sábado, 22 de maio de 2010

Pesquisa Vox Populi RN


FESTA DE ANIVERSÁRIO DA DEPUTADA FEDERAL FÁTIMA BEZERRA


Entre os muitos convidados para festa de aniversário da deputada Fátima Bezerra(PT), na noite da sexta-feira, 21, a ex-governadora Wilma de Faria foi um dos destaques. A presença de Wilma de Faria também foi muito festejada. Ela chegou ao clube dos empregado da Petrobras por volta das 23h e foi recebida pela deputada aniversariante e o pré-candidato do PT ao senado, Hugo Manso. Os dois esperavam Wilma na portaria do clube.
Logo na chegada, Wilma de Faria falou da admiração por Fátima Bezerra ao parabenizá-la. “Fico feliz por ter Fátima como companheira e amiga que luta que defende e representa tão bem o Rio Grande do Norte”. E a pré-candidata ao senado tinha mesmo motivo para tanta felicidade. Ao lado do companheiro de chapa Hugo Manso, que disputará a 2ª vaga para o senado, ela visitou a maioria das mesas cumprimentando a militância do Partido dos Trabalhadores.
A ex-governadora dividiu uma mesa com vários prefeitos de diferentes regiões do Estado, amigos de Fátima e Hugo Manso e que apoiam a pré-candidatura de Wilma para o senado. O deputado estadual Fernando Mineiro também participou da festa.
Quem também esteve por lá para abraçar Fátima Bezerra foi o deputado e pré-candidato a governador na chapa de Rosalba Ciarlini (DEM), deputado Robinson Faria (PMN).

Prefeitura abre processo licitatório para construção de Terminal Turístico

O Município de Patu, por intermédio da prefeita Evilásia Gildênia, está promovendo através, da Comissão de Licitação, processo licitatório para tomada de preço para contratação de empresa que vai realizar a obra de construção do Terminal Turístico Religioso. A licitação será realizada no dia 1º de junho a partir das 8h.A construção do "Terminal Turístico Religioso de Patu nasce de convênio celebrado entre o Governo Federal, através do Ministério do Turismo, e a Prefeitura Municipal, conforme Contrato de Repasse Nº. 26400266775-85/2008, firmado junto a Caixa Econômica Federal.De acordo com a assessoria da prefeita, a reunião será realizada no auditório da Escola Municipal Francisco Francelino de Moura, situado na Rua Antonio de Lima nº. 167 - Centro de Patu.A construção do terminal turístico deverá proporcional aumento do número de visitantes que desembarcam na cidade para eventos religiosos. Milhares de fiéis visitam anualmente o Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, localizado na Serra do Lima. De acordo com a prefeita, a construção desse terminal vai oferecer melhores condições de lazer os visitantes.

Estudante poderá fazer 2 opções de curso em etapa única no novo SiSU

Nova regra faz parte de mudanças divulgadas pelo MEC. Sistema seleciona estudantes para universidades públicas federais.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta terça-feira (18) as novas regras do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para instituições de ensino superior e alunos. As mudanças já tinham sido anunciadas pela secretaria de Educação Superior, Maria Paula Dallari Bucci, na última semana.De acordo com a portaria publicada no Diário Oficial da União, o candidato, na hora da inscrição, poderá fazer duas opções de vaga em instituição, curso, turno e modalidade de concorrência. Alterações só poderão ser feitas durante o período de inscrição.Na primeira versão, o candidato podia fazer uma opção de curso em cada uma das três etapas independentes de seleção.Agora, encerrada a fase de inscrição, os candidatos serão classificados na ordem decrescente das notas nas opções de vaga para as quais se inscreveram, de acordo com o limite de vagas disponíveis na instituição participante do SiSU e a ordem de opções.Após a distribuição das vagas, estudantes que forem aprovados em primeira opção não irão mais poder voltar à lista, como ocorreu no ano passado. Já aqueles que forem aprovados em segunda opção, podem tentar vaga novamente para a primeira opção.Quem não for selecionado poderá constar da lista de espera para o curso que efetuou inscrição. Para isso, deverá manifestar interesse.Segundo Maria Paula, as inscrições para o SiSU ocorrerão entre 10 e 14 de junho deste ano. O processo ocorrerá no mesmo período das inscrições do Programa Universidade para Todos (ProUni).A primeira chamada do SiSU será feita em 17 de junho, com matrícula em 21 e 22 de junho. Depois disso, virá a segunda chamada, em 26 de junho, e a terceira, em 7 de julho. A divulgação da lista de espera, que unificará as listas de vestibulandos universais e de ações afirmativas, ocorrerá em 19 de julho.As universidades públicas já começam a se cadastrar no SiSU para o oferecimento de vagas, segundo o MEC.
Fonte: G1

Dilma e Serra empatam na corrida presidencial, diz Datafolha

Petista e tucano empatam com 37% das intenções de votosPesquisa ouviu 2.660 pessoas, entre quinta (20) e sexta-feira (21).

Pesquisa realizada pelo Datafolha e publicada pelo jornal Folha de S.Paulo, neste sábado (22), aponta empate na corrida presidencial entre a pré-candidata Dilma Rousseff, do PT, e José Serra, do PSDB. Cada um soma 37% da preferência do eleitor. A pré-candidata Marina Silva (PV) segue em terceiro lugar, com 12% das intenções de votos.
Na comparação com a última pesquisa Datafolha, realizada em 15 e 16 de abril, Dilma teve uma alta de sete pontos percentuais - de 30% para 37%. Já Serra caiu cinco pontos, saindo de 42% para os mesmos 37%.
Pesquisa espontâneaNa pesquisa espontânea, quando os entrevistados não são apresentados a uma lista com os nomes dos candidatos, a curva da intenção de voto de Dilma continuou a descrever curva ascendente. Ela tinha 8% em dezembro. Em abril, estava com 13%. Agora, foi a 19% e está isolada em primeiro lugar. José Serra pontuou 14% - ele também vem subindo nesse quesito, mas em ritmo mais lento.
Também na pesquisa espontânea, há também 5% que dizem ter intenção de votar em Lula, que não pode ser candidato. Outros 3% declarar querer votar no "candidato do Lula". E 1% respondem "no PT" ou no "candidato do PT".
Em tese, portanto, o potencial de voto espontâneo em Dilma pode ser de 28% - os seus 19% e mais outros 9% dos que desejam votar em Lula, em quem ele indicar ou em um nome apresentado pelo PT.
Segundo o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, o principal fato que pode ser apontado como responsável por essa alta da candidata é "o programa partidário de TV que o PT apresentou recentemente". O partido foi à TV na semana passada com vários comerciais de 30 segundos e com seu programa mais longo, de dez minutos. O foco foi Dilma Rousseff, tendo o presidente Lula como cabo eleitoral.
Colocados em uma lista de candidatos com concorrentes de partidos pequenos, o cenário não se altera muito. Dilma e Serra mantém empate, cada um com 36%. Marina tem 10%. Somente dois nanicos pontuam: José Maria Eymael (PSDC) e Zé Maria (PSTU).
O índice índice de rejeição da pestista caiu de 24% para 20%, enquanto o de Serra subiu de 24% para 27%. Marina também teve um resultado positivo, pois sua rejeição caiu de 20% para 14%.
Na projeção de segundo turno, os dois estão tecnicamente empatados: a petista tem 46% contra 45% do tucano. Em abril, Serra aparecia dez pontos à frente de Dilma nesse quesito, com 50% a 40%.
O instituto realizou a pesquisa na quinta-feira (20) e nesta sexta (21). 2.660 pessoas foram entrevistadas.
De acordo com o Datafolha, 5% dos pesquisados votariam em branco, nulo ou em nenhum candidato. Os indecisos somam 9%.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.