terça-feira, 27 de outubro de 2015

Chapa 20 promove evento nesta quarta para integrantes e militantes da campanha de Magna Letícia para a OAB/RN

A Chapa 20 – “OAB Mais Presente”, encabeçada pela candidata à presidência da OAB/RN, Magna Letícia, vai reunir seus integrantes e sua militância num grande encontro nesta quarta-feira (28). O evento será realizado no La Mouette Recepções, em Natal, a partir das 19 horas, e tem o objetivo de mobilizar o grupo e seus apoiadores para a reta final da campanha.
Após passar os últimos dias cumprindo agenda em cidades do Oeste potiguar, Magna Letícia concentra suas atividades nesta semana em Natal. O ponto alto será exatamente o evento desta quarta-feira. “A proposta é fazer um encontro geral com nossos companheiros da Chapa 20 e com toda a nossa militância para ouvir suas palavras e pedir seu apoio no sentido de que possamos alcançar o objetivo que traçamos para reaproximar a nossa Ordem das verdadeiras necessidades dos advogados potiguares”, pontua a candidata a presidente.
Na programação do evento, também estão previstos o anúncio dos 20 compromissos da campanha e a apresentação oficial dos integrantes da Chapa que defende o slogan “OAB Mais Presente”. “Estamos fazendo uma campanha com os pés no chão, de contato pessoal, com propostas sérias e de compromissos que serão honrados. Não são compromissos de panfletos, são compromissos exequíveis e que temos a certeza absoluta de que iremos honrar cada um deles”, compromete-se Magna, que tem como candidato a vice em sua chapa o advogado Carlos Sérvulo.
Fonte:Blog do Xerife

ONG organiza abaixo-assinado pedindo a anulação de questão do Enem sobre globalização

Mercado Popular, ONG de economistas “liberais de esquerda” (defensores do livre-mercado e da justiça social), organizou um abaixo-assinado pela anulação da questão do Enem que relaciona globalização ao desemprego.
“Não há qualquer base empírica ou teórica que sustente a relação de causa e efeito que o Enem afirma existir entre globalização e desemprego e, por isso, ela reflete apenas uma opinião (questionável) sobre o assunto”, dizem os autores do manifesto. “Apesar do avanço da globalização nas últimas décadas, dados internacionais mostram que o desemprego não avançou no período. Além disso, a maioria dos economistas aponta a globalização como um fator de aumento dos salários de trabalhadores em todo o mundo”.
Os autores pedem que a questão seja anulada para o bem da reputação do Enem:
Acreditamos que a anulação da questão é essencial para garantir a legitimidade do exame perante a população e a comunidade acadêmica. No presente momento, os organizadores do ENEM e o Ministério da Educação têm a oportunidade de deixar claro que, na educação brasileira, opiniões político-ideológicas particulares não devem ser tratadas como verdades universais. Se o INEP tem o objetivo de estimular o pensamento crítico de nossos estudantes, nada melhor do que dar o exemplo.
O abaixo-assinado por ser acessado aqui.
Fonte:Veja


Pesquisador da Ufersa ganha prêmio internacional ao defender abelhas

O professor Lionel Gonçalves é um dos principais pesquisadores e ativistas na luta pela proteção às abelhas

O professor visitante doutor Lionel Segui Gonçalves, do Departamento de Ciências Animais – DCAN, foi agraciado com duas medalhas na 44ª edição do Congresso da Federação Internacional de Apicultura – APIMONDIA, realizado na cidade de Daejeon, na Coreia do Sul, com a participação de representantes de mais de 100 países, entre eles o Brasil.
Pelas mãos do presidente da Federação, Mr. Phillip McCabe, o professor Lionel Gonçalves recebeu o prêmio na categoria “Inovação”, referente aos produtos “Site” e “Vídeo”. As comendas são um reconhecimento ao trabalho desenvolvido com a página digital Sem Abelha, Sem Alimento e ainda pelo vídeo educativo da Campanha de Proteção às Abelhas, nomeado de “No Bee, No Food”.
O professor Lionel Gonçalves é um dos principais pesquisadores e ativistas na luta pela proteção às abelhas. Em 2013, com a campanha encabeçada pelo Centro Tecnológico de Apicultura e Meliponicultura da Ufersa – CETAPIS foram angariadas 22 mil assinaturas em uma petição pública entregue aos Ministérios do Meio Ambiente e ao da Agricultura pedindo políticas públicas de proteção.
Outra importante iniciativa veio com a elaboração do aplicativo Bee Alert para os smartphones. Essa é a primeira plataforma on-line com a finalidade de registrar o desaparecimento ou morte de abelhas em apiários por geolocalização. O Bee Alert está disponível nos idiomas Português, Espanhol e Inglês.
A campanha vem ganhando proporções internacionais. Além das comendas recebidas no Congresso Internacional da APIMONDIA, o Bee Alert também já foi agraciado com premiações na Argentina (2013) e na França (2015).
“No Brasil, estamos tendo um problema muito sério com o desaparecimento das abelhas. Entre as diferentes causas, podemos mencionar as patogenias, o clima e os agrotóxicos”, alerta o pesquisador Lionel Gonçalves. Essa situação já atinge nível de alarme em 13 Estados do Brasil, entre eles os Estados do Ceará e da Bahia, aqui no Nordeste.
O pesquisador ressalta a importância de protegê-las, sobretudo porque cerca de 70% da nossa alimentação depende da polinização das abelhas.

RECONHECIMENTO
Em Maio deste ano, Mossoró entrou na lista das seis cidades brasileiras a receber o lançamento oficial de uma coleção de selos dos Correios em homenagem às Abelhas. A série “Abelhas Brasileiras Melíponas – Abelhas sem ferrão” destaca a imagem de seis espécies pela sua originalidade e importância para a preservação do equilíbrio ecológico e a exploração sustentável da meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão). A Ufersa foi uma das instituições escolhidas devido a importância das pesquisas da Universidade sobre o inseto.
Fonte:JH

Funcionários do BB e Caixa decidem suspender greve no RN

Os funcionários da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil decidiram encerrar a greve nesta terça-feira (27). Em assembleia, eles avaliaram que não seria possível avançar mais nas cláusulas específicas nas negociações após o fim da greve em vários estados.

Ontem, os empregados dos bancos privados suspenderam a paralisação que já durava 20 dias e voltaram hoje ao trabalho. Já os funcionários do Banco do Nordeste (BNB) continuam sem trabalhar e se reúnem em assembleia amanhã.

A Federação Nacional dos Bancos (Fanaban) propôs reajuste de 10% sobre salários, benefícios e participação nos lucros. A federação também propôs correção de 14% no vale-refeição e no vale-alimentação.

Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf), os banqueiros aceitaram abonar 63% das horas dos trabalhadores de seis horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de oito horas, de um total de 112 horas. Apesar disso, a categoria teve dificuldades para entrar em consenso. 

Fonte:Tribuna do Norte