segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Amanhã lançamento da nossa enquete.Qual o vereador mais atuante de Messias Targino

Amanhã o blog trará uma nova enquete para você leitor votar e escolher o vereador mais atuante de nosso município.
veja a lista dos nomes.
 JOSÉ MANOEL DE ALMEIDA FILHO (Zé de Zezinho)
 MARIA JOSE RIBEIRO ALVES
 MANOEL CARDOSO NETO (Neto de Baé)
 JUSCELINO HERCULANO JALES
 POMPEU JALES DINIZ
 FRANCIMAR FERREIRA DA SILVA (Bau)
 SEBASTIAO MALTEZ BATISTA PRAXEDES (Rosean)
 ANDERSON MEDEIROS MARTINS
 PEDRO FERREIRA DE ALMEIDA

Justiça Federal condena três pessoas pelo assalto aos Correios de Campo Grande

A Justiça Federal do Rio Grande do Norte condenou três pessoas pelo assalto ocorrido a agência dos Correios no município de Campo Grande, no dia primeiro de julho de 2013. Antonio Cássio Praxedes Filho, Francisco Fernandes de Anselmo e Antônio Rafalel Pereira dos Santos foram apontados como os responsáveis pela ação criminosa.
A sentença foi proferida pelo Juiz Federal Fábio de Oliveira Bezerra, titular da 11ª Vara, Subseção de Assu. Antônio Cássio cumprirá 7 anos de reclusão, Antônio Rafael foi condenado a 7 anos e 7 meses e Francisco Fernandes recebeu uma pena de 6 anos de 8 meses.
O Juiz Federal determinou que os réus não terão o direito de apelar em liberdade, “por vislumbrar ainda subsistentes as razões que levaram à manutenção da prisão cautelar”. Na sentença, o magistrado chamou atenção que na ação dos três para assaltar a agência dos Correios ficou caracterizado o uso de arma de fogo, o que provoca a “incidência da causa de aumento de pena prevista”.  “Restou incontroverso que as subtrações dos valores existentes na EBCT se deram mediante emprego de grave ameaça consistente na utilização de arma de fogo, conforme auto de apreensão”, escreveu o Juiz Federal Fábio Bezerra na sentença.
Ele chamou atenção que a materialidade do crime está comprovada a partir das imagens do circuito interno da agência. Além disso, os depoimentos dos funcionários dos Correios também apontaram para ocorrência do delito.
Fonte:JH

Peixe de 300 quilos vira atração após ser capturado em Praia Grande, SP

Três pescadores de Praia Grande, no litoral de São Paulo, pescaram um peixe-lua (mola mola) de aproximadamente 300 quilos na noite deste domingo (3), na praia do Canto do Forte. Uma bióloga deve levar o animal ainda nesta segunda-feira (4) para o museu de uma universidade em São Paulo, onde ele será empalhado e exposto.
O pescador Luis Fernando Pellicciotti conta que pesca há 20 anos, e que esta é a primeira vez que pega um peixe deste tamanho. “Eu estava jogando a rede para pegar robalo, aí senti um tranco e pensei: o que será essa coisa pesada? Nem conseguimos puxar o peixe para o barco. Pedimos ajuda e fomOs pescadores contam que o animal foi pescado a aproximadamente um quilômetro da faixa de areia. Segundo eles, foram necessários oito homens para colocar o peixe dentro de um barco. “Estamos com os braços todos machucados. Deu muito trabalho, mesmo com oito homens”, afirma o pescador João Vitor Vieira.
Segundo o pescador Marcelo Rodrigues dos Santos, o animal tem cerca de 300 quilos, mas o peixe-lua pode ficar ainda maior do que o que foi capturado. “Ligamos para uma bióloga e ela falou que vai buscar para levar para um museu. Este peixe não é comestível”, afirma o pescador.os puxando ele até a areia”, conta.
Na manhã desta segunda-feira (4), dezenas de pessoas passaram na praia do Canto do Forte para dar uma olhada no peixe. “Eu moro aqui perto e meus vizinhos me contaram. Por isso trouxe as crianças para ver o peixe, ficamos impressionados com o tamanho. É muito grande”, comenta a professora Marisa Leme.
Fonte:G1

Chapa pronta: PMDB/PT em 2014 ?

A retirada de seu nome para disputar o governo do estado pelo PT, levada ao conhecimento da imprensa pelo deputado estadual Fernando Mineiro e o relato de parte da conversa que teve com o presidente nacional da legenda, Rui Falcão, juntamente com a deputada federal Fátima Bezerra e o presidente estadual do PT, Eraldo Paiva, onde diz claramente que “fomos informados sobre os andamentos da aliança com o PMDB local, onde este partido indicará o candidato a governo conforme, inclusive, foi noticiado recentemente pela imprensa nacional”, e que “as decisões apontam no sentido de se reproduzir no Rio Grande do Norte o mesmo arco de alianças que apoia a presidenta Dilma, cuja reeleição é nossa prioridade absoluta”, leva ao que já venho dizendo há tempos, ou seja, que o PMDB fará sim aliança com o PT no Rio Grande do Norte. Não tem como ser diferente. O que se discute agora é o nome que os peemedebistas lançarão para disputar o governo do estado, porque o PT já tem no nome da deputada Fátima Bezerra a sua candidata ao Senado.
Fonte:Padua Campos

Governo divulga calendário de matrículas 2014 para escolas estaduais.

Esse ano, na capital e no interior, todas as matrículas da rede estadual serão realizadas exclusivamente pela internet.

Os estudantes com deficiência já podem solicitar a sua matrícula na rede estadual, para o ano letivo 2014. As inscrições devem ser feitas até o dia 15 de novembro, através do site www.sigeduc.rn.gov.br. Logo após, entre os dias 18 de novembro e 22 de dezembro, estará aberto o período de solicitação de matrículas para os demais interessados em ingressar nas escolas estaduais. 

Os alunos que pretendem permanecer nas unidades em que estudam também devem solicitar a renovação automática nesse período.

No dia 30 de dezembro, o Governo do Estado divulgará o resultado da matrícula, com o nome dos alunos e das escolas para as quais eles foram matriculados. A partir daí, entre os dias 2 e 17 de janeiro de 2014, os interessados devem procurar as escolas para efetivarem a matrícula munidos de Cadastro de Pessoa Física (CPF), comprovante de residência, histórico escolar, documento de identificação do responsável, foto 3 x 4 e comprovante de solicitação de matrícula emitido pelo SIGEduc. 

As aulas estão previstas para iniciar no dia 22 de janeiro.
Fonte:Política Pauferrense

Ex-prefeitos de Janduís são condenados por improbidade administrativa

Ex-prefeitos de Janduís foram condenados por improbidade administrativa, conforme sentença proferida pelo juiz Bruno Lacerda, magistrado que integra a Comissão de Aperfeiçoamento da Meta 18, do Conselho Nacional de Justiça. A punição – que envolve suspensão de direitos políticos, pagamento de multa civil e proibição de contratar com o Poder Público – alcançou os ex-gestores dos períodos de 2001-2004 e 2005-2008.
O Ministério Público Estadual, autor da ação, instaurou o inquérito civil nº 01/2009, após receber denúncias de que os demandados contratavam rotineiramente, sem concurso, pessoas para exercer funções típicas dos servidores municipais. Médico, enfermeiro, ASGs, vigias, merendeiras foram empregados irregularmente. O concurso público aconteceu somente no ano de 2009.
Segundo avaliou o magistrado, os documentos levados ao processo com o Inquérito Civil confirmam a prática de contratação irregular de servidores, através de contratos temporários. “A análise da aludida documentação revela que os demandados realizaram e mantiveram contratações ilegais nos quadros da administração, enquanto estiveram à frente da Administração Pública Municipal de Janduís, nos anos de 2001-2004 e 2005-2008”, afirmou.
Para o juiz Bruno Lacerda, a conduta dos ex-prefeitos revela clara violação aos princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade necessários à gestão da coisa pública, ficando demonstrada a prática de ato de improbidade previsto na Lei 8.429/92.
Fonte:O xerife

Chuva de granizo surpreende moradores na região Seridó do RN.

A chuva de granizo que caiu na cidade de Santana do Seridó na noite deste domingo (3) surpreendeu os moradores da região. Muitas pessoas registraram o fato com fotos e publicaram nas redes sociais. De acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), a chuva pode ter sido provocada por um vórtice ciclônico de ar superior que está atuando sobre a região Nordeste e que induz a formação de instabilidades sobre a região desde que esteja numa posição favorável. O município de Santana do Seridó é uma dos 150 que estão em estado de calamidade pública por conta da seca.

O funcionário público Francisco de Azevedo, de 50 anos, contou que a chuva de granizo causou surpresa e espanto em muitos moradores da cidade. “Era uma chuva forte e muito vento e de repente começaram a cair as pedras de gelo. Ficou todo mundo espantado. Muita gente nunca tinha visto isso acontecer antes”, disse. Ele relatou ainda que se lembra de uma chuva de granizo que aconteceu na cidade no ano de 1974. “Naquela época também foi uma surpresa”, acrescentou.

Rafael Fagner, de 30 anos, estava lavando o carro quando a chuva começou e se assustou quando a ´chuva de pedras´ começou. “Era muita pedra e caía com força, até machucava. Eu guardei o carro e corri pra dentro de casa. Eu e minha esposa ficamos tensos, nunca tínhamos visto nada parecido”, contou.

O estudante Denisson Santos, de 20 anos, postou uma foto com pedras de gelo que ele juntou após elas caírem sobre o telhado da casa dele e disse que também ficou bastante surpreso com a chuva de granizo. “Pensei que já tinha visto de tudo”, escreveu.

ChuvasDe acordo com a Emparn, no interior do Estado choveu, em média, de 80 a 100 mm. No município de Tenente Ananias, por exemplo, choveu 78 mm, o que seria equivalente à expectativa de chuvas de outubro, novembro e dezembro. Ainda segundo informações dos meteorologistas da Emparn, as chuvas devem persistir até a próxima terça-feira (5), porém em menor intensidade.

Fonte: G1 RN 

Emparn prevê céu nublado e novas pancadas de chuvas no RN

Segundo a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte(Emparn), a presença de um Vórtice Ciclônico de Ar Superior (VCAS), sobre o Nordeste continuará atuando deixando o céu  parcialmente nublado com chuvas principalmente nas regiões do interior do Estado. Confira a previsão para esta segunda(4) e terça-feira(5):

Fonte:Jean Carlos