sábado, 24 de abril de 2010

MONUMENTOS











Eles retratam a memória de Natal e têm grande importância histórica e cultural, mas carecem de cuidados do poder público e sofrem com a ação do tempo e dos vândalos
Apesar da importância histórica e cultural dos monumentos de Natal, alguns dos espalhados pela cidade sofrem com o abandono e a falta de manutenção. Muitos estão pichados, quebrados, alguns com cartazes colados, e quase todos sem identificação. O obelisco da Praça André de Albuquerque, na Cidade Alta, é um bom exemplo disso. Construído para registrar a realização da missa de fundação da cidade, o monumento está cheio de pichações, quebrado, sujo.


Na Praça André de Albuquerque, a escultura deteriorada é amostra do descaso com o patrimônio histórico e cultural Foto: Fábio Cortez/DN/D.A Press
A estátua em homenagem aos cem anos da independência do Brasil, na Praça Sete de Setembro, Cidade Alta, também está deteriorada. "É triste ver uma obra tão bonita sendo destruída. Esses monumentos são muito importantes porque contam a nossa história", lamenta o estudante Emanoel Rodrigo Lopes, que costuma frequentar o lugar. Para o geógrafo Erivaldo de Souza, os monumentos espalhados pela cidade agregam valor à história da cidade. "Eu acho até que deveriam haver mais monumentos, eles são muito representativos. São importantes pela questão histórica, social, cultural", afirma.

De fato, Natal tem obras muito representativas que contam a história da cidade e do estado. É o caso da Coluna Capitolina, presente do governo da Itália ao Rio Grande do Norte, entregue em 1931, como agradecimento pela acolhida dos potiguares a dois aviadores italianos, Carlo Del Prete e Arturo Ferrarin. Segundo historiadores, a coluna foi arrancada das ruínas do templo sagrado de Júpiter, no norte do Capitólio na antiga Roma, por ordem de Benito Mussolini.A coluna está conservada, na medida do possível, e hoje fica numa área em frente ao Instituto Histórico e Geográfico do RN, protegida por grades durante a noite, para evitar que o vandalismo destrua a peça.

A conservação e manutenção de monumentos e painéis localizados em praças e logradouros da cidade é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur). De acordo com a diretora do departamento de operações da Semsur, Jailene Carvalho, este trabalho é feito anualmente, mas não emtodas as praças da cidade. " A demanda é muito grande e o recurso limitado", afirmou. Segundo ela, não existe um trabalho contínuo para a preservação, conservação e manutenção de monumentos na cidade.

Exemplos

O pórtico dos 400 anos da cidade, localizado na BR-101 (na saída sul da capital), na entrada do município, está bem conservado. Aparentemente, os três reis magos representados no monumento foram pintados há pouco tempo, e a obra estava com placa de identificação. "A identificação dos monumentos é muito importante. Tem que falar da história do monumento e o nome do artista que o fez. Se não tem uma placa aqui, a gente não tem como saber", disse a autônoma Fátima Cruz, uma das muitas pessoas que passam cotidianamente pelo local e admiram a beleza do monumento.

No bairro da Cidade Alta, um belo painel em cerâmica, assinado pelo artista potiguar Dorian Gray, encanta quem passa pela Praça das Mães. O painel hoje está bem conservado, a praça bem cuidada, mas tudo passou por um programa de revitalização de praças, executado pela Prefeitura de Natal, no ano passado.

Diretora do Memorial Câmara Cascudo e neta do famoso folclorista, Daliana Cascudo lembra que os monumentos, painéis e obras de arte em geral espalhadas pela cidade, além de embelezarem, representam a democratização da arte. "Todos têm acesso quando a obra está numa praça, numa rua, quando não se restringe às galerias, isso é muito importante porque instiga a curiosidade da população", afirmou.

Cursinho é sucesso de aprovação em Pedro Velho


Dificuldades para inscrições no Enem, Sisu, ProUni ou qualquer outro programa de educação do ensino médio ou superior não é problema para os alunos do Cursinho Comunitário Ocila. É um cursinho preparatório para vestibulares e concursos, montado pela direção da escola estadual, professora Maria Ocila Bezerril, na cidade de Pedro Velho, a 90 km de Natal, litoral sul do estado.

Pedro Velho tem aproximadamente 13 mil habitantes. A escola Ocila Bezerril trabalha com o ensino médio e tem 600 alunos matriculados. Até o ano de 2008 a média de aprovação de alunos da escola em concursos e vestibulares era de um aluno por ano. Em 2007 não houve se quer uma aprovação. Contudo essa realidade vem mudando.

Em 2009 o diretor e os coordenadores da escola montaram um cursinho preparatório que além do trabalho de preparação didático/pedagógica faz o acompanhamento e orientação dos alunos desde a inscrição, com fotos digitalizadas, até o cadastramento para ingressar na universidade. Enquanto para muitos alunos, em todo país, a dificuldade para ingressar no curso superior foi a burocracia imposta pelo gerenciamento dos programas como Sisu, Enem e ProUni, em Pedro Velho os candidatos encontraram uma forma de driblar esse problema. O diretor Marcos Tavares concentrou as inscrições na escola e passou a gerenciar e acompanhar todo o processo individualmente.

Com isso, dos 120 alunos que participaram do cursinho, 110 foram inscritos e surpreenderam a cidade com 31 aprovações. Um resultado inédito na cidade, mas que preocupa os organizadores. É que o fato encheu de esperança muitos estudantes que não acreditavam em cursar o ensino superior. Muitos deles já haviam terminado o ensino médio há alguns anos, mas agora resolveram voltar a sala de aula visando os próximos concursos. Com isso, a procura aumentou e a falta de estrutura para atender a demanda preocupa a direção.

As conquistas vêm despertando muito interesse de toda a comunidade. Uma das maiores foi a aprovação de um aluno para Fuzileiro Naval da Marinha. De acordo com Marcos Tavares outras escolas estão buscando parcerias, até mesmo, entidades de outros municípios já demonstraram interesse em ter o cursinho na sua cidade.

Para a professora Ana Cláudia, o grande mérito da equipe é a orientação: “o aluno da escola pública não acredita, mas quando ele vê os resultados divulgados ele se estimula, portanto, o incentivo com as aprovações para os outros é muito grande”.

Para participar, os estudantes pagam uma taxa simbólica de R$ 2.00 (Dois Reais), destinada a custear as despesas de transporte para os professores que vêm de outros municípios. Os professores locais recebem apenas uma ajuda de custo. As aprovações foram 9 para a UFRN, 1 na UFCG, 2 para o IFRN, 1 para o IFPB, 7 no ProUni, 3 na UERN, 6 para a UFPB e duas em faculdades privadas.
Que bom seria se em Messias Targino,nossos vestibulando e professores tivessem o mesmo interesse.

Caraúbas: Prefeito muda de advogado para manter mandato

Temendo um revés na Justiça, depois que a Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte (PRE/RN) opinou pela cassação do seu mandato e do vice-prefeito Alcivan Viana, o prefeito de Caraúbas, Ademar Ferreira, dispensou os serviços do advogado Andreo Zamenhof de Macedo Alves, que o representou na primeira fase de julgamento do processo, e contratou o advogado Erick Pereira, que tem larga experiência no campo do Direito Eleitoral.

Causou surpresa aos correligionários de Ademar Ferreira o afastamento do Andreo Zamenhof, que poderia continuar no processo como assistente, mas não teria sequer sido comunicado que não seria o responsável pela defesa do prefeito em segunda instância. Andreo vem atuando com advogado de Ademar desde o período eleitoral, tendo conseguido inúmeras vitórias. Ele conseguiu anular o concurso público realizado pelo ex-prefeito Eugênio Alves, apontando falhas de cunho eleitoreiro. Venceu todas as demandas na primeira instância, inclusive a que pedia a cassação de Ademar Ferreira, mas agora foi descartado.

Com a possibilidade de mudança na sentença por parte do TRE, o prefeito achou melhor não arriscar, já que, segundo informações colhidas pela Editoria Política do CORREIO DA TARDE, e com base em decisões tomadas recentemente peto Tribunal, a sentença que o julgou inocente em primeira instancia pode, sim, ser reformada. "Como se trata de outro julgamento, embora o processo seja o mesmo, o aspecto de entendimento sobre a lei, em alguns casos, difere. O relator pode opinar de forma contrária à decisão proferida em primeira instância", disse o jurista Jefferson Simão.

Segundo ele, caso se confirme a cassação, Ademar ainda terá como recorrer dessa decisão em outra instância, ou seja, no TSE - Tribunal Superior Eleitoral.

De acordo com o jurista, a partir de agora, o prefeito de Caraúbas, juntamente com seu novo advogado, vai tratar de correr contra o tempo para formulação de sua defesa. "Eles precisam trabalhar rápido porque não existe previsão de tempo para que o relator apresente seu voto. Ele observará todo o processo, para certificar-se da inexistência ou não de falhas. Somente depois disso, pedirá pauta para julgamento", esclarece.

O advogado deixou claro que caso venha a ser anulada a diplomação de Ademar e do vice-prefeito Alcivan Viana, o ex- prefeito Eugênio Alves (PR), segundo colocado nas eleições de 2008, não tem como assumir a prefeitura. Nesse caso o presidente da Câmara Municipal assumiria por um período de 60 dias e convocaria novas eleições.