segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Novo presidente da Argentina quer Venezuela fora do Mercosul

Macri pedirá suspensão da Venezuela do Mercosul
presidente eleito da Argentina, Mauricio Macri, já decidiu qual será a sua primeira grande batalha diplomática, mostrando a guinada que a sua vitória representará para a América Latina. Em entrevista coletiva horas após o final da apuração dos votos, Macri confirmou que aproveitará a próxima reunião de cúpula do Mercosul, em 21 de dezembro, para solicitar a aplicação da cláusula democrática contra a Venezuela “pelos abusos na perseguição aos opositores e à liberdade de expressão”. Macri está convencido de que terá o apoio dos outros sócios do Mercosul. A posição do Brasil será decisiva, uma vez que até agora a presidenta Dilma Rousseff se negou a condenar seu colega venezuelano, Nicolás Maduro, pelo encarceramento do líder oposicionista Leopoldo López.
Num sinal da prioridade que Macri dá ao Brasil, ele anunciou que este será o destino da sua primeira viagem oficial. Mesmo antes de assumir a presidência, em 10 de dezembro, é muito possível que vá a Brasília se reunir com Rousseff. O tema Venezuela é um dos muitos a serem discutidos entre os dois gigantes da América do Sul, que são também grandes sócios comerciais e agora terão – pela primeira vez desde 2003 – governantes com sinais políticos diferentes. Durante a coletiva, Macri recebeu um telefonema da presidenta brasileira.
Fonte:MSN notícias

Donos do Mega Filmes HD têm prisão temporária renovada, diz advogado

Casal responde pelos crimes de pirataria e associação criminosa, diz PF.
Suspeitos de Cerquilho (SP) recebiam R$ 70 mil por mês com uso do site.

casal dono do site Mega Filmes HD teve a prisão temporária renovada por mais cinco dias nesta segunda-feira (23), fim do primeiro prazo da detenção, afirma o advogado de defesa Thiago Bellucci. A renovação foi pedida pelo delegado do caso, Valdemar Latance Neto, da Polícia Federal (PF) em Sorocaba (SP). Os suspeitos, que moram em Cerquilho (SP) estão presos desde 18 de novembro e respondem pelos crimes de violação de direito autoral (pirataria) e associação criminosa. De acordo com a PF, eles recebiam R$ 70 mil por mêscom 60 milhões de visualizações do site.
A prisão dos envolvidos foi feita pela PF na manhã de quarta-feira (18) durante uma operação denominada "Barba Negra". A ação visava desarticular organizações que praticavam crimes contra direitos autorais pela internet. O casal de Cerquilho, que gerenciava o site Mega Filmes HD, foi localizado e preso. Segundo Bellucci afirmou ao G1, o nome do casal é MarO advogado tentou, na quinta-feira (19) e sexta-fera (20), a revogação da prisão na 1ª Vara da Justiça Federal em Sorocaba e a soltura por meio de habeas corpus no Tribunal Regional Federal (TRF). "A revogação pedia a anulação da prisão temporária, enquanto o habeas corpus prova que a prisão temporária é irregular, já que os crimes de violação de direitos autorais e associação criminosa não são passíveis de prisão temporária, assim como homicídio ou sequestro, por exemplo”, afirma Bellucci.
Ambos recursos foram negados pela Justiça, com a justificativa de que o casal poderia atrapalhar as investigações. "O habeas corpus foi negado pelo relator de plantão, já que era feriado, então hoje [segunda-feira] o relator do caso vai analisar o pedido. Caso seja negado, vamos levar o pedido ao Superior Tribunal de Justiça [STJ]", finaliza.cos Magno Cardoso e Thalita Cardoso.
Fonte:G1

Com 26 assassinatos, RN registra novo final de semana violento em 2015

O Rio Grande do Norte registrou mais final de semana mais violento do ano, com um espaço de pouco menos de 90 dias entre eles. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), foram 26 homicídios registrados em todo o estado entre a sexta-feira (20) e o domingo (22), sendo 12 deles na Grande Natal.
Segundo a Sesed, somente na capital potiguar foram sete assassinatos, sendo dois na sexta-feira, três no sábado e mais dois no domingo, que foram a morte de Geraldo de Sousa e de seu filho, Alirio Cavalieri Nobre de Sousa, ambos policiais civis, vítimas de criminosos em uma casa no bairro da Redinha, na zona Norte. Nas demais cidades da Grande Natal, foram registrados crimes em Extremoz (três casos), Ceará-Mirim e São Gonçalo do Amarante (um em cada). 

Além da Grande Natal, outro caso que chamou a atenção neste final de semana foi uma chacina ocorrida no município de João Câmara, na região do Mato Grande. As vítimas foram identificadas como Wilson Ricardo de França, de 24 anos; Raniere Santos de Almeida, de 26 anos e Jônathas Luan Tico da Silva, de 22 anos. O trio foi executado dentro de uma casa por homens encapuzados que invadiram o local. A Sesed registrou ainda um quarto homicídio no município, contudo, a vítima não foi identificada.

No interior, o caso que mais chamou a atenção ocorreu na cidade de Jaçanã, distante 150 quilômetros de Natal. Dois irmãos foram executados a tiros dentro de uma casa no conjunto das Flores II. Eles foram identificados como Francisco Adailson Silva Nascimento, de 28 anos, e José Aderson da Silva Nascimento, de 26 anos.

As demais mortes foram registradas nas cidades de Água Nova, Apodi, Marcelino Vieira, São Miguel, Passa e Fica, Jandaíra, Baraúna, e Caicó.

O segundo final de semana violento foi entre os dias 13 e 15 deste mês, quando 26 pessoas foram mortas em todo o RN. O primeiro ocorreu em setembro, quando 32 casos de assassinato foram registrados entre os dias 25 e 27.

Adolescente é encontrado enterrado em Felipe Camarão

Além dos casos de homicídio, a Polícia Militar encontrou o corpo de um adolescente no bairro de Felipe Camarão, na zona Oeste da capital potiguar. De acordo com relatos de populares, o cadáver foi encontrado em um matagal da região. A vítima ainda não foi identificada.

Fonte:Tribuna do Norte

Servidores do município de Janduís são transferidos por perseguição

Desde do início da gestão da Prefeita Lígia Félix, vários servidores públicos municipais vem alegando que sofrem perseguições por parte da administração municipal. Muitos foram transferidos da sede do município para desempenharem suas funções em órgãos públicos na zona rural, como forma de punir servidores que se impõem com o descaso vivido pelo município.

Há casos de servidores que questionaram como a gestão com Fé, Paz e Povo vem conduzindo o município, e como forma de punição, foram transferidos de seu local de trabalho.

Só nesta sexta-feira (20), três servidores municipais tiveram seu ambiente de trabalho alterado, e há suspeitas também de perseguição contra os servidores. A vereadora pelo PT Lazara Maia, que também é servidora pública e exerce sua função na zona rural do município, também foi alvo de transferência por perseguição. No caso da vereadora, a justiça reconheceu perseguição política e determinou que o município voltasse à servidora para o local de trabalho anterior.

Na justiça potiguar existe atualmente outros processos de transferências de servidores praticados pela prefeita Lígia Felix, todos com liminares concedidas pela justiça. Aguardando apenas o julgamento do mérito da ação, que deve acontecer nos próximos dias pela Câmara Cível do TJRN.

Fonte:Icém Caraúbas