segunda-feira, 15 de abril de 2013

Novo projeto do campus da Uern já está pronto

O novo projeto para a construção do campus da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) na zona Norte de Natal será entregue à Reitoria da instituição na semana que vem, segundo a secretária de Infraestrutura do Estado, Kátia Pinto. As obras permanecem sem data para conclusão e também não se tem a definição de quem irá concluí-la. Kátia Pinto adiantou que o novo projeto que será entregue à reitoria da Uern inclui estruturas arquitetônicas que foram retiradas do projeto inicial, mas não precisou quais são essas adequações.
Ainda de acordo com a titular da SIN, a empresa responsável pela construção, M & K Comércio e Construções Ltda, vai definir se permanece à frente da obra ou não. “Isso depois que o débito com a terceirizada for sanado”, detalhou. A secretária se referiu ao dinheiro que o Governo do Estado deve à M & K pelo serviço que já foi realizado. O valor será orçado pelos técnicos da Secretaria de Infraestrutura. A planilha de custos está sendo refeita desde o dia 9 de abril passado, quando foi publicado no Diário Oficial um termo aditivo ao contrato para a readequação dos números.

Caso a terceirizada resolva finalizar a parceria depois de receber o dinheiro, será necessário que se abra um novo processo licitatório para a contratação de uma outra empresa que realize o serviço. Isso pode atrasar ainda mais o recomeço das obras para a construção do campus, que tinha, inicialmente, o tempo total de execução estimado em 12 meses, como indica uma placa afixada  no local. Mas as obras foram paralisadas em novembro de 2010, após o Governo do Estado decidir não mais disponibilizar recursos suficientes. Uma matéria publicada na TRIBUNA DO NORTE em dezembro do ano passado traz a informação de que para a conclusão das obras seriam necessários, segundo a direção da Uern, mais R$ 6 milhões.

O atual campus da Universidade Estadual em Natal funciona no bairro de Neópolis, em um prédio alugado que custa R$ 21 mil mensais aos cofres públicos. Quatro cursos são ministrados na Universidade, que tem estrutura considerada inadequada pela diretoria da instituição. No prédio novo, a obra parada na zona Norte, ainda não se consegue visualizar um local destinado ao recebimento de estudantes e realização de aulas. Por lá, o que se vê são tijolos e vigas à mostra e paredes inacabadas, em um terreno cercado parte por muros, parte por tapadeiras de madeira.
Fonte:Tribuna do Norte

Mossoró: Estudante de Engenharia Civil fura blitz, atropela três e termina morto pela Polícia


Cenas de filme americano nas ruas de Mossoró na noite de sábado. O estudante engenharia civil (UNP) José Fernandes Castelo, de 19 anos, de Fortaleza (CE), furou uma barreira policial na Avenida Leste Oeste, e percorreu vários bairros de Mossoró sendo perseguido pela Polícia, até ser parado a tiros.
Atropelou três pessoas. Duas estão hospitalizadas, sendo que uma em estado grave. José Fernandes sofreu um tiro e não resistiu ao ferimento e morreu no Centro Cirúrgico do Hospital Regional Tarcísio Maia, para onde foi levado pelos policiais.
Os policiais estavam fazendo uma blitz de rotina para coibir motoristas e motoqueiros alcoolizados respectivamente ao volante e pilotando, quando José Fernandes, dirigindo um Honda Civic, de placa AUM 2112, licenciado para Fortaleza, fugiu da barreira policial.
Os policiais do Departamento de Trânsito Estadual iniciaram a perseguição, recebendo reforço rápido de outras viaturas. O suspeito saiu na direção do Bairro Boa Vista e depois retornou na direção do bairro Santo Antônio, em alta velocidade.
No cruzamento das ruas Dr. João Marcelino com Pedro Velho, o motorista passou por cima, Literalmente, de um motoqueiro, que foi socorrido por uma Unidade de Suporte Avançada “Alfa” do Samu e corre risco de morte no HRTM.
Uma senhora também foi atropelada pelo jovem em fuga e também socorrida para o HRTM. Os policiais militares contaram que por várias vezes o motorista foi cercado e antes de ser contido, fugia novamente, colocando em risco a vida de pessoas e até outros condutores.
Na última abordagem, os policiais atiraram nos pneus do carro e um só tiro na direção do motorista, que o acertou. José Fernandes foi levado para HRTM numa viatura da Policia Civil, mas não resistiu à gravidade dos ferimentos e morreu na sala de cirurgia.
O comandante Alvibá Gomes está acompanhando o caso pessoalmente. A Polícia Civil vai investigar o caso em inquérito policial, ocasião que vai tornar claro o que realmente aconteceu na abordagem que resultou na morte de José Fernandes.
De Fato

RN quer vacinar mais de 500 mil pessoas contra o vírus de influenza A


A 15ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, que será lançada pelo Ministério da Saúde nesta segunda-feira (15), segue até o dia 26 deste mês tendo a data 20 de abril como o Dia 'D'. No Rio Grande do Norte, o público alvo da campanha é de aproximadamente 585.436 pessoas. A meta é vacinar, pelo menos, 80% dos grupos elegíveis para a vacinação. Para isso, a Secretaria Estadual de Saúde Sesap) dispõe de 641.060 doses, que serão distribuídas para 1.746 postos fixos e volantes de vacinação.

A população alvo é composta por indivíduos com 60 anos ou mais de idade, trabalhadores de saúde que atuam em unidades com atendimento para a influenza, crianças na faixa etária de seis meses a dois anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além da população privada de liberdade. Já para as pessoas portadoras de doenças crônicas e outras categorias de risco clínico, será avaliado o número de doses aplicadas no período da campanha.

Segundo a coordenadora estadual do Programa de Imunização, Helena Gomes Santana, "esse público foi definido devido à maior probabilidade de apresentar complicações em decorrência de um eventual acometimento pela gripe". Conforme o Programa Nacional de Imunização (PNI), a população alvo estimada por grupo elegível no RN é de 72.135 crianças de 6 meses a 2 anos de idade, 51.516 trabalhadores de saúde, 36.068 gestantes, 5.929 puérperas,  348.688 idosos, além de 64.980 pessoas que apresentam comorbidades e 6.120 presos do sistema carcerário do estado.

O trabalhador de saúde eleito para a vacinação é aquele que exerce atividades de promoção e assistência à saúde, atuando na recepção, no atendimento, na investigação de casos de infecções respiratórias, nos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade. Além disso, serão imunizados os trabalhadores da Estratégia Saúde da Família, agentes de endemias, do pronto atendimento, de ambulatórios e leitos em clinica médica, pediátrica, obstetrícia, pneumologia de hospitais de emergência e de referência para a influenza e de unidades de terapia intensiva.

Estrutura da Campanha de Vacinação contra Influenza no RN

· Nº de doses recebidas da vacina: 641.060

· Nº de Postos fixos e volantes de Vacinação: 1.746

· Nº de pessoas envolvidas na ação da campanha: 8.373

· Nº de veículos utilizados: 528

Fonte: TNonline