quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Além do capacete,condutores de motocicletas deveram estar devidamente habilitados a partir de Fevereiro

De acordo com o comunicado oficial assinado pelo Exmo. Sr. Dr. VALDIR FLÁVIO LOBO MAIA, JUIZ DE DIREITO DA COMARCA DE PATU, todos os condutores e passageiros  de motocicletas deverão fazer o uso correto de capacetes, o que já estava em vigor. O comunicado 01/2015 traz também a EXIGÊNCIA DA (CNH) CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO, POR PARTE DE TODOS OS CONDUTORES.

Confira na íntegra o comunicado oficial
Fonte:Blog do Campelo

iPhone pode espionar usuários, segundo Edward Snowden

Edward Snowden não usa o iPhone porque, de acordo com ele, o telefone da Apple possui um mecanismo que pode ser ativado a distância pelas autoridades para obter informações do usuário.
Em entrevista repercutida pelo Sputnik, Anatoly Kucherena, advogado do ex-colaborador da NSA, comentou que Snowden sequer possui um smartphone, preferindo um celular comum.
“Edward nunca usa um iPhone, ele tem um telefone simples… o iPhone possui um software especial que pode ser ativado sem que o usuário tenha de apertar um único botão e que obtém informações sobre ele. É por isso que, por razões de segurança, ele se recusa a ter este telefone”, afirmou o advogado.
Kucherena acrescentou ainda que esta é uma decisão pessoal de Snowden, mas que ele carrega para sua vida profissional.
Olhar Digital, UOL


Cerca de 90 presos tentam fuga na Cadeia Pública de Mossoro

Agentes Penitenciários e Militares de Plantão na Cadeia Pública Juiz Manoel Onofre de Souza em Mossoró, conseguiram evitar na tarde de ontem, 20 de Janeiro de 2014, a fuga de cerca de 90 detentos do sistema prisional. 

O Túnel que serviria como rota de fuga para os detentos estava sendo construído a partir da cela 04 do Bloco C do Pavilhão II e só foi descoberto graças ao trabalho de monitoramento realizado pelos agentes de plantão. 

Todos os detentos foram removidos para outro espaço, para os procedimentos, que foram realizados pela equipe do Instituto Técnico e Cientifico de Polícia, Itep e o reparo dos danos, provocados no piso do presidio. A Direção da Cadeia procura identificar os responsáveis pela tentativa.

Fonte:O Câmera

Dados do governo mostram 31 mil novos casos de hanseníase no país

Os estados do Mato Grosso, Pará, Maranhão, Tocantins, de Rondônia e Goiás são os que concentram áreas de maior risco para a transmissão da hanseníase de acordo com dados divulgados hoje (21), pelo Ministério da Saúde. Em 2013, ocorreram 31.044 novos casos da doença, no país. Entre menores de 15 anos, o coeficiente foi cinco casos para cada 100 mil habitantes. A medição, neste caso, é considerada estratégica porque uma criança doente sinaliza que há um adulto não tratado transmitindo hanseníase.
Dados preliminares de 2014 indicam que a taxa de detecção da doença no país foi 12,14 para cada 100 mil habitantes, o que corresponde a 24.612 novos casos no Brasil. Na população menor de 15 anos, foram identificados 1.793 novos casos. Ao todo, 31.568 pacientes estavam em tratamento no mesmo período. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, avaliou como um desafio permanente lidar com as chamadas doenças negligenciadas, que incluem a hanseníase e que, muitas vezes, estão vinculadas a padrões de pobreza.
Fonte:O Xerife

Previsão aponta chuvas abaixo da média

Segundo os meteorologistas, a tendência é de que as chuvas para os próximos três meses apresentem valores abaixo da normalidade, conforme os seguintes percentuais: 45% abaixo do normal; 35% dentro do normal e apenas 20% acima do normal.
A escassez de chuvas parece que vai continuar a afetar a Região Nordeste. Os meteorologistas do Nordeste e outros especialistas nacionais de institutos de meteorologia, reunidos em Fortaleza/CE, na Fundação Cearense de Meteorologia, no XVII Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino, concluíram a análise climática para o período de fevereiro a abril de 2015. Segundo o prognóstico, “existe uma tendência de que as chuvas para os próximos três meses (fevereiro, março e abril de 2015) apresentem valores abaixo da normalidade, com grande variabilidade temporal e espacial, conforme os seguintes percentuais: 45% abaixo do normal; 35% dentro do normal e apenas 20% acima do normal.
Nesse encontro estiveram presentes, além dos pesquisadores e técnicos da Funceme que conduziram a reunião, representantes dos centros estaduais de meteorologia do Nordeste, CPTEC/Inpe, Emparn, Apac, Inema, UFCG, UECE, Petrobras e pesquisadores do UK MetOffice (via Skype).
Segundo os meteorologistas, na análise dos resultados dos modelos oceânicos, que simulam o comportamento da temperatura da superfície dos oceanos para os próximos meses, mostra uma tendência de diminuição do Fenômeno El Niño no Pacífico e um quadro de normalidade para o oceano Atlântico. Essa simulação foi utilizada para estimar o comportamento das chuvas para os próximos meses, dando como resultado uma condição de chuva abaixo da média histórica para o período.
Assim, com as análises dos parâmetros climáticos globais referentes ao mês de dezembro de 2014 e os resultados dos principais modelos oceânicos/atmosféricos (CPTEC/Inpe, Funceme, IRI, UK MetOffice) e estatístico (INMET), existe uma tendência de que as chuvas para os próximos três meses (fevereiro, março e abril de 2015) apresentem valores abaixo da normalidade, com grande variabilidade temporal e espacial.
No primeiro momento do encontro, os Estados apresentaram as condições pluviométricas referentes ao mês de dezembro e início de janeiro de 2015, destacando os baixos índices de chuvas ocorridos nos Estados do Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Bahia. Para a primeira quinzena de janeiro as chuvas também foram de pequena intensidade e localizadas mesmo com a atuação de vários Vórtices Ciclônicos em Ar Superior (Sistema Meteorológico Transiente que atua sobre a região durante o verão).
Com relação à condição hídrica do Rio Grande do Norte, prevalece uma alta deficiência no armazenamento de água nos principais reservatórios do seu semiárido, com algumas regiões em situação próxima ao colapso total no abastecimento, caso das Microrregiões do Seridó Ocidental e Oriental, Borborema Potiguar e o Alto-Oeste. Os maiores reservatórios do Estado (Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, Santa Cruz e Umari) apresentam uma situação volumétrica que varia de 30 a 45% dos seus volumes máximos.
Em seguida, foram apresentados os parâmetros atmosféricos que influenciam diretamente na ocorrência de chuvas na região, com destaque à condição de temperatura das águas superficiais dos oceanos Atlântico e Pacífico. Essa variável, pelo lado do Oceano Atlântico apresentou durante o mês de dezembro passado uma condição ainda desfavorável, uma vez que na bacia tropical sul as águas superficiais apresentaram anomalias negativas, isto é, águas mais frias do que o normal, enquanto que na bacia tropical norte deste oceano as águas estiveram um pouco mais aquecidas do que o normal, comportamento esse desfavorável para o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (Principal Sistema Meteorológico causador das chuvas no Nordeste Brasileiro no período de fevereiro a maio), para posições mais próximas do Nordeste.
Outro comportamento não favorável a ocorrência de chuvas de modo satisfatório na região nordeste para os próximos meses foi a condição térmica apresentada pelas águas superficiais do Oceano Pacífico que, mesmo apresentado uma redução na anomalia ainda estiveram mais quentes do que o normal.

DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES
Apesar do prognóstico para o Semiárido, ainda há perspectivas de chuvas para o primeiro semestre de 2015. Por isso, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN) vai contribuir com a distribuição de sementes, pelo Governo do Estado, aos pequenos agricultores familiares. Inicialmente serão 105 toneladas do sorgo Ponta Negra, variedade melhorada pela Emparn e pela Embrapa Milho e Sorgo e recomendada para o semiárido do Brasil.
De acordo com a Secretaria da Agricultura, Pecuária e da Pesca (SAPE), a distribuição deverá acontecer nas cidades de Pau dos Ferros, Caicó e Santa Cruz. O contrato assinado e publicado no Diário Oficial do Estado do dia 1º de janeiro de deste ano prevê a compra das sementes pela Sape para o “Programa Semente Potiguar” no valor de mais de R$ 1,2 milhão, com recursos da fonte Cota Parte do Fundo de Combate à Pobreza. A distribuição das sementes será gratuita.
Fonte:Gazeta do Oeste

Política de interiorização explica notas altas no Campus de Caicó

O curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Campus Caicó obteve a maior nota de corte entre todas as graduações da área no Brasil na primeira parcial do Sistema Nacional de Seleção Unificada (Sisu), divulgada ontem, às 2h da manhã. A nota mínima para concorrer a uma vaga era de 868,98 pontos.    A explicação para o alto valor divulgado, de acordo com o pró-reitor de Graduação da UFRN, Adelardo Medeiros, é uma política de interiorização adotada pela UFRN que visa promover o acesso de estudantes oriundos do interior aos cursos dos campi que abrangem suas respectivas regiões. A iniciativa instituída em 2013 prevê um bônus de inserção regional, benefício que acrescenta 20% à nota final do estudante obtida no Enem.   A segunda colocada no ranking dos pontos de corte da primeira parcial do Sisu para a área de Medicina foi a Universidade Federal do Pará, com 858,13 pontos, seguida do curso de Medicina da Universidade de Brasília (UNB), que teve 826,54 de corte na primeira parcial.   Apesar de a nota de corte do Campus de Caicó ter sido divulgada como a maior do Brasil na primeira parcial do Sisu, os índices que baseiam essas notas podem oscilar diariamente até amanhã, último dia das inscrições. Isso porque o Sisu calcula no fim de cada dia de inscrição a menor nota possível de entrar em determinada graduação dentre os alunos inscritos naquele dia. A menor nota inscrita até o fim do dia e que consiga se encaixar em uma das vagas é tida como a nota de corte.   “Os alunos que estudaram no interior e concorrem para um curso nas regiões onde a UFRN tem campus, eles recebem um bônus de 20% na nota. Então, se tirou 700 aumenta para 840, por isso que aparece como se eles tivessem tirado nota tão alta, mas às vezes nem é tão alta assim”, explica Medeiros.    Ele afirma que a política adotada pela UFRN tem com objetivo, além da interiorização, evitar que se tenha “concorrência desleal entre os estudantes do interior e os que não são do interior e tentam entrar nos cursos de fora da capital”.   Com base nisso, os alunos que desejam concorrer para Medicina em Caicó, mas não têm direito ao bônus de inclusão regional têm de ter obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) um mínimo de 868,98 pontos. Para os estudantes que têm direito ao bônus, a nota final – sem contar o acréscimo dos 20% - deve ser de pelo menos 695,18 pontos.   Os requisitos para aquisição do bônus de inserção regional pelos estudantes são ter concluído o ensino fundamental e cursado todo o ensino médio nas regiões incluídas no argumento de inclusão.   A estudante Jeovânia Gabrielly, 18, recebeu com tristeza a notícia dada pela reportagem de que o ponto de corte para a graduação em Medicina do Campus de Caicó tinha sido 868,98 pontos na primeira parcial. Estudar na cidade localizada a 256 quilômetros de Natal seria uma das suas opções para realizar seu sonho de ser médica.   “Infelizmente para mim não foi muito legal, esse é o terceiro ano que estou prestando a prova do Enem e tentando Medicina e não consigo, justamente pela nota de corte e pela concorrência que são muito altas”, lamentou a estudante. Com nota obtida por ela, 620 pontos, sua intenção é tentar se inscrever em algum curso de Medicina em qualquer estado do Brasil.   “Em qualquer cidade que minha nota der eu vou entrar, não abro mão de Medicina, pois é um sonho que tenho desde os quatro anos de idade e não tem como desistir”, declara.   Para o curso de Medicina no Campus de Caicó a UFRN está oferecendo 40 vagas esse ano, todas para o segundo semestre de 2015. Embora a sede seja em Caicó, o curso é multicampi, uma vez que também desenvolve atividades acadêmicas nos campi de Currais Novos e da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (Facisa), em Santa Cruz.   Para Medicina no campus de Natal, onde a nota de corte na primeira parcial foi de 770,58, serão 100 vagas, sendo metade para cada semestre de 2015; já no campus de Mossoró, onde a nota de corte para o curso de Medicina foi de 762,98 pontos na primeira parcial, serão disponibilizadas 26 vagas este ano, sendo 18 para cada semestre.   Com os cálculos diários feitos pelo Sisu e divulgados às 2h da manhã, as notas de corte desses cursos podem ainda aumentar .
Fonte:Novo Jornal

Servidores da justiça do RN entram em greve devido aos cortes das gratificações

Com Ato Público e Assembleia Geral da categoria na manhã desta quarta-feira, 21, na Praça Sete de Setembro, em Natal, os trabalhadores do Judiciário Potiguar deram início a uma greve por tempo indeterminado, na qual reivindicam: revogação imediata das dispensas dos Diretores de Secretaria; não implementação do pacote de medidas anunciadas pelo Presidente do TJRN, Des. Cláudio Santos; Lei para fixar data-base; e Progressão funcional, conforme determina a lei.
O presidente do Tribunal, Claudio Santos, pediu ao Ministério Público Estadual para ingressar com ação na Justiça tornando a greve ilegal e depois apresentou e nesta quarta-feira, 21, vai pedir ao pleno do TJRN para tirar licença médica, que pode ser de 9 dias ou mais.

As medidas anunciadas por Cláudio Santos, entre outras coisas, preveem congelamento da GTNS e da GAE, extinção da IT e das gratificações de Diretores de Secretarias, o que já ocorreu com a dispensa destes dos cargos que ocupavam, através de portaria.

O movimento paredista foi deliberado por unanimidade em outra assembleia realizada na manhã do último dia 14, também na Praça Sete de Setembro, sob forte calor, com a presença de mais de mil sindicalizados ao Sisjern – a maior assembleia da história da categoria.

O Sindicato orientou os grevistas a vestirem branco durante o Ato Público e a Assembleia. “Nossa greve é por dignidade, por justiça”, afirma Bernardo Fonseca, dirigente do SIsjern.

O Sindicato ainda aguarda resposta do Presidente do Tribunal sobre pedido de audiência solicitado pela entidade.
Fonte:De Fato