quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Uso abusivo de descongestionante nasal pode causar arritmia, pressão alta e até trombose

Basta a temperatura cair para muita gente sacar de bolsos e gavetas os frascos de descongestionantes nasais. Com a chegada de noites mais frias, a incidência de gripes, resfriados e alergias respiratórias aumenta. Um prato cheio para apelar para tais medicamentos. No entanto, o hábito de pingar continuamente o remédio no nariz, além de viciar, mascara um enorme perigo para a saúde do coração.
A longo prazo, os efeitos dos descongestionantes elevam o risco de trombose e formação de coágulos. Na mucosa nasal, o uso abusivo provoca uma reação inflamatória, fazendo com que seja preciso quantidades cada vez maiores do remédio para se obter bem-estar.
- O alívio da congestão nasal é imediato. Por isso, a pessoa acha que está fazendo um grande negócio. Mas é só um paliativo – diz o otorrinolaringologista Jair de Carvalho e Castro, do Hospital Samaritano do Rio.
Segundo o médico, o correto é buscar ajuda para descobrir e tratar a causa do entupimento das narinas, que pode ser sinusite, desvio de septo ou pólipo nasal, entre outras.
Lavar as narinas com soro fisiológico ou solução de água com sal e bicarbonato é uma boa alternativa para aliviar a congestão sem remédios, ensina Jair de Carvalho e Castro. Para quem já se viciou nos descongestionantes, o tratamento é feito com medicamentos orais e injetáveis que visam à recuperação da mucosa do nariz.


Read more: http://www.farmacianews.com.br/uso-abusivo-de-descongestionante-nasal-pode-causar-arritmia-pressao-alta-e-ate-trombose/#ixzz3SrNmyyZH

Protesto de moradores fecha avenida com obra da Copa atrasada em Natal

Moradores da rua Industrial João Mota, no KM 6, em Natal, fecharam a via durante um protesto no início da manhã desta quinta-feira (26). A população reclama que obra de drenagem prevista para o local, que deveria ter sido entregue antes da Copa do Mundo de 2014, mas ainda não foi concluída. Além disso, querem também ações para aumentar a segurança de pedestres.
De acordo com moradores da região, um dos sentidos da via, que é parte da BR-226, foi fechado para a instalação do canteiro de obras. O serviço deveria ter sido entregue em maio do ano passado, um mês antes do início do Mundial do Brasil.

Nesta manhã, os moradores obstruíram a via com entulho e lixo, impedindo a passagem de veículos. A principal reclamação é pela falta de um sinal trânsito no trecho que fica próximo à Escola Municipal Francisca Ferreira, uma das maiores da região que atende alunos a partir dos 3 anos. As aulas tiveram início na última terça-feira (24) e desde então é grande o fluxo de pedestres no local. "Nós só queremos um sinal aqui, para garantir a segurança dos nossos filhos e dos alunos do Francisca Ferreira. Se não resolver nada hoje não vamos quebrar a pista e não vai passar carro e nem mais nada", disse a moradora Samara Barbosa da Silva. 

A Polícia Rodoviária Federal negocia com os moradores para que o trecho da avenida seja liberada.

A obra
A interdição da pista da esquerda da avenida Industrial João Mota (BR-226) foi iniciada ainda em 2013 e faz parte da 1ª etapa de intervenções prevista pela Secretaria de Obras e Infraestrutura de Natal (Semopi).

No último dia 6 de fevereiro, a Prefeitura interditou o trecho entre as avenidas Industrial João Mota e a Capitão-mor Gouveia, para o avanço da obra do binário de Natal. Segundo a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), a previsão era que o trecho fosse liberado no dia 16 de fevereiro.
Fonte:Tribuna do Norte