domingo, 6 de maio de 2012

Crise no TJRN tem destaque na mídia nacional



Há cerca de 400 documentos que autorizam pagamentos de precatórios a laranjas assinados pelos ex-presidentes do Tribunal de Justiça Osvaldo Cruz e Rafael Godeiro. O levantamento feito pelo Banco do Brasil, que está sendo enviado para a comissão interna do Tribunal de Justiça do RN, chegou a esse número até o presente momento. A quantidade de cheques e ofícios pode superar esse número até o fim da inspeção nos precatórios, que deve acontecer em 10 dias. A reportagem da TRIBUNA DO NORTE tentou contato com a comissão, mas nenhuma informação foi repassada por orientação do Conselho Nacional de Justiça.
Até o momento a comissão identificou pouco mais de R$ 14 milhões em desvios. Já não se tem a expectativa de que a quantidade de dinheiro desviado chegue a R$ 20 milhões. De acordo com informações, o trabalho deve ser concluído em cerca de 10 dias. A comissão interna do TJ foi instituída no dia 10 de janeiro desse ano. O último relatório, a exemplo dos anteriores, será remetido ao Conselho Nacional de Justiça, ao Superior Tribunal de Justiça e ao Ministério Público Estadual.
Fantástico
O escândalo dos precatórios no Tribunal de Justiça ganhará novamente repercussão nacional. Segundo informações repassadas à TRIBUNA DO NORTE, o Fantástico irá dedicar alguns minutos da sua edição aos desvios no TJRN. Não há confirmação se há matéria será veiculada hoje ou no próximo domingo. A reportagem não deve ser centrada unicamente no caso do Rio Grande do Norte, mas abordará outros estados com crises no Poder Judiciário, como Tocantins e São Paulo.
O jornalista que assina a reportagem é Eduardo Faustini, conhecido por fazer matérias investigativas de grande repercussão, como a que flagrou fraudes em licitações de hospitais públicos, para ficar no caso mais recente. Faustini esteve em Natal na última semana e entrevistou várias pessoas, entre promotores, desembargadores e até a própria Carla Ubarana, que até então tinha evitado qualquer contato com a imprensa. Segundo informações, a conversa entre Ubarana e o repórter da Rede Globo durou duas horas
Fonte:o xerife

Ceará planta a semente do desenvolvimento e o RN perde o bonde do crescimento

Na próxima terça-feira, o Governo do Estado do Ceará, com recursos federais, assina a ordem de serviço para o terceiro grande hospital regional do Estado. Vai ficar na região Central.
O primeiro e o segundo, respectivamente, foram construídos nas cidades de Sobral e Juazeiro do Norte. Já estão em atividade. São magníficos no tamanho e na estrutura.
Além disto, o governo do Ceará, com recursos federais, já concluiu a construção de 152 escolas técnicas, que farão toda uma diferença ao longo dos próximos dez anos.
Também com recursos federais, o Governo do Estado do Ceará construiu delegacias acopladas a destacamento de Polícia Militar que mais parece butiques, em todas as comarcas.
E não é só. Já está em fase de conclusão a construção de cadeias públicas em todas as Comarcas, para desafogar as delegacias que estão lotadas de presos.
As principais vias de acesso ao litoral e as regiões mais distantes da capital Fortaleza estão sendo duplicadas ou já foram duplicadas. As rodovias federais também.
O Porto do Pecém está sendo ampliado e a ele já está chegando a Transnordestina. O Estádio para realizar a copa em 2014 virou detalhe. Entre os estádios, é o que está mais avançado.
Em palavras claras, o Estado do Ceará pegou o bonde do crescimento. Plantou a semente e agora é só regar e aguardar os frutos suculentos nos próximos anos.
O Rio Grande do Norte não construiu delegacias, cadeias públicas, escolas técnicas, hospitais, os portos não tem como chegar grandes navios e perdemos a transnordestina.
E não existe nenhum investimento feito no Rio Grande do Norte que o Ceará não tenha conseguido o dobro. Por exemplo, as universidades federais e IFRNS. 
A nossa classe política deve uma explicação ao povo do Rio Grande do Norte.
Fonte:retrato do oeste

Paciente precisa comprar remédio em hospitais do estado


Falta de medicamentos, macas lotando corredores, servidores em greve, esses são alguns dos muitos problemas que vêm se acumulando não só no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HWG), como também em outras unidades da rede pública de saúde do estado.
A saída do médico urologista Domício Arruda da titularidade da Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), apenas consolidou o que a população potiguar e, desde a última terça-feira, o Brasil inteiro já sabe: a saúde pública do RN está em crise.
O Diário de Natal esteve novamente no Walfredo Gurgel na manhã de ontem (04), onde constatou que a falta de medicamentos tem levado a população ao desespero. Como relata Auxiliadora Medeiros, que está acompanhando um familiar desde quarta-feira no hospital. Ela procurou a reportagem para registrar o descaso com que vem sendo tratado seu caso.
Para diminuir a gravidade do quadro de seu parente, que tem problemas hepáticos e há três dias sofre com dores e expele sangue pela boca, Auxiliadora diz que teve que comprar a medicação indicada (Dramin e Albumina humana - ambos oferecidos gratuitamente pelo SUS), pois os remédios estão em falta no HWG. "Se daqui para amanhã, ele não for transferido, ele vai morrer", fala emocionada Auxiliadora.
O Walfredo Gurgel é a maior unidade hospitalar do estado e atende mais de mil casos por dia oriundos de todo o RN. Quanto à falta de medicamentos, a assessoria do hospital alega que repassa semanalmente as demandas do HWG à Unidade Central de Agentes Terapêuticos (Unicat), sendo de competência da Unicat enviar todos os medicamentos solicitados na lista.

Indefinição quanto ao novo nome para a Saúde

A Sesap foi procurada pelo Diário de Natal para posicionar-se sobre a crise na Saúde. Entretanto, de acordo com a assessoria, a secretária interina da pasta, Dorinha Burlamaqui, precisa de tempo para se inteirar sobre questões administrativas da Sesap, que competiam apenas ao ex-secretário Domício Arruda, mas que em breve a imprensa poderá contar com suas declarações.
Sobre a escolha de um novo titular para a pasta, a assessoria disse que a governadora Rosalba Ciarlini esteve com a agenda cheia durante a semana e que ainda não havia se reunido com o seu gabinete para discutir um novo titular para a Sesap. A assessoria ressaltou que a saída de Domício foi por decisão própria do secretário e que não houve retaliações por causa da repercussão da crise da saúde na imprensa nacional.
A própria assessoria demonstrou pouco conhecimento sobre os desdobramentos da situação no Walfredo Gurgel. Questionada sobre o quadro do hospital, a assessoria perguntou como estava o local na manhã dessa sexta, se haviam muitas ambulâncias paradas e se eram muitos os casos vindos do interior.
Fonte:jean carlos