sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Governo do RN doa terreno à UFRN para implantação do Instituto de Medicina Tropical

O Governo do Rio Grande do Norte e Universidade Federal do Rio Grande do Norte firmaram uma importante parceria para fortalecer a saúde dos potiguares. Na tarde desta sexta-feira (19), a governadora Rosalba Ciarlini recebeu, na Governadoria, a reitora da UFRN, Ângela Paiva Cruz, e confirmou a doação de um terreno para a instalação e funcionamento do primeiro Instituto de Medicina Tropical do estado.

O prédio será no mesmo local onde funcionava o Hospital Evandro Chagas, vizinho ao Hospital Giselda Trigueiro, no bairro das Quintas, Zona Oeste de Natal.
O Instituto contemplará parceiras com universidades dos Estados Unidos e terá treinamento de médicos nas áreas de doenças tropicais, bem como pesquisas de doenças como o Mal de Chagas, hanseníase, malária, dengue, entre outras.
O projeto de doação do terreno será enviado à Assembleia Legislativa.
Fonte:jean carlos

Conselho Tutelar em quem votar?

No dia 18 de setembro toda comunidade de Messias Targino/RN, ira escolher seus novos conselheiros tutelares, é justamente essa a preoculpação do blog. Em nossa cidade que tem aproximadamente 4.188 habitantes, concorrerá as cinco vagas oferecidas pelo menos 30 candidatos incluindo homens, mulheres,  jóvens e senhoras, mas quantas desses candidatos realmente têm a capacidade de assumir o cargo de conselheiro tutelar? quantos desses candidatos têm experiência mesmo  de no mínimo 2 anos com crianças ? pelo que conhecemos são pouco os que são habilitados a tal vaga. Então cabe a nós  eleitores escolher-mos os melhores e mais habilitados candidato para desempenhar tal função, não devemos votar em um candidato por que ele é do mesmo lado político e sim pela capacidade que terá para assumir bem o cargo, o cargo de conselheiro é de muita responsabilidade, pois ele é uma extenção do juizado da criança e do adolescente, por isso que devemos ter cuidado para não votar só porque uma liderança política irá pedir e sim votar em quem têm as melhores condições de assumir o cargo e defender os direitos das crianças e do adolescente. NOSSAS CRIANÇAS AGRADECEM!

NOTA DO BLOG: Foi realizada na cidade uma pesquisa com relação ao desempenho do conselho Tutelar, e o que as pessoas não esperavam era o resultado do índici de reprovação que foi de 94%. Sabe-se que isso gerou um mal está, até mesmo por parte de alguns conselheiro. Porém isso pode ter sido reflexo da última eleição para o conselho, no qual trataram os cargos de conselho tutelar como sendo cargo político, e isso foi explicitamente refletido durante os 3 anos mandatos dos atuais conselheiros, que alguns não tiveram se quer expriência e mesmo capacidade para exercer tal função. Então para que isso não se repitar vamos ao plebicito e eleger realementes os mais habilitados.



Prefeitura de Carnaubais joga no lixo vários frascos de vacinas contra a paralisia infantil

“O caldeirão da politica em Carnaubais começa a ferver, o grupo do Prefeito Luizinho começa a desmoronar”. Essa avaliação foi feita pelo vereador do PMDB, Wanderley Mendes no seu blog. Ele comenta que “Luizinho que se considera muito estrategista, ao ponto de afirmar que não precisa de secretários para administrar, segundo Luizinho: “com dois funcionários eu administro o município”. Wanderley denunciou que enquanto isso, por falta de autonomia da secretária de saúde para comprar um pacote de gelo, no último sábado (13), quando o Brasil vivenciou o dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a paralisia infantil, a Poliomielite, segunda dose, e contra o Sarampo, vários frascos de vacinas perderam a temperatura e foram jogadas no lixo.
Segundo o vereador que também é pré-candidato a prefeito pelo PMDB, destacou em seu blog que “Luizinho, alardeava que tinha um grupo imbatível, contava com 10 partidos políticos, alguns quase sem representatividade, agora começa a sentir o peso das suas palavras e atitudes”.
Fonte:o xerife

SEGUNDA ETAPA DO COZINHA BRASIL EM JANDUÍS

Desde o início da semana, o município de Janduís recebe o programa Cozinha Brasil do SESI. O objetivo dessa ação é ensinar à população como se alimentar de forma nutritiva, barata e sem desperdício.

Participam do programa beneficiários do programa Bolsa-Família, merendeiras das escolas do Município, monitores dos programas sociais, representantes de organizações não-governamentais e a comunidade em geral.


O Cozinha Brasil veio para Janduís no ano passado, após solicitação da Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS). Segundo a secretária Nailka Saldanha, a equipe do SESI atendeu essa solicitação levando-se em conta o apoio que o Município dá aos programas e projetos que estimulam o empreendedorismo. Em virtude da boa experiência do projeto, em Janduís, no ano passado, o município foi novamente beneficiado com a segunda etapa do projeto.


De acordo com Nailka Saldanha, além das técnicas de reaproveitamento alimentar, o Cozinha Brasil vai formar empreendedores da culinária e multiplicadores de boas ações alimentares. 

Fonte:janduis online 

Municípios recebem hoje segunda parcela do fundo de participação dos municípios

Será creditado hoje (19) o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), referente ao 2º decêndio deste mês. As prefeituras receberão um montante de R$ 343.154.288,09 - já descontada a retenção do Fundeb.

A expectativa é de que os valores acumulados até o final do mês, superem aqueles do mesmo período do ano passado em apenas 2%. Quem sabe com todo esse dinheiro em caixa a prefeitura de nossa cidade não paga a bolsa estudantil que diga-se de passagem já está com dois messes atazada.

Vestibular da UERN só deverá acontecer em fevereiro

Mesmo que a greve da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) seja encerrada hoje o Processo Seletivo Vocacionado 2012 (PSV 2012) da instituição não será mais realizado este ano. A nova previsão para a aplicação das provas é o final de fevereiro ou início de março de 2012, conforme informou o coordenador da Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE), Egberto Mesquita.

Ele explica que, como a universidade trabalha com um cronograma, que depende de técnicos administrativos e professores para ser colocado em prática e, com a greve, o cronograma fica comprometido, será necessário refazer o planejamento.

Assim, as provas que estavam previstas para serem realizadas nos dias 18 e 19 de dezembro, serão adiadas para fevereiro ou março do próximo ano.

“A gente está colocando essa data já em uma perspectiva bastante ampla”, diz o coordenador da Comperve. Segundo ele, essa nova data foi prevista com base na possibilidade de que as aulas sejam retomadas até o final do mês.

De acordo com Egberto Mesquita, muitos estudantes estão entrando em contato com a Comperve para buscar informações sobre o vestibular, mas não há como dar a resposta.

Com relação às matrículas dos candidatos aprovados no PSV 2011 para ingresso na Uern no segundo semestre deste ano, Egberto Mesquita comenta que o calendário de matrículas foi alterado. Quando a universidade retomar as atividades será elaborado um novo calendário.

Fonte: Gazeta do Oeste