terça-feira, 28 de setembro de 2010

UERN inclui vagas para Direito no Núcleo Avançado de Nova Cruz

Com a oferta do Curso de Direito, em Nova Cruz, o número de vagas do vestibular da UERN salta de 2.306 para 2.346.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) publicou, no Diário Oficial do Estado, um Termo Aditivo ao Edital nº. 09/2010, do Processo Seletivo Vocacionado 2011, incluindo vagas para o curso de Direito no Núcleo Avançado de Nova Cruz.

Com a alteração, a data de encerramento das inscrições, que seria no dia 3 de outubro, passa a ser no dia 4 de outubro. O edital permite que os candidatos já inscritos possam mudar sua opção para Direito - opção válida única e exclusivamente para este curso e no campus de Nova Cruz.

Com a oferta do Curso de Direito, em Nova Cruz, o número de vagas do vestibular da UERN salta de 2.306 para 2.346. A Comissão Permanente de Vestibular (UERN/COMPERVE) lembra que as inscrições são feitas exclusivamente pela Internet. Para saber mais, acesse: www.uern.br.

Segundo pró-reitor, prefeitura havia descumprido convênio com a UERN

O edital para o vestibular 2011da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) não havia contemplado o curso de Direito para o núcleo de Nova Cruz. O pró-reitor de ensino de graduação da instituição, professor João Batista Xavier, esclareceu o assunto informando que as novas vagas para o curso de Direito foram suspensas porque a Prefeitura Municipal não cumpriu sua parte no convênio com a UERN.

O professor explicou que o convênio estabelece ser da responsabilidade das prefeituras dos municípios, onde existem núcleos da UERN, oferecer e manter toda a infraestrutura (espaço físico, equipamentos, custeio e pessoal de apoio técnico-administrativo) necessária para o funcionamento dos cursos.

Outro motivo, apontado pelo pró-reitor foi o esvaziamento do curso de Direito no núcleo de Nova Cruz. A UERN identificou a seguinte prática: os estudantes prestavam vestibular para Direito em Nova Cruz e depois solicitavam a transferência para Natal, devido à proximidade entre a cidade e a capital.

O prof. João Batista Xavier lembrou ainda que a política dos núcleos avançados da UERN em cidades do interior do RN prevê a rotatividade dos cursos oferecidos nessas unidades, de acordo com as condições oferecidas no município, bem como à necessidade do mercado de trabalho local.

 

 

IBGE encerra a coleta do Censo 2010 em 26 municípios do RN

Nas duas maiores cidades do estado, Natal e Mossoró, já foram recenseadas 701.308 (87%) e 226.141 (93%) pessoas, respectivamente.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já concluiu a coleta do censo 2010 em 26 municípios do Rio Grande do Norte. Da população estimada - 3.137.541 - em todo o estado, já foi recenseada 87% do previsto, o que representa 2.692.715 pessoas e 769.700 domicílios.

Os municípios que já tiveram a coleta encerrada no RN foram: Água Nova, Barcelona, Bom Jesus, Coronel João Pessoa, Felipe Guerra, Fernando Pedroza, Francisco Dantas, Frutuoso Gomes, Itajá, Lagoa de Velhos, Lajes Pintada, Major Sales, Pilões, Porto do Mangue, Riachuelo, Rodolfo Fernandes, Ruy Barbosa, Santa Maria, Santana do Seridó, São Paulo do Potengi, São Pedro, Senador Elói de Souza, Venha Ver, Vera Cruz, Viçosa e Vila Flor.

As duas maiores cidades do estado, Natal e Mossoró, também estão com a coleta adiantada. Em Natal já foram recenseadas 701.308 pessoas (87%) e em Mossoró o número chega a 226.141 (93%).

Nos locais onde a coleta já foi encerrada, começa agora a fase de verificação dos dados

O Censo 2010 já havia contado 80% da população brasileira, cerca de 154,2 milhões de pessoas, até esta segunda-feira (27). Além disso, os recenseadores já haviam visitado 57,8 milhões de domicílios. A coleta continua até 31 de outubro e, nos locais onde já foi encerrada, foi iniciada a etapa final de verificação dos dados. Com o andamento da coleta deu-se início ao trabalho de supervisão às informações recebidas pelo IBGE.

Nessa etapa, em que pelo menos 600 mil domicílios serão revisitados, os supervisores vão a campo para conferir a qualidade do trabalho dos recenseadores. O IBGE pede à população que receba os supervisores com a mesma boa vontade concedida aos recenseadores.

Pirâmide etária brasileira se alterou nos últimos 10 anos


Com 80% da população brasileira já recenseada, os dados preliminares do Censo 2010 indicam que a pirâmide etária brasileira se alterou na última década. Em 2000, as crianças de até 4 anos de idade representavam 9,64% da população brasileira, hoje são 7,17%. As de 5 a 9 eram 9,74%, percentual que caiu para 7,79%. A população com até 24 anos somava 49,68% dos brasileiros há 10 anos, hoje constituem 41,95%.

Por outro lado, se ao concluir o Censo 2000 foram encontrados cerca de 24,5 mil brasileiros com mais de 100 anos, agora, com o trabalho ainda em andamento, os registros já contabilizam mais de 17 mil. “A queda da taxa de fecundidade e da mortalidade infantil, aliadas à maior expectativa de vida da população, explicam essa mudança do padrão demográfico”, afirmou o presidente do IBGE, Eduardo Pereira Nunes, durante a divulgação do terceiro balanço da coleta de dados do Censo 2010.
FONTE: NOMINUTO