sábado, 25 de junho de 2016

Rogério Marinho espera repúdio dos brasileiros ao PT nas eleições municipais

Numa demonstração do forte envolvimento de petistas com o esquema de corrupção na Petrobras, o chamado “Petrolão”, já chega a dez o número de ex-ministros da presidente afastada Dilma Rousseff que são investigados pela Polícia Federal no âmbito da Operação Lava Jato. Os ex-ministros Paulo Bernardo (Planejamento) e Carlos Gabas (Previdência), alvos da Operação Custo Brasil – uma das ramificações da Lava Jato – foram os últimos a entrar na lista de petistas envolvidos em denúncias de irregularidades. Outros oito ex-ministros próximos da petista estão sendo investigados pela Justiça: Antonio Palocci, Erenice Guerra, Gleisi Hoffmann, Aloizio Mercadante e Jaques Wagner (todos da Casa Civil); Guido Mantega (Fazenda); Ideli Salvatti (Relações Institucionais); e Edinho Silva (Secretaria de Comunicação Social).
Para o deputado federal Rogério Marinho (PSDB), está sendo desnudado um esquema criminoso que se apropriou do país e mostra o grau de deterioração moral que os governos do PT se envolveram. “O pior de tudo é que isso levava todo o país à reboque. Um grupo político, um partido que se apropriou do país durante 13 anos com um projeto de continuar no poder. Esse era o único projeto e, para isso, valia tudo, desde desviar recursos da principal empresa do país e praticamente quebrá-la, que é o caso da Petrobras, a desestruturar o setor elétrico nacional até retirar recursos de aposentados e pensionistas na obtenção de empréstimos consignados”, criticou o parlamentar.
Segundo o tucano, não havia limites para ludibriar e assaltar os cofres públicos e o último desdobramento da Operação Lava Jato é apenas a “ponta de um iceberg” do conjunto de crimes que foram cometidos contra a sociedade brasileira. “Esperamos que a prisão de Paulo Bernardo e a condução coercitiva de Carlos Gabas possa desvendar mais esse esquema criminoso entre tantos outros que, infelizmente, seremos obrigados a assistir nos próximos meses. Espero que, passado esse episódio de instabilidade política, o Brasil possa se reencontrar com o crescimento econômico, com o fortalecimento de nossas instituições e as eleições municipais nesse ano possam refletir esse repúdio que a população brasileira, com certeza, fará ao PT e aos partidos que fazem parte do seu bloco de apoio”, afirmou Rogério.
Fonte:Blog do Xerife

Simulado online do Enem está disponível a partir de hoje

A partir de hoje (25), estudantes de todo o país poderão fazer gratuitamente o simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na plataforma Hora do Enem. As provas podem ser acessadas até as 20h do dia 3 de julho.
Qualquer interessado que estiver se preparando para o Enem poderá participar. Basta se cadastrar no sitehoradoenem.mec.gov.br. Os alunos da rede pública que não tiverem acesso à internet poderão fazer o simulado em sua própria escola, entre os dias 27 de junho e 1º de julho. Além de poder conferir a nota imediatamente após o término da prova, o estudante também poderá checar se conseguiu atingir a nota de corte do curso ou universidade desejada.
Na hora de se cadastrar, o estudante informa o que busca com o Enem. A plataforma disponibilizará então um plano de estudos para que possa alcançar o objetivo. O resultado do simulado do Enem mostrará como está o desempenho do aluno em relação ao curso que pretende fazer.
Este é o segundo simulado online. Mais de 710 mil estudantes de todo o país fizeram o primeiro simulado nacional do Hora do Enem, realizado entre os dias 30 de abril e 1º de maio, e repetido entre os dias 7 e 8 de maio. Pelo menos 85% dos alunos que fizeram a prova estudam na rede pública de ensino.  Pelo menos mais dois serão feitos até a data do Enem, previstos para os dias 13 de agosto e 8 e 9 de outubro. O último exame será no mesmo formato do Enem e terá dois dias de duração. Não haverá simulado da redação.
Realizado em parceria entre o Ministério da Educação (MEC), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o Hora do Enem oferece aos alunos cadastrados uma plataforma de estudos personalizada. Além de poder testar seus conhecimentos em simulados, os estudantes têm acesso a ferramentas como testes de nivelamento em diferentes matérias, videoaulas, exercícios comentados por professores e possibilidade de criar um cronograma de estudos online.
Desenvolvida pela Geekie Games, a plataforma também está disponível na Google Play paradownload em smartphones Android.
Enem
O Enem de 2016 será nos dias 5 e 6 de novembro. A nota do Enem é usada na seleção para vagas em instituições públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas na educação superior privada por meio do programa Universidade para Todos (ProUni) e vagas gratuitas nos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).
O resultado do exame também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e participar do programa Ciência sem Fronteiras. Para pessoas maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado como certificação do ensino médio.

Fonte:Agência Brasil

Ex-presidiário caicoense é executado na frente da família em Janduís

Um ex-presidiário que cumpriu pena na Cadeia Pública de Caraúbas foi executado com diversos tiros de arma de fogo na noite desta sexta-feira (24), na cidade de Janduís, na região oeste do estado do Rio Grande do Norte, por dois homens que chegaram em uma moto.

O crime aconteceu por volta da 20hs, quando a vítima identificada como Petrúcio Dantas Gurgel de Azevedo, 33 anos, natural de Caicó, seguia com sua mulher e a filha, pela rua João Pinheiro, no bairro São Bento e, ao chegar nas proximidades da Escola Daniel Gurgel, dois homens em uma motocicleta o surpreenderam e efetuaram vários disparos de arma de fogo.

A vítima não teve como reagir e morreu na frente de sua mulher e de sua filha. De acordo com a polícia militar que foi acionada, Petrúcio Gurgel havia sido denunciado pelo Ministério Público Estadual pelo crime de estrupo praticado na cidade de Campo Grande e foi preso no ano de 2011, cumprindo pena até 2015 e estava em liberdade condicional.

A Polícia Militar, sob o comando do Cb. Valdir, realizou diligencias pelas mediações e ninguém foi preso até o momento. A Polícia Militar isolou o local e aguarda a achegada da equipe do Instituto Técnico-científico de Polícia (ITEP) que fez a remoção do corpo para sede do órgão em Mossoró.

Fonte:Icém Caraubas

LAVA JATO: Lula vai ser enquadrado em pelo menos corrupção passiva e lavagem de dinheiro

POR JOSIAS DE SOUZA
O juiz Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava Jato, recolocou em movimento os processos que envolvem Lula. Em despacho assinado nesta sexta-feira, Moro determinou que sejam juntadas aos autos as interceptações telefônicas que captaram diálogos do ex-presidente. A força-tarefa de Curitiba já prepara as denúncias que serão protocoladas contra Lula. Não são negligenciáveis as chances de condenação.
Em seu despacho, Moro excluiu apenas o grampo que foi anulado pelo ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no STF. Trata-se daquela célebre conversa em que Dilma Rousseff, ainda instalada no Planalto, foi pilhada informando a Lula que enviria um portador —“o Bessias”— com o seu termo de posse na chefia da Casa Civil. Como o diálogo foi captado depois que Moro já havia determinado o encerramento da interceptação, Teori considerou a gavação ilegal.
A divulgação dos grampos havia paralisado as investigações contra Lula. provocado pela defesa do ex-presidente, Teori requisitara o envio dos processos de Curitiba para Brasília. Há 11 dias, o ministro mandou devolver a Moro a maioria dos procedimentos sobre Lula. São 16 no total.
Entre eles os inquéritos que tratam dos favores monetários prestados a Lula pela Odebrecht e pela OAS em dois imóveis que o morubixaba do PT diz não possuir —o sítio de Atibaia e o triplex do Guarujá— e no aluguel de contêineres para guardar os presentes recebidos por Lula durante o seu governo.
Formou-se entre os procuradores da Lava Jato um consenso quanto à necessidade de denunciar Lula por esses fatos. Ele deve ser acusado da prática de pelo menos dois crimes: corrupção passiva e lavagem de dinheiro.
Também nesta sexta-feira, o ministro Teori Zavascki enviou à Justiça Federal de Brasília o processo em que a Procuradoria-Geral da República denunciou Lula como mandante da compra do silêncio do delator Nestor Cerveró por R$ 250 mil.
O caso estava no STF porque envolve Delcídio Amaral, que era senador e dispunha de foro privilegiado. Com a cassação de Delcídio, o procurador-geral Rodrigo Janot pediu que o processo fosse remetido para Sérgio Moro. No entanto, Teori preferiu enviá-lo pra a primeira instância de Brasília.


Font:Blog do BG

Dono da UTC, Ricardo Pessoa é condenado a oito anos de prisão na Lava Jato

O juiz federal Sérgio Moro condenou nesta sexta-feira (24) o empresário Ricardo Pessoa, um dos delatores da Operação Lava Jato, a oito anos e dois meses de prisão pelos crimes de corrupção e de pertinência à organização criminosa. Apesar da condenação, Pessoa não cumprirá a pena em função dos benefícios do acordo. Ele já cumpre prisão domiciliar.
Na denúncia, a força-tarefa do Ministério Público Federal (MPF)  relatou que a empreiteira UTC, chefiada por Ricardo Pessoa, participava de um cartel em empresas que fraudavam licitações e que pagou cerca de R$ 38 milhões a ex-diretores em contratos obtidos com a estatal. Na sentença, Moro destacou a colaboração de Pessoa nas investigações da Lava Jato.


Prefeito Carlos Eduardo anuncia anulação do concurso da Saúde

O prefeito Carlos Eduardo Alves (PDT) anunciou há pouco pelo Twitter que o concurso da Saúde será anulado. "Diante das irregularidades insanáveis confirmadas pela comissão do concurso público da saúde, determinamos a anulação do concurso...". E acrescentou: "Novo certame será realizado em data a ser definida. Nossa determinação é garantir a lisura do concurso. Não compactuamos com o erro". 
O anúncio ocorre um dia após o Ministério Público Estadual (MPE) instaurar inquérito civil para apurar possíveis irregularidades no concurso realizado para a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No último domingo, dia 19, foram registradas diversas falhas na distribuição de provas e grande desorganização nos locais de prova.
 
A Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania solicitou informações sobre o certame às secretarias municipal de saúde e de administração (SEMAD), bem como para a empresa responsável pela aplicação das provas, a CMK Serviços. Todos terão dez dias para responder aos questionamentos do Ministério Público.
 
O inquérito civil está assinado pelas promotoras Moema de Andrade Pinheiro e Maria Danielle Simões Veras Ribeiro. O MPE recebeu diversas denúncias de irregularidades no concurso público. A promotoria de defesa do consumido quer analisar as queixas e se posicionar oficialmente sobre a continuidade ou anulação do concurso.
 
Foi solicitada da Secretaria Municipal de Administração uma lista dos fiscais que trabalharam na aplicação das provas, assim como a lotação em cada local de prova. Além disso, as promotoras querem cópias das provas aplicadas para cada cargo previsto no edital, das folhas de ocorrência registradas durante a aplicação do concurso, do contrato com a empresa CKM Serviços e também do memorando da comissão formada para a realização do Concurso sobre das irregularidades levantadas. O MPE deu prazo de dez dias para o fornecimento das informações.
 
O Ministério Público também solicitou ao Sindicato dos Servidores de Natal (Sinsenat) – que também ingressou com denúncias contra o certame – a remessa de mídias digitais de reclamações colhidas no WhatsApp e Facebook. 
 
O concurso para a área de saúde previa 1.339 vagas. No entanto, na data da realização das provas, no último dia 19, acabou cercado por polêmicas durante e após sua realização. Algumas salas não tinham provas suficientes para os concorrentes. O fato suscitou a reaplicação dos exames para quem concorria às vagas para fisioterapia e médico mastologista.
 
Além disso, candidatos utilizaram as redes sociais para denunciar falta de fiscais em banheiro, falta de envelopes para guardarem os telefones celulares, além do vazamento da imagem de uma prova nas redes sociais. Também se investiga o caso de que alguns coordenadores do concurso levaram as provas para casa um dia antes da aplicação.
Fonte:Novo Jornal

500 mil pessoas pedem segundo referendo na Grã-Bretanha

Mais de 500 mil pessoas assinaram um documento pedindo a realização de mais um referendo sobre a saída da Grã-Bretanha da União Europeia (UE).

O texto foi publicado no site do Parlamento da Grã-Bretanha. Segundo os últimos dados, o documento já foi assinado por 516 mil pessoas. Para ser apreciada pelo Parlamento, uma petição deve ter pelo menos 100 mil assinaturas.

“Solicitamos ao governo que aplique o direito, segundo o qual quando os votos a favor ou contra a saída da UE somam menos de 60%, no caso de um comparecimento menor de 75% às urnas, deve ser feito mais um referendo”, diz a petição.

Outro documento, com pedido de reconhecer a independência de Londres do resto da Grã-Bretanha e de adesão da cidade à UE, foi publicado no site change.org e encaminhado ao prefeito da capital inglesa, Sadiq Khan. Essa petição já foi assinada por 99 mil pessoas.
Segundo dados oficiais, 51,9% dos britânicos votaram no referendo de quinta-feira (23) pela saída do país da União Europeia.
Fonte:De Fato