sexta-feira, 19 de outubro de 2012

UFRN cria graduação em Medicina no interior do estado

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) passará a oferecer a graduação em Medicina na Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA). O anúncio foi feito pela reitora da UFRN, Ângela Maria Paiva Cruz, durante a cerimônia de inauguração do Pavilhão Acadêmico e da Residência Universitária da FACISA, em Santa Cruz, na quarta-feira, 16.

De acordo com a reitora, a proposta de criação do curso foi aprovada pelo Ministério da Educação (MEC) e terá sua primeira turma no segundo semestre de 2014. O projeto pedagógico do curso está em fase de elaboração.

Os futuros estudantes de medicina contarão com uma maternidade em Santa Cruz e Centros Cirúrgicos em Caicó e Currais Novos. Ainda fazem parte do projeto de implantação do curso a realização de parcerias com os municípios da região do Trairi e cotas para estudantes do interior do estado.

“A UFRN vai firmar parcerias com os as prefeituras para fortalecer a rede pública de saúde local e os estudantes vão utilizar esses espaços. Ainda vou lutar por reserva de vagas para estudantes do interior para fazer valer a política de interiorização da universidade e trazer benefícios duradouros para esses municípios”, afirmou a reitora.
Fonte:Dn online

Governo estuda repactuar dívidas dos estados e municípios com o INSS

O governo federal poderá repactuar as dívidas dos estados e municípios com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). As conversas estão sob a condução do senador Romero Jucá (PMDB-RR), que justifica a necessidade de renegociar essas dívidas devido à desoneração fiscal promovida pelo Executivo, como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis e a desaceleração da economia.

O parlamentar disse que o assunto já foi conversado com autoridades do Ministério da Fazenda e com o vice-presidente, Michel Temer. Jucá acrescentou que a presidenta Dilma Rousseff também "foi sensível a essa questão."

Com o Ministério da Fazenda, segundo ele, o tema está sob avaliação com o secretário executivo Nelson Barbosa. O senador ressaltou que a Receita Federal também estuda fórmulas sobre a questão.

Com a queda nas arrecadações do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) decorrentes de perdas de receita e desonerações fiscais, os valores das parcelas das dívidas dos estados e municípios com o INSS cresceram.

"Esses parcelamentos, que representavam 7%, 8%, 10% [da arrecadação], passam agora a representar 22%, 25%, 30%, mas estão sendo bloqueados na boca do caixa do FPM e isso está inviabilizando, principalmente os municípios", justificou Jucá.
Fonte:Tribuna do norte

Padilha: governo trabalha para reduzir desigualdades regionais no acesso a exames de câncer de mama

Brasília – O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou hoje (19) que o país avançou no combate ao câncer de mama e de colo do útero, mas acrescentou que ainda é preciso superar desigualdades regionais para que mais pessoas, principalmente do Norte e do Nordeste, tenham acesso a exames preventivos e a tratamento.

Esses dois tipos de câncer são os mais frequentes na população feminina. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que em 2012, no país, haja 52,6 mil novos casos de câncer de mama e 17,5 mil de colo do útero. Ambos podem ser tratados e até curados caso haja o diagnóstico e o tratamento adequado.

Esse é o principal objetivo do Outubro Rosa, movimento que ocorre mundialmente. No Brasil, a mobilização reúne um conjunto de estratégias do Poder Público e de organizações da sociedade civil para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce como forma de aumentar as chances de cura.

Entre as ações adotadas pelo governo federal estão programas de acesso a exames de prevenção e a tratamento. “Temos feito com que os exames cheguem mais próximo às mulheres, de forma mais regular e mais constante”, destacou Padilha, em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência em parceria com a EBC Serviços.

De acordo com ele, por ano, são realizados 30 milhões de procedimentos e tratamentos de câncer no país, “mas o acesso é ainda muito desigual.” O ministro lembrou que, além das unidades de saúde, são disponibilizadas unidades móveis para realização de mamografias em locais de difícil acesso e com menos estrutura. O Programa Mamografia Móvel foi criado por meio de portaria assinada no início do mês.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de mamografias feitas no Brasil aumentou 41% no primeiro semestre de 2012 em relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com Padilha, existem no Brasil mamógrafos suficientes para fazer duas vezes mais exames que o necessário, em mulheres com idade prioritária, acima dos 50 anos. O problema é que muitos aparelhos estão fora de uso ou são subutilizados, segundo o ministro.

Em relação ao tratamento, o ministério está investindo na compra de aceleradores lineares, equipamentos usados em radioterapia. Segundo o ministro, será firmado um acordo não só para a importação, mas também para a transferência de tecnologia. As empresas selecionadas se comprometerão a instalar fábricas no Brasil até 2015.

“Quando se produz no país, reduz-se o custo. As oscilações do câmbio, do dólar, não vão interferir. Além disso, haverá o acesso cada vez mais fácil, sobretudo aos chamados equipamentos de fronteira, os de última linha para o tratamento do câncer”, explicou.

O câncer de mama não ocorre somente em mulheres, embora entre os homens os casos sejam em menor número. Segundo estimativas do Inca, entre a população masculina, são registrados 250 novos casos por ano.
Fonte:Agência Brasil

Conselho de medicina proíbe terapias hormonais antienvelhecimento

O Diário Oficial da União publica hoje uma resolução do Conselho Federal de Medicina fazendo restrições às terapias hormonais. Foram vedados o uso e a divulgação de diversos procedimentos da chamada medicina antienvelhecimento.
Os procedimentos vedados pela resolução são os seguintes:
I.Utilização do ácido etilenodiaminatetraacetico (EDTA),procaína, vitaminas e antioxidantes referidos como terapia antienvelhecimento,anticâncer, antiarteriosclerose ou voltadas para o tratamentode doenças crônico- degenerativas;
II.Quaisquer terapias antienvelhecimento, anticâncer, antiarteriosclerose ou voltadas para doenças crônico-degenerativas, exceto nas situações de deficiências diagnosticadas cuja reposição mostra evidências de benefícios cientificamente comprovados;
III. Utilização de hormônios, em qualquer formulação, inclusive o hormônio de crescimento, exceto nas situações de deficiências diagnosticadas cuja reposição mostra evidências de benefícios cientificamente comprovados;
IV. Tratamentos baseados na reposição, suplementação ou modulação hormonal com os objetivos de prevenir, retardar, modular e/ou reverter o processo de envelhecimento, prevenir a perda funcional da velhice, prevenir doenças crônicas e promover o envelhecimento saudável;
V. A prescrição de hormônios conhecidos como “bioidênticos” para o tratamento antienvelhecimento, com vistas a prevenir, retardar e/ou modular processo de envelhecimento, prevenir a perda funcional da velhice, prevenir doenças crônicas e promover o envelhecimento saudável;
VI. Os testes de saliva para dehidroepiandrosterona (DHEA), estrogênio, melatonina, progesterona, testosterona ou cortisol utilizados com a finalidade de triagem, diagnóstico ou acompanhamento da menopausa ou a doenças relacionadas ao envelhecimento, por não apresentar evidências científicas para a utilização na prática clínica diária.”
O conselho avalia que todos eles são “destituídos de comprovação científica suficiente quanto ao benefício para o ser humano sadio ou doente”.
Fonte:Oxerife

EQUIPE DA 7ª DELEGACIA REGIONAL DE POLÍCIA CIVIL DE PATU CUMPRIU MANDADO DE PRISÃO NA TARDE DESSA QUARTA-FEIRA, 17/10

Foi preso na tarde dessa quarta-feira, 17/10, por policiais da 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil Foi preso na tarde dessa quarta-feira, 17/10, por policiais da 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Patu, WAEDSON HUERLLEY ARAÚJO DA SILVA, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela comarca de Almino Afonso.
WAEDSON está sendo investigado pela possível participação no assalto a um supermercado da cidade de Rafael Godeiro, fato ocorrido no último dia 27 de setembro. Na oportunidade, um policial militar que estava de folga e chegou minutos após a prática delituosa, saiu em perseguição aos assaltantes, chegando a trocar tiros com os mesmos e em virtude da ação do policial militar, os meliantes abandonaram a moto utilizada no assalto. O referido veículo foi apreendido e identificado pela polícia como pertencente a WAEDSON, além disso, havia a suspeita de que um dos assaltantes tinha saído ferido na troca de tiros e WAEDSON apresenta um ferimento à bala na cabeça.
O titular da 7ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Patu é o delegado Sandro Reges.
*Patunewsde

Projeto de deputado estadual define regras para uso de anabolizantes no RN

Projeto de Lei de autoria do deputado Dibson Nasser-PSDB dispõe sobre regras a serem observadas por academias de ginástica, clubes, centros esportivos, farmácias, drogarias e estabelecimentos similares quanto ao uso de anabolizantes e suplementos alimentares.
Ao protocolar o projeto na quinta feira (18), o deputado disse que há necessidade das regras, uma vez que o consumo sem orientação de suplemento alimentar causa risco à saúde da população.
“Os suplementos alimentares são destaques em academias de todo o País, porém são feitos apenas para atletas de alto rendimento e só podem ser recomendados por médicos ou nutricionistas. A aprovação desse Projeto é necessária por tratar de matéria de alta relevância para a saúde pública. Leis de mesma natureza foram propostas em Pernambuco e no Rio de Janeiro”, afirmou.
Dibson disse ainda que algumas pessoas utilizam os anabolizantes, de forma perigosa e exagerada, em grande quantidade e ainda em associação a outros hormônios para obterem o resultado desejado mais rápido, o que pode provocar efeitos colaterais indesejados
Fonte:Jean Carlos

CNBB PUBLICA NOTA DE REPÚDIO

 Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, CNBB, manifesta profunda indignação diante da publicação de uma fotomontagem que compõe a capa de uma revista esportiva na qual se vê a imagem de Jesus Cristo crucificado com o rosto de um jogador de futebol.
Reconhecemos a liberdade de expressão como princípio fundamental do estado e da convivência democrática, entretanto, que há limites objetivos no seu exercício. A ridicularização da fé e o desdém pelo sentimento religioso do povo por meio do uso desrespeitoso da imagem da pessoa de Jesus Cristo sugerem a manipulação e instrumentalização de um recurso editorial com mera finalidade comercial.
A publicação demonstrou-se, no mínimo, insensível ao recente quadro mundial de deplorável violência causado por uso inadequado de figuras religiosas, prestando, assim, um grave desserviço à consolidação da convivência respeitosa entre grupos de diferentes crenças.
A fotomontagem usa de forma explícita a imagem de Jesus Cristo crucificado, mesmo que o diretor da publicação tenha se pronunciado negando esse fato tão evidente, e isso se constitui numa clara falta de respeito que ofende o que existe de mais sagrado pelos cristãos e atualiza, de maneira perigosa, o já conhecido recurso de atrair a atenção por meio da provocação.
Cardeal Raymundo Damasceno Assis
Arcebispo de Aparecida
Presidente da CNBB
Dom Leonardo Ulrich Steiner
Bispo Auxiliar de Brasília
Secretário Geral da CNB.
Fonte:Erivan Morais