quarta-feira, 11 de junho de 2014

Bombeiro diz que Arena das Dunas não está pronta e Demétrio o chama de irresponsável

Para resolver todos os problemas, o Corpo de Bombeiros terá um esquema de plantão nesta quarta-feira, com dois analistas e vistoriadores voltados apenas para a aprovação dos laudos da Arena das Dunas

A cerca de dois dias para Natal receber o seu primeiro jogo na Copa do Mundo, a Arena das Dunas segue vivendo um impasse. Após o ESPN.com.br revelar que ainda há o risco de as arquibancadas provisórias não serem liberadas para a partida de sexta-feira, a Secretaria Extraordinária para Assuntos Relativos à Copa do Mundo (Secopa) se pronunciou através de seu responsável, Demétrio Torres, e garantiu que o estádio já está pronto e poderia até receber um jogo nesta quarta. O Corpo de Bombeiros, porém, discorda.
Todo o problema é por conta do atraso na entrega das arquibancadas provisórias. O Corpo de Bombeiros explica que tinha uma visita de inspeção marcada para a tarde desta terça, mas não pôde realizá-la por conta de um pedido da própria empresa que monta as estruturas, que explicou que ela ainda não estavam prontas. Assim, não há nenhum alvará definitivo de segurança para o uso dos assentos temporários.
A Secopa, porém, garante que tudo está em ordem. Demétrio Torres chegou até a chamar o Tenente Christiano Couceiro de irresponsável por falar que a Arena das Dunas corre risco de não ter as temporárias e garantiu que elas já poderiam estar em uso se a Copa em Natal começasse nesta quarta-feira.
“Ele é um irresponsável se falou isso mesmo. Se a gente tivesse jogo amanhã (nesta quarta), o estádio estaria pronto. Todo esforço que a gente teve, você acredita mesmo no que ele falou? Não tem nem cabimento. Te disse no outro dia e estou te dizendo agora: está tudo pronto em Natal. A imprensa tem alguma coisa contra a gente pra ficar falando essas coisas ruins. Eu entendo, falar coisa ruim dá ibope, mas não sei porque focaram aqui. Eu te disse que está pronto, que ficaria pronto nesta terça e está pronto. Tudo vai correr bem aqui em Natal, venha ver”, garantiu.
A resposta do Corpo de Bombeiros, porém, é diferente. “O Corpo de Bombeiros ainda não deu os documentos que liberam as estruturas. Se ele está falando isso, pode ser que tenha alguém que se responsabilize por isso. Mas o Corpo de Bombeiros ainda não se responsabiliza”, diz o Tenente Couceiro.
O problema ainda vai além das arquibancadas móveis. Na noite desta terça-feira, estiveram reunidos em Natal o comandante-geral do Corpo Bombeiros, Coronel Eliseu Dantas, o chefe do serviço técnico de engenharia da corporação, Marcos de Carvalho e mais um representante da Arena das Dunas. O objetivo era ao menos liberar as outras partes provisórias do estádio, modificadas do projeto original para receber a Copa. E o diagnóstico dos Bombeiros foi preocupante.
“A situação é bastante delicada. O estádio recebeu o atestado de vistoria do Corpo de Bombeiros no começo do ano. Na época, foi vista toda a questão de segurança. Mas recentemente, nos últimos três meses, foram feitas algumas mudanças estruturais. Áreas que eram estacionamento se transformaram em escritórios, áreas que eram vãos livres, receberam separações… E tudo isso interfere no projeto de combate a incêndio”, disse o Tenente Couceiro.
“Por exemplo, existia uma estrutura onde se via as tubulações. Como se transformou em escritório, resolveram tampar a tubulação com uma estrutura que não sabemos ainda se é inflamável ou não. Algumas coisas que colocaram tamparam ate o Sprinkler, aqueles chuveiros que jogam agua para diminuir o incêndio”, completou.
Para resolver todos os problemas, o Corpo de Bombeiros terá um esquema de plantão nesta quarta-feira, com dois analistas e vistoriadores voltados apenas para a aprovação dos laudos da Arena das Dunas. Outros funcionários especialistas neste tipo de análises também estão de sobreaviso. A expectativa é de que a corporação receba novos documentos às 11h e faça uma visita ao estádio às 15h para a vistoria das arquibancadas provisórias.
Natal recebe o seu primeiro jogo da Copa do Mundo já na próxima sexta-feira, com o duelo entre México e Camarões, válido pelo grupo A, o mesmo do Brasil. As arquibancadas provisórias têm mais de 11 mil assentos e aumentam a capacidade da Arena das Dunas de 31 para 42 mil pessoas.

Fonte: ESPN

Potiguar Bruno Mooneyhan é eleito Mister Universo

O potiguar Bruno Mooneyhan foi eleito Mister Universo na noite desta terça-feira (10), em cerimônia realizada na República Dominicana. Engenheiro eletricista por formação, ele já havia conquistado as últimas disputas de Mister RN e Mister Brasil.
Bruno Mooneyhan tem 23 anos e antes do concurso se dizia preparado para a disputa de Mister Universo. Ele realiza treinos intensivos de atividades físicas com um personal trainer e possui uma alimentação balanceada controlada por um nutricionista. O modelo deve interromper sua carreira de engenheiro eletricista, pelo menos neste momento, para aproveitar as novas oportunidades.  
Fonte:Tribuna do Norte

Agricultor foi assassinado em sua casa enquanto dormia na zona de Umarizal

Umarizal (RN) - No início da noite desta terça-feira (10), por volta das 18 horas e 30 minutos, a pessoa conhecida até o momento somente por Alberto, foi assassinado com vários tiros supostamente de revolveres, quando dormia em uma rede dentro de uma casa no sítio baixio, a 12 quilômetros de distância de Umarizal/RN. 

Segundo informações preliminares, há alguns dias elementos assaltaram a residência de Alberto no referido sítio e roubaram uma espingarda bate-bucha (soca), e que depois disso Alberto quando ingeria bebidas alcoólicas, deve ter falado alguma coisa que não agradou ao meliantes, e hoje esses elementos acabaram com sua vida.

 
 Fonte: Umarial News

FIP em Patos recebeu autorização para abertura do curso de medicina

O Ministério da Educação autorizou a abertura de dois cursos de medicina em instituições privadas de ensino superior, totalizando 120 vagas. A autorização está em portaria publicada na edição de hoje (11) pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior. Serão 60 vagas na Faculdade Ubaense Ozanam Coelho, em Minas Gerais, e 60 vagas nas Faculdades Integradas de Patos, na Paraíba.
A autorização para a criação de cursos de medicina segue uma tendência dos últimos meses. Em maio deste ano, foi autorizada a abertura de oito novos cursos de medicina em universidades federais de cidades do interior do país com 420 vagas. Em janeiro, o ministério autorizou a abertura de 1.340 vagas anuais em cursos de medicina distribuídas entre cursos já existentes e dois novos. Em dezembro de 2013, o Ministério da Educação autorizou a abertura de 560 vagas em cursos de medicina de universidades federais.
Fonte:O Xerife