quinta-feira, 24 de novembro de 2016

Professores da UFRN decidem não fazer nova greve

Os professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte deliberaram pelo estado permanente de mobilização e participação nos atos nacionais unificados, mas foram contra a deflagração de uma nova greve. A decisão aconteceu em plebiscito realizado entre os dias 22 e 23 de novembro, através de sistema eletrônico, no site da Adurn-Sindicato.
O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (24). Foram 783 (71,6%) votos contra e 311 (28,4%) a favor deflagração da greve. Participaram do plebiscito os professores sindicalizados e não sindicalizados. Somando ativos e aposentados, ao todo são 3.933 aptos a votar.
O professor Wellington Duarte, presidente do Sindicato, chamou atenção para a representatividade e a legitimidade do processo de consulta, que permitiu o posicionamento de um número expressivo de docentes. "O resultado do plebiscito é, antes de tudo, a consolidação de uma forma democrática de consultar os professores e de reforçar o papel das assembleias na medida em que ela inicia o debate, cabendo à direção do Sindicato dialogar com toda a categoria", afirmou.
Para o dirigente, a expressiva participação docente no pleito fornece maior força para o ente sindical encaminhar as reivindicações da categoria. "A sua introdução como instrumento de deliberação inscreve-se no marco do avanço da democracia proposta pelo Novo Movimento Docente, cuja proposta é a de ampliar a participação dos professores nos processos decisórios".
Segundo o professor, a diretoria manterá a categoria mobilizada contra os "ataques a direitos sociais e trabalhistas", entre os quais a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que congela por 20 anos os investimentos públicos da União na Saúde e Educação.
Nesta sexta-feira (25), a Adurn soma-se às centrais sindicais, movimentos sociais, de estudantes e de trabalhadores no "Dia Nacional de Luta Unificada". A atividade terá início às 8h, no cruzamento das Avenidas Salgado Filho com Bernardo Vieira, na Zona Leste de Natal. Em seguida os manifestantes seguem pela Salgado Filho em direção à BR-101 no sentido Zona Sul até chegar ao prédio da Governadoria.
Fonte:O natalense

Casos de chikungunya devem aumentar em 2017, prevê Ministério da Saúde

Os casos confirmados da doença aumentaram 15 vezes de 2015 para este ano.

O ministro da Saúde, Ricardo Barros, disse hoje (24) que o governo prevê um aumento significativo de casos de infecção pelo vírus Chikungunya no Brasil em 2017. Os casos confirmados da doença aumentaram 15 vezes de 2015 para este ano (de 8.528 para 134.910) e os suspeitas, quase dez vezes (de 26.763 para 251.051).
Barros destacou ainda que, para 2017, a expectativa da pasta é de que os casos de infecção por dengue e pelo vírus Zika se mantenham estáveis em relação ao que foi registrado em 2016. “Estamos nos preparando para um aumento de casos de chikungunya”, enfatizou o ministro.
Este ano, pelo menos 138 óbitos por febre chikungunya foram registrados nos seguintes estados: Pernambuco (54), Paraíba (31), Rio Grande do Norte (19), Ceará (14), Bahia (5), Rio de Janeiro (5), Maranhão (5), Alagoas (2), Piauí (1), Amapá (1) e Distrito Federal (1). Atualmente, 2.281 municípios brasileiros já registraram casos da doença.
Dados divulgados pelo ministério apontam que 855 cidades brasileiras estão em situação de alerta ou de risco de surto de dengue, chikungunya e Zika. O número representa 37,4% dos municípios pesquisados.
Fonte:No Minuto

Prefeito eleito de Patu forma chapa para disputar eleições da Femurn

Se houver a união de PMDB e PSD para a sucessão na Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), a conquista da presidência será líquida e certa.
Os dois partidos juntos elegeram quase uma centena de prefeitos nas eleições municipais de 2 de outubro.
O nome para encabeçar a chapa é o do prefeito eleito de Patu Rivelino Câmara, do PMDB, tendo como companheira a prefeita eleita de Alexandria Geane Ferreira, do PSD.
No entanto, é pouco provável que o PMDB do ex-ministro Henrique Alves aceite convivência política com o PSD do governador Robinson Faria, porém, a disputa pela presidência da Femurn caminha para um processo distante do confronto Henrique X Robinson.
Rivelino, candidato declarado à presidência da entidade, tem conversado com muitos prefeitos de vários partidos e tem defendido o resgate das lutas da entidade em favor do municipalismo, colocando esse objetivo acima dos interesses partidário.

Com apoio de Geane Ferreira, que surge como boa surpresa da política alto-oestana, o prefeito eleito de Patu acredita ser possível formar uma base sólida capaz de vencer o pleito.
As eleições da Femurn devem ocorrer na primeira quinzena de janeiro de 2017.
Atualmente a entidade é presidida por Ivan Júnior, prefeito de Assú, que concluirá o mandato no dia 31 de dezembro.

Fonte:De Fato

Odebrecht chama pai, Dilma e 6 delatores da empreiteira como testemunhas

As vésperas de a Odebrecht fechar os maiores acordos de delação premiada e de leniência na Lava Jato, envolvendo Brasil, Suíça e Estados Unidos, o ex-presidente da empreiteira Marcelo Bahia Odebrecht arrolou 30 testemunhas para sua defesa, incluindo a ex-presidente Dilma Rousseff, os ex-presidentes da Petrobras José Sérgio Gabrielli e Graça Foster, os ex-ministros Guido Mantega e Jaques Wagner e doze executivos ligados à companhia - entre estes, como ele próprio, ao menos seis estão negociando delação, incluindo o pai de Marcelo, Emílio Odebrecht
Todos os trinta nomes constam da resposta à acusação apresentada pela defesa de Odebrecht na ação penal em que ele é acusado de corrupção e lavagem de dinheiro. Além do empreiteiro são acusados neste processo o ex-ministro Antonio Palocci (Fazenda e Casa Civil/Governos Lula e Dilma) e mais 13 réus.
Nesta ação, a Procuradoria da República acusa Palocci de atuar para favorecer a Odebrecht no governo federal e aponta que, graças ao ex-ministro, a empreiteira teria se beneficiado e vencido uma licitação de 2011 para a construção de seis sondas de exploração do pré-sal no valor de R$ 28 bilhões.
Não é a primeira vez que o empresário chama Dilma e Mantega para depor em sua defesa. Em maio ele já havia incluído a petista e o ex-ministro em outra ação penal, mas acabou desistindo. Na ocasião, ele havia arrolado quinze testemunhas.
Do extenso rol de testemunhas que o empreiteiro indicou para testemunhar por ele na ação em que é réu com Palocci fazem parte, ainda, o atual presidente da Odebrecht, Newton de Souza, o senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) e o diretor presidente da Kawasaki no Brasil, Jorge Kawasato.
A lista da defesa do empresário foi encaminhada ao juiz Sérgio Moro, em Curitiba, na segunda-feira, 21, dois dias antes de os executivos da maior empreiteira do País chegarem a Brasília para assinar os acordos de colaboração com a Procuradoria-Geral da República, ato que acabou adiado.
Já condenado por Moro a 19 anos e quatro meses de prisão pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa envolvendo quatro contratos da Odebrecht com a Petrobras, Odebrecht está preso preventivamente desde 19 de junho de 2015.
Desde então ele vinha evitando responder, inclusive em audiência perante o juiz Moro, sobre as acusações que pesam contra ele. Agora disposto a colaborar, o empreiteiro quer que os outros executivos de sua empresa, inclusive os que estão fechando as delações premiadas, falem ao juiz da Lava Jato. Caberá ao magistrado decidir se aceita ouvir tanta testemunha.
Atualmente, o empreiteiro responde a três ações penais na Justiça Federal no Paraná decorrentes da Lava Jato e a uma ação penal na Justiça Federal em Brasília por suspeita de fraudes em financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) envolvendo contratos da Odebrecht no exterior.
Fonte:Novo Jornal

Estudantes do IFRN apresentam projetos tecnológicos para inclusão na Secitex

Trabalhos fazem parte da Mostra Tecnológica que ocorre durante evento científico em Parnamirim.
Estudantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), apresentam, nesta quinta (24) e sexta-feira (25), projetos tecnológicos que podem ajudar na inclusão social e acessibilidade da população. Os trabalhos vão ser expostos durante a IV Mostra Tecnológica do IFRN, parte da programação da segunda edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex), evento realizado no Campus Parnamirim, desta quarta (23) até o sábado (26).
 
Entre os trabalhos apresentados está a “Bengala Eletrônica”: o equipamento tem como finalidade ajudar na locomoção de deficientes visuais. Ele emite um sinal vibratório na mão do usuário ao identificar algum obstáculo, evitando acidentes. Outro projeto que vai ser apresentado é a “Tecpulse – análise da saúde pelo pulso”, que visa desenvolver uma pulseira que alerte sobre possíveis quedas de idosos a pessoas responsáveis por eles, além de acompanhar outras variáveis relacionadas à saúde dos usuários.
 
Para o coordenador da Mostra Tecnológica, professor João Teixeira, a atividade é uma oportunidade para que os projetos sejam aprimorados e expostos à população. “A mostra tecnológica é uma grande oportunidade para que os nossos alunos mostrem sua produtividade científica e tecnológica para a comunidade do IFRN e à população. A ideia é que, a partir das críticas e sugestões ao longo da mostra, os estudantes possam aprimorar os projetos para que eles realmente possam ser disponibilizados à sociedade”, comentou.
 
Ao todo, a Mostra vai contar com 38 trabalhos. Nos dois dias de atividade vão ser realizadas demonstrações práticas de projetos, com visitação aberta ao público.
 
Os trabalhos disputam oito credenciais para competições científicas nacionais que credenciam para eventos internacionais, entre elas, a Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), na Universidade de São Paulo (USP).
 
 “Pela primeira vez, a Mostra Tecnológica vai contar com oito credenciamentos para eventos nacionais e este é um incentivo que nós tentamos dar a nossos alunos para que eles possam mostrar os trabalhos desenvolvidos nos campi e ir além das portas do IFRN”, acrescentou Teixeira.
 
Além da Mostra Tecnológica, na quinta-feira, acontecem atividades do Prêmio de Empreendedorismo Inovador, palestras, apresentações orais, apresentações de pôsteres e da Mostra Coletiva de Arte, com exposições ao longo do dia e apresentações de teatro e música à noite.
 
Durante a Mostra Tecnológica, um protótipo em tamanho geral do projeto Crab (caranguejo em inglês), espécie de carro coberto que permite ao deficiente físico que utiliza cadeira de rodas passear na areia sem dificuldade de locomoção, vai ficar exposto. O projeto recebeu o prêmio máximo do Quadro Jovens Inventores do Programa Caldeirão do Huck.
 
Sobre a Secitex
 

Com o tema "Ciência alimentando o Brasil", a segunda edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte acontece no Campus Parnamirim e deve reunir mais de 3,3 mil participantes dos 21 campi e da Reitoria. O evento engloba atividades do I Prêmio de Empreendedorismo Inovador; o XII Congresso de Iniciação Científica do IFRN (Congic); o IV Simpósio de Extensão; a IV Mostra Tecnológica; a  III Semana de Ciência e Tecnologia do IFRN-Campus Parnamirim; Mostra Coletiva de Arte da Instituição; a II Olimpíada de Robótica do IFRN; e I Simpósio sobre o Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Secinam).​
Fonte:Potiguar Notícias