terça-feira, 6 de agosto de 2013

Médicos explicam alguns Mitos e Verdades da Saúde

Manga com leite dá congestão?  
Mito.
Ao contrário do que as pessoas pensam, a junção desses dois alimentos não é perigosa, mas muito saudável. A pediatra Ana Escobar preparou uma vitamina com manga, leite e gelo e mostrou que essa receita pode fazer bem à saúde. De acordo com o endocrinologista Alfredo Halpern, a ideia de que essa combinação pode causar congestão surgiu na época da escravidão, quando os senhores de engenho espalharam essa informação para impedir que os escravos tomassem o leite do gado e comessem as mangas do pomar.

Porém, de acordo com a pediatra Ana Escobar, o leite isolado é capaz de causar congestão em pessoas que têm intolerância à lactose, mas isso não tem relação com a manga.

Água com açúcar acalma? 
Verdade.
Essa combinação pode acalmar. Como explicou o endocrinologista Alfredo Halpern, o açúcar puro ou dos doces contribui para a formação de serotonina, substância responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Por isso, da mesma maneira que a água com açúcar acalma, doces como brigadeiros, sonhos, pudins também podem causar essa sensação.

Pó de mariposa pode cegar?  
Mito.
O pó que sai das asas de borboletas ou mariposas pode irritar os olhos, causar alergia em algumas pessoas, mas não é capaz de cegar. De acordo com a pediatra Ana Escobar, é o mesmo que coçar o olho com os dedos sujos de poeira, por exemplo, ou seja, não há como cegar.

Caso a pessoa entre em contato com esse pó, ela deve lavar os olhos com água corrente e nunca esfregar ou coçar os olhos.

Ficar no sereno dá gripe? 
Mito.
A gripe é resultado do ataque de um vírus, como ressaltou a pediatra Ana Escobar. As pessoas acham que a gripe pode ser transmitida pelo sereno por causa da impressão do tempo frio, que pode baixar a imunidade, mas isso não acontece.
Ler com a luz fraca faz mal para os olhos?  
Mito.
Uma vez ou outra, quando a pessoa viaja e lê num ônibus, ou quando lê em casa em um cômodo mais escuro, não há problema nenhum. De acordo com a pediatra Ana Escobar, isso pode causar um desconforto e até mesmo dor de cabeça porque a pessoa pode precisar forçar a vista para enxergar, mas não chega a causar um problema na visão.

Tomar café à noite dá insônia?  
Verdade.
A cafeína é uma substância estimulante e pode tirar o sono porque age no sistema nervoso central, deixando o corpo mais acelerado. Pessoas com problemas de sono – ou até que sentem dores de cabeça com frequência, têm úlceras ou histórico de problemas cardíacos – não devem tomar nenhuma substância estimulante, como a cafeína.

De acordo com a pediatra Ana Escobar, os alimentos que podem tirar o sono, além do café, são o chá preto, chá verde, guaraná em pó, chocolate, refrigerante de cola e energético. Por outro lado, pães, massas, leite, chá de ervas e mel podem causar o efeito contrário e dar sono.




Fonte: G1/BemEstar

Em clamor por Justiça, buzinaço toma conta das ruas de Caicó

Em clamor por Justiça, centenas de motoristas realizaram ao meio dia desta terça-feira(06) um buzinaço em Caicó. O buzinaço que permaneceu por mais de dez minutos, pôde ser ouvido em várias partes da cidade.
Em tempo: acontece desde ontem, segunda-feira(05), o julgamento do mototaxista João Francisco dos Santos (Dão), réu confesso de assassinar o jornalista e radialista.
Fonte:O xerife

Umarizal/RN: homem é assassinado no meio da rua com quatro tiros

Geová Vicente da Silva, 31 anos, por volta das 19h15min foi morto a tiros na noite desta segunda-feira (05),  quando caminhava  pela Rua Almino Afonso, no Bairro Lalins  em direção a sua residência, quando foi surpreendido por uma pessoa em uma motocicleta que efetuou  vários disparos de arma de fogo, o qual foi alvejado por quatro tiros provavelmente calibre 38, sendo atingido com um disparo na cabeça e três no tórax, vindo a cair.


De imediato uma viatura policial sob o comando do Sargento Lindoberg compareceu ao local e socorreu a vitima para uma unidade de saúde local, o qual não resistiu à gravidade dos ferimentos faleceu quando recebia atendimento medico.

Após socorrer a vítima a PM passou a diligenciar, mas a Lei do silencio prevalece na cidade, ninguém comenta nada sobre o crime.
Fonte:Nosso parana

Inscrições no Sisutec começam hoje

SELEÇÃO DOS ALUNOS SERÁ FEITA DE ACORDO COM A NOTA NO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO. NESSA SELEÇÃO SERÁ USADA A NOTA DO ENEM 2012

Começam hoje (6) e vão até o próximo dia 12 as inscrições no Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), lançado nessa segunda-feira pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 14, com matrículas nos dias 15 e 16. São oferecidas 239.792 vagas gratuitas em cursos técnicos.
A seleção dos alunos será feita de acordo com a nota no Exame Nacional do Ensino Médio. Nessa seleção será usada a nota do Enem 2012. Do total de vagas, 85% são destinadas aos candidatos que cursaram o ensino médio na rede pública ou na rede privada na condição de bolsista integral. As vagas são ofertadas em instituições da rede publica, privada e do Sistema S. Os cursos têm de um a dois anos de duração, com carga horária entre 800 e 1.200 horas-aula.
Os cursos com maior oferta de vagas são os ligados à tecnologia da informação, saúde e área industrial. Lideram a lista os de técnico em informática (23 mil), técnico em enfermagem (14 mil), técnico em logística (13 mil), técnico em segurança do trabalho (13 mil) e técnico em redes de computadores (11 mil). Os estados onde há maior oferta são São Paulo (76 mil), Pernambuco (40 mil), Minas Gerais (27 mil), Paraná (17 mil) e o Distrito Federal (8 mil).
A exemplo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a oferta de vagas e a seleção dos inscritos serão feitas pela internet, no endereço http://sisutec.mec.gov.br.
Fonte:Novo Jornal

PF desmantela no RN grupo de extermínio composto por integrantes de forças policiais

A Polícia Federal deflagrou, na madrugada desta terça-feira (06), a Operação Hecatombe1 com o objetivo de desarticular grupo de extermínio composto por integrantes de forças policiais, que agia, principalmente, na Zona Norte do município de Natal. Cerca de 215 policiais federais estão dando cumprimento a 21 mandados de prisão, 09 mandados de condução coercitiva e 32 mandados de busca e apreensão nos municípios de Natal/RN, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim e Cerro-Corá. Também participam da operação trinta policiais do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal, o COT, especializado em operações de alto risco.
Durante a investigação, foram encontradas provas do envolvimento do grupo de extermínio em vinte e dois homicídios consumados e em outras cinco tentativas de assassinato. Os motivos das execuções eram os mais variados e iam desde crimes encomendados por terceiros, mediante pagamento de quantias em dinheiro, disputas pelo controle de pontos de venda de drogas, meras brigas e discussões até a queima de arquivo com a eliminação das testemunhas dos crimes perpetrados pela quadrilha.
Alguns dos investigados possuem antecedentes por homicídio, sendo que um dos integrantes do grupo já foi preso em posse de diversas armas de fogo, supostamente utilizadas nos assassinatos.
Todos responderão por crimes de homicídio qualificado praticado por grupos de extermínio e constituição de grupo de extermínio. As penas máximas dos crimes cometidos pelos principais integrantes do grupo podem chegar a 395 anos de prisão.
A Operação contou com o apoio da Coordenação de Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social do RN.
Grupos de extermínio formados por policiais
Nos últimos dois anos, essa é a terceira operação desencadeada pela Polícia Federal para desarticular grupos de extermínio. Em fevereiro de 2011, a Operação Sexto Mandamento deu cumprimento a 19 mandados de prisão de policiais envolvidos em grupos de extermínio no estado de Goiás e, em setembro de 2012, a Operação Squadre fez cessar a atuação de uma quadrilha de milicianos composta por policiais que agia na região metropolitana de João Pessoa/PB.
Fonte:Defato

Sem acordo com Governo, policiais civis iniciam greve no RN

Hoje, as delegacias de Natal permaneceram com as portas fechadas, após o início da paralisação dos policiais civis do Estado, deflagrada desde às 8 horas. Somente as unidades de plantões e as regionais, espalhadas no interior do Rio Grande do Norte, funcionaram conforme a determinação do movimento grevista, que luta pela melhoria das condições de trabalho e de estrutura da instituição.
Já os agentes e escrivães se reuniram por volta das 9h na sede do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública (Sinpol/RN), na Cidade Alta, para discutir os próximos passos da paralisação. Segundo o presidente da entidade, Djair Oliveira, o objetivo foi perceber os pontos positivos e os negativos do movimento.
“Infelizmente, apesar de todas as nossas tentativas de diálogo e negociações, o Governo do Estado não se pronunciou sobre as reivindicações feitas pela categoria, forçando-a a decretar a paralisação das atividades por tempo indeterminado. Ontem, tentamos pela última vez uma reunião com os representantes estaduais, sem sucesso, já que não houve a apresentação de um cronograma de atendimento da pauta”, explicou Djair.
Ele disse também que, ainda ontem, durante a última tentativa de entendimento pelos policiais civis, os representantes da comissão estadual, que faz todas as negociações com o funcionalismo público do Rio Grande do Norte, não levou nenhuma sinalização positiva para a pauta de reivindicações apresentadas pela categoria. “Isso, apesar de ter se comprometido, nos últimos dias, a dar respostas para os pleitos”, informou.
Além disso, conforme comunicado oficial do Sinpol, “pior que a não apresentação de um cronograma de atendimento de pauta, foi a declaração do presidente da comissão, o secretário de Administração Álber da Nóbrega, que esbravejou e declarou que não tinha o poder de entrar em acordo com a categoria, reforçando o sentimento de descrédito dos policiais em relação a esta mesa, que, para eles, foi criada apenas para provocar na opinião pública uma falsa sensação de que esta administração está negociando”.
Será suspenso o atendimento ao cidadão nas delegacias distritais e especializadas. Serão garantidos os 30% de funcionamento dos serviços, em respeito à Lei de greve (desta maneira continuará normal o trabalho no CIOSP e setores administrativos). As delegacias de plantão funcionarão apenas para lavraturas de flagrante, sem fazer registros de ocorrências e demais procedimentos.
Delegacia virtual
Por causa da greve dos agentes e escrivães da Polícia Civil, que deve ser complementada nesta quinta-feira pela paralisação de 24h dos delegados, a direção da instituição emitiu nota oficial com orientações à população. Além das delegacias de plantão das zonas Norte e Sul, que funcionarão permanentemente durante a mobilização, as pessoas podem também registrar sua ocorrência via internet, através da Delegacia Virtual.
O acesso ao atendimento online pode ser feito pelo site da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed). Ao abrir a página, basta clicar no link da Delegacia Virtual  e preencher o formulário.
No entanto, a Delegacia Geral da Polícia Civil (Degepol) alerta que somente os casos ocorridos no Estado e relacionados à perda, furto ou roubo de documentos pessoais e telefones celulares serão registrados pelo atendimento online. O procedimento é gratuito e funciona 24 horas.
Itep decide hoje se para atendimentos
Já os servidores do Instituto Técnico Científico de Polícia do Rio Grande do Norte (Itep/RN) se reúnem hoje à noite para decidirem se deflagram ou não a greve por tempo indeterminado. Eles lutam há mais de quatro anos pela criação do Estatuto e da Lei Orgânica da categoria e, se aprovarem o indicativo pela paralisação das atividades, interromperão os serviços já a partir da próxima segunda-feira, dia 12 de agosto.
Neste caso, todos os serviços periciais, emissões de certidões negativas e de carteiras de identificação civil, entre outros documentos, serão suspensos. E apenas os procedimentos de flagrantes delitos, perícias de locais de crimes e recolhimento de cadáveres continuarão sendo realizados.
Além da morosidade em criar o Estatuto e a Lei Orgânica, que ainda deve passar pela Assembleia Legislativa para aprovação pelos deputados estaduais, os servidores do Itep/RN também reivindicam um reajuste salarial, que conforme Djair Oliveira, não ocorre há mais de sete anos. Para ele, esses são os principais fatores de desmotivação da categoria.
Fonte:JH