segunda-feira, 28 de abril de 2014

MPF investiga concursos da EBSERH no Rio Grande do Norte

O Ministério Público Federal no Rio Grande do Norte (MPF/RN) vem investigando um total de 41 representações recebidas quanto a supostas irregularidades ocorridas nos três concursos promovidos em fevereiro pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) no estado, destinados a preencher vagas nas maternidades Ana Bezerra (localizada em Santa Cruz), Januário Cicco (Natal) e no Hospital Universitário Onofre Lopes (também na capital).

Os procuradores regionais dos Direitos do Cidadão titular e substituto, Caroline Maciel e Ronaldo Sérgio Chaves Fernandes, vêm analisando os processos resultantes das representações e deverão se reunir, nesta terça-feira (29), com um representante da EBSERH, para esclarecer diversos pontos com relação aos concursos e ainda buscar sanar os problemas apontados.

Dentre as denúncias feitas ao MPF, estão reclamações quanto a irregularidades na aplicação dos concursos, falhas na fiscalização, nas inscrições, equívocos na distribuição das provas, supostos erros nos conteúdos programáticos, na correção e até possíveis problemas nos editais. Um dos pontos recorrentes nas denúncias diz respeito a irregularidades na pontuação das “provas de títulos”.

Os três concursos realizados pela EBSERH no Rio Grande do Norte foram aplicados pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades) e ofereceram um total de 1.971 vagas voltadas às áreas da saúde, administração e serviços, sendo 375 para a Maternidade Ana Bezerra, 1.104 vagas para o Onofre Lopes e 492 destinadas à Januário Cicco. Todos os três hospitais pertencem à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, porém são administrados em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares desde agosto do ano passado.
Fonte:MPF

Cerca de 50 múmias são descobertas no Vale dos Reis do Egito

Tumba continha até bebês recém-nascidos que seriam da 18ª dinastia.
Caixões de madeira e máscaras mortuárias estavam com os corpos.

Os restos de cerca de 50 múmias, incluindo de bebês recém-nascidos e atribuídas à 18ª dinastia faraônica, foram encontrados em uma enorme tumba no Vale dos Reis em Luxor, disse o ministro de Antiguidades, Mohamed Ibrahim, nesta segunda-feira (28).
Caixões de madeira e máscaras mortuárias foram encontradas ao lado dos corpos, datados provavelmente do período do Império Novo, disse Ibrahim segundo a agência de notícias estatal Mena, fazendo referência às 18ª, 19ª e 20ª dinastias egípcias, que governaram entre cerca de 1567 e 1085 a.C.
De acordo com estudos iniciais sobre a descoberta, os corpos de príncipes e princesas se encontram entre os achados na tumba, que foi saqueada em épocas anteriores, noticiou a Mena.
A descoberta foi feita por uma equipe suíça da Universidade da Basileia, trabalhando em parceria com o governo egípcio.
Antiguidades são vitais para o setor de turismo no Egito, fortemente atingindo pela insegurança e caos político instalado desde a Primavera Árabe, mas o país tem sido mal sucedido em proteger localidades antigas e impedir os saques a museus, mesquitas e lojas, assim como as escavações ilegais.
Fonte:G1

Torcedor que atirou banana em Daniel Alves perde carnê e é banido pelo resto da vida

Por meio de seu site oficial, o Villarreal informou que identificou o torcedor que atirou uma banana no brasileiro Daniel Alves, no último domingo, durante partida entre a equipe e o Barcelona, pelo Campeonato Espanhol. O "Submarino Amarelo" avisa, inclusive, que já tomou providências para que isto nunca mais se repita.
"Graças às forças de segurança e à inestimável colaboração da exemplar torcida amarela, o clube já idenfiticou o autor (do ato racista) e decidiu retirar seu carnê de sócio, além de proibir seu acesso ao estádio El Madrigal pelo resto da vida", escreveu o Villarreal.
O clube amarelo também disse que "lamenta profundamente" o ocorrido em seu estádio, e assegurou que preza pelo "respeito" e pela "igualdade", ressaltando que nunca irá tolerar atitudes racistas ou xenófobas em seu campo de jogo.
"O Villarreal volta a manifestar sua vocação pelo respeito, pela igualdade, pela desportividade e pelo jogo limpo, tanto dentro como fora do campo, e rechaça qualquer ato que vá contra esses princípios, como violência, discriminação, racismo e xenofobia", salientou a equipe.
Após a polêmica partida, Daniel Alves disse que já vem sofrendo com a descriminação há 11 anos, desde que deixou o Brasil para atuar no futebol espanhol, mas assegura que se cansou de vez: "Tenho que rir desses retardados", disparou.
A atitude do ala da seleção brasileira também foi elogiada pelo atacante Neymar, que usou as redes sociais para iniciar uma campanha contra o racismo. A hashtag ganhou apoio maciço de esportistas e celebridades, além da presidente do Brasil, Dilma Rousseff.
Com a bola rolando, Daniel participou dos dois tentos de empate de sua equipe, cruzando as bolas na área que acabaram resultando em gols contra do Villarreal, primeiro com o brasileiro Gabriel Paulista, ex-Vitória, depois com Musacchio - o Barça ganhou por 3 a 2.
Barça publica nota de apoio a Daniel, mas inocenta Villarreal
Nesta segunda, o Barcelona também usou seu site oficial para postar mensagem de apoio a Daniel Alves e condenou os atos racistas no estádio El Madrigal. Apesar disso, absolveu o Villarreal de qualquer responsabilidade, dizendo que a culpa do racismo é dos torcedores.
Fonte:Portal UOL

Potiguar quer conquistar as pistas nacionais do kart

Determinado a conquistar as pistas de todo o Brasil, o potiguar Guilherme Barreto iniciou a sua temporada enfrentando lesões. O kartista foi prejudicado por problemas nas costelas correndo em Interlagos (SP) e em Tamboril (PE). No entanto, depois de um período de recuperação, o piloto já foca novamente em competições importantes e iniciou a sua preparação para o Campeonato Brasileiro da modalidade.
No mês de maio, Barreto volta ao Kartódromo Tamboril, em Paulista (PE), para buscar o bicampeonato Pernambucano. “Apesar de estar lesionado, corri a primeira etapa apenas para não deixar de participar. Agora, recuperado e em forma, vou lutar para vencer a segunda etapa. Ano passado eu conquistei o título brigando etapa por etapa”, destacou.
Fonte:O xerife

Fundador do colégio Ferro Cardoso será enterrado hoje à tarde


Será enterrado logo mais às 16h39 no Cenitério Parque de Nova Descoberta, o fundador do Colégio e Curso Ferro Cardoso, Antônio Jácome de Oliveira.
Ele morreu ontem na UTI do Hospital da Unimed, após sofrer uma parada cardíaca, consequência de um AVC registrado há dois meses.
O corpo está sendo velado no Morada da Paz da rua São José, em Natal, onde às 15h30 será celebrada missa de corpo presente.
Viúvo, ‘seu Toinho’ deixa 7 filhos.

Fonte:Thaisa Galvão

TRE-RN decide hoje o futuro das candidaturas de Cláudia Regina e Larissa Rosado

Os registros de candidaturas de Cláudia Regina (DEM) e Larissa Rosado (PSB) serão julgados hoje (28) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN).
Os processos entrarão extra-pauta, tendo como relator os juízes Nilson Cavalcanti (Cláudia) e Carlos Virgílio (Larissa).
A Corte deverá negar os registros das suas candidatas, confirmando a decisão de primeiro grau assinada pelo juiz José Herval Sampaio Júnior, da 33a Zona Eleitoral de Mossoró.
Nos bastidores comenta-se que esse entendimento é uma forma de preservar a imagem da Justiça Eleitoral local e regional. E para evitar o discurso de “dois pesos, duas medidas”, acredita-se que o TRE-RN impedirá Larissa de continuar fazendo campanha, igualando a sua condição à de Cláudia Regina.
Dessa forma, a pendenga jurídica-eleitoral será transferida para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde Cláudia e Larissa já sofreram derrotas.
Como se pode observar, as eleições suplementares de Mossoró vão continuar judicializadas. Antes, durante e o depois.
Fonte:Defato

UFRN registra novo tremor em Pedra Preta após dois meses e meio

Um novo tremor de terra foi registrado no município de Pedra Preta, a 149 quilômetros de Natal. De acordo com o Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o abalo aconteceu depois de dois meses e meio de calmaria.

Os tremores foram registrados por volta das 9h45 desse domingo (27), com magnitude de 2.1. Segundo o laboratório, o retorno dos tremores significa que a atividade sísmica na região ainda não entrou em um período de calmaria.

No fim de 2013, diversos tremores foram sentidos no município e 14 imóveis acabaram condenados pela Defesa Civil. Um estudo do laboratório de sismologia mostrou que a falha sismogênica da região apresentou um aumento de aproximadamente 1,5 quilômetros entre 2011 e 2013. 
Fonte:Tribuna do Norte