sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Em menos de 24 horas duas pessoas foram mortas na cidade de Umarizal

Na noite de Terça feira 05 o deficiente fisico Uidenilson de Morais, de 46 anos de idade, foi executado na Avenida da Integração no centro da cidade.
Na noite de hoje, 06 por volta das 22:30 horas, a pessoa de Diocleciano Benedito da Silva, conhecido por Clécio, assassinou a golpes de faca peixeira sua ex-mulher Renata Kézia da Silva, de apenas 19 anos de idade. 
O fato aconteceu na residência da vítima, situada na rua Santa Luzia, bairro Lalins. Segundo informações recebidas pelas redes sociais, o casal estava separado a uns quinze dias.

O acusado é natural da cidade de João Dias-RN, e empreendeu fuga com destino ignorado, em seu veículo de marca Honda Civic de cor preta.

Segundo informações repassadas aos policiais Militares pela família da vítima, Clezio já responde a um crime de homicídio na cidade de Severiano Melo-RN. 

www.umarizalnews.com.br

8 de Agosto dia nacional de combate ao Colesterol

No Dia Nacional de Combate ao Colesterol, celebrado hoje (8), especialistas querem mudanças estruturais nas políticas públicas para combater os problemas gerados pelo consumo exagerado de produtos industrializados, ricos em gordura e carboidratos.
Para o presidente da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, Thiago Trindade, apesar do aumento da obesidade entre a população brasileira, tem havido uma mudança positiva em relação à alimentação. Médico de família em Natal, no Rio Grande do Norte, Trindade recebe cada vez mais pacientes conscientes da necessidade do hábito mais saudável à mesa. Entretanto, ele alerta que a pobreza é o principal obstáculo para quem quer transformar a teoria em prática.
“Cada vez mais, vemos pacientes dizendo que têm buscado alimentos mais saudáveis, mais ricos em fibras, com menos gordura. Mas vemos que as pessoas de classes sociais mais pobres não têm tanto acesso às saladas, frutas, têm menos condições de fazer exercícios físicos e costumam comprar os alimentos mais baratos, ricos em gorduras e carboidratos”, lembrou o médico.
Fonte:O Xerife

Município de Messias Targino em parceria com o SENAR realiza campanha de prevenção do câncer do colo do Útero e do Câncer de Próstata

O município de Messias Targino, em parceria com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural)  e a Visão Mundial, estará realizando neste dia 08 de agosto, sexta-feira, uma campanha de prevenção do Câncer do colo do útero com realização de preventivos para todas as mulheres com idade fértil, e prevenção de Câncer de próstata com coleta de PSA para homens acima de 40 anos.
A Secretária de Saúde do município informou ainda que durante o evento haverá distribuição de kits disponíveis para todos os participantes.
A ação acontecerá na Escola Municipal professor Julio Benedito no horário das 07:00hs às 15:00hs, e para as pessoas da zona rural que queiram participar o município disponibilizará transporte para a vinda dos mesmos.   
  
RECOMENDAÇÕES PRÉVIAS PARA REALIZAÇÃO DO PAPA NICOLAU

   ü Não estar menstruada;
   ü Não usar duchas vaginais na noite antecede o exame;
   ü Não usar cremes vaginais 24 horas antes do exame;
   ü Não usar talco na parte externa da genitália;
   ü Não ter relação sexual 24 horas antes da colheita.

RECOMENDAÇÕES PRÉVIAS PARA REALIZAÇÃO DO PSA

   ü Homens acima de 40 anos;
   ü Jejum desejável de 4 horas;
   ü Não ter relação sexual nas ultimas 48 horas antes do exame;
   ü Não ter praticado masturbação nos últimos 2 dias;
   ü Não ter praticado relação anal nos últimos 7 dias
Fonte::Blog da PMMT

Ministério Público recomenda que UERN mantenha o vestibular PSV

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), representada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), deverá realizar uma reunião extraordinária, no prazo de 15 dias, para anular a decisão de utilizar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) como forma exclusiva de ingresso nos cursos da instituição para 2015. É o que recomendou o Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN), através da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Mossoró, da 1ª Promotoria de Justiça de Assu, da 3ª Promotoria de Justiça de Pau dos Ferros, da Promotoria de Justiça de Patu, da 78ª Promotoria de Justiça de Natal, da 3ª Promotoria de Justiça de Caicó e do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Cidadania (Caop Cidadania).

O MPRN propõe duas soluções alternativas para a Uern: manter o Processo Seletivo Vocacionado (PSV) para o ano de 2015 ou adotar o sistema misto, reservando um percentual não inferior a 40% das vagas para o PSV da Uern e destinando as demais vagas para o sistema Enem/Sisu, com a possibilidade deste último se tornar em 2016 o método exclusivo de seleção.

Para a emissão da recomendação, o MPRN levou em conta a forma irregular pela qual a universidade adotou o Sisu, considerando que a decisão caracteriza lesão à segurança jurídica, uma vez que atinge de forma ampla a comunidade estudantil.

Outro ponto levado em consideração foi o ato de que  estudantes pré-universitários que não tenham feito inscrição no Enem 2014 foram prejudicados. Muitos destes candidatos, aliás, vinham se preparando para o PSV e não apresentavam interesse na realização do exame do ensino médio. Por este motivo não fizeram as inscrições durante o período estipulado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). As inscrições para a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram encerradas no dia 23 de maio deste ano.

A Uern tem o prazo de cinco dias, a contar da data da reunião extraordinária do Consepe, para enviar à 4ª Promotoria de Justiça uma cópia da ata contendo os pontos que foram discutidos, bem como os documentos que comprovem o atendimento à recomendação. Caso não seja acatada, o MP poderá adotar medidas judiciais.

Ainda foi recomendado à Uern que promova ampla divulgação acerca da realização do PSV para o vestibular de 2015, por meio de publicidade na internet, nos veículos impressos e/ou televisivos.

Fonte:Tribuna do Norte