quinta-feira, 29 de maio de 2014

Espiga de milho 'mutante' surpreende moradores em Riacho da Cruz!

Bizarro e Cômico, agricultor se assustou com anomalia no milho.
A aparência curiosa de uma espiga de milho chamou a atenção de moradores do município de Riacho da Cruz. Um pé de milho atrofiado brotou uma espiga cujo formato é semelhante a um cérebro humano.
O geógrafo André Alexandre assegura que esse problema na espiga é comum de ocorrer nas plantações de milho. "Na verdade este sintoma no grão é tipico da doença conhecida como 'Carvão do Milho' e é causado pelo fungo Ustilago maydis. O fungo se instala no interior da espiga e depois produz uma massa utilizando todo o amido do grão, se ele cortar o grão o seu interior irá apresentar uma massa negra que lembra o aspecto do carvão", explicou o geógrafo.
Ainda de acordo com o Geógrafo, fatores como a estiagem que atingiu a região nos últimos meses e o tipo de milho usado na plantação também podem influenciar para que espigas com deformidades apareçam no momento da colheita.
Fonte:O Mural de Riacho da Cruz

Soprando Velinhas

                            Thayonara Jales

Joaquim Barbosa anuncia que deixará STF no próximo mês

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), informou nesta quinta-feira, 29, que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, lhe comunicou que vai deixar o cargo para se aposentar. “Ele disse que vai deixar o Supremo. Comunicou que a visita era uma oportunidade para se despedir”, contou Renan, após receber Barbosa em seu gabinete.
Segundo o presidente do Senado, a princípio, o encontro desta quinta era uma reunião de rotina, aparentemente para tratar de temas relacionados ao STF, como o Código do Processo Civil, que Renan se comprometeu em acelerar a tramitação. No entanto, em meio às conversas, Barbosa comunicou que a visita desta quinta era uma despedida porque ele deixará o STF em junho.
Segundo Renan, o presidente do STF não justificou a saída. Ele lamentou a notícia e disse que foi uma informação “surpreendente” porque via no “presidente do Supremo uma pessoa importante para o País”. “Ele vai se aposentar. Sentimos muito porque ele é uma das melhores personalidades do Brasil. Isso é muito triste”, avaliou Renan. Barbosa ainda está no Congresso e fará ainda uma visita ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). O presidente do STF ainda não falou com a imprensa.
Fonte:O Xerife

Fátima Bezerra afirma que falta moral aos Alves e Maia para criticar Rosalba Ciarlini

Deputada afirma que PMDB de Henrique e PR de João Maia eram aliados e agora criticam governo do RN

A pré-candidata do PT ao Senado, Fátima Bezerra, disse que o pré-candidato do PMDB a governador, Henrique Eduardo Alves, e o seu vice, João Maia (PR), “não têm moral” para criticar a gestão da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), porque participam, ainda hoje, com indicação de cargos, da gestão estadual. A petista também criticou o que classificou de falta de coerência da pré-candidata do PSB ao Senado, Wilma de Faria. Segundo a deputada federal, Wilma está sendo incoerente por criticar áreas do governo Rosalba que não funcionam sem dizer que os responsáveis pelos desacertos foram indicados do PMDB e do PR, partidos comandados em nível estadual por Henrique e João Maia, respectivamente.
“Estranho e incoerente é Wilma criticar as áreas do governo que não funcionam sem dizer que os responsáveis pelos desacertos foram indicados do PMDB, do PR, do DEM, do PSDB e de outros partidos, agora aliados dela. Logo ela que já foi governadora e sabe que as responsabilidades de um governo são coletivas”, afirmou Fátima em nota, distribuída à imprensa no final da manhã de terça, momentos após uma entrevista concedida pela ex-governadora Wilma de Faria à Rádio Cidade (94 FM).
Ao criticar a incoerência de Wilma, Fátima expôs um fato incômodo a Henrique, Wilma e João Maia. Ela disse que Wilma “fecha os olhos para o fato de que esse governo foi e continua sendo o governo do DEM e PSDB, que não saíram do governo, mas também do PMDB e do PR entre outros partidos que continuam ocupando cargos na gestão de Rosalba”. E mais: de acordo com a petista: As críticas a Rosalba, quando feitas por Henrique e João Maia, “são de forma muito superficial e sempre são críticas pessoais a ex-comandante agora abandonada, exatamente porque”, completou a petista, Henrique e João Maia “não têm moral para criticar a gestão da qual são responsáveis diretos’”.
MAIS INCOERÊNCIA
Além de apontar grave incoerência nos discursos de Henrique e João Maia, Fátima Bezerra atacou também a suposta incoerência de Wilma, que disse “não ter preconceito e poderá aceitar” o apoio do DEM de Rosalba, caso o partido, presidido nacionalmente por José Agripino Maia (DEM), venha a consolidar sua participação, já acertada entre líderes, na composição do chamado acordão com PMDB, PR, PSB e outras legendas. Para tanto, basta que o diretório estadual do DEM, em votação a ser realizada na próxima segunda-feira, decida pela não candidatura à reeleição da governadora Rosalba Ciarlini, como está previsto para acontecer, dada a liderança de Agripino ser maior que a de Rosalba entre os componentes com direito a voto no DEM. “Estranho é a vice-prefeita aderir a uma coligação da qual o DEM faz parte e achar que pode continuar a fazer críticas pessoais a Rosalba Ciarlini como se o governo fosse obra de uma única pessoa”, continuou Fátima Bezerra.
As declarações de Fátima Bezerra foram uma resposta às palavras de Wilma, que na manhã de terça, afirmou em entrevista ao “Jornal da Cidade” (94 FM), que o PT não poderia criticar o acordão, porque quis estar nele, “e só não está porque o PMDB não quis”. No texto distribuído por sua assessoria, Fátima admite que “durante o ano de 2013 o PT tentou sim construir uma frente dos partidos da base de apoio ao governo da presidenta Dilma que não fizessem parte do governo do DEM, coerentemente com o projeto nacional em curso e com a oposição que faz ao governo estadual. Ocorre que quando o PMDB decidiu incorporar o DEM e o PSDB, o PT comunicou publicamente que não participaria de um palanque com essa configuração. Portanto, não foi o ‘PMDB que não quis’, foi o PT que não aceitou, por questão de coerência”, disse a nota da parlamentar petista.
Fonte:JH

Em greve, técnicos da Ufersa fecham os portões do campus

Os técnicos da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) trancaram os portões do campus de Mossoró na manhã desta quinta-feira (29), impedindo a circulação das pessoas pela Universidade. Os profissionais em greve estão sentados em frente ao campus.
 
A greve da categoria, que segue orientação nacional, já dura 74 dias e eles ainda não tiveram qualquer avanço de negociação com o Governo.

As principais pautas dessa greve são:

- Aprimoramento do Step: O Step é a mudança de letra que o Plano de Cargos e Carreiras garante. Daí, o aumento acontece com reajuste de 3% e o Sindicato deseja aumento para 5%;
- Ascensão funcional;
- Cumprimento total do acordo de greve de 2012;
- Diminuição da carga horária de 40h para 30h;
- Revogação da Lei de criação da EBSERH, responsável pela terceirização dos hospitais.
Fonte:Defato

Emparn afirma que chuvas em Natal vão continuar intensas até o fim de semana

A manhã desta quinta-feira (29) começou da mesma maneira que ontem: muita chuva e transtornos na capital potiguar. Locais como a avenida Hermes da Fonseca, na altura do Mercado de Petrópolis, avenida Rio Branco, na Ribeira, e avenida Afonso Pena, em Tirol, ficaram com o tráfego de veículos dificultados em função de alagamentos. Os motoristas que trafegavam pela estrada da Redinha também tiveram dificuldades, com o congestionamento atingindo os dois sentidos da via. A expectativa da meteorologia é que o volume de chuva só diminua no fim de semana.
"Nós estamos num período chuvoso no litoral, a chuva não vai parar completamente, mas vai dar uma diminuida no fim de semana. Amanhã a tarde já teremos uma redução e no sábado e no domingo o índice chuvoso vai ter diminuído. As chuvas só vão parar mesmo em julho/agosto", declarou Gilmar Bristot, da Gerência de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN).

Além das precipitações na capital, o interior também registrou chuvas entre ontem e hoje. O último mais recente boletim pluviométrico divulgado pela Emparn mostrou que cidades de todas as regiões tiveram chuvas na quarta-feira.  "Ontem nós tivemos boas chuvas na região da chapada: Apodi, Mossoró, Assu. Isso deve permanecer durante mais alguns dias, em função das temperaturas vindas do sul da Bahia e da zona de convergência", assegurou Bristot. 

Trem

A chuva também trouxe problemas para a zona Norte de Natal. Um cratera na rua Cerejeira, no Conjunto Panorama, aumentou devido às chuvas e a terra molhada desceu para os trilhos da linha dos trem, fazendo com que a locomotiva tevivesse que voltar para a estação do Panorama de ré. A CBTU foi notificada e enviou uma equipe para retirar a terra do local. A situação ocorreu por volta das 7h. Às 8h30 as linhas foram liberadas e o trem voltou a funcionar. 

Fonte :Tribuna do Norte

DNIT INICIA INSTALAÇÃO DE LOMBADA ELETRÔNICA EM MESSIAS TARGINO

O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte(DNIT),iniciou hoje (28/05), a instalação de uma lombada eletrônica na margem da BR- 226 (entrada da cidade), agora os moradores do conjunto Osnildo Targino pode contar com um importante meio para garantir a segurança dos mesmos. Esta lombada garante mais conforto e segurança tanto para os moradores do conjunto como também para toda a população que transitam pela BR.
De acordo com o DNIT, os equipamentos deverão estar instalados em cerca de uma semana e, posteriormente, aferidos pelo INMETRO.
Fonte:Blog da PMMT