terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Retomada do crescimento é mais lenta que o previsto, diz presidente do Banco Central


A retomada do crescimento econômico, embora mais lenta que o previsto, irá se materializar em ambiente de inflação sob controle. A avaliação é do presidente do Banco Central (BC), Alexandre Tombini, em audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, hoje (11).
Segundo Tombini, há um conjunto de fatores que favorece o retorno do deslocamento da inflação em direção do centro da meta em 2013. Cabe ao BC, perseguir a meta de inflação, que tem como centro 4,5% e margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre janeiro e novembro de 2012, a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficou em 5,01%. A expectativa do mercado financeiro é que o IPCA feche o ano em 5,58% e 2013 em 5,4%, acima do centro da meta.
Para o presidente do Banco Central, um dos fatores que deve contribuir para ter inflação menor em 2013 é o reajuste do salário mínimo menor do que o deste ano.  “A importante redução no ritmo de crescimento desse parâmetro deve contribuir para suavizar a dinâmica dos salários de um modo geral, com repercussões sobre os custos de produção, sobretudo nos segmentos intensivos em mão de obra”, disse.
Tombini acrescentou que os ganhos salariais do setor público nos próximos três anos serão moderados. “Para a economia como um todo, antecipam-se variações salariais mais condizentes com os ganhos de produtividade”, disse.
Ele citou perspectivas para os próximos semestres que apontam moderação na dinâmica dos preços de ativos reais e financeiros. “Em particular, como temos afirmado, nosso regime de câmbio flutuante [taxa de câmbio definida pelo mercado] não deve ser visto como um incentivo para apostas que exacerbam a sua volatilidade [oscilações]”, acrescentou.
Na avaliação de Tombini, medidas adotadas pelo governo reduzirão os custos de produção e aumentarão a competitividade da economia brasileira.
Outro fator citado por Alexandre Tombini para balizar a expectativa de que a inflação irá convergir para o centro da meta é a expansão do crédito às pessoas físicas “em ritmo mais alinhado ao crescimento da renda disponível das famílias”. Por último, ele citou que o “frágil cenário internacional” ajuda a reduzir a inflação no Brasil.
O presidente do BC destacou que, em sua avaliação, a manutenção da taxa básica de juros, a Selic, no atual patamar de 7,25% ao ano, “por tempo suficientemente prolongado” é a estratégia mais adequada para levar a inflação para o centro da meta.
Fonte:Agência Brasil

Homem cria “Arca de Noé” para sobreviver a eventos de ‘Fim de Mundo’. Veja

 O fazendeiro chinês Liu Qiyan criou um tipo de “cápsula de sobrevivência”, apelidada de “Arca de Noé”, para sobreviver a terremotos e tsunamis.
Liu desenvolveu o invento no quintal de sua casa, em Qiantun, na província de Hebei, inspirado, segundo ele, por filmes como ’2012′ e pelo tsunami que devastou regiões da Ásia em 2004.
Sua criação consiste em uma casca de fibra de vidro que envolve um esqueleto de aço. Ele espera vender a ideia para governo e organizações internacionais, para usar em caso de emergência.
 Ele já construiu sete cápsulas que, segundo ele, são capazes de boiar na água. Algumas delas têm um sistema de propulsão próprio.
Dentro, elas têm tanques de oxigênio e assentos com cinto de segurança para até 14 pessoas. Elas são projetadas para manter estabilidade dentro da água.
Fonte:O xerife

Resultado da 1ª fase do Vestibular da UFRN será divulgado quinta


A Comissão Permanente de Vestibular da UFRN (Comperve) informou que o resultado da primeira fase do Vestibular 2013 será divulgado nesta quinta-feira no site da instituição.
O resultado classificatório levará em conta a correção dos cartões de resposta das provas objetivas. O resultado final do último vestbular da UFRN deverá ser divulgado na primeira semana de janeiro.

Francisco Dantas poderá ter nova eleição


Na cidade de Francisco Dantas a coisa não anda lá muito boa para o prefeito reeleito, Gilson Dias. A oposição do município juntou provas robustas contra o prefeito.
Segundo as acusações, que serão apreciadas pelo juiz eleitoral, Dr. Osvaldo Cândido de Lima Júnior, houve o uso da máquina administrativa na reeleição de Gilson.
Além disso, os autos apontam provas de compra de votos. A assessoria jurídica do grupo oposicionista já dá como certa a realização de uma nova eleição naquele município.
Fonte:Jean Carlos