, numa parceria pelo aprimoramento do nosso futebol, na busca de um espetáculo emocionante, com profissionalismo e qualidade.
Essa contribuição tem se traduzido no crescimento das receitas dos clubes, não só através das receitas obtidas com a venda dos direitos de transmissão, bem como com a comercialização de outros direitos, incluindo propaganda nos uniformes e publicidade nos estádios.
As exigências e modificações nos conteúdos das plataformas implicam na desestruturação de um produto complexo, que foi construído ao longo dos últimos 13 anos, inviabilizando assim qualquer perspectiva de um retorno compatível com os investimentos na compra dos direitos.
As condições impostas na carta-convite não se coadunam com nossos formatos de conteúdo e de comercialização, que se baseiam exclusivamente em audiência e na receita publicitária, sendo incompatíveis com a vocação da televisão aberta que, por ser abrangente e gratuita, é a principal fonte de informação e entretenimento para a maioria dos brasileiros.




Assim é, em respeito ao interesse do público, que a Rede Globo se sente impedida de participar desta licitação e pretende manter diálogo com cada um dos clubes para chegarmos a um formato para a disputa pelos direitos de transmissão que privilegie a parte mais importante desse evento: o torcedor.

Esse racha no Clube dos 13 vai acabar prejudicando a todos; a ele mesmo, a Globo, a Record, o mercado publicitário e, principalmente, o torcedor. O que parecia ter um fim próximo, só acaba se enrolando mais. Vamos ver no que vai dar.