sábado, 8 de dezembro de 2012

Laboratório da UFRN registra novo tremor de terra em município potiguar



O epicentro é representado pela estrela vermelha. As estações de Riachuelo (RCBR) e Pedra Preta (ACPP) são representadas pelos triângulos vermelhos.)
Segundo o Laboratório de Sismologia da UFRN, um novo tremor de terra, de magnentude 2.4, foi registrado em Pedra Preta, Região Central potiguar, na última quinta-feira (06), por volta das 8h16 da manhã. O evento foi registrado, entre outras, pela estação de Riachuelo (RCBR) e pelas estações da Rede Sismográfica do Nordeste (RSISNE) de Paraú (NBPA), Livramento (NBLI) e Pedro Velho (NBPV).
Ainda de acordo com o laboratório, dada a magnitude do evento, o mesmo deve ter sido sentido na região em torno do epicentro, no limite dos municípios de Pedra Preta e Jandaíra.
Fonte:O xerife

MEC aponta UFRN como melhor universidade federal do Norte e Nordeste

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) se classificou como melhor universidade federal das regiões Norte e Nordeste do País no Índice Geral de Cursos (IGC), posto antes ocupado pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A UFRN, que tinha se classificado em 3º lugar na avaliação anterior, conquista o 1º lugar com o conceito 3,66, equivalente à faixa 4 do Índice.
 
O IGC é indicador criado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) do Ministério da Educação (MEC), que avalia anualmente o desempenho dos cursos de graduação e das pós-graduações das instituições de ensino superior do Brasil.
 
O IGC considera o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e o Conceito Preliminar de Curso (CPC) para o cálculo do conceito final de cada instituição, que varia de 1 a 5. O índice é a média ponderada do conceito obtido por todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado de cada instituição.
 
Neste ano, foram avaliados 30 cursos da UFRN no ENADE 2011, considerando que os cursos que possuem duas modalidades (licenciatura e bacharelado) são avaliados separadamente, contando como dois cursos. O Índice considera desde o desempenho dos estudantes até o corpo docente, proposta pedagógica, infraestrutura, entre outros.
 
Ao todo, 11 cursos obtiveram conceito máximo no Exame, sendo nove destes lotados no Campus Central e dois lotados no Centro de Ensino Superior do Seridó (CERES), da cidade de Caicó. O resultado representa uma porcentagem de 40% (36,6%) do total avaliado.
 
Desde a criação do IGC, em 2007, a UFRN demonstra crescente aumento no cálculo do conceito final, tendo permanecido sempre na faixa 4 do Índice. Em 2007, o conceito contínuo da Universidade foi de 3,38, evoluindo para 3,66 em 2011. (A faixa 4 do IGC contempla as instituições avaliadas com conceitos entre 2,95 e 3,94).
Fonte:Jean Carlos

Jussier Cigano é Assassinado na cidade de Umarizal/RN


Mais um homicídio foi registrado na cidade de Umarizal no ano de 2012. Desta vez o fato aconteceu no final da tarde de ontem por volta das 17:00hs em um bar localizado na Avenida Rio Umari, a vítima foi a pessoa de Wanderlânio Garcia de Araújo, 44 anos, mais conhecido por “Jussier Cigano”.
Jussier foi morto com tiros de pistola de calibre ainda não identificado debaixo do alpendre do bar de Marcondes na Avenida Rio Umari, bairro Rua nova. Segundo informações colhidas pelo blog, os elementos estavam em um veículo de cor e marca não identificada, e após praticarem o crime, saíram em disparada com destino á RN 117, onde empreenderam fuga.
Segundo Marcondes, dono do estabelecimento, o bar ainda estava fechado, e nem mesmo sabia se existia alguma pessoa no alpendre, tendo ouvido os estampidos e imaginou que fossem fogos de artifícios, e logo em seguida ouviu-se algumas pessoas falando sobre a morte do cigano, e quando saiu presenciou a cena do cigano sangrando deitado na área de seu bar.
Fonte: Umarizal News.
No mês de março do ano passado já haviam tentado contra a vida de Jussier, no mês passado a mulher de Jussier conhecida como “Geralda Cigana”, foi sequestrada em Messias Targino e morta em Florânia. Hoje ele não escapou de seus algozes e foi morto sem ter como se defender.
No ano de 2010 Jussier Cigano foi preso e autuado em flagrante delito, por crime de Disparo em via pública e posse ilegal de armas de fogo.