quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Ângela Paiva Cruz foi reeleita reitora da UFRN

A Comissão Eleitoral do Processo de Consulta à Comunidade Universitária para Escolha de Reitor e Vice-Reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) anunciou às 22h40 desta terça-feira (11) o resultado da eleição que escolheu o futuro reitor da instituição. A Chapa 2 - 'Avanços e Desafios', representada pela professora Ângela Paiva Cruz, venceu o pleito com o total de 10.353 votos. A Chapa 1 - 'Alma Mater', representada pelo professor Carlos Chesman de Araújo Feitosa, recebeu 2.480 votos.
Depois de anunciar o resultado, o presidente da Comissão, professor Graco Aurélio Câmara de Melo Viana, afirmou que o pleito transcorreu de forma tranquila em Natal e no interior do estado. “Agora, a Comissão vai aguardar o prazo de 48 horas destinado a interposição de recursos. Na sexta-feira, dia 15, a Comissão volta a se reunir e, não havendo recursos a julgar, será homologado o resultado final e encaminhado para o Conselho Universitário”, acrescentou.
O último ato da Comissão será na próxima reunião do Conselho Universitário, quando será feito o relato do processo de consulta. Cabe ao Consuni o encaminhamento da Lista Tríplice para o Ministério da Educação (MEC). A nomeação de reitor é feita pela Presidência da República. O novo reitor assumirá a gestão da UFRN para uma gestão de 4 anos, a partir de maio de 2015.
Números Finais da Eleição:
Total de eleitores aptos: 43.463
Total de votantes: 13.105
Chapa 1 – Alma Mater: 2.480 votos  
(Carlos Chesman de Araújo Feitosa, juntamente com o candidato a vice-reitor Rubens Eugênio Barreto Ramos)
Chapa 2 – Avanços e Desafios: 10.353
(Ângela Maria Paiva Cruz, juntamente com o candidato a vice-reitor José Daniel Diniz Melo)
Votos Brancos: 75
Votos Nulos: 197
Fonte:G1/RN

Sem apoio do governo, CBF desiste de sediar Mundial de Clubes

A CBF desistiu de sediar o Mundial de Clubes da Fifa diante da falta de apoio do governo brasileiro para o torneio que usaria os estádios construídos para a Copa do Mundo de 2014. O Estado de S.Paulo apurou com exclusividade que o projeto foi abandonado.
A ideia era a de organizar o evento em 2017 e 2018, mantendo o País no calendários dos grandes eventos internacionais mesmo depois dos Jogos Olímpicos de 2016. “Está descartado”, declarou ao Estado de S.Paulo o presidente eleito da CBF, Marco Polo del Nero.
Em setembro, a Fifa começou a avaliar as candidaturas de diferentes países que queriam sediar o evento. Em tese, o dossiê brasileiro poderia levar vantagens diante do fato de já contar com todos os estádios prontos. Mas a corrida conta com as candidaturas de Japão e Emirados Árabes Unidos, ambos com amplo apoio de seus governos.
No caso do Brasil, Del Nero declarou que não foram apresentadas as garantias que a Fifa queria. Já em setembro o governo rejeitou que tenha se negado a apoiar, alegando que “jamais” havia sido procurado pela cúpula da entidade para tratar do assunto.
Ao final da Copa do Mundo, em julho, a CBF e o governo já haviam se distanciado e a presidente Dilma Rousseff chegou a ignorar os cartolas brasileiros e criticar abertamente a gestão do futebol brasileiro. Antes da eleição presidencial, em agosto, o presidente da CBF, José Maria Marin, deixou claro que não votaria por Dilma. “Não da”, declarou.
O projeto da CBF de receber o Mundial de Clubes havia sido lançado em março, como uma forma de justificar os gastos com os estádios e mostrar que eles poderiam ser usados para outro grande evento. Para 2019, a Copa América está garantida no País, o que significaria a realização de três anos seguidos de eventos nos palcos da Copa.
fonte: Estadão Conteúdo

Eurico Miranda vence eleição tumultuada e volta ao Vasco com votação recorde

Eurico Miranda está de volta ao comando do Vasco. Após um processo eleitoral polêmico e uma votação conturbada nesta terça-feira, a chapa do polêmico dirigente venceu as eleições para o Conselho Deliberativo do clube de São Januário. O cartola havia deixado o Cruzmaltino em 2008, quando deu lugar ao presidente Roberto Dinamite, que se despede do cargo nos próximos dias.
Toda a polêmica que envolve o nome de Eurico Miranda proporcionou também um recorde na eleição cruzmaltina: 5.592 eleitores exerceram seu direito. O número superou os 5.553 votantes que reelegeram Antônio Soares Calçada, em 1985. O novo presidente comandará o clube até dezembro de 2017.
A apuração chegou ao fim às 3h27 desta quarta-feira. O grupo “Volta Vasco. Volta Eurico” teve 2.733 votos dos associados que compareceram ao ginásio vascaíno durante toda a terça-feira. Candidato da chapa “Sempre Vasco” e apoiado por Edmundo, Júlio Brant ficou em segundo lugar com 1.570 votos. Já Roberto Monteiro, da chapa “Identidade Vascaína”, amargou a terceira colocação com 1.155 votos. Sessenta votantes foram impugnados antes da votação. Outros 60 decidiram anular ou votar em branco.
Fonte:O xerife

MEC disponibiliza gabarito oficial do ENEM

O Ministério da Educação divulgou na manhã desta quarta-feira (12) o gabarito oficial da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Confira abaixo:

GABARITO DAS PROVAS DE SÁBADO (8/11)

PROVA AMARELA (sábado)
PROVA ROSA (sábado)
PROVA AZUL (sábado)
PROVA BRANCA (sábado)

GABARITO DAS PROVAS DE DOMINGO (9/11)
PROVA AMARELA (domingo)
PROVA ROSA (domingo)
PROVA AZUL (domingo)
PROVA CINZA (domingo)


Segundo o ministro da Educação, as notas do Enem 2014 devem ser divulgadas em janeiro de 2015.

“FANTASMA” VOLTA A AMEDRONTAR MOTORISTAS DA CHAPADA DO APODI.

A estrada que interliga a BR 405 ao Distrito de Soledade volta a ser alvo de polêmica e medo entre os moradores da Chapada do Apodi, em especial a população do Distrito de Soledade que rotineiramente é surpreendida por aparições fantasmagóricas no referido trecho, onde recentemente aconteceram vários acidentes, inclusive com vitimas fatais.

Os contos dão sempre conta da aparição de uma mulher, que segundo populares já pegou carona em moto e sumiu de forma inesperada, já se deu noticia de uma moto sem piloto na frente de veículos, e ultima de uma mulher vestida de noiva, toda de branco que amedronta pilotos e motociclistas.

O que causa estranheza em alguns desses “contos” é que alguns deles partiram de pessoas confiáveis, e muitas vezes a aparição se dá até três pessoas por vez, o que realmente deixa a população perplexa e com receio de trafegar pela via, afinal a referida “assombração” já foi relatada tanto pela manhã, como a tarde e também a noite, o que causa certo temor na população.

E você crer neste tipo de “assombração”?

Fonte: Blog Josenias Freitas

Dilma diz que não tem pressa para fazer reforma ministerial

A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (12) que não fará imediatamente a reforma ministerial para montar a equipe de seu segundo mandato. Segundo ela, não há um prazo para que as mudanças comecem. Dilma também comentou a decisão da ministra Marta Suplicy de entregar a carta de demissão quando a presidenta deixou o Brasil em viagem oficial. Ela disse que conversou com Marta antes de viajar e conhecia o teor da carta. “Não estabeleci prazo e não vou fazer a reforma [ministerial] imediatamente, vou fazê-la por partes”, disse a presidenta a jornalistas em Doha, no Catar.

Na avaliação da presidenta, Marta Suplicy não teve qualquer atitude incorreta na forma como entregou a carta de demissão. “Ela me disse o teor da carta antes de eu viajar, mas logo depois que fui reeleita a ministra falou comigo que sairia. Ela não fez nada de diferente, não teve nenhuma atitude incorreta, ela me disse que sairia e eu aceitei. Acertamos que ela me enviaria uma carta, a estrutura de praxe”, disse

Sobre o trecho onde Marta diz que os brasileiros desejam que a presidenta seja iluminada na escolha de sua equipe de trabalho e que a equipe econômica possa resgatar a confiança e credibilidade ao seu governo, Dilma se limitou a dizer que “essa é uma opinião dela e as pessoas têm direito a dar opinião”.

Perguntada por jornalistas se há preocupação em relação à investigação sobre a Petrobras nos Estados Unidos, a presidenta respondeu que não. “Não. Isso faz parte das regras do jogo. Empresas cotadas na bolsa de Nova Iorque tem de prestar contas segundo as regras da bolsa de Nova Iorque, que também não são muito diferentes das brasileiras. Além disso, os Estados Unidos têm de investigar se tem cidadãos americanos envolvidos em alguma irregularidade”, avaliou.

No Catar, Dilma se reuniu com o Emir do país, Xeque Tamim bin Hamad Al Thani, e com a Xeica Mozah Bint Nasser. Ela relatou que um dos temas discutidos com o Emir foi a crise no Oriente Médio. Com a Xeica, tratou de educação e destacou as conversas sobre cooperação para o programa Ciência sem Fronteiras.

Do Catar, a presidenta Dilma segue para a Austrália onde participará, nos dias 15 e 16, da reunião do G20 – grupo que reúne os líderes das 20 maiores economias do mundo. “O G20 é sobre como se prossegue na reforma do Fundo Monetário e como se traduz o desejo do G20 de um desenvolvimento sustentável e equânime, como isso se traduz em medidas concretas. Acho que o emprego vai ser um foco muito forte”, disse.


Fonte:Agência Brasil