segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Senador José Agripino acredita que Rosalba Ciarlini está inviabilizada para tentar a reeleição

Restando um ano e sete dias para as eleições de 2014, a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) ainda não decidiu se será candidata à reeleição. Entretanto, com reprovação acima dos 80%, segundo a última pesquisa Consult, a possibilidade de ela vir a disputar a reeleição é vista como algo improvável – embora não impossível.
Neste sentido, os próprios políticos já emitem sinais, diretos e indiretos, de que estariam “abandonando o barco” rosalbista. Sinal forte neste sentido, recentemente, foi o rompimento do PMDB com o governo. Os líderes peemedebistas Henrique e Garibaldi Alves já decidiram, inclusive, que o partido terá candidato próprio nas eleições de 2014.
No último final de semana, foi a vez do líder nacional do DEM, partido de Rosalba, José Agripino Maia, anunciar que não vê chances de a governadora disputar a reeleição de 2014, uma ameaça ao projeto de candidatura à reeleição da governadora. No entanto, Agripino colocou uma condição para que Rosalba dispute a reeleição: ter o apoio do PMDB.
A informação foi veiculada pela coluna do jornalista Claudio Humberto, que disse: “Presidente do DEM, o senador José Agripino não vê chance de a governadora Rosalba Ciarlini disputar reeleição em 2014, a não ser que ela consiga costurar ampla aliança, com apoio do PMDB”. Até o final da manhã de hoje, a reportagem tentou falar com o senador José Agripino, mas não conseguiu e nem o presidente do DEM havia desmentido a nota do colunista.
DIFICULDADES
Devido à falta de apoio popular, escasseiam os apoios políticos ao governo Rosalba. Nesse contexto, há forte preocupação quanto ao futuro do DEM no RN. A ideia é que, não dando para salvar o mandato da governadora, que o DEM busque resguardar ao menos os demais mandatos que tem: hoje o DEM tem dois deputados federais e três estaduais.
Eleita por uma ampla aliança que incluía, além do DEM, o PMDB, o PR, o PV, o PMN, o PSD, o PSL e outras legendas, Rosalba Ciarlini terminou cedendo na sua base e vários partidos abandonam o barco. Primeiro foi o vice-governador Robinson Faria (PSD), que deixou o governo ainda no final do primeiro ano de gestão, em 2011.  Em seguida, foi o PV, presidido no estado pelo senador Paulo Davim, que também deixou o governo, rompendo em 2012. Na sequencia, em julho passado, o PMDB, dos líderes Garibaldi e Henrique, afastou-se do governo. Mais recentemente, o PSL, do ex-diretor do PROCON Araken Farias, também deixou o barco governista.
Apenas PMN e PR acompanham o DEM no apoio ao governo. Seria improvável que o DEM apoiasse a candidatura à reeleição da governadora com tão poucos apoios. Seria “suicídio político”, com a exterminação dos mandatos legislativos.
Fonte:JH

Médicos formados no exterior participam de recepção nos municípios

Os profissionais com diploma estrangeiro participantes do programa Mais Médicos no Rio Grande do Norte começam hoje (23) a participar de uma apresentação do quadro da saúde do município onde trabalharão, bem como à equipe com quem vão atuar e a situação geral da população atendida. Eles estão nessas cidades desde o sábado (21).

Após essa apresentação e com o registro provisório, a ser concedido pelo Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern), os profissionais de diplomas estrangeiros podem começar a clinicar e atender os pacientes. Até a última quinta-feira (19), quando uma plenária do Conselho Federal de Medicina decidiu conceder esse registro, havia um impasse entre CRMs e secretarias. 
Segundo Uiacy Alencar, coordenadora do programa no RN, o conselho estaria cobrando documentações além das determinadas pelo Ministério da Saúde e teria surpreendido a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Ela firma que a secretaria enviou a documentação dos participantes em três momentos: no dia 10, no dia 19 e hoje de mais um médico, que teve problema com a cópia de um documento específico, mas que já foi resolvido.  

Agora, cada conselho regional tem o prazo de até 15 dias, desde o envio dos dados, para emitir esse registro provisório. Segundo o Cremern, esse provisório começa a ser concedido hoje, após decisão do CFM na quinta passada.
Fonte:Tribuna do Norte