terça-feira, 27 de maio de 2014

Soprando Velinhas



                                 Pedro Jales
                                  Elizabete Ferreira
                             Nayuk Oliveira

Estudantes têm até amanhã para pagar taxa de inscrição no Enem

Os estudantes que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem até amanhã (28) para pagar a taxa de inscrição de R$ 35. Com o pagamento, quem não é isento da taxa confirma a inscrição no exame. São isentos os estudantes de instituições da rede pública e os candidatos que se declarem financeiramente carentes. A taxa pode ser paga nas agências do Banco do Brasil e também nas unidades do Banco Postal dos Correios e na rede Mais Banco do Brasil, formada pelos correspondentes bancários dessa instituição em estabelecimentos comerciais.
As provas do Enem serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro em 1.699 municípios. Esta edição do exame registrou o recorde de 9,519 milhões de inscritos, o que representa um crescimento de 21,8% em relação a 2013 (7,834 milhões). O dado é preliminar, pois depende da confirmação do pagamento da taxa de inscrição.
No último sábado (24), o ministro da Educação, Henrique Paim, fez um alerta para evitar que se repitam problemas ocorridos no ano passado, quando inscritos agendaram o pagamento pela internet e em caixas eletrônicos no último dia do prazo, para efetivação do pagamento depois. “Houve confusão com a data de pagamento e de agendamento. Não basta agendar no dia 28. Tem que fazer o pagamento nesse dia”, disse.
Para se preparar para o exame, o aluno pode acessar o aplicativo Questões Enem, um banco de perguntas da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que reúne as provas de 2009 a 2013. O acesso é gratuito.
Fonte:Agência Brasil

Ex-prefeito de Felipe Guerra é condenado por improbidade administrativa

Ação Civil Pública julgada procedente resultou em nova condenação por improbidade administrativa para o ex-prefeito de Felipe Guerra, Braz Costa Neto. A sentença da juíza Flávia Sousa Dantas Pinto reprovou a conduta do ex-gestor, que deixou de apresentar ao Tribunal de Contas do Estado relatórios de execução orçamentária e de gestão fiscal relativos ao exercício de 2008.
A ação foi proposta pelo Ministério Público Estadual junto à Comarca de Apodi, por suposta afronta à Lei 8.429/92, que lista atos de improbidade administrativa. O MP alegou que o então prefeito deixou de apresentar ao TCE documentos relacionados a todos os bimestres do exercício fiscal de 2008, apesar de inúmeras solicitações. Notificado, o ex-gestor não apresentou manifestação em sua defesa.
Para Flávia Sousa Dantas Pinto, ainda que ausência de prestação de contas não resulte em dano concreto ao patrimônio estatal, a conduta macula princípios legalidade e a publicidade relacionados à Administração Pública. O ex-prefeito Braz Costa foi condenado na suspensão dos direitos políticos por 3 anos, ao pagamento de multa civil no valor de cinco mil reais, além de ficar proibido de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente.
Fonte:O Xerife

Como vingança a Agripino, Rosalba e marido podem apoiar candidatura de Robinson Faria

Governadora estaria insatisfeita porque presidente nacional do DEM não dará legenda para ela ser candidata


A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) estaria planejando uma vingança contra o líder nacional do partido, o senador José Agripino Maia (DEM), que tenta a todo custo sepultar a candidatura à reeleição da única governadora do DEM no Brasil para que a legenda participe do acordão em apoio à candidatura do presidente da Câmara, Henrique Alves (DEM), a governador, e da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), arquirrival de Rosalba, ao Senado Federal.
Nesse sentido, a tentativa de levar a candidatura de Rosalba à reeleição até às últimas consequências, seria uma espécie de “troco”, vingança de Carlos Augusto e Rosalba contra Agripino, pela postura do presidente do DEM em relação a quem foi fiel sempre. Nem que, para isso, custe a Agripino a não reeleição do deputado federal Felipe Maia.
Mesmo que perca na votação do diretório estadual, Rosalba ainda poderá levar sua candidatura para as convenções, onde, numa nova votação, desta feita, com os delegados da legenda, o DEM definirá o futuro da sigla. Rosalba aposta no sucesso de uma espécie de prestação de contas à população do Rio Grande do Norte para tentar convencer o DEM que sua candidatura é viável.
Na última sexta-feira, houve a última tentativa de reconciliação de projetos entre Rosalba e Agripino. Em vão. Ela não abriu mão do direito legítimo de se candidatar à reeleição. Agripino, por sua vez, também não se negou o direito de optar por outro projeto que seja melhor para o partido: diante do incerto da reeleição de Rosalba, garantir, ao menos a reeleição do deputado federal e dos três deputados estaduais, nem que para isso sepulte a candidatura de Rosalba à reeleição e leve o DEM ao acordão de Henrique e Wilma.
No encontro de sexta, Carlos Augusto jogou duro com presidente do DEM. Reclamou do abandono a que Agripino submeteu Rosalba. Responsabilizou Agripino de estar por trás de uma manobra jurídica com o objetivo de inviabilizar Rosalba eleitoralmente e afirmou que se o DEM participar do acordão de Henrique e Wilma favorecerá a candidatura de Robinson Faria, adversário de Agripino, a governador.
Não convenceu. Agripino manteve a posição de ser contra a reeleição de Rosalba. Enumerou argumentos políticos, jurídicos e populares, citando as pesquisas que dão desaprovação elevada da governadora. Aí, foi Rosalba quem não se deixou convencer. Assim, agendou-se, para pôr fim ao conflito, para o próximo dia 2, uma reunião do diretório, onde os membros votarão as duas propostas da legenda: reeleição de Rosalba ou coligação com os partidos do acordão.
Para tentar levar seu plano de reeleição – e vingança – adiante, Rosalba estaria telefonando e conversando pessoalmente com todos os integrantes do diretório estadual do DEM, individualmente, para tentar fazer com que sua tese de reeleição vença na votação do diretório no dia 2.
As informações de bastidores apontam que o clima entre Carlos Augusto e Agripino é de disputa de poder silenciosa. Carlos acha-se credor do gesto de Rosalba ter permanecido no DEM após o convite para se filiar ao PSD. Com isso, Rosalba perdeu a chance de fazer parte da base aliada de Dilma Rousseff (PT) e participar da divisão do banquete dos recursos federais. Terminou, com a posição, amargando o mal de ser oposição. Carlos Augusto ainda acusou Agripino de ter incentivado uma manobra jurídica para inviabilizar Rosalba na Justiça Eleitoral.
Os dois projetos – Rosalba ou os deputados – internos do DEM seriam incompatíveis devido ao isolamento político da legenda. Para ter chances de eleger o maior número de deputados, o DEM necessita montar um palanque com uma quantidade mínima de legendas. Essas, entretanto, já estão associadas aos projetos de Henrique, sobretudo, e de Robinson Faria, em menor escala.
Rosalba defende internamente que sua candidatura é viável. Agripino diz o contrário: que a governadora do seu partido está inviabilizada politicamente, juridicamente e popularmente. Por isso, ir para as urnas, ele avalia, é um risco enorme de Rosalba perder e levar junto os mandatos do DEM. Sobretudo o de Felipe Maia, único deputado federal do DEM no RN, ainda mais filho de Agripino e herdeiro político da família Maia.
O futuro do DEM será definido por pouco mais de 40 integrantes da executiva estadual, a maioria ligada ao senador José Agripino, como a própria mulher, Anita Catalão Maia, o assessor Júnior Maia, o filho, Felipe Maia, deputados estaduais José Adécio, Getúlio Rego e Leonardo Nogueira, Fátima Lapenda, Esdras Alves.
Apoiar Wilma de Faria é a maior traição de José Agripino a Rosalba
Deixar de apoiar a reeleição da governadora do seu partido para apoiar a candidatura ao Senado da sua arquirrival, Wilma de Faria, é considerada por Rosalba como a maior traição de José Agripino Maia. Na campanha passada, tanto Agripino quanto os aliados da época foram para as ruas e palanques do Rio Grande do Norte acusar Wilma de ter cometido um governo sofrível e cheio de escândalos administrativos. Agora, em nome de um acordão político ainda inexplicável, Agripino deixa de defender um aliado político de mais de 40 anos para apoiar a candidatura de uma adversária política.
Wilma de Faria se destacou nos últimos três anos fazendo oposição ao governo Rosalba Ciarlini. Antes de iniciar a oposição, Wilma recebeu a acusação, da própria Rosalba Ciarlini, endossada pelo senador José Agripino, que Wilma deixou uma dívida de mais de R$ 800 milhões para Rosalba pagar.
Em seguida, Wilma foi acusada pelo DEM de, mesmo sendo professora, ter feito um governo em que a educação ficou nem segundo plano. Para tanto, o DEM de Agripino e Rosalba afirmou que Wilma teve mais de dez secretários de educação, o que mostra descompromisso com o setor, enquanto que o governo de Rosalba teve apenas uma secretária, Betânia Ramalho.
O governo do DEM também acusou Wilma de Faria de ter feito um governo de escândalos administrativos, no que foi endossado pelo presidente nacional do DEM, José Agripino. Apesar disso, Agripino, em nome de acordo ainda inexplicável, deixará de apoiar a correligionária, para apoiar a candidatura ao Senado da rival política do DEM. É por isso que Rosalba estaria disposta a ir até o final com a candidatura ao governo, mesmo que, com isso, prejudique Agripino através da não reeleição de Felipe Maia.
O raciocínio da governadora é este: Já que não está levando em conta minha lealdade, irei até as últimas consequências com a proposta de minha candidatura à reeleição. E mais: a governadora acredita que tem avanços no seu governo e que, ao levá-los ao conhecimento da população, terá o respaldo popular para se reeleger governadora do Estado.
Fonte: JH

Petrobras, Funcern e Governo do Estado inauguram laboratórios em escolas de Mossoró

A Petrobras, a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (Funcern) e o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) irão inaugurar na próxima sexta-feira (30/05), às 10h, as novas instalações dos laboratórios de química, física, matemática, biologia e informática da Escola Estadual Professor Abel Coelho e do Centro de Educação Eliseu Viana, ambos em Mossoró.
 
A iniciativa faz parte do Projeto Espaço do Conhecimento, criado em setembro de 2012 dentro do Programa Petrobras Socioambiental, e que tem como objetivo estimular a iniciação científica para alunos do ensino médio de duas escolas da cidade de Mossoró e uma em Pendências. O projeto prevê a reforma e equipagem dos laboratórios, a capacitação do corpo docente e a realização de atividades pedagógicas que aproximem a ciência do cotidiano dos alunos, facilitando, assim, o processo de aprendizagem das ciências da natureza e da matemática.
 
Ao todo, 2,6 mil alunos estão sendo beneficiados com o projeto que já certificou 51 professores da rede pública. Os docentes receberam capacitação com uma proposta metodológica elaborada entre a Funcern, a SEEC e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN). Também são parceiros da iniciada a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
 
Além de professores, alunos e pais, estarão presentes na solenidade representantes da Petrobras, da FUNCERN, do Governo do Estado, da Secretaria de Estado da Educação, da UFERSA, do IFRN e da UERN.
 
SERVIÇO:
Evento: Cerimônia de inauguração dos laboratórios das Escolas Estadual Abel Coelho e do Centro de Educação Eliseu Viana
Data: 30/05/2014
Hora: às 10h
Local: Escola Estadual Abel Coelho, Rua Dr. João Marcelino, S/N - Nova Betânia - Mossoró/RN
Fonte:De Fato

Rodoviários não descartam greve

Não houve avanço significativo na negociação entre representantes do Sindicato dos Profissionais de Transporte do Rio Grande do Norte (Sintro/RN), Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn) e Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) e um novo encontro está agendado para a próxima quinta-feira, dia 29. A terceira rodada de negociação aconteceu ontem, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE).
Quatro horas depois do encontro, parte dos trabalhadores, liderados pela oposição à atual diretoria do Sintro/RN, realizou uma paralisação em frente ao Sintro/RN. A greve não está descartada. Os trabalhadores querem reajuste salarial de 16% mais aumento no valor pago pelo auxílio-alimentação, mas os empresários  afirmam que não podem atender o pleito sem que haja aumento de passagem ou ajuda da Prefeitura com diminuição de impostos. 

De acordo com o presidente do Sintro/RN, Nastagnan Batista, as conversas com os empresários são consideradas positivas, mas há um prazo para que o pleito seja atendido. “Decidimos que vamos esperar até o quinto dia útil de junho. Se não tiver reajuste, haverá paralisação”, colocou.

Na reunião realizada ontem, representantes do Seturn colocaram que não podem conceder reajuste salarial se não houver uma contrapartida por parte da Prefeitura do Natal. A ajuda da administração municipal seria através da autorização de aumento no valor da passagem – hoje custa R$ 2,20 – ou pagamento de subsídio. O representante da Semob presente ao encontro não comentou o assunto e ficou de levar a proposta dos empresários para análise do Executivo.

O assunto é polêmico. Em agosto do ano passado, ou seja, logo após a onda de protestos que pediam, entre outras exigências, a redução da tarifa do transporte coletivo, o Seturn notificou a Prefeitura de Natal extrajudicialmente pedindo um reajuste de R$ 0,13 na tarifa. À época, o Seturn queria que a Prefeitura repassasse, mensalmente, um subsídio no valor de R$ 1.027.505,54 para compensar as perdas geradas com a falta de reajuste na tarifas. O setor está há quatro anos sem reajuste tarifário. 

O salário de motoristas é de R$ 1.451,25 e vale-alimentação de R$ 197,55. Cobradores têm salário de R$ 890,00 e vale-refeição de R$ 134,00. O Sintro/RN exige um aumento de 16% e a fixação de vale-alimentação no valor de R$ 450,00 para ambas categorias.

Por volta das 16h de ontem, um grupo de motoristas liderado pelo ex-vereador e ex-presidente do Sintro/RN, Júnior Rodoviário, realizou uma paralisação que durou aproximadamente 40 minutos, na frente do sindicato. 

De acordo com Nastagnan Batista, o protesto foi organizado por um grupo de oposição e não foi informado para a categoria. Os passageiros dos ônibus foram orientados a descer dos veículos para seguirem a pé. A paralisação causou grande engarrafamento nas proximidades do Baldo.

Fonte:Tribuna do Norte