quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Grupo de flauta da Banda de Música Filarmônica de Messias Targino vão se apresentar na quinta-feira

O grupo de Flauta Doce, formado por 30 crianças e adolescentes da Banda de Música Filarmônica da Juventude Solidária de Messias Targino vão se apresentar, nesta quinta-feira, (2), a partir das 19h, no Centro de Cultura e Eventos. A informação foi passada pelo presidente da Associação dos Agricultores Familiares de Messias Targino, Manoel Cardoso Neto.

Vão prestigiar o evento, Gercino Saraiva, Secretário Estadual de Trabalho, Habitação e Assistência Social, Prefeita Shirley Targino, Secretários municipais, vereadores, lideranças locais, familiares dos alunos e a comunidade. Durante o evento será feito a entrega dos instrumentos da Banda aos alunos.

Os mais de 60 alunos que se inscreveram na Banda de Música Filarmônica da Juventude Solidária de Messias Targino já tiveram aulas teóricas e práticas de música, que vem acontecendo na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

Segundo informou Manoel Cardoso Neto, presidente da Associação dos Agricultores Familiares que adquiriu o projeto que é financiado pelo Programa Desenvolvimento Solidário, estão participando alunos de 08 a 18 anos de todas as escolas do município, além do PETI e Pró-Jovem.

Todo trabalho de orientação aos alunos está sendo feito pelo Professor Regente, Luiz Carlos de Lima, do município de Cruzeta. Todos os instrumentos da Banda de Música já foram adquiridos. A Prefeitura Municipal também tem sido parceira do projeto, onde entrou com uma contra partida de 7 mil reais.

Para Manoel Cardoso Neto, que também é Secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, o Projeto Desenvolvimento Solidário é de grande alcance social.
BLOG DA PREFEITURA
Santuário de Santa Rita de Cássia já atrai sete mil visitantes por semana

O Santuário de Santa Rita de Cássia, inaugurado pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Santa Cruz, em junho passado, está impulsionando a economia da região e atraindo milhares de fiéis de várias partes do Rio Grande do Norte e do Nordeste. O Complexo já está recebendo sete mil visitantes por semana, em média, e redimensionando o desenvolvimento de Santa Cruz e municípios vizinhos, assim como fomentando o turismo religioso potiguar.

Maior estátua cristã das Américas e maior imagem católica do mundo, a estátua de Santa Rita de Cássia, que mede 56 metros de altura e desponta no horizonte da região Trairi, tem atraído também turistas de outros países – como italianos, americanos, espanhóis e portugueses, o que pode ser constatado pelo livro de assinaturas existente no santuário.

O Complexo de Santa Rita de Cássia fomenta o desenvolvimento do turismo religioso no Estado. A grande estrutura de cimento armado e aço escovado, e todo o complexo religioso no seu entorno, representou investimentos da ordem de R$ 6 milhões – recursos do Governo do Estado, prefeitura de Santa Cruz e governo federal. A estrutura do Santuário conta com praça de eventos, capela, estacionamento para três mil veículos, acessos e iluminação.

“Participamos efetivamente de todo o processo de construção do Santuário e da estátua de Santa Rita de Cássia, padroeira de Santa Cruz. Sabíamos da importância de uma obra religiosa dessa dimensão. O Santuário está mudando a realidade de Santa Cruz e ajudando os municípios vizinhos a se desenvolverem”, afirma o governador Iberê Ferreira de Souza.

BLOG: XERIFE

Bandidos rendem gerente e assaltam BB de São Miguel


A família de um funcionário do Banco do Brasil do município de São Miguel, localizado na 'Tromba do Elefante' a 444 quilômetros de Natal, passou momentos de tensão e medo. O rapaz, que teve o nome preservado por questões de segurança, foi utilizado por bandidos como isca para um roubo que foi iniciado na noite de ontem e só terminado no início da manhã de hoje.

De acordo com informações do coronel Romualdo Farias, comandante do 7º Batalhão, de Pau dos Ferros e municípios adjacentes, seis homens armados invadiram a casa do funcionário do banco por volta das 21h de ontem e fizeram sua família de reféns. As primeiras informações dão conta que a mulher e os dois filhos foram mantidos trancados em casa sob observação dos criminosos.

Durante a madrugada, os criminosos teriam explicado que apenas queriam o dinheiro do banco no momento da abertura da agência, que fica localizada na rua Doutor José Torquato Figueiredo, no Centro do município.

Antes do horário de abertura do banco, dois dos assaltantes se destinou até o banco em companhia do funcionário, enquanto os demais ficaram com a família da vítima aguardando o dinheiro. O rapaz foi obrigado a realizar um saque, mas o coronel Romualdo ainda informou que a quadrilha se aproveitou do fato da vítima trabalhar no local para pegar dinheiro do banco. Os integrantes do bando ainda recolheram a chave do cofre que tem as imagens das câmeras de segurança antes de fugir. Por volta das 8h, fugiram como se nada tivesse acontecido. A mulher e o gerente foram liberados na entrada do município. O valor levado ainda não foi divulgado.

A polícia foi acionada e aguarda a abertura do cofre, que depende de um chaveiro e da autorização da direção do banco. Policiais militares dos 7º Batalhão e do Grupo Tático Operacional (GTO) da região realizam diligências pela região a procura dos criminosos. Investigadores da Divisão de Polícia Civil do Oeste (Divipoe) e agentes da Operação Oeste também dão apoio às buscas.

O CORREIO DA TARDE conseguiu falar com três comerciantes da cidade. Todos informaram que a cidade estava tranqüila hoje e que o assalto só foi percebido horas após. "Eu só soube porque o povo comentou, ninguém percebeu nada por aqui", afirmou um deles
FONTE :CORREIO DA TARDE

Justiça nega direito de resposta a Rosalba Ciarlini

O juiz Ricardo Procópio Bandeira de Melo, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN), negou o pedido de direito de resposta à coligação "Força da União", encabeçada pela candidata ao governo Rosalba Ciarlini. O pedido foi impetrado com base na propaganda eleitoral de rádio da coligação "Vitória do Povo" veiculada no dia 23 de agosto, com afirmações de que a candidata "sempre vota contra o presidente Lula".

Analisando o teor do pedido, o juiz considerou improcedente. "Analisando atentamente a mídia do programa eleitoral, não vislumbro ofensa com potencial suficiente para ensejar o direito de resposta. Da leitura do texto veiculado não se pode extrair qualquer afirmação caluniosa, difamatória ou sabidamente inverídica’, com o condão de atingir, ainda que indiretamente, a honra dos representados", diz a sentença.

Em um outro trecho, o juiz Ricardo Procópio afirma que é notório que o DEM faz oposição ao Governo Federal no Congresso Nacional. "Votar contra as proposições governistas é da própria política de atuação dessa agremiação. Ora, a crítica, desde que não ultrapasse o limite do questionamento público e nem parta para o insulto pessoal, faz parte do processo eleitoral, diz respeito à própria democracia. Se nessa fase eleitoral, a divulgação da atuação do DEM representa uma desvantagem política, é uma consequência que o partido, bem como a candidata, devem suportar, uma vez que optaram em fazer oposição".

TSE decide que cota para mulheres em coligações proporcionais terá que ser cumprida no Estado

Três partidos e três coligações do RN terão que retirar candidatos homens ou acrescentar mulheres para se adequar à proporção entre os sexos exigida por lei (mínimo de 30% e máximo de 70%). A determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é resultado de seis recursos especiais ajuizados pela Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte (PRE/RN), com a finalidade de assegurar o respeito à cota feminina nas candidaturas da proporcional dentro do Estado.

A decisão atinge as coligações Força da União (PSL, PTN, PSC, DEM, PMN e PSDB), Por um Rio Grande do Norte Melhor (PMDB, PR e PV) e Coragem para Mudar II (PDT/PRP/PC do B), além do Partido Socialismo e Liberdade (Psol), Partido Trabalhista Cristão (PTC) e Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) que devem promover o ajuste conforme determinado.

Para se ter um exemplo, o PTC, que inicialmente registrou seis candidatos para deputado estadual, sendo todos do sexo masculino, pode substituir dois deles por mulheres ou acrescer três candidatas ao número já existente, alcançando, assim, o mínimo de 30% para o sexo feminino. A determinação vale, portanto, para o número de candidaturas aos cargos de deputado estadual e (ou) federal que estiverem em desacordo com a regra.

Ao todo, a PRE/RN ingressou com sete recursos relacionados à questão da cota feminina. No entanto, a coligação Vitória do Povo (PT, PTB, PPS e PSB) já se adequou aos percentuais estabelecidos em lei, ainda durante a tramitação do recurso no TSE.

A partir das decisões, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do RN deve intimar os três partidos e as três coligações para que ajustem o número de candidaturas, observando a proporção entre gêneros, definida no artigo 10, parágrafo 3º, da Lei nº 9.504/97 (Lei das Eleições).

Senador José Bezerra diz que educação no RN é deplorável


O senador José Bezerra Júnior (DEM-RN) fez pronunciamento nesta quarta-feira(1º) no plenário do Senado Federal.

José Bezerra(foto) disse que a educação básica brasileira está em um “estado deplorável”. Afirmou também que o país vive o auge de um processo de “falência da educação”, pois o setor educacional não é valorizado pelas autoridades.

No Rio Grande do Norte, ressaltou José Bezerra Júnior, as avaliações oficiais sobre a qualidade do ensino mostram a situação desastrosa da educação básica, com milhares de crianças fora das salas de aula.

- Meu estado vive uma situação deplorável na educação básica, o mais baixo nível qualitativo, provocado por uma sucessão de descasos e erros cuja relação de causa e efeito já compromete algumas gerações – declarou o senador.

Na opinião de Bezerra, a educação precisa ser prioridade para os governantes. Ele assinalou que grande parte dos recursos destinados ao ensino básico acaba sendo desviada para financiar o ensino superior.

Cimento da educação

José Bezerra declarou ainda que a escola brasileira precisa resgatar seu papel como espaço de participação social, de formação da cidadania, de respeito dos valores democráticos e de pluralidade cultural.

“Além dos baixos salários dos profissionais da educação e da ausência de professores qualificados o país também não tem uma política de valorização e capacitação desses profissionais”, enfatizou o senador do DEM.

Bezerra aproveitou para citar frase do filósofo e matemático grego Pitágoras: “Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos”. Citou também o economista britânico William Arthur Lewis: “Educação nunca foi despesa, sempre foi investimento com retorno garantido”.

- A educação não pode mais ser um motivo apenas de discurso e retórica, um capítulo oco em plataformas de governo de candidatos, uma promessa ilusória de campanha eleitoral ou uma farsa a esconder interesses ideológicos de tomada de poder – ressaltou o senador potiguar.

E acrescentou: “Vamos tratar logo de fincar as pedras de sustentação do futuro com o cimento da educação”.


Vilma e Hugo recebem apoio da “Caravana das Mulheres”

A Caravana das Mulheres, na Cidade da Esperança, recebeu na noite desta quarta-feira (1º) os candidatos ao Senado Vilma de Faria e Hugo Manso. O encontro pró-Dilma, Iberê, Vilma e Hugo reuniu lideranças do movimento de mulheres de todos os bairros da zona Oeste da capital.

Dirigindo-se às mulheres presentes, Vilma falou de seu trabalho como parlamentar. “Fui a deputada federal que mais apresentou projetos e emendas da bancada do Rio Grande do Norte entre os 11 deputados e senadores do Estado. Se tirei nota 10 na avaliação do meu trabalho foi por causa da minha atuação e produção legislativa durante a constituinte”, disse.

Hugo Manso ressaltou a importância de continuar no RN a parceria com o Governo Federal. “É preciso ter compromisso, coragem e ousadia para aprofundar as mudanças e melhorias iniciadas nos governos de Vilma e Lula”, disse Hugo.

As características apontadas por Hugo, na opinião da deputada Fátima Bezerra, são marcas de Dilma e Vilma. “Não dá para eleger Dilma presidente e os inimigos de Lula aqui no Estado”, disse Fátima.


Preifeito do nosso estado ganha Prêmio Êxito Administrativo.

Lembrando que o “Prêmio Êxito Administrativo” – Troféu JK – Juscelino Kubitschek, promovido pela “Obregon Marketing e Eventos”, destinado aos 100 melhores prefeitos do Brasil que se destacam nas áreas do desenvolvimento e na oferta de políticas que desenvolvem a qualidade de vida da população.


Porque será que a prefeita de Messias Targino Shiley Targino nao foi contemplada com esse prêmio nacional , tendo em vista que ela ganhou o prêmio SEBRAE de empreendorismo???

Prefeito de Jardim do Seridó nega que tenha comprado prêmio

O prefeito de Jardim do Seridó, Padre Jocimar recebeu a indicação do “Prêmio Êxito Administrativo” – Troféu JK – Juscelino Kubitschek, promovido pela “Obregon Marketing e Eventos”, destinado aos 100 melhores prefeitos do Brasil que se destacam nas áreas do desenvolvimento e na oferta de políticas que desenvolvem a qualidade de vida da população.

Padre Jocimar recebeu a indicação do prêmio, não tendo qualquer custo para o mesmo. Nada foi pago nem com salário do prefeito, muito menos com dinheiro público como foi divulgado. O Prefeito arcaria somente com o seu deslocamento à capital federal para o recebimento do troféu, fato normalmente comum para alguém que vai a uma viagem qualquer.

“Não pagamos por prêmio nenhum, nem pedimos a indicação, isso é coisa da oposição, que ao invés de trabalhar em prol do povo de Jardim do Seridó com projetos e ações de desenvolvimento, ficam buscando maneiras de manchar uma administração de sucesso como a nossa que tem o respaldo popular”, enfatizou o prefeito questionado sobre o assunto.