terça-feira, 1 de novembro de 2011

PSV 2012:Edital deve ser publicado na próxima semana




A Comissão Permanente do Vestibular (Comperve) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) já produziu o edital do Processo Seletivo Vocacionado (PSV) de 2012, o vestibular da instituição. Porém, a publicação do edital depende de aprovação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Uern (Consepe).
O edital estabelece todo o cronograma de realização do PSV e será aprovado pelo Consepe próximo dia 8. "Até lá, vamos evitar divulgar datas, porque possa ser que haja alguma alteração e tenhamos que voltar atrás. Vamos esperar pela aprovação", informa o presidente da Comperve, professor Egberto Mesquita.

Ele estima que o edital seja publicado dias após aprovação na reunião do Consepe, e que as inscrições comecem na semana seguinte à publicação. A data das provas, entretanto, já está decidida: 4 e 5 de março, segundo Egberto Mesquita, que acrescenta que em breve todas as datas serão de conhecimento público.
As provas do PSV estavam previstas para dezembro, mas foram adiadas devido à greve deste ano na Uern, a mais longa da história da instituição e também do serviço público do Rio Grande do Norte: 106 dias. A paralisação também comprometeu o calendário universitário 2011, que precisou ser refeito.
Com isso, o semestre letivo 2011.1 só terminou oficialmente ontem. Já o semestre letivo 2011.2 começará em 16 de novembro, com aulas a partir de 23 de novembro, prazo das matrículas dos alunos veteranos, e término em 17 de março de 2012. Foram utilizados 15 sábados letivos no segundo semestre de 2011.

FONTE: O MOSSOROENSE

Lula agradece pelo apoio recebido

Gilberto Jales toma posse como novo secretário da SEMARH

A governadora Rosalba Ciarlini deu posse no começo da noite desta segunda-feira (31), ao novo secretário de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos,o messiense Gilberto Jales.
Com a presença do secretário de Estado de Administração e Recursos Humanos, Anselmo Carvalho, a governadora assinou o termo que dá posse a Gilberto Jales como titular da SEMARH.
"Fico lisonjeado com a nova função, pois é uma oportunidade de contribuir efetivamente com o governo do RN", disse Gilberto Jales.
 Fonte:jean Carlos

Previdência Social instalará nova agência no interior do estado


Os municípios de Apodi, Felipe Guerra, Itaú, Rodolfo Fernandes e Severiano Melo, ambos localizados na região do Médio Oeste Potiguar, passaram a contar a partir do dia 14 de novembro, com uma nova unidade da Agência de Previdência Social (APS). Os segurados da Previdência Social poderão se dirigir ao município de Apodi, para se beneficiar da novidade.

A implantação da unidade da APS de Apodi vai beneficiar uma população de 56.231 mil habitantes, residentes nas cidades de Apodi, Felipe Guerra, Itaú, Rodolfo Fernandes e Severiano Melo. Antes da chega do INSS na região, a população dos municípios citados tinham que se deslocar para Mossoró ou Pau dos Ferros para serem atendidos pela Previdência Social.

Fonte: DNonline

Jovens de Messias Targino participaram de Conferência Estadual de Juventude

Os jovens de Messias Targino Lankis Muller de Oliveira Jales, Antonio Wendel da Silva Vieira, José Carlos Souza Dantas, Antonio Torquato da Silva Filho, Gleison Rodrigo Borges dos Santos, representando o município de Messias Targino, participaram em Natal, no sábado (29) e domingo (30), da 2º Conferência Estadual de Juventude que é promovido pela SEJUV.
Tanto para conferência territorial como a estadual eles foram mobilizados e apoiado pelo Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Sintraf).
A 2ª Conferência Estadual da Juventude também foi uma das etapas preparatórias para a participação da Conferência Nacional, que será realizada em Brasília, de 9 a 12 de dezembro. Foram eleitos 21 delegados para a etapa nacional.
Fonte:pola pinto

Justiça anula 13 questões do ENEM 2011

Brasília - A Justiça Federal no Ceará decidiu hoje (31) à noite anular 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011 em todo o país devido ao vazamento das perguntas antes da aplicação do exame. De acordo com o juiz Luís Praxedes Vieira da Silva, a divulgação prévia de parte do conteúdo da prova fere o princípio da isonomia.
"Não é o erro, mas o vazamento das questões que leva à nulidade das mesmas, por quebrar o princípio da isonomia. Assim, entendo razoável e proporcional, nesta oportunidade e neste momento processual, declarar a nulidade apenas das questões do certame Enem 2011 que foram objeto de vazamento e prévio conhecimento", justifica o juiz em trecho da decisão. O Ministério da Educação (MEC) considerou a decisão desproporcional e exagerada e disse que vai recorrer nos próximos dias.
O pedido para que as provas do Enem fossem canceladas foi feito pelo Ministério Público Federal no Ceará (MPF-CE), após a constatação de que alunos do Colégio Christus, de Fortaleza, tiveram acesso antecipado a cerca de 14 questões que foram cobradas no exame. Os itens estavam em apostila distribuída pela escola semanas antes da aplicação do Enem e vazaram da fase de pré-testes do exame, da qual a escola participou em outubro de 2010.
A solução defendida pelo MEC é que os 639 alunos da escola cearense tenham as provas anuladas e façam um novo teste no fim de novembro. Mas o procurador da República Oscar Costa Filho pediu à Justiça que o Enem seja anulado - ou pelo menos as questões que estavam na apostila do Christus. O Inep argumentou ao juiz que o episódio ocorreu de forma localizada e que a reaplicação do exame aos alunos do colégio de Fortaleza não traz prejuízo à isonomia do concurso.
O pré-teste é feito pelo Inep para avaliar se as questões em análise são válidas e qual é o grau de dificuldade de cada uma. Os cadernos de questões do pré-teste deveriam ter sido devolvidos após a aplicação e incinerados pelo Inep. A Polícia Federal investiga se houve fraude na aplicação do pré-teste. O MEC confirma que 14 questões que estavam na apostila foram copiadas de dois dos 32 cadernos de pré-teste do Enem aplicado no ano passado a 91 alunos da escola.
As provas do Enem de 2011 foram aplicadas nos dias 22 e 23 deste mês.

 
Fonte: Agência Brasil

Dia de finados

Amanhã dia 2 de Novembro é comemorado o dia de finados em todo país,e em Messias Targino as homenagens aos entes queridos que já se foram começaram desde sexta feira da semana passada,os parentes dos mortos de nossa cidade, estão limpando os túmulos e colocando flores para que no dia tudo esteja mais bonito.Amanhã apartir das 16 horas será realizado no cemitério público a tradicional missa de finados.